Início do conteúdo
    Notícias
  • Quinto número da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura o quinto número da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPel.

    Nesta edição, a revista traz uma entrevista com Eneá de Stutz e Almeida, professora na Universidade de Brasília e ex-integrante da Comissão da Anistia; um texto sobre o papel dos militares da democracia à pandemia, escrito por Anaís Medeiros Passos, professora da Universidade Federal de Santa Catarina; além de, entre outras, novidades editoriais sobre políticas de memória.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.

  • NUPPOME no YouTube

    O Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória | NUPPOME agora possui um Canal no YouTube.

    O Canal foi criado e utilizado para as atividades do minicurso realizado entre os meses de junho e julho. A gravação de alguns encontros encontra-se disponível por lá.

    Futuramente, o Canal será utilizado para a transmissão de novas atividades promovidas pelo NUPPOME.

    Link para o Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCRea_jlslW-xxH9N0TFP5gg

  • Coordenador do Núcleo participa de live sobre militares no governo

    Hoje pela manhã, o professor Carlos Artur Gallo, Coordenador do Núcleo, participou da atividade “Militares no governo: causas e consequências”.

    A atividade foi organizada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – IFCH | UFRGS, e contou, ainda, com a participação de Anaís Medeiros Passos, professora da UFSC, e de Ana Amélia Penido Oliveira, pós-doutoranda em Relações Internacionais na UNESP.

    Para quem perdeu, a live pode ser assistida no Canal do IFCH no YouTube:

    https://www.youtube.com/watch?v=k50RvBL1Y_8

  • Número especial da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura um número especial da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPel.

    Nesta edição, a revista publica a tradução de um texto de Ricard Vinyes, professor na Universitat de Barcelona e referência internacional nos estudos sobre políticas de memória.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.

  • Coordenador do Núcleo publica texto na Horizontes ao Sul

    Nesta quarta-feira, dia 20/05/2020, foi publicado, na página “Horizontes ao Sul”, um texto escrito pelo professor Carlos Artur Gallo, Coordenador do NUPPOME.

    No texto, o professor faz uma análise sobre as lutas por memória, verdade e justiça na Argentina e no Brasil, considerando, a partir do contexto de crise gerado pela pandemia de COVID-19, a continuidade das políticas de memória em cada um dos países mencionados.

    O texto pode ser acessado em: https://www.horizontesaosul.com/single-post/2020/05/19/MEMORIA-VERDADE-JUSTICA-E-PANDEMIA-UMA-PREVISAO-SOBRE-A-AGENDA-DAS-POLITICAS-DE-MEMORIA-NA-ARGENTINA-E-NO-BRASIL

  • Importante – Inscrições para o minicurso temporariamente encerradas

    Caras/os,

    Em aproximadamente 24 horas desde o início da divulgação do minicurso “Políticas de memória: das teorias às práticas”, recebemos mais de 150 solicitações de inscrições na atividade que será realizada entre os dias 15/06/2020 e 13/07/2020.

    Foram quase 4.500 acessos à publicação sobre o evento.

    Recebemos dezenas de inscrições de pessoas de diversas regiões do país e de diferentes Universidades.

    Ficamos animadas/os e agradecemos pelo interesse demonstrado por todas/os, pois não esperávamos tamanha repercussão em tão pouco tempo.

    Contudo, como o curso tem um limite de vagas e o mesmo já foi ultrapassado (pensávamos que teríamos em torno de 80 inscritas/os), a partir do início desta tarde suspendemos temporariamente as inscrições.

    Fazemos isto devido à capacidade que temos, do ponto de vista técnico e logístico, de processar o registro acadêmico das/os participantes, bem como para garantir o suporte e a qualidade do acesso necessários aos encontros.

    A partir da próxima semana, entraremos em contato com aquelas/es que conseguiram preencher o formulário solicitando a inscrição no evento.

