O mais recente projeto do Ministério da Educação, “Future-se”, vem sendo fortemente debatido dentro e fora das Universidades Públicas. Para que os estudantes, docentes […]
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas – Gestão TUA 2019/2020 vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade à vereadora Fernanda […]
O mais recente projeto do Ministério da Educação, “Future-se”, vem sendo fortemente debatido dentro e fora das Universidades Públicas. Para que os estudantes, […]
O mais recente projeto do Ministério da Educação, “Future-se”, vem sendo fortemente debatido dentro e fora das Universidades Públicas.
Para que os estudantes, docentes e demais funcionários da UFPel possam conhecer melhor o projeto e quais suas implicações para o futuro da nossa Universidade, a gestão TUA do Diretório Central dos Estudantes elaborou uma agenda de plenárias para debater e esclarecer o Future-se.
A segunda plenária acontecerá no Campus Capão do Leão, na quarta feira, 04 de Setembro, às 12 horas no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – FAEM.
Contamos com a presença de todas(os) que queiram debater educação e a universidade brasileira no atual contexto político de desmonte do ensino público.
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas – Gestão TUA 2019/2020 vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade à vereadora Fernanda Miranda (PSOL).
Durante uma sessão na câmara de vereadores de Pelotas-RS, a vereadora sofreu com atos machistas dos vereadores Anderson Garcia (PTB), Roberto Ney (PP) e também com conivência do atual presidente da câmara Fabrício Tavares (PSD) perante estes atos retrógrados.
Condenamos todo tipo de atitude que vá contra os direitos das minorias e não aceitamos nenhuma forma de opressão contra as mulheres, que tem em seu histórico lutas por direitos, liberdade e igualdade.
É nítido que no presente cenário político, atitudes como as apresentadas pelos vereadores de: desrespeito e interrupções nos espaços de fala, juntamente acompanhados de referências de baixo escalão promovidas contra a vereadora, se mostram um absurdo e um desrespeito a todas, principalmente em um espaço pouco ocupado pelas mulheres como a política.
Ressaltamos que a dificuldade em garantir o espaço de fala da vereadora reforça as opressões vividas cotidianamente pelas mulheres e insultam todas que lutam por respeito e direitos.
Por fim, o DCE repudia veementemente as interrupções que expressam posições contínuas de machismo para com a vereadora Fernanda Miranda, que tem em sua vida um histórico de lutas pelos direitos das mulheres e apoiada na força da mulher brasileira se encontra em espaços de disputa colocando-se prontamente como uma figura de reconhecimento e valorização a todas as mulheres.
Ademais, nos solidarizamos com ela pelo absurdo e injustificável constrangimento sofrido no último dia 27 de agosto. O debate sobre questões políticas não pode retroceder para a barbárie de agressões machistas. Não aceitaremos nenhum passo atrás na luta por direito e representatividade feminina!
O mais recente projeto do Ministério da Educação, “Future-se”, vem sendo fortemente debatido dentro e fora das Universidades Públicas.
Para que os estudantes, docentes e demais funcionários da UFPel possam conhecer melhor o projeto e quais suas implicações para o futuro da nossa Universidade, a gestão TUA do Diretório Central dos Estudantes elaborou uma agenda de plenárias para debater e esclarecer o Future-se.
A primeira plenária acontecerá no Campus Anglo, nesta quarta feira, 28 de agosto, às 17 horas no saguão em frente à cantina.
Contamos com a presença de todas(os) que queiram debater educação e a universidade brasileira no atual contexto político de desmonte do ensino público.
Participantes confirmados:
Diretora do CLC (Vanessa Damasceno)
Diretora da FAT (Isabel Rasia)
Diretor do CDTec (Tiago Collares)
GACI e ViTech (Luciano Agostini)
Professor da Computação (Paulo Ferreira)
Chefe do Núcleo Administrativo da Faculdade de Nutrição (João Carlos Hirdes)
O Sarampo é uma doença viral grave e pode ter complicações sérias para a saúde, porém é facilmente evitada através da vacina. Sendo assim, a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida informa a comunidade universitária sobre o calendário de imunização, orientações sobre o Sarampo e atualização das carteiras de vacinas na UFPEL.
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO:
CAMPUS CAPÃO DO LEÃO – Posto Médico
Dia 22 de agosto, quinta-feira das 09:00h às 17:00h
Dia 29 de agosto, quinta-feira das 09:00h às 17:00h
OBS: É necessário trazer a carteira de vacinas e um documento de identificação.
Quem deve receber a vacina:
Adultos não vacinados: Até 29 anos – 2 doses
De 30 a 49 anos – 1 dose
Em caso de dúvidas entre em contato através do email csqv@ufpel.edu.br ou pelo Telefone (53) 32843981.
