Início do conteúdo
    Notícias
  • Integrante do NUPPOME participa do 12º Congresso da ALACIP

    Entre os dias 17 e 20/07/2024, o doutorando Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes (UFSCAR), integrante da equipe do NUPPOME, participou do 12º Congresso Latinoamericano de Ciência Política, evento promovido pela Associação Latinoamericana de Ciência Política (ALACIP) e realizado na sede do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (IUL), em Lisboa (Portugal).

    No congresso, o estudante participou do Eixo Temático “Forças Armadas e Regimes Militares”, apresentando o trabalho intitulado “Uma mentira forjada pelo regime militar brasileiro: o assassinato de Altair Gonçalves Nunes e Maria Paula”.

  • Núcleo convida para o Cine-Debate ‘Jango no exílio’ (16/08/2024)

    Dia 16/08/2024 (sexta-feira), às 19h, o NUPPOME realizará o Cine-Debate ‘Jango no exílio’ (Brasil, 2024, 105 minutos).

    A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), será realizada de forma presencial, no Auditório da FAURB/UFPEL (Rua Benjamin Constant, 1359).

    Estarão presentes na atividade, para debater com o público, o advogado Jair Krischke (MJDH) e Pedro Lucas, diretor do Documentário.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • NUPPOME recebe pesquisadora de pós-doutorado (PDJ-CNPq) a partir de agosto de 2024

    A partir do mês de agosto de 2024, e, por um período inicial de 12 meses (até 07/2025), o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), contará com a pesquisadora de pós-doutorado Maíra Pereira da Costa em sua equipe.

    Maíra Pereira da Costa é Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Pesquisa em América Latina (NUPESAL) e da equipe do World Values Survey (WVS) – Brasil, possui experiência de pesquisa, entre outros, nos seguintes temas: cultura política, regimes autoritários no Cone Sul, justiça de transição e redemocratização.

    Contemplada com Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq, a pesquisadora vai desenvolver o projeto ‘Políticas de memória e socialização política no Brasil: o impacto da comissão nacional da verdade nas representações sobre a ditadura militar em livros didáticos de História do Brasil’ junto ao NUPPOME e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPEL.

  • Integrantes do Núcleo publicam capítulos no e-book ‘Marcas da Memória – Violência de estado e estado de violência: corpos e(m) resistência – Volume 2′

    Compartilhamos a publicação do e-book ‘Marcas da Memória – Violência de Estado e Estado de violência: corpos e(m) resistência – Volume 2’.

    A publicação foi organizada por Andréa da Silva Daltoé, Giovanna Benedetto Flores, Juliana da Silveira e Nadia Neckel, e é composta por capítulos de livro escritos por pesquisadoras/es que participaram do ‘VI Marcas da Memória’, evento realizado na UNISUL (Tubarão – Santa Catarina) em outubro de 2023.

    Entre os capítulos publicados no e-book, encontram-se dois escritos por integrantes do NUPPOME: ‘Legados autoritários, políticas de memória e qualidade da democracia no Brasil: desafios para o presente’, de autoria de Carlos Artur Gallo, e ‘Militares, demarcações e marco temporal: um estudo do caso Xokleng, em Santa Catarina’, de autoria de Pedro de Moraes Silva.

    O e-book pode ser acessado gratuitamente no site da Editora Pontes: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/marcas-da-memoria-violencia-de-estado-e-estado-de-violencia-corpos-em-resistencia-volume-2/

    Ou, então, pode ser baixado diretamente aqui: PDF Marcas_da_Memoria

  • Ciclo de conferências ‘E depois do adeus…’ – Web-conferência com Filipa Raimundo (ISCTE-IUL) [17/07/2024]

    Convidamos para a última atividade do Ciclo de Conferências ‘E depois do adeus… – O legado da Revolução dos Cravos’.

    No dia 17/07/2024 (quarta-feira), às 15h no horário do Brasil (19h no horário de Portugal), o NUPPOME realiza a web-conferência ‘Cinco décadas de justiça de transição em Portugal. Um balanço’.

    A atividade, que será transmitida em nosso Canal no YouTube, conta com a participação da professora Filipa Raimundo. A palestrante é Doutora em Ciência Política e professora do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em Portugal. Pesquisadora de destaque nos estudos sobre justiça transicional em Portugal, é autora de livros, artigos e capítulos sobre o tema.