    Caso alguma das pessoas pré-inscritas manifeste desistência da inscrição, tais vagas serão disponibilizadas novamente.

    Contamos com a compreensão de todas/os.

  • NUPPOME realiza minicurso online sobre políticas de memória

    (clique na imagem para ampliá-la)

     

    O Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória | NUPPOME, em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política | PPGCPOL e em História | PPGH da Universidade Federal de Pelotas | UFPel, promove o Minicurso “Políticas de Memória: das teorias às práticas”.

    O minicurso será realizado totalmente online e conta com 5 encontros que serão ministrados por professoras/es convidadas/os. As/os convidadas/os são docentes em diferentes Universidades do país e são especialistas no estudo das políticas de memória, tendo desenvolvido pesquisas e publicado artigos, livros e capítulos de livros sobre o tema.

    As inscrições para o minicurso são gratuitas. Podem se inscrever discentes de graduação e pós-graduação da UFPel e de qualquer Instituição de Ensino Superior, assim como outras pessoas interessadas na atividade.

    As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 19/05/2020 e 08/06/2020. Para realizá-las, é preciso preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/vSmFoshfCAtVYWgK6

    Devido à capacidade da plataforma online que será utilizada para o minicurso, as vagas são limitadas.

    Quem for selecionada/o para realizar o minicurso receberá uma mensagem de confirmação no dia 09/06/2020, na qual iremos informar o link para assistir aos encontros, bem como repassar instruções de acesso.

    Somente irão receber o certificado de participação no minicurso aquelas/es (10 horas de atividades) que assistirem pelo menos 4 encontros.

    Em caso de dúvidas, escrever para nuppome@gmail.com

  • Quarto número da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura o quarto número da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPel.

    Nesta edição, a revista traz uma entrevista com Nancy Nicholls, professora na Pontifícia Universidad Católica de Chile e autora de estudos sobre direitos humanos e ditadura civil-militar no Chile; um texto sobre infâncias, juventudes e autoritarismo, escrito por Franciele Becher; além de, entre outras, novidades editoriais sobre políticas de memória.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.

  • Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel publica livros com capítulos sobre políticas de memória e memória das ditaduras

    Recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel publicou uma série de três livros, intitulados “Memória & Patrimônio”, nos quais é possível encontrar diversos capítulos que abordam políticas de memória e memória das ditaduras no Cone Sul (ver Sumário dos volumes 2 e 3).

    Entre os estudos sobre políticas de memória, destaca-se o capítulo intitulado “Políticas de memória em âmbito municipal: um estudo de caso a partir de Porto Alegre”, escrito por Carlos Artur Gallo, coordenador do NUPPOME, e publicado no volume 3 da série de livros.

    Os livros encontram-se disponíveis online nos links:

    Volume 1:

    http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4931

    Volume 2:

    http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/4955/1/Mem%c3%b3ria_%26_Patrim%c3%b4nio_-_Volume_2_.pdf

    Volume 3:

    http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/4965/1/Mem%c3%b3ria%26Patrim%c3%b4nio_Volume3.pdf

  • Integrante do Núcleo publica capítulo em relatório anual sobre direitos humanos no Chile

    No final do ano de 2019, Boris Hau, integrante do Observatorio de Justicia Transicional da Universidad Diego Portales (OJT | UDP | Chile), docente na Universidad Alberto Hurtado (UAH | Chile) e membro do NUPPOME, publicou, em coautoria com outras/os pesquisadoras/es chilenas/os, capítulo temático no Informe Anual sobre Derechos Humanos en Chile 2019.

    O relatório anual, no qual se encontra o capítulo, intitulado “La memoria en los tiempos del cólera: verdad, justicia, reparaciones, y garantías de no repetición por los crímenes de la dictadura”, é publicado pelo Centro de Derechos Humanos da Universidad Diego Portales (CDH | UDP | Chile) e está disponível em:

    http://www.derechoshumanos.udp.cl/derechoshumanos/informe-ddhh-2019/