Início do conteúdo
Internacional

Os docentes do PPGNA têm realizado intercâmbios científicos e estágio pós-doutoral na tentativa de estreitar e formalizar colaborações internacionais importantes para o aprimoramento de nossas linhas de pesquisa e visando o intercâmbio de estudantes do PPG quando possível. Espera-se que o intercâmbio de estudantes se torne realidade com a abertura de um programa de doutorado no PPG em Nutrição e Alimentos, visto que o tempo do mestrado é curto e às vezes isto não pode ser viabilizado e os estudantes acabam por realizar o doutorado em outros PPGs e realizarem doutorado sanduiche no exterior com estes grupos parceiros.

Com relação a linha de pesquisa de Controle de Qualidade e Analise de Alimentos:

– A Prof. Ângela N. Moreira possui colaboração com a Purdue University dos Estados Unidos com o projeto “Desenvolvimento e implantação de uma plataforma de testes rápidos para diagnóstico direto de Listeria monocytogenes”

– A Prof. Kelly Lameiro Rodrigues realiza estágio pós-doutoral (2016-2017) na University of Surrey na Inglaterra, também visando estreitar suas parcerias de pesquisa com a Dr. Anita Eves, através do projeto intitulado “Assessment of safe food handling behaviours based on the Theory of Planned Behaviour in food services in England and Brazil”.

– As Profs. Carla Rosane Barboza Mendonça e Caroline Dellingheusen Borges tem uma parceria ativa com o Dr. Guillermo Ramis-Ramos da Universidade de Valência na Espanha através do projeto “Compostos bioativos em óleo de abacate”.

Com relação a linha de pesquisa Clinica e Epidemiologia Nutricional:

– A Prof. Renata Torres Abib realizou recentemente estágio pós-doutoral sob orientação da Dr. Marion Leboyer no Institut Nationale de la Santé et de laRecherche Médicale (INSERM) na França. Esta pesquisa faz parte da Rede de investigação Franco Brasileira do Transtorno Bipolar do Programa Capes-COFECUB 2014 coordenado pelo Dr. Flavio Pereira Kapezinski da UFRGS. Seu projeto tinha foco em estudos com autismo, sendo que neste momento também orienta alunas de mestrado no PPG em Nutrição e Alimentos nesta área de pesquisa e extensão dando continuidade a suas pesquisas no exterior.

– A Prof. Sandra Costa Valle realizou estágio pós-doutoral no ano de 2015/2016 na Lund University na Suécia no Food for health Science Centre e Antidiabetic Food Centre com o projeto “Acute metabolic challenge for the assessment of cardiometabolic protective effects of foods”.

Com relação a linha de pesquisa Nutrição Básica e Experimental:

– O Prof. Augusto Schneider tem parceria com ogrupo do Dr. Michal Masternak da Burnett School of Biomedical Sciences da University of Central Florida, tendo uma linha de pesquisa com vários experimentos em andamento. O Prof. Augusto realizou estágio pós-doutoral no ano de 2015/2016, visando consolidar esta parceria e buscar mais recursos para a realização de futuros projetos. Recentemente, a aluna do PPG em Nutrição e Alimentos, Tatiana Saccon, defendeu seu mestrado com um projeto sobre envelhecimento ovariano usando amostras enviadas da UCF para a UFPel nesta parceria. Este projeto, assim como mais outro projeto realizado na UCF pelo Prof. Augusto e com auxilio da aluna Tatiana, foram publicados em revistas qualis A1 no ano 2016, indicando que o futuro destas parcerias será proveitoso para o PPGNA. No ano de 2016 uma nova discente ingressou também trabalhando na continuação desta parceria.

– O Prof. Carlos Castilho de Barros, realizou estágio pós-doutoral (2011) no Laboratório de Fisiologia Cardiovascular comandado pelo Prof. PhD. Michael Bader, no Instituto Max Delbrück of Molecular Medicine na Alemanha. Assim tem mantido colaboração com este instituto, inclusive mantendo animais geneticamente modificados gerados inicialmente pela equipe do Prof. Bader no Laboratório de Nutrição Experimental da Fac. De Nutrição, que tem sido usado como modelos de obesidade para estudo do papel do sistema calicreinas-cininas na obesidade severa e comorbidades em diversos estudos de discentes orientados no PPGNA pelo Prof. Carlos.

Translate