    As inscrições de ouvintes serão realizadas gratuitamente em formulário Online disponibilizado durante o evento.

  • Ciclo de conferências ‘E depois do adeus…’ – Web-conferência com Manuel Loff (FLUP) [10/07/2024]

    Convidamos para a segunda atividade do Ciclo de Conferências ‘E depois do adeus… – O legado da Revolução dos Cravos’.

    No dia 10/07/2024 (quarta-feira), às 15h no horário do Brasil (19h no horário de Portugal), o NUPPOME realiza a web-conferência ‘Políticas da memória da ditadura e da revolução portuguesas nos 50 anos do 25 de Abril’.

    A atividade, que será transmitida em nosso Canal no YouTube, conta com a participação do professor Manuel Loff. O palestrante é Doutor em História e professor do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em Portugal. Pesquisador de destaque nos estudos sobre ditaduras, políticas de memória e transições, é autor de livros, artigos e capítulos sobre o tema.

    As inscrições de ouvintes serão realizadas gratuitamente em formulário Online disponibilizado durante o evento.

  • Ciclo de conferências ‘E depois do adeus…’ – Web-conferência com Miguel Cardina (CES-UC) [02/07/2024]

    Convidamos para a primeira atividade do Ciclo de Conferências ‘E depois do adeus… – O legado da Revolução dos Cravos’.

    No dia 02/07/2024 (terça-feira), às 10h no horário do Brasil (14h no horário de Portugal), o NUPPOME realiza a web-conferência ‘Colonialismo e guerra colonial em Portugal, 50 anos depois do 25 de Abril’.

    A atividade, que será transmitida em nosso Canal no YouTube, conta com a participação do professor Miguel Cardina. O palestrante é Doutor em Letras e professor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), em Portugal. Pesquisador de destaque nos estudos sobre a guerra colonial e o colonialismo português, é autor de livros, artigos e capítulos sobre o tema.

    As inscrições de ouvintes serão realizadas gratuitamente em formulário Online disponibilizado durante o evento.

  • Ciclo de Conferências ‘E depois do adeus… – O legado da Revolução dos Cravos’ [programação em breve]

    Na noite do dia 24 de abril de 1974, às 22h55, os Emissores Associados de Lisboa transmitiram a música “E depois do adeus” na Rádio. Ao reproduzi-la, era emitida a primeira senha para que se desse início à Operação Fim Regime, que, consumada ao longo do dia seguinte, derrubaria a longa ditadura do Estado Novo português.

    Considerada como um marco nas transições à democracia realizadas nas últimas décadas do Século XX, a Revolução dos Cravos completou 50 anos em 2024.

    O fim da ditadura em Portugal, contudo, gerou impactos em curto, médio e longo prazo não apenas no Sul da Europa, mas também nas colônias africanas que, por séculos, foram exploradas pelo Império ultramarino.

    Para refletir sobre os 50 anos da derrubada do regime autoritário português e seus impactos, o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) vai realizar, em julho, o Ciclo de Conferências ‘E depois do adeus… – O legado da Revolução dos Cravos’.

    Para tanto, contaremos com a participação de pesquisadoras/es de diferentes Universidades portuguesas, todas/os refletindo sobre o tema a partir de diferentes perspectivas.

    As atividades serão realizadas de forma Online no Canal do Núcleo no YouTube.

    Em breve, divulgaremos a programação completa.

  • Podcast ‘Historias de Bolsillo’ – Rádio USAL – com a participação do Coordenador do Núcleo

    Durante sua passagem pela cidade de Salamanca (Espanha), em abril, o professor Carlos Artur Gallo, coordenador do NUPPOME, foi entrevistado pelos historiadores Moisés Rodríguez Escobar e Sofía Rodríguez Palomar para o programa “Historias de Bolsillo”, podcast veiculado pela Rádio da Universidade de Salamanca (USAL). Na entrevista, o professor falou sobre a ditadura brasileira, sobre as políticas de memória e sobre os desafios de discutir, na atualidade, a memória do período, e, sobretudo, o tema das violações aos direitos humanos praticadas por agentes da repressão entre as décadas de 1960 e 1980.

    A gravação está disponível em: https://www.ivoox.com/memoria-dictadura-brasil-audios-mp3_rf_128817343_1.html