Início do conteúdo
    Notícias
  • Conselho Universitário da UFPEL aprova nota proposta pelo DCE em defesa do pagamento das Bolsas PIBID e RP!

    Na manhã desta terça-feira, dia 26 de outubro, realizou-se reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas com a presença dos conselheiros discentes, membros do DCE. Na ocasião apresentamos uma proposta de inserção de pauta para apresentação de nota em defesa do pagamento das Bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência e do Programa Residência Pedagógica, que estão atrasadas desde setembro, sem plano para regularização até o final do ano, devido ao déficit orçamentário na CAPES imposto pelo irresponsável e elitista governo Bolsonaro. Está situação afeta mais de 60 mil bolsistas em todo o país e mais de 600 bolsistas na UFPEL, que estão sem receber as bolsas de R$400,00, valor que já deveria ter sido reajustado, mas que é fundamental para a sobrevivência dos estudantes e manutenção dos estudos.

    A nota foi lida e aprovada por ACLAMAÇÃO demonstrando o compromisso deste conselho com o investimento na educação, ciência e tecnologia, preocupação com os(as) estudantes, e repúdio aos ataques promovidos pelo Governo Federal.

    Leia na íntegra a nota aprovada. Em breve disponibilizaremos o link da publicação oficial na página da Secretaria dos Conselhos da UFPEL.

    Nota do CONSUN em defesa do pagamento das Bolsas aos estudantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP)

    O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas vem a público expressar repúdio em função do atraso do pagamento das bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa Residência Pedagógica aos estudantes das Universidades de todo o Brasil. Na UFPEL a Residência Pedagógica conta com 270 bolsistas, e o PIBID com a parceria de 23 escolas públicas do município de Pelotas, e 360 estudantes bolsistas e voluntários nos 15 núcleos de atuação. Estes são importantes programas da Política Nacional de Formação de Professores, que têm por objetivo proporcionar o aperfeiçoamento da formação com a necessária unidade entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, cumprindo papel relevante também na extensão universitária.

    No dia 7 de outubro de 2021, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, publicou uma nota informando que os pagamentos de setembro seriam adiados em função da necessidade de aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 17 de 2021, o que por si só denota desorganização, desprezo e reflete os cortes no orçamento da educação pelo governo federal. Sem mais informações, bolsistas de todo o país ainda aguardam pelo pagamento e permanecem sem previsão de normalização para os demais meses de 2021, mesmo que este PL seja aprovado, tendo em vista o déficit orçamentário da CAPES.

    Há mais de 60 mil bolsistas afetados por este atraso e pela insegurança quanto ao futuro. São estudantes que dependem de suas bolsas, atualmente de R$400,00, para manterem-se nas universidades, valor que já deveria ter sido reajustado, mas que é um estímulo aos estudos, contribui contra a evasão e é importante para garantir itens básicos da vida quotidiana (aluguel, alimentação, entre outros). É importante ressaltar também que os bolsistas e voluntários têm realizado assiduamente as atividades dos programas em seus núcleos.

    Perante o atraso do pagamento das bolsas, estudantes e professores de todo o país estão em mobilização para divulgar a problemática à comunidade, pressionar os responsáveis, reivindicar a permanência dos programas e denunciar o governo federal quanto ao descaso com os recursos da educação, da ciência e tecnologia no Brasil. 

    As bolsas são um direito dos estudantes e não privilégio, por isso, nos somamos à luta e exigimos uma solução: Capes Pague as Bolsas PIBID e RP!

     

  • DCE é pra Lutar participa pela primeira vez da reunião do Conselho Consultivo do Hospital Escola UFPEL/EBSERH

     

    Na última quinta-feira, dia 21/10/2021, às 14hrs, o DCE UFPEL gestão DCE é Pra Lutar, a voz ativa dos estudantes, esteve presente em reunião do Conselho Consultivo do Hospital Escola UFPEL/EBSERH. As pautas propostas eram: (1) Instituição do Conselho Consultivo; (2) Aprovar regimento interno do Banco de Olhos.

    Na reunião, a Superintendência do Hospital Escola fez uma apresentação de slides explicando o funcionamento administrativo e financeiro do Hospital atualmente, com as seguintes mudanças: criação de um Colegiado Gestor do Ensino, com participação de todos os cursos da área da saúde (sem representatividade estudantil até o momento) e criação da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde (DEPAS). Também foi mencionado que o prédio atual do HE é alugado e possui 175 leitos em 5 mil m².

