Início do conteúdo
    Notícias
  • Coordenador do NUPPOME grava vídeo para o Historiar-se

    O professor Carlos Artur Gallo, coordenador do NUPPOME, gravou um vídeo para o Historiar-se, projeto criado pelos historiadores Anita Natividade Carneiro e Carlos Eduardo Barzotto. No vídeo, intitulado “O que resta da ditadura no Brasil?”, o professor realiza uma reflexão sobre a questão, comenta como sua agenda de pesquisas sobre ditaduras, legados autoritários, políticas de memória e justiça de transição foi construída e indica referências sobre o tema.

    A gravação pode ser assistida no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wkQ96BpZDBs

  • Lançamento virtual coletânea “Nas trincheiras da memória” (29 e 30/09/2021)

    Nos dias 29/09/2021 (quarta-feira), às 19h, e 30/09/2020 (quinta-feira), às 17h30, serão realizadas atividades Online de lançamento da coletânea “Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no Sul da Europa e na América do Sul” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. 440 p.).

    Organizada pelo professor Carlos Artur Gallo, Coordenador do NUPPOME, a publicação foi financiada pelo CNPq, no âmbito de um projeto de pesquisa contemplado com o Edital de Chamada Universal (Edital nº 28/2018).

    Composta por 16 capítulos e um Apêndice, com o banco de dados produzido pelo professor Carlos Artur Gallo e bolsistas do Núcleo entre os anos de 2017 e 2020, a coletânea analisa as diferentes formas como países do Sul da Europa (Portugal e Espanha) e da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai) lidam com seu passado autoritário, estabelecendo medidas para reparar vítimas da repressão e punir as massivas violações aos direitos humanos que foram praticadas.

    No dia 29/09/2021, às 19h, participam, além do Coordenador do NUPPOME: Ana María Sosa González (UFPel), Ananda Simões Fernandes (AHRS), Bruno Mello Souza (UESPI) e Fabricio Teló (UFRRJ).

    No dia 30/09/2021, às 17h30, participam: Bruna Borges Rodrigues, Bruno Gazalle Cavichioli, Caio Paglis Marques Plácido, Isabela Rodrigues do Nascimento, Laura Feijó de Souza e Mariana de Lara Bueno.

    As atividades de lançamento virtual da coletânea serão transmitidas no Canal do NUPPOME no YouTube.

  • NUPPOME realizará Seminário Internacional Online em outubro

    O Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória | NUPPOME, convida para o Seminário Internacional “Políticas de memória em um contexto de crises”, evento organizado no âmbito do Projeto “Memória, verdade e justiça em perspectiva comparada” (Projeto contemplado com o Edital de Chamada Universal do CNPq).

    A ser realizado entre os dias 13, 14 e 15 de outubro de 2021 de forma Online, o Seminário conta com a participação de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior. O objetivo do evento é debater os desafios que as políticas de memória enfrentam no presente, em um contexto de crises marcado, entre outros fenômenos, pela ascensão das novas direitas.

    Todas as atividades realizadas serão transmitidas no Canal do NUPPOME no YouTube: https://www.youtube.com/c/NUPPOMEUFPel

    As inscrições de ouvintes podem ser realizadas no site: https://www.even3.com.br/sipoliticasdememoria/

    O evento conta com o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política – PPGCPOL | UFPel, do Laboratório de História Política e Social – LAHPS | UFJF e do História da Ditadura – HD.

  • Núcleo realizará (em 13/09) web-conferência sobre o AI-5 e o STF

    Dia 13/09/2021 (segunda-feira), às 17h30, o NUPPOME realizará a web-conferência “AI-5 e o STF: impactos, conflitos, subordinação”, com a participação do professor Mateus Gamba Torres, docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade de Brasília (UnB).

    A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será transmitida em nosso Canal no YouTube.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • Estudante do NUPPOME participa de evento da UFRPE

    Na tarde do dia 11/08/2021, Danielle Bento Pires Lopa, estudante de Direito na UFPel e integrante do NUPPOME, participou do “I Encontro da Pós-Graduação em História da UFRPE”, evento alusivo aos 15 anos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

    No evento, a estudante participou do ST 18 – Ditaduras, políticas de memória e tempo presente, apresentando o trabalho “Rupturas e continuidades: a lei de anistia e a justiça de transição no Brasil”. O trabalho apresentado é um recorte da pesquisa que resultou no TCC do curso de Direito, defendido pela autora em abril de 2021.

