V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia do IFISP – UFPel realizará de 06 a 09 de novembro de 2017 o V Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, cujo tema será “Agência, Deliberação e Motivação”, com o apoio da CAPES.

O evento contará com a participação de professores e pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Itália.

Maiores informações podem ser obtidas na página do Congresso:

wp.ufpel.edu.br/cimfp

 

II Colóquio de Filosofia e Pensamento Político

Os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Filosofia do IFISP – UFPel promovem a segunda edição do “Colóquio de Filosofia e Pensamento Político”, que tem como objetivo refletir sobre os temas “Corrupção política, Violência social e Políticas públicas” no contexto de uma abordagem multidisciplinar.

Veja a programação: II Colóquio de Filosofia e Pensamento Político

Lançamento do livro ‘Parvae Notitiae de Medio Aevo’

O livro Parvae Notitiae de Medio Aevo, organizado por William Saraiva Borges e Sérgio Ricardo Strefling, será lançado durante a I Semana Acadêmica Integrada da Filosofia/UFPel, dia 27/09, às 19h, no auditório do Campus II da UFPel.

Sinopse: A obra reúne uma série de textos que foram apresentados e discutidos ao longo dos anos de 2016 e 2017, no Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval – um projeto surgido em 2003 e que está vinculado ao Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas. A presente publicação vem na esteira de dois livros anteriores, também eles, reunindo textos emergidos do Grupo de Estudos. Parvae Notitiae de Medio Aevo traz a público trabalhos que são um reflexo do que é estudado e produzido pelo Grupo, reunindo contribuições não apenas de pesquisadores mais experientes, mas também de jovens que, com entusiasmo e disciplina, vão aprimorando suas pesquisas. Além de dar visibilidade à produção bibliográfica interna, as publicações oriundas do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval pretendem ser um incentivo a todos que, na academia ou fora dela, desejam conhecer um pouco mais do interessante e singular pensamento filosófico produzido na Idade Média.

Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia promovem II Simpósio sobre Laclau

II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussões em torno da teoria do discurso do filósofo político argentino, Ernesto Laclau.

O evento, que ocorrerá entre 25 e 27 de setembro de 2017, terá as atividades dos GTs nas dependências do IFISP e conferências e mesas redondas na Faculdade de Direito da UFPel (Folder II Simpósio Laclau).

Professor do PPGFil organiza obra

NASSER, E; RUBIRA, L. (orgs). Nietzsche no Século XXI. Porto Alegre: Editora Zouk, 2017, 360 páginas.

Sinopse: A recepção da filosofia de Nietzsche ao longo dos anos, encontrou pontos de intersecção nas mais distintas formas. Venerado por escritores, artistas plásticos e psicanalistas, para o senso comum suas ideias simbolizavam o pensamento rebelde e a possibilidade de autocompreensão da vida simples. Talvez o único denominador comum de todas essas adaptações divergentes e habitualmente contraditórias de Nietzsche consista no fato de que, aquele que constatou de modo tão implacável o vazio – o vazio de sentido, o abandono de Deus do presente –, também pareceu oferecer uma maneira de preencher tal lacuna.

No alvorecer do século XXI este livro reúne artigos dos mais respeitáveis pesquisadores internacionais de Nietzsche consolidando a atualidade do pensamento do filósofo alemão.

 

Filosofia: Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante de 2017

Os Cursos de Bacharelado e e Licenciatura em Filosofia foram dois dos sete Cursos da UFPel que receberam 5 estrelas na 27ª edição da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante do ano de 2017 e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. A Avaliação de Cursos Superiores do GE ocorre anualmente juntos as IES de todo o Brasil. O processo é desenvolvido através de questionários dos cursos avaliados e posteriormente encaminhados a pareceristas que atribuem suas notas considerando três pilares básicos:

– corpo docente;

– projeto pedagógico;

– infraestrutura.

Considera-se que o “Selo de Qualidade” emitido pelo Guia do Estudante advindo do processo avaliativo (ainda que não seja fornecido por um órgão oficial) é importante na medida em, de certa maneira, expressa um ranking dos cursos no país e oportuniza aos futuros acadêmicos um referencial para suas escolhas profissionais.

Professores do PPGCPol e PPGS lançam obras

Os professores Léo Peixoto Rodrigues, Bianca de Feitas Linhares e Daniel de Mendonça lançaram novos livros.

O professor Léo Peixoto Rodrigues lançou, em parceria com com Fabrício Monteiro Neves, A Sociologia de Niklas Lhumann (Editora Vozes).

Também foi lançada a obra Ernesto Laclau e seu legado transdisciplinar, organizado por Daniel de Mendonça, Léo Peixoto Rodrigues e Bianca de Freitas Linhares (Intermeios).

O terceiro livro lançado é Niklas Lhumann:Sistemas Sociais: Ensaios Teóricos (EDIPUCRS), organizado pelo professor Léo Peixoto Rodrigues e Fabrício Monteiro Neves, cuja capa pode ser acessada aqui: NIKLAS LUHMANN

 

NEPFil UFPel lança novo livro

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia lançou uma nova obra, Sobre Normatividade e Racionalidade Prática, fruto de conferências apresentados no IV Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política.

O livro está disponível on line.

Sobre Normatividade e Racionalidade Pr�tica

Grupo de Pesquisa ‘Cidade, vida cotidiana e imagem’

O Grupo de Pesquisa Cidade, vida cotidiana e imagem, reúne docentes, alunos da graduação e da pós-graduação interessados em fazer uma reflexão sociológica sobre diversos aspectos da problemática urbana, fazendo ênfase na vida cotidiana como objeto e perspectiva teórica e metodológica. Além disso, o grupo de pesquisa busca explorar a relação da sociologia com a imagem considerada fonte  e documento para a análise sociológica da realidade social.

ICH, IFISP, FaE, FAUrb e CEArt recebem melhorias na central telefônica

O ICH, o Ifisp, a FaE, a FAUrb e o CEArt receberam melhorias na central telefônica. Os ramais antes tinham três dígitos e agora passam a ter quatro números. Os que não conseguiam receber ligações diretamente, que ficavam na dependência de alguém para transferir a chamada, passaram a atender chamadas diretamente no seu ramal. Não houve nenhuma mudança no processo para efetuar ligações, no entanto houve mudanças na numeração destes ramais. Os ramais internos que possuíam três dígitos passaram a ter quatro dígitos. Também foram substituídas linhas diretas por ramais, tornando possível a comunicação direta com outros ramais do prédio, trazendo mais economia com o cancelamento destas linhas.

Confira os novos ramais: Ramais-ICH-IFISP-FAE-FAUrb-e-CEArt

Discentes do IFISP obtêm 1º lugar na área de Humanas no CIC e ENPOs

A discente Mariele Afonso Domingues do Curso de Ciência Sociais, orientada pelo professor Daniel de Mendonça, obteve a primeira colocação na Área de Ciências Humanas no 25º Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas.

Do mesmo modo, a discente Camila Pilotto Figueiredo do PPG Filosofia, orientada pelo professor João Hobuss, obteve o  primeiro lugar na Área de Ciências Humanas no 18º Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.