PRAE abre formulário para estudantes não bolsistas que necessitam utilizar RU nas férias

Uma reivindicação já histórica dos estudantes e do movimento estudantil da UFPel começa a avançar. Atualmente, o direito de fazer uso do Restaurantes Universitário nas férias é garantido a bolsistas integrais da PRAE e a estudantes que comprovem estarem em atividades acadêmicas. Entendemos, no entanto, que além destes há diversos outros casos de estudantes para os quais o uso do RU é extremamente essencial, visto que os RUs garantem uma alimentação saudável e digna por um preço acessível.

No último dia 09 de dezembro, estivemos acompanhando um estudante que entregou à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) um abaixo assinado com cerca de 700 assinaturas de estudantes que reivindicam ou apoiam este direito, junto a um ofício do Diretório Central dos Estudantes que reforça a importância desta reivindicação em um período de crise econômica, atraso e cortes de bolsas de pesquisa, ensino e extensão. No dia 14, realizamos uma reunião com a gestão da UFPel para tratar do tema. Ainda que não tenhamos conseguido a total liberação de acesso ao RU para não bolsistas, a PRAE admitiu a possibilidade de abrir um formulário para ter uma dimensão do número de interessados e a partir disso, construir uma proposta.

É extremamente importante que todos interessados façam o preenchimento do formulário para que servirá como um levantamento para a PRAE.

ACESSE FORMULÁRIO AQUI

O preenchimento do formulário, no entanto, não significa a liberação imediata do uso do RU. Após levantamento da necessidade os pedidos serão analisados individualmente pela PRAE, sendo possível o chamamento para entrevista e solicitação de documentos comprobatórios de renda. Sabemos que ainda temos muito para avançar no amplo acesso à alimentação digna e qualidade para todos estudantes! Para além disso, avançar na garantia de alimentação digna para todo povo brasileiro, visto que hoje mais de 15 milhões enfrentam a insegurança alimentar.

O DCE UFPel seguirá pressionando para o mais amplo acesso de garantia a este direito básico para todas e todos. A luta continua!

Publicado em 20/12/2022, na categoria Notícias.