Início do conteúdo
    Notícias
  • NOTA DE REPÚDIO: Contra os ataques ao PRONERA

    🚩 O Diretório Central dos Estudantes da UFPel vem por meio desta nota REPUDIAR VEEMENTEMENTE a fala de Luiz Alberto Grossi, Diretor do Interior do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).

    Em entrevista publicada no último sábado (02/07) no jornal Diário Popular, o mesmo foi extremamente infeliz e racista ao dizer que pessoas do campo e indígenas são desqualificados para estudar medicina, associando o ingresso de estudantes vindos do campo a uma possível desqualificação do curso.

    🔺 Até o momento a UFPel foi responsável pela formação de 139 estudantes em turmas especiais do PRONERA. Essa política pública, conquistada pelos povos do campo, é uma forma de democratização do acesso à educação em um país tão desigual quanto o Brasil.

    🚩 O DCE apoia o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e os movimentos sociais que buscam a abertura de turma especial de medicina humana para assentados.

    Convidamos a FAMED e o Diretório Acadêmico da Medicina a se manifestarem.

    POR UMA UNIVERSIDADE POPULAR! 🚩✊🏻✊🏼✊🏽✊🏾✊🏿

     

    Fala do Diretor do Interior do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS), Luiz Alberto Grossi.

  • Resultados da pesquisa de satisfação dos RU

    🥗 POR UM RU DE QUALIDADE

    Mediante as crescentes denúncias de descaso com os estudantes que frequentam os Restaurantes Universitários da UFPel, tornamos público o resultado da pesquisa de satisfação aplicada no final do semestre 2022/2.

    🚩 Os resultados desse questionário mostram com os números alarmantes de insatisfação e relatos tristes o que já era de conhecimento público: a negligência do restaurante ganhador da licitação (NorteSul) e da reitoria/PRAE com a saúde dos estudantes.

    Os Restaurantes Universitários são ponto central da permanência estudantil para maior parte da comunidade acadêmica, é vergonhoso que a situação que vem a cada dia se tornando mais insustentável fique sem respostas pelas partes envolvidas.

    Quer ver a análise completa? Clica aqui!

    🚩 Enviamos esse relatório para a PRAE e Reitoria cobrando um posicionamento e medidas para melhorar essa condição que a cada dia se torna insustentável.

    🚩 ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE NÃO É DIREITO, É DEVER DA UFPEL COM OS ESTUDANTES.

    DCE UFPEL É PRA LUTAR! 🚩✊🏻

  • NOTA DE REPÚDIO: Contra os ataques à população trans!

    VIDAS TRANS IMPORTAM! 🏳️‍⚧️

    Diante dos casos de ataques transfóbicos sofridos por toda comunidade nas paredes dos mais variados campus (e principalmente no Centro de Artes), dentro das salas de aula e espalhados por toda cidade, expressamos nosso repúdio a toda e qualquer forma de reprodução de ódio contra essas pessoas. TRANSFOBIA É CRIME.

    Vivemos no país que há 13 anos é o que mais mata pessoas trans. Historicamente essas pessoas são marginalizadas e excluídas dos espaços que são seus por direito, dentro da universidade isso não é diferente.

    Gostaríamos também de reforçar que esses movimentos transfóbicos tem caráter fascista e servem para reforçar ideias de movimentos conservadores.

    Nós como gestão eleita por todos, todas e todes estudantes da UFPel não aceitaremos e estamos trabalhando para construir uma universidade para todes!

    Em conjunto a nossa nota compartilhamos também a do COLETIVO TRANS RESISTIR que trás pontos importantes a serem considerados e tem contribuído com o DCE para pensarmos ações efetivas de combate aos ataques.

     

    Confira a nota do Coletivo neste link!

