Início do conteúdo
    Notícias
  • Décimo sexto número da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura o décimo sexto número da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPel.

    Nesta edição, a revista traz uma entrevista com Angélica Müller, professora de História na Universidade Federal Fluminense; um texto sobre relações  de solidariedade e resistência na fronteira entre o Brasil e o Uruguai durante a ditadura, da historiadora Darlise Gonçalves de Gonçalves; assim como outras novidades sobre políticas de memória.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.

  • Integrante do NUPPOME participa de Seminário sobre os 60 anos do Golpe na USP

    Entre os dias 20 e 22/03/2024, o doutorando Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes (UFSCAR), integrante da equipe do NUPPOME, participou do “Seminário 1964-2024: A Ditadura Brasileira em Perspectiva Histórica e Comparada”, evento organizado pelo Núcleo de Apoio e Cultura sobre a Comissão Nacional da Verdade – Brasil (NACE CNV – Brasil), vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI – USP).

    No seminário, foi apresentado pelo estudante o trabalho intitulado “Mapeamento das Comissões Universitárias da Verdade no Brasil (2012-2015): uma caracterização exploratória inicial”, no Painel temático “A ditadura no pós-ditadura e a justiça transicional”.

  • Núcleo convida para web-conferência sobre a ditadura militar no Brasil (17/04/2024)

    Dia 17/04/2024 (quarta-feira), às 18h, o NUPPOME realizará a web-conferência “O fio e os rastros da ditadura militar no Brasil”, com a participação do professor Adriano Codato, Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do CNPq.

    A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será transmitida em nosso Canal no YouTube.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • 2º Workshop de pesquisas sobre políticas de memória [lista de aprovadas/os]

    A lista de aprovadas/os para o ‘2º Workshop de pesquisas sobre políticas de memória’ encontra-se disponível aqui: 2º Workshop PROPOSTAS APROVADAS

    As/os apresentadoras/es de trabalhos receberão um e-mail com instruções para o envio da primeira versão dos trabalhos completos, assim como maiores informações sobre a publicação.

    Em breve, vamos divulgar a programação do evento, com informações sobre as sessões (presenciais e virtuais) de apresentação de trabalhos!

    Agradecemos a todas/os que enviaram suas propostas para o Workshop. Recebemos mais de 50 resumos, de todas as regiões do Brasil e do exterior!

    Entre as/os aprovadas/os, temos trabalhos da UFPEL, FURG, UFSM, UFRGS, UNIPAMPA, IFRS-ERECHIM, IFSUL-BAGÉ, UDESC, UNIVILLE, UFPR, UNILA, UFF, IESP-UERJ, USP, UFSCAR, UFMG, UFJF, UnB, UFBA, UFC, UFPB, UFMA, UNIFESSPA, UNAM (Argentina), UCM (Espanha), UAB (Espanha) e ULISBOA (Portugal).

  • Coordenador do Núcleo publica nova coluna no site História da Ditadura

    Compartilhamos com todas/os o link para a nova coluna publicada pelo professor Carlos Artur Gallo no site História da Ditadura: https://www.historiadaditadura.com.br/post/anistia-para-que-m-expectativas-e-frustracoes-as-vesperas-dos-sessenta-anos-do-golpe-de-1964

    Em sua nova coluna para o História da Ditadura, Carlos Artur Gallo apresenta uma reflexão sobre os rumos das políticas de memória no primeiro ano do Governo Lula, tendo como pano de fundo o primeiro aniversário dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023 e a proximidade da rememoração dos 60 anos do Golpe de 1964. Neste sentido, o texto traça um panorama crítico sobre os avanços que foram sinalizados e realizados pelo atual governo e reflete sobre limites e possibilidades presentes na atual conjuntura.

  • Núcleo convida para web-conferência sobre os 70 anos da ditadura no Paraguai (13/03/2024)

    Dia 13/03/2024 (quarta-feira), às 17h, o NUPPOME realizará a web-conferência “Paraguay: 70 años de stronismo”, com a participação do professor Claudio Fuentes, Mestre em Ciência Política e Sociologia pela Universidad Nacional de Asunción (UNA, Paraguay) e professor da Universidad del Norte (UNINORTE, Paraguay).

    A atividade, que conta com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será transmitida em nosso Canal no YouTube.

    As/os interessados em obter atestado de participação poderão se inscrever em formulário a ser disponibilizado durante o evento.

  • Doutorando do NUPPOME é contemplado com bolsa do PDSE-CAPES para realizar período de estudos na Espanha

    Bruno Gazalle Cavichioli, estudante do Doutorado em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e integrante do NUPPOME, foi contemplado com uma bolsa do PDSE-CAPES para realizar Doutorado Sanduíche no Exterior.

    O Estágio Doutoral do estudante será realizado entre os meses de abril e setembro de 2024 junto ao Centro de Estudos sobre Ditaduras e Democracia (CEDID) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), na Espanha. A supervisora do doutorando no exterior será a professora Carme Molinero Ruiz, especialista nos estudos sobre o franquismo.

  • Número especial da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura um número especial da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPel.

    Nesta edição, a revista republica um texto que discute o conceito de Terrorismo de Estado a partir da experiência das ditaduras do Cone Sul.

    O texto foi escrito por Enrique Serra Padrós, professor de História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) falecido em dezembro de 2021.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.