    Após a apresentação do atual funcionamento, foi trazido o projeto do novo Hospital Escola na apresentação. O novo Hospital Escola vai contar com 30 mil m² de área construída em terreno da FAMED/UFPEL, onde atualmente se localiza o prédio do Ambulatório Central, que será posteriormente demolido para a construção do Bloco 2. Serão 250 leitos, com ampliação do Bloco Cirúrgico e das UTIs, além de outras melhorias em inovação científica mencionadas e 56 consultórios ambulatoriais. Para a construção do novo Hospital Escola, serão utilizados recursos provenientes da UFPEL, de Emendas Parlamentares e da EBSERH. Não há previsão para conclusão da obra, pois os recursos para isto ainda não estão disponíveis. O início está previsto para 2022.

    O DCE trouxe como principal problema a falta de comunicação no processo de montagem do atual projeto, que não inclui áreas de estágio para todos os cursos da saúde e que não havia sido apresentado à comunidade acadêmica anteriormente. Além disso, outro problema apontado é que o projeto não prevê o tempo que a FAMED ficará sem o prédio do Ambulatório Central, enquanto a obra não for concluída.

    Confira aqui relatoria completa da reunião.

  • Liberado link da sala para Reunião com estudantes que tiveram matrícula cancelada

    Hoje, às 17h, o DCE UFPel promove uma reunião com estudantes que tiveram a matrícula cancelada, em especial aqueles que ingressaram via cotas L1 e L2 neste semestre.

    Se tu estás enfrentando esse problema ou conheceres alguém que enfrenta ajude-nos a chagar nestas pessoas! Vamos à luta!

    Hoje, às 17h, pelo google meet:: https://meet.google.com/qys-kbwz-nwg

  • Mobilização contra o atraso das bolsas PIBID e Residência Pedagógica, em defesa da educação e da ciência!

    O movimento PIBID e RP resiste e o DCE UFPEL convidam toda a comunidade a participar da mobilização nacional em Pelotas nessa terça-feira, em frente ao Lyceu (Rua Andrade Neves esquina Lobo da Costa), a partir das 16h.

    Neste dia 26 de outubro estudantes em todo o país vão para a rua lutar em defesa da educação contra a política do governo Bolsonaro.

    As bolsas PIBID e Residência Pedagógica, importantes programas para a formação de professores, estão atrasadas desde o mês de setembro e sem previsão de recursos até pelo menos o fim do ano. Isso é um absurdo!

    Enquanto Paulo Guedes enriquece com dinheiro no exterior, nós estudantes que não temos as bolsas reajustadas há anos, temos nossos pagamentos atrasados. Não aceitamos!

    Por isso no dia 21/10 a Assembleia Nacional dos estudantes em meio a muitas falas importantes sobre a questão do atraso do pagamento das bolsas, foi decidido em uma votação com os representantes (estudantes) de diversos núcleos PIBID e RP do Brasil, que fosse iniciada uma paralisação no dia 22/10 até o dia 29/10, além de unificar a luta com a Mobilização Nacional em Defesa da Ciência no dia 26/10.

    Se organize e converse com seu núcleo e movimentos locais para participar da manifestação com cartazes! Também teremos panfletos e espaço para falas.

    Para mais informações acesse o grupo geral do Telegram “PIBID e RP – Nacional”: https://t.me/joinchat/ecDhh1Nrt7diN2Mx

  • Reunião com estudantes que tiveram matrícula cancelada – Segunda-feira, 17h, online!

     

    POR MAIS TRANSPARÊNCIA E ATENÇÃO AOS ESTUDANTES! Contra os cancelamentos injustos de matrículas!

    Nos últimos dias, recebemos muitas demandas de estudantes solicitando ajuda do DCE em função de cancelamento de suas matrículas, devido à suposta ausência de documentos na seleção para o ingresso via cotas na UFPel neste segundo semestre de 2021. Alguns relatos dão conta de que suas matrículas foram canceladas sem serem avisados de forma transparente do motivo.

    No dia 16 de outubro, uma reportagem fui publicada no Jornal Diário Popular com detalhes de dois casos de estudantes que enfrentam este problema. Sabemos que não são casos isolados!