     

  • PRAE abre formulário para estudantes não bolsistas que necessitam utilizar RU nas férias

    Uma reivindicação já histórica dos estudantes e do movimento estudantil da UFPel começa a avançar. Atualmente, o direito de fazer uso do Restaurantes Universitário nas férias é garantido a bolsistas integrais da PRAE e a estudantes que comprovem estarem em atividades acadêmicas. Entendemos, no entanto, que além destes há diversos outros casos de estudantes para os quais o uso do RU é extremamente essencial, visto que os RUs garantem uma alimentação saudável e digna por um preço acessível.

    No último dia 09 de dezembro, estivemos acompanhando um estudante que entregou à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) um abaixo assinado com cerca de 700 assinaturas de estudantes que reivindicam ou apoiam este direito, junto a um ofício do Diretório Central dos Estudantes que reforça a importância desta reivindicação em um período de crise econômica, atraso e cortes de bolsas de pesquisa, ensino e extensão. No dia 14, realizamos uma reunião com a gestão da UFPel para tratar do tema. Ainda que não tenhamos conseguido a total liberação de acesso ao RU para não bolsistas, a PRAE admitiu a possibilidade de abrir um formulário para ter uma dimensão do número de interessados e a partir disso, construir uma proposta.

    É extremamente importante que todos interessados façam o preenchimento do formulário para que servirá como um levantamento para a PRAE.

    ACESSE FORMULÁRIO AQUI

    O preenchimento do formulário, no entanto, não significa a liberação imediata do uso do RU. Após levantamento da necessidade os pedidos serão analisados individualmente pela PRAE, sendo possível o chamamento para entrevista e solicitação de documentos comprobatórios de renda. Sabemos que ainda temos muito para avançar no amplo acesso à alimentação digna e qualidade para todos estudantes! Para além disso, avançar na garantia de alimentação digna para todo povo brasileiro, visto que hoje mais de 15 milhões enfrentam a insegurança alimentar.

    O DCE UFPel seguirá pressionando para o mais amplo acesso de garantia a este direito básico para todas e todos. A luta continua!

  • Audiência Pública sobre Cortes na Educação e os Impactos em Pelotas e região será realizada nesta quarta na Câmara de Vereadores

    Na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, será realizada uma Audiência Pública, na Câmara de Vereadores de Pelotas, para debater a situação das instituições de ensino superior, que ao longo do último ano vêm sofrendo, sucessivas vezes, com cortes e bloqueios orçamentários. A proposição é do vereador Jurandir Silva (PSOL), feita após uma reunião entre reitoria e entidades que representativas da educação, como Adufpel, Asufpel, DCE UFPel e Sinasefe.

    Esta audiência será mais um importante momento para debatermos com a sociedade e denunciarmos o desmonte que vem ocorrendo na educação pública. De reafirmarmos a importância da educação pública e das instituições como a UFPel e o IFSul e o quanto elas são importantes para Pelotas e região! Educação de qualidade é um direito do povo trabalhador! Chega de cortes!

     

    🗓️ 14 de dezembro (quarta)

    ⏰ 19h

    📍 Plenário da Câmara Municipal de Vereadores (Quinze de Novembro, 207 – Centro)

  • Assembleia reúne comunidade acadêmica e tira calendário de lutas

    Foto: Luiz H. Schuch

    Foi realizada nesta quarta-feira, dia 07, no Campus II da UFPel uma assembleia geral da comunidade para discutir a agenda de lutas e outras pautas pertinentes para a mobilização contra o bloqueio do governo federal. A pedido de estudantes que ocupam o Campus II, a DCE UFPEL – Gestão DCE é pra Lutar antecipou em um dia a assembleia, levando ela para pátio interno do Campi que foi ocupado na última terça-feira à noite.

    Dezenas de estudantes, servidores técnicos administrativos participaram para debater esse momento crítico de ataque as Universidade e aos estudantes. A abertura da assemblai contou com falas de membros da Mesa de Conselhos de DAs e CAs, representantes do DCE e do Ocupação UFPel.  Após isso, foi aberto para falas gerais. Por fim, foi deliberado a tirada de uma calendário de embolizações contra o bloqueio.