  • Integrante do NUPPOME publica capítulo em coletânea sobre violações aos povos indígenas

    O professor Bruno Boti Bernardi, docente da UFGD e integrante do NUPPOME, publicou, em coautoria com Fernanda Frizzo Bragato e Marco Antonio Delfino de Almeida, o capítulo intitulado “O passado que persiste: o fracasso da justiça de transição na prevenção de atrocidades contra os povos indígenas” na coletânea “Povos Indígenas: Prevenção de Genocídio e Outras Atrocidades”, uma publicação Online organizada pelo Ministério Público Federal – MPF.

    Conforme notícia divulgando a publicação: “A primeira parte do livro trata da Justiça de Transição para povos indígenas no Brasil, abordando as medidas de reparação às violações sofridas por essas populações no regime militar. Os textos discutem, entre outros aspectos, a dificuldade em se garantir mecanismos de justiça transicional para populações originárias e o fracasso de mecanismos de prevenção de novas atrocidades. Há ainda um artigo específico sobre a remoção forçada do povo Xavante do território indígena Marãiwatsédé, em 1966, numa ação conduzida por agentes do governo militar brasileiro.”

    Notícia da publicação com o link para o download encontra-se disponível em: http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/mpf-lanca-coletanea-online-para-discutir-prevencao-de-genocidio-e-outras-atrocidades-contra-povos-indigenas

  • Lançamento da coletânea “Nas trincheiras da memória” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021)

    Acaba de ser lançada a coletânea “Nas trincheiras da memória: lutas pelo passado, políticas de memória e justiça de transição no Sul da Europa e na América do Sul” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. 440p.). Organizada pelo professor Carlos Artur Gallo, Coordenador do NUPPOME, a publicação foi financiada pelo CNPq, no âmbito de um projeto de pesquisa contemplado com o Edital de Chamada Universal (Edital nº 28/2018).

    Composta por 16 capítulos e um Apêndice, com o banco de dados produzido pelo professor Carlos Artur Gallo e bolsistas do Núcleo entre os anos de 2017 e 2020, a coletânea analisa as diferentes formas como países do Sul da Europa (Portugal e Espanha) e da América do Sul (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai) lidam com seu passado autoritário, estabelecendo medidas para reparar vítimas da repressão e punir as massivas violações aos direitos humanos que foram praticadas.

    Entre as/os autoras/es dos capítulos, encontram-se pesquisadoras/es do Brasil e do exterior, vinculados à Universidades tais como a UFPel, UFRGS, PUCRS, UFSM, UFF, UFGD, UEMG, UESPI, UAH (Chile) entre outras Instituições de Ensino e Pesquisa.

    A obra encontra-se em pré-venda no site da Editora e um PDF com o Sumário e as primeiras páginas pode ser visualizado em: https://www.oficinaraquel.com.br/livro/nas-trincheiras-da-memoria-lutas-pelo-passado-politica-de-memoria-e-justica-de-transicao-no-sul-da-europa-e-na-america-do-sul/

    Para divulgar o lançamento, o organizador gravou um vídeo de apresentação que pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=2B8z5A5BifI

  • Integrantes do NUPPOME participam de evento promovido pela Asociación Uruguaya de Ciencia Política (AUCiP)

    Na tarde do dia 04/08/2021, os professores Andrés Del Río (UFF), Christian Jecov Schallenmüller (UFRGS) e Carlos Artur Gallo (UFPel), todos integrantes do NUPPOME, participaram do Panel Temático “Justicia Transicional en América Latina”, atividade realizada no âmbito do VII Congreso Uruguayo de Ciencia Política.

    No evento, promovido pela Asociación Uruguaya de Ciencia Política (AUCiP), os integrantes do Núcleo compartilharam a atividade com as pesquisadoras Manuela Abrahan (UNLA | UDELAR), Francesca Lessa (University of Oxford) e Lauriane Bouvet (UGA | UDELAR).

    O Panel foi coordenado por Andrés Del Río e Manuela Abrahan e os comentários e moderação foram realizados por Carlos Artur Gallo.

  • Oitavo número da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura o oitavo número da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPel.

    Nesta edição, a revista traz uma entrevista com José Carlos Moreira da Silva Filho, integrante da Comissão de Anistia entre 2007 e 2016; um texto sobre arqueologia da repressão e da resistência, escrito por Juliana Poloni e Inês Virginia P. Soares; uma resenha sobre o documentário “La cordillera de los sueños”, escrita pelo historiador Luan Aiuá Vasconcelos Fernandes; assim como outras novidades sobre políticas de memória.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.