    Por isso, propomos esta reunião no intuito de coletivizar nossa luta contra possíveis injustiças que estejam sendo cometidas pela PRAE. Entendemos que a seleção para as cotas deva ser rígida para prevenir fraudes que também sabemos que acontecem, mas de forma alguma pode ser injusta e promover uma barreira para que estudantes que realmente tem o direito ao acesso via cotas na universidade tenham seus sonhos interrompidos.

    Por isso, participe da reunião nessa segunda-feira, às 17h, online. Se conheceres alguém que enfrenta este problema ajude-nos a chagar nestas pessoas! Vamos à luta!

    Ações do DCE:
    – A gestão DCE é pra lutar conquistou por meio do diálogo uma reunião periódica com a PRAE para levar reivindicações e debater sobre a assistência estudantil. A primeira reunião será na terça-feira, dia 26 de outubro.

    – Também estamos na comissão do Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e da Extensão (COCEPE) que está discutindo a grande reprovação de estudantes nas cotas L1 e L2. Esta comissão quer saber onde estão os problemas dos editais que estão impedindo estudantes que tem direito.

    Reportagem sobre este assunto
    https://www.diariopopular.com.br/geral/graduacao-que-se-tornou-uma-incognita-165326/

  • Conselho extraordinário de CAs e DAs nesta quinta-feira, 21/10 às 17h30, continuará discussão sobre próximos calendários acadêmicos – Participe!

    Nesta quinta-feira (21), às 17h30, será realizado um novo Conselho de DAs e CAs da UFPel para debater o Calendário Acadêmico de 2022.

    O Conselho é um espaço aberto a falas de qualquer estudante da instituição! Participe e traga as demandas de seu curso!

    Confira abaixo a convocatória na íntegra:

    CONSELHO EXTRAORDINÁRIO DE CENTROS E DIRETÓRIOS ACADÊMICOS – CONVOCATÓRIA 19/2021

    A Mesa do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPEL convoca os representantes dos Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPEL e demais alunos para a *REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA* na próxima *QUINTA-FEIRA (21/10/21) às 17h30.*

    A reunião ocorrerá através de uma sala virtual. O link será disponibilizado às 17h nos e-mails cadastrados dos DA’s e CA’s e no grupo do WhatsApp do Conselho.

    *Pauta:*
    1. Propostas e demandas dos cursos sobre o retorno das aulas presenciais e calendário acadêmico 2022, para constarem no documento a ser enviado pelo DCE para a PRE;
    2. Outros assuntos de interesse geral.

    Para o credenciamento dos CA’s e DA’s, deve-se:
    – CA’s e DA’s em exercício: encaminhar ata de posse e estatuto para o e-mail do Conselho (apenas em caso de ainda não haver sido enviada).
    E-mails devem ser encaminhados em, no máximo, 1h antes da reunião.
    E-mail do Conselho: conselhocasdas.ufpel@gmail.com

    Todos os alunos têm o direito e o dever de cobrar a presença do seus respectivos centros e diretórios acadêmicos no Conselho. A reunião é aberta à toda comunidade acadêmica da UFPel.

    Mesa do Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFPel
    CATO, CAFV, DAN

  • Assembleia Nacional do PIBID e Residência Pedagógica dia 21/10, 19h- #capespagueasbolsaspibiderp – Participe!

    O Movimento PIBID e Residência Pedagógica Resiste está organizando uma Assembleia Nacional de estudantes para organizar a luta contra o atraso do pagamento das bolsas. Nós do DCE UFPEL nos somamos nessa luta e ajudamos a divulgar as ações organizadas de maneira autônoma pelo movimento! Sabemos que Bolsonaro é o grande (ir)responsável pelo atraso bem como pelos cortes na ciência e na educação! É hora de lutar! Participe!!!
    • Entenda a construção
    No dia 18/10/2021 ocorreu a primeira reunião dos representantes Estudantis Nacionais do PIBID e Residência Pedagógica. Foi decidido realizar uma Assembleia Geral nessa quinta-feira, dia 21/10/2021, que será Transmitida no canal do YouTube. Acesse no link a seguir: linktr.ee/pibid.rp.resiste 
    • Mobilizações de QUINTA-FEIRA 21/10:
    – Dia de mobilização pelas redes usando a #capespagueasbolsaspibiderp
    – Outras ações locais como aulas públicas, atos e outras manifestações
    • Assembleia:
    – Será transmitida pelo YouTube
    – Na sala do zoom uma pessoa delegada por subprojeto (com direito a voto)
    – Pautas: Abertura (Fala com o resumo da reunião do dia 18/10) / Próximos Passos (Atos, Ações Conjuntas)
    • Quem é o Movimento?