Quem tem direito ao passe livre?
– Estudantes com renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.
Quais os trechos de deslocamento cobertos pelo passe livre?
– Estudantes residentes nas cidades de Rio Grande, São José do Norte e Capão do Leão que estudam em Pelotas (nas diferentes Unidades Acadêmicas da UFPel);
– Estudantes residentes nas cidades de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas que estudam no Campus Capão do Leão da UFPel.
Como e onde fazer o cadastro no passe livre?
1º PASSO – Realização do cadastro junto à União Estadual dos Estudantes (UEE) e a confecção da carteirinha no valor 35,00 R$. (O valor da certeira será reembolsado, aos estudantes beneficiários da PRAE).
Conforme a Lei Federal nº 12.933 e o Decreto nº 8.537, é vedada a cobrança da Taxa de Confecção para estudantes que comprovarem estar inscritos no CadÚnico.
São necessários os seguintes documentos:
a) Carteira de identidade (RG)
b) Atestado de matrícula ou atestado de vínculo com a UFPel
c) Foto 3×4
O atestado de vínculo pode ser obtido no Cobalto: “Aluno/Consulta/Vínculo” ou no link https://cobalto.ufpel.edu.br/academico/alunos/vinculo
2º PASSO – Cadastro na Metroplan – Envio dos documentos necessários através da página da PRAE e agendamento da entrevista. Os documentos a serem enviados diferem entre bolsistas e não bolsistas da PRAE.
Situação 01 – Estudantes bolsistas da PRAE
Estudantes que são atendidos pela PRAE em pelo menos um programa de assistência
estudantil. Os documentos necessários são:
– Foto 3×4;
– Atestado de matrícula atualizado;
– Histórico escolar atualizado;
– RG e CPF;
– Carteirinha da UEE;
– Comprovante de residência. ATENÇÃO: caso o(a) aluno(a) não for o titular do comprovante de residência, favor anexar uma declaração do titular (assinada) descrevendo quem são os moradores da residência e qual a sua relação (se o imóvel é alugado, da família, etc). Essa declaração deve vir acompanhada de cópia do RG do Titular do comprovante apresentado.
O atestado de bolsista da PRAE será emitido no momento da entrevista.
Para o cadastro acesse o link: Passe Livre – Estudantes bolsistas da PRAE:
Situação 02 – Estudantes não bolsistas da PRAE
Estudantes não bolsistas da PRAE necessitam apresentar os documentos abaixo. Muita atenção ao documento de Declaração da Composição Familiar (Anexo I), que precisa ser preenchido e assinado com reconhecimento de firma em cartório. Comprovantes de renda dos membros da família devem também ser apresentados. Informações sobre esses documentos podem ser obtidos no Anexo II.
Anexo I – ANEXAR AQUI
Anexo II – ANEXAR AQUI
– Foto 3×4;
– Atestado de matrícula atualizado;
– Histórico escolar atualizado (obrigatório para quem utilizou o passe livre em 2017);
– RG e CPF;
– Carteirinha da UEE ou AERGS ou comprovante de pagamento da carteirinha;
– Comprovante de residência. ATENÇÃO: caso o(a) aluno(a) não for o(a) titular do comprovante de residência, favor anexar uma declaração do titular (assinada) descrevendo quem são os moradores da residência e qual a sua relação (se o imóvel é alugado, da família, etc). Essa declaração deve vir acompanhada de cópia do RG do titular do comprovante apresentado;
– Declaração de composição familiar (Anexo 1). ATENÇÃO: Este documento precisa ser assinado e ter firma reconhecida em cartório;
– Comprovantes de renda familiar (verificar a relação de documentos conforme o tipo de atividade no Anexo 2). ATENÇÃO: Todos os comprovantes devem ser digitalizados em um único documento.
Para o cadastro acesse o link: Passe Livre – Estudantes não bolsistas da PRAE:
RENOVAÇÃO SEMESTRAL (APENAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE)
Estudantes que tiveram cadastro no benefício no primeiro semestre letivo devem solicitar a renovação.
Em casos de renovação, os documentos solicitados são: a) atestado de matrícula do segundo semestre letivo; b) histórico escolar atualizado (incluindo as disciplinas e notas do primeiro semestre).