    Confira encaminhamentos da assembleia:

    – Criação de um Comitê de Luta com entidades estudantis, sindicais e movimento social de Pelotas
    – Assembleia com os pós-graduandos (nesta quinta-feira, 08)
    – Arrecadação de cestas básicas para os bolsistas
    – Adesão à paralisação da ANPG/UNE até o pagamento das bolsas
    – Panfletagens diárias
    – Carta à UEE-RS e à UNE socializando a experiência da ocupação na UFPel e demandando ocupações em todas as universidades
    – Documento das demandas dos estudantes, como reajuste das bolsas, o reconhecimento da pós como vinculo trabalhista, mais assistência estudantil, mais dinheiro para as universidades
    – 12/12 Panfletagem no HE e nas UBS da UFPel com material específico dos bolsistas da saúde e residentes
    – 14/12 Mostra de Cursos da UFPel + Ato

     

  • Agenda de mobilização segue nesta quinta na UFPel, confira atividades:

     

    A mobilização contra o calote do governo federal, que deixou estudantes sem bolsas e auxílios, segue nesta quinta-feira, dia 08. Às 14h vai rolar uma assembleia geral de estudantes de Pós-graduação da UFPel, junto ao movimento de ocupação no Campus II.

    Na sequência, às 17h, a mobilização deve seguir no Calçadão de Pelotas, com panfletagem e um ato. Por fim, às 19h, haverá uma Assembleia Geral da Faculdade de Educação, na sala 352, na FAE.

     

     

  • Assembleia de mobilização contra os cortes nesta quarta no Campus II

    O DCE UFPel – Gestão DCE é pra Lutar, convoca a todos os estudantes da Universidade para comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL que será realizada às 17h do dia 07/12/22 (quarta-feira) no Campus II da Universidade.

    A Assembleia tem como objetivo reunir estudantes, conselheiros de CA’s e DA’s, servidores e representantes da gestão da UFPel para debater pauta única: CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO CONTRA OS CORTES DAS BOLSAS DA UFPel.

    Ou seja, a discussão será no que tange quais as atitudes e mobilizações devemos tomar como movimento estudantil e como instituição contra esses cortes, que prejudicam diretamente os estudantes.

    O DCE age no sentido de organizar o movimento dos estudantes, construir uma base forte e sólida e pensar quais atitudes e movimentos são mais efetivos para garantir que haja uma reversão deste cenário. Por isso, consideramos esta Assembleia imprescindível para decidir os próximos passos da nossa luta! Contamos com a presença e participação de todas e todos.

  • Nova gestão do DCE UFPel toma posse em reunião do Conselho de DAs e CAs

     

    A nova gestão do DCE UFPel tomou posse oficialmente na manhã do último sábado (03), em reunião ordinária do Conselho de Diretórios e Centros Acadêmicos. A Chapa 1 “DCE é pra Lutar” foi a vencedora, obtendo 1.027 votos (60,27%) em disputa com outras duas.

    A reunião foi realizada na sede do DCE, na rua três de maio. O membro da mesa do Conselho, Neuto Felipe Marques, representante do Diretório acadêmico Anna Nery (DAAN) – Enfermagem – deu início a reunião às 10:32. Estiveram presentes no ato representantes da Comissão Organizadora das Eleições (COE), representantes de DAs e CAs, membros da chapa eleita, estudantes em geral, além de representantes da Associação Docentes ADUFPel.

     

    Membro da COE, o estudante Vinicius Kaiser fez um breve repasse sobre o processo eleitoral e resultado final da votação que foi realizada pelo Sistema de votação On-Line Helios voting. Além disso, informou sobre o repasse das contas de redes sociais, e-mail e chaves da sede para membros da chapa eleita.

    Confira ata do Conselho na íntegra: ATA 08_2022.