Compartilhamos a publicação do e-book ‘Políticas de memória, democracia e sociedade: novas contribuições, perspectivas e experiências’ (Pelotas: Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória, 2025. 470p.).
Organizado por Carlos Artur Gallo, Bruno Gazalle Cavichioli, Laura Feijó de Souza, Maíra Pereira da Costa e Rafael Alexandre Silveira, neste livro estão publicados os trabalhos apresentados no 2º Workshop de pesquisas sobre políticas de memória, realizado pelo Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da Universidade Federal de Pelotas em agosto de 2024.
Realizado de forma híbrida, o Workshop contou com sessões de apresentação de trabalhos virtuais e presenciais, nas quais participaram mais de 60 pesquisadoras/es do Brasil, da Argentina, da Colômbia, de Portugal e da Espanha.
O evento foi realizado com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (PPGCPOL-UFPEL), do História da Ditadura (HD), do Laboratório de História Política e Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (LAHPS-UFJF) e do Núcleo de Estudos sobre o Estado, Instituições e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (NEEIPP-UFF).
Em linhas gerais, as/os participantes se reuniram para compartilhar resultados parciais de suas pesquisas e discutir os rumos das políticas de memória que vêm sendo implementadas em países que passaram por ditaduras ou vivenciaram conflitos políticos responsáveis por massivas e reiteradas violações aos direitos humanos.
O e-book pode ser baixado gratuitamente em:
No dia 27/05/2025, Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFSCAR e integrante da equipe do NUPPOME, participou (de forma virtual) do 5th Colloquium on Latin America, evento promovido de forma híbrida pela Universidade de Bayreuth, na Alemanha.
Durante o evento, o estudante apresentou o trabalho intitulado ‘Uncovering unknown victims of the Brazilian Military Dictatorship: the murders of Altair Gonçalves Nunes and Maria Paula in Palmeira d’Oeste (Brazil – 1971)’.
Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes, estudante do Doutorado em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e integrante do NUPPOME, foi contemplado com uma bolsa do PDSE-CAPES para realizar Doutorado Sanduíche no Exterior.
O Estágio Doutoral do estudante será realizado entre os meses de setembro de 2025 e janeiro de 2026 junto ao Departamento de Ciência Política e Sociologia da Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha. O supervisor do doutorando no exterior será o professor Paulo Carlos López-López, especialista na área de comunicação e política.
Entre os dias 06 e 09/05/2025, Pedro de Moraes Silva, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPOL) da UFPEL e integrante da equipe do NUPPOME, está participando do VI Encontro Internacional Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP), realizado na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, D.F.
Durante o evento, o estudante participa do ST06 ‘Movimentos sociais e políticas públicas’, onde apresentou o trabalho intitulado ‘A luta pela memória a partir do movimento de familiares de vítimas da Ditadura: os deslocamentos de sentido durante os governos de Bolsonaro e Lula (2018-2024)’.
A estudante Laura Feijó de Souza, doutoranda em Ciência Política no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPOL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e integrante da equipe do NUPPOME, teve a sua dissertação de mestrado indicada para a Edição 2025 do Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).
A dissertação indicada ao prêmio para representar o PPGCPOL é intitulada ‘O impacto da ADPF 635 na segurança pública do estado do Rio de Janeiro: potencialização ou desarticulação dos legados autoritários?‘ e foi defendida em julho de 2024.
Dia 13/05/2025 (terça-feira), às 16h30, o NUPPOME realizará a Palestra ‘Are we all mad here? As bases psicopolíticas do apoio à extrema direita’, com a participação de Débora de Oliveira Santos, Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante da equipe do World Values Survey (WVS) – Brasil.
A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), será realizada exclusivamente no formato presencial na Sala 29 do CEHUS-UFPEL (Rua Cel. Alberto Rosa, 117).
As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.
Está disponível para leitura o décimo nono número da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPEL.
Nesta edição, a revista traz uma entrevista com Samantha Viz Quadrat, professora de História na Universidade Federal Fluminense; um texto sobre usos políticos do passado, de Mayara Balestro; uma reflexão sobre a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso da Chacina de Acari, de Laura Feijó de Souza; assim como outras novidades sobre políticas de memória.
A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.
Dia 16/05/2025 (sexta-feira), às 16h, o NUPPOME realizará a Mesa ‘Sem anistia? Os 15 anos do julgamento da ADPF 153 pelo STF e seus impactos no presente’, com a participação das/os professoras/es Christian Jecov Schallenmüller (UFRGS) e Vanessa Dorneles Schinke (UniPampa).
A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), será realizada exclusivamente no formato presencial na Sala 316 do IFISP-UFPEL (Rua Cel. Alberto Rosa, 154 – 3º andar).
As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.
Na próxima terça-feira, dia 15/04/2025, às 19h (Brasília), a ALACIP Jovem realiza uma conferência sobre os 61 anos do golpe militar no Brasil, com a participação de Maíra Pereira da Costa (NUPPOME-UFPEL).
Maíra P. Costa é Bolsista de Pós-Doutorado (PDJ-CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (PPGCPOL-UFPEL) e vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME), Doutora e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da equipe do World Values Survey (WVS) no Brasil.
A transmissão será realizada ao vivo no Canal da ALACIP Jovem no Facebook!