Para encaminhar a renovação acesse: (formulário de renovação):
15/08 – Quinta feira – Campus II, 09:00 as 18:00
16/08 – Sexta Feira – Campus II, 09:00 as 18:00
19/08 – Segunda Feira – Sede do DCE campus Capão do Leão , 09:00 ao 12:00
19/08 – Segunda Feira – Sede do DCE campus II (Calourada),14:00 as 18:00
20/08 – Terça feira – Sede do DCE campus Capão do Leão , 09:00 as 16:00
21/08 – Quarta feira – Campus Anglo térreo, 09:00 as 19:00
22/08 – Quinta Feira – Sede do DCE campus Capão do Leão – 09:00 as 16:00
23/08 – Sexta Feira – Campus II – 14:00 as 19:00
A luta não pode parar! Dia 13 de Agosto, às 16:30, no Largo do Mercado Público de Pelotas, estudantes e trabalhadores se unirão contra os cortes na educação e contra as políticas ameaçadoras do Governo Bolsonaro e do Ministério da Educação, hoje liderado por Abraham Weintraub.
O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Pelotas convida a todas(os) para participarem do ato e da caminhada a ser realizada para lutarmos pela nossa Universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada.
Mais informações podem ser encontradas na página do evento, Paralisação Nacional da Educação – Pelotas, RS no Facebook.
Em 2014 com o início das obras no trevo de saída da cidade houve uma portaria no CONSUN de que as aulas no campus Capão do Leão teriam o seu início às 8h30m. A conclusão de tais obras serviu de base para o ad referendum do reitor derrubando essa decisão, assim fazendo com que o início das aulas voltasse a ser às 8h.
No entanto, o DCE UFPel entende que o horário das aulas deva compreender outros pontos além da realização ou não de obras nas vias de acesso, podendo ser citado como um ponto a ser levado em consideração as(os) estudantes que não residem na cidade de Pelotas/Capão do Leão e que precisam se deslocar de suas cidades até o campus.
Há diversos aspectos que pesam nessa decisão da retomada do horário de 8h como início das aulas, entre eles estão: a) o problema técnico e logístico da diferença dos horários das aulas que ocorrem nos câmpus de Pelotas e do campus Capão do Leão; b) a exigência de parte do corpo docente de que o horário seja às 8h, ou até mesmo às 7h30m; c) a falta de uma proposta organizada de horário que seja do interesse das(os) discentes.
Em conversa com a reitoria, o DCE UFPel se dispôs a elaborar juntamente com as(os) estudantes uma proposta a ser apresentada que unifique os horários de todos os campi da universidade, sem prejudicar as(os) discentes, tanto (as)os que residem próximo aos campi quanto as(os) que residem longe. Tal processo se construirá no decorrer do semestre, consultando a comunidade estudantil.
Além da elaboração da proposta de horários, acreditamos que seja necessária a implementação de uma política de empatia com as(os) estudantes, em que seja levado em consideração a realidade daquelas e daqueles que diariamente se deslocam de suas cidades por longos trajetos em busca de uma educação pública, gratuita e de qualidade, flexibilizando a frequência do primeiro período das(os) que comprovadamente vivem essa realidade.
MUDANÇAS IMEDIATAS:
– A Reitoria se comprometeu a entrar em contato com as prefeituras das cidades que estão ao redor da universidade, solicitando a adequação do transporte intermunicipal com a nova realidade do campus Capão do Leão;
– A Reitoria entrou em contato com a empresa Santa Silvana (sardinha) solicitando a adequação de seus horários;
– Os novos horários do transporte de apoio da UFPel já foram adequados à nova realidade.
Pouco antes do começo do semestre letivo de 2019/02, o DCE foi convidado pela PRAE, juntamente com o Núcleo de Transportes, para encontrar um outro ponto para o ônibus de apoio em substituição ao que hoje se encontra na Igreja Cabeluda.
Por que a mudança no ponto da Cabeluda?
A prefeitura de Pelotas exige a realocação do ponto por diversos fatores, incluindo a preservação do patrimônio histórico ali presente e a não concentração de fluxo de veículos grandes nas ruas do centro histórico da cidade. Também é pedido da Diocese da igreja essa realocação, que já estava sendo exigida a tempos.
Foram levantados pontos ou critérios para a escolha do novo local?
A partir do Plano Diretor da Cidade de Pelotas, foram avaliadas todas as ruas nos arredores da igreja procurando um local que fosse acessível e atendesse às necessidades da comunidade acadêmica, mantendo uma localização central e respeitando as leis municipais.
O Núcleo de Transporte teve papel fundamental no levantamento das opções, sendo que houve apenas um único ponto viável, tendo em vista o Plano Diretor de Pelotas. O único local disponível foi a esquina da rua XV de Novembro com a Dom Pedro II (entre Dom Pedro II e 3 de Maio), onde seria possível a alocação da parada, não havendo outras opções a serem discutidas.
O DCE segue em busca da melhoria nas paradas dos ônibus de apoio da UFPel, e se manterá ativo nas decisões e mudanças ocorridas na Universidade.