    São estudantes de todo o Brasil organizados de forma autônoma, bolsistas dos programas da Capes PIBID e Residência Pedagógica. Cada subprojeto define uma pessoa delegada para participar de uma articulação por universidade, cidade estado (de acordo com a realidade de cada local). A partir das discussões locais, traçam uma coesão nas ações nacionais.

    • Objetivos do movimento

    Ter garantia que receberão as bolsas previstas até o fim do edital e nos próximos; Manutenção do PIBID e Residência Pedagógica na formação docente; Correção do valor da bolsa de acordo com os índices monetários atuais.

    Acompanhe o Instagram do movimento Resiste Pibid e RP (@pibid.rp.resiste) • Fotos e vídeos do Instagram

  • Live do DCE dessa sexta-feira, 15/10, sobre os próximos calendários está gravada no Youtube e Facebook

    Na última quinta-feira, dia 07 de outubro, uma comissão do DCE UFPel é Pra Lutar se reuniu com o gabinete da vice-reitoria, representantes da Pró-reitoria de Ensino (PRE) e da coordenação de diversidade e inclusão. Na pauta esteve a proposta inicial da PRE para os próximos calendários acadêmicos e o cronograma de consulta à comunidade. Esta live tem por objetivo explicar e trazer para debate essa proposta inicial. Traga suas dúvidas e opiniões sobre, vamos nos mobilizar!

    Aproveite e inscreva-se no canal do DCE e fique atendo às nossas lives! Estamos construindo um DCE ativo!

  • BASTA de cortes e atrasos nas Bolsas! Fora governo Bolsonaro!

    O Governo Bolsonaro cortou 92% dos recursos para pesquisas. BASTA!

    Já estão acontecendo cortes na UFPel. Ficamos sabendo de atrasos nas bolsas dos programas de educação tutorial (PET), em projetos da pedagogia e letras, bem como na residência pedagógica. Não podemos aceitar!

    Não é de hoje que a realidade das universidades e institutos de pesquisa são marcados pelos cortes infundados do governo federal!

    Nos últimos dias, a pedido do ministro da economia Paulo Guedes, R$ 690 milhões foram cortados do orçamento em pesquisas, fundamentais para o desenvolvimento científico, esses cortes comprometem a manutenção de programas como PET, PIBID e projetos de Iniciação Científica.

    Enquanto presenciamos inúmeros escândalos de corrupção e gastos exorbitantes em leite condensado e cortes de carne superfaturados adquiridos pelo governo, a subsistência de diversos estudantes está sendo inviabilizada pelo atraso no pagamento e cortes de bolsas.

    No último ano, a sociedade brasileira percebeu que o conhecimento produzido nas universidade é crucial no combate ao coronavírus, os cortes na educação e o negacionismo de Bolsonaro desencadeou mais de 600 mil mortes, as quais poderiam ter sido evitadas.

    Em 2019, o movimento estudantil deu o recado para barrar o projeto future-se e derrubar o ministro da educação, nesse momento, de ameaça à nossa permanência na universidade pública, é preciso mais uma vez OCUPARMOS AS RUAS PARA BARRAR O PROJETO DE SUCATEAMENTO E DESMONTES DA CIÊNCIA BRASILEIRA.

    Por isso, nós do DCE UFPEL CONVOCAMOS CADA ESTUDANTE A SOMAR FORÇAS NA LUTA PELO IMPEACHMENT DE BOLSONARO, pela urgência da nossa permanência na universidade e pela manutenção do desenvolvimento em ensino, pesquisa e extensão!

    Hoje, às 18h haverá plenária da União Nacional dos Estudantes para deliberar as próximas manifestações, em breve, divulgaremos o calendário de mobilização nacional do movimento estudantil.

    #UFPEL
    #ForaBolsonaro #elenãopodecontinuar #acienciaderrubamitos