Início do conteúdo
    Notícias
  • Sexto número da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura o sexto número da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPel.

    Nesta edição, a revista traz uma entrevista com Paolo Caroli, pesquisador italiano atualmente realizando período de estudos na Alemanha; um texto sobre censura e ditadura, escrito pelo historiador João Teófilo; além de, entre outras, novidades editoriais sobre políticas de memória.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.

  • Núcleo realizará (em 30/11) web-conferência com ex-integrante da Comissão da Anistia

    Dia 30/11/2020 (segunda-feira), às 17h30, o NUPPOME realizará a web-conferência “Esperança e memória”, com a participação da professora Eneá de Stutz e Almeida, docente na Universidade de Brasília (UnB) e ex-integrante da Comissão da Anistia.

    A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será transmitida em nosso Canal no YouTube.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • Integrantes do Núcleo participam do XII Encontro da ABCP

     

    No dia 21/10/2020, Andrés Del Río (UFF), Bruno Boti Bernardi (UFGD) e Carlos Artur Gallo (UFPel), todos integrantes do NUPPOME, participaram de uma Mesa-Redonda realizada durante o XII Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política | ABCP.

    A Mesa-Redonda intitulada “Políticas de memória e justiça de transição num contexto de crise: perspectivas sobre Brasil e Cone Sul” foi coordenada pelo professor Carlos Artur Gallo, contou com exposições de Bruno Boti Bernardi (UFGD), Cristina Buarque de Hollanda (IESP-UERJ) e Maíra Pereira Costa (UFRGS) e foi comentada pelo professor Andrés Del Río (IEAR-UFF).

    Ainda durante o Encontro da ABCP, na tarde do dia 23/10/2020 o professor Carlos Artur Gallo participou da AT 13 – “Política, Direito e Judiciário” apresentando o trabalho “A justiça das transições e as transições da justiça: uma proposta de análise para o Cone Sul e o Sul da Europa”.

  • Nota de pesar

    Com grande tristeza, comunicamos que, na madrugada de hoje (23/10), faleceu o estudante Pedro Henrique Correia de Andrade, integrante do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória | NUPPOME desde 2018.

    O falecimento ocorreu devido à complicações decorrentes de uma doença hepática autoimune.

    Há poucos dias (na tarde do dia 19/10), parte da equipe do NUPPOME se reuniu pela última vez (de forma virtual) com o Pedro. Discutimos os rumos dos nossos projetos, pensamos nas nossas atividades, planejamos o futuro.

    Nesse nosso último encontro, comemoramos, uma das muitas conquistas recentes do Pedro: sua aprovação no processo seletivo para cursar o Mestrado em Educação na Universidade Federal de Pelotas.

    Não temos palavras para descrever a tristeza que todas/os sentimos ao receber a notícia.

    Pedro era um ótimo estudante, pesquisador, professor, colega, amigo, marido e pai. Sua morte, prematura, é uma perda irreparável.

    Esperamos, sinceramente, que num ano marcado por tantas tragédias como este. todas/os aquelas/es que conviveram ou conviviam com ele, especialmente a sua esposa, seus filhos e sua família, sintam-se, de algum modo, amparados.

    Obrigado por tudo, Pedro.

    As/os integrantes do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória | NUPPOME

  • Estudante do Núcleo apresenta trabalho em evento sobre história e gênero

     

    Na tarde de hoje (21/10/2020), a estudante Isabela Rodrigues do Nascimento, pesquisadora voluntária do Núcleo, participou do “II Seminário de História e Gênero: gênero, ditadura e autoritarismo”, evento Online organizado e realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

    No evento, a estudante participou do ST 5 – “Corpo(s), gênero(s), feminismos e ditaduras no Cone Sul no Século XX”, apresentando o trabalho intitulado “A especificidade do gênero na violação de direitos humanos: uma análise do perfil de presas políticas mortas e desaparecidas políticas pela ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”.

  • Núcleo realizará (em 26/10) web-conferência sobre transições e cultura política no Brasil e na Argentina

    Dia 26/10/2020 (segunda-feira), às 17h30, o NUPPOME realizará a web-conferência “Transições, cultura política e democracia no Brasil e na Argentina”, com a participação do professor Bruno Mello Souza, docente na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e integrantes do Núcleo.

    A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será transmitida em nosso Canal no YouTube.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • Núcleo realizará (em 07/10) web-conferência sobre direito e ditadura no Brasil

    Dia 07/10/2020 (quarta-feira), às 17h30, o NUPPOME realizará a web-conferência “A atuação dos juristas brasileiros na ditadura militar (1964-1969)”, com a participação do professor Rodrigo Sartoti, docente na Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (UNISOCIESC) e doutorando em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será transmitida em nosso Canal no YouTube.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • Integrantes do NUPPOME participarão de mesa durante o XII Encontro da ABCP

    No dia 21/10/2020, integrantes do NUPPOME participarão de uma Mesa-Redonda aprovada para ocorrer durante o XII Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política | ABCP.

    A Mesa-Redonda intitulada “Políticas de memória e justiça de transição num contexto de crise: perspectivas sobre Brasil e Cone Sul” é coordenada pelo professor Carlos Artur Gallo (UFPel), contará com exposições de Bruno Boti Bernardi (UFGD), Cristina Buarque de Hollanda (IESP-UERJ) e Maíra Pereira Costa (UFRGS) e será comentada pelo professor Andrés Del Río (IEAR-UFF).

    A programação completa das mesas, horário de realização e ementa das mesmas podem ser conferidas no site do evento: https://www.abcp2020.sinteseeventos.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=1004

  • Núcleo realiza web-conferência sobre imprensa e ditadura no Brasil

    Dia 14/09/2020, às 17h30, o NUPPOME realiza a web-conferência “Imprensa e ditadura no Brasil”, com a participação do historiador João Teófilo, doutorando em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

    A atividade será transmitida em nosso Canal no YouTube.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • Lançamento virtual coletânea sobre os 40 anos da Lei da Anistia

    Na próxima semana, no dia 09/09/2020, às 17h30, será realizado o lançamento virtual da coletânea “Anistia: 40 anos, uma luta, múltiplos significados” (Rio de Janeiro: Editora Gramma, 2019. 326 p.).

    A coletânea foi organizada por Carlos Artur Gallo, coordenador do Núcleo, e conta com 9 capítulos escritos por pesquisadoras/es de diferentes regiões e Instituições de Ensino do país. O prefácio da obra foi escrito pela professora Maria Celina D’Araujo, uma referência nos estudos sobre a ditadura brasileira.

    Participam da atividade, além do Coordenador do NUPPOME, Mariluci Cardoso Vargas (UFRGS), Teresa C. S. Marques (PUCRS) e Bruno Boti Bernardi (UFGD), todas/os autoras/es de capítulos da coletânea.

    O lançamento virtual será transmitido no Canal do NUPPOME no YouTube.