Conheça o NEPFIL Online

NEPFIL online é um projeto editorial vinculado ao Núcleo de Ensino de Pesquisa em Filosofia da UFPel, e que vem produzindo (desde 2014) um novo conceito em publicação de livros digitais através do acesso livre (gratuito) e irrestrito (viabilizando a inclusão dos materiais publicados em Projetos Pedagógicos de Cursos de diversas instituições e servindo como apoio aos estudantes de ensino superior e da educação básica). O NEPFIL online tem por finalidade divulgar pesquisas de relevância e impacto estratégico em temas filosóficos e interdisciplinares (coletâneas, livros autorais, anais de eventos e traduções de verbetes da Stanford Encyclopedia of Philosophy). O NEPFIL online é uma editora associada à Câmara Brasileira do Livro (CBL), agência responsável pelo cadastro da publicação, por tal razão todos os livros são registrados com um número de ISBN. Desde 2017, o NEPFIL online possui um acordo de cooperação com a Editora da UFPel para a publicação de livros em duplo selo.

Apesar dos direitos autorais de primeira publicação ficarem vinculados ao NEPFIL online, os autores podem realizar segunda publicação em outra editora (especialmente para versões impressas) e são protegidos por meio da licença Creative Commons 4.0, a qual permite o compartilhamento por meio de uma licença jurídica gratuita. O prazo de publicação para cada proposta editorial depende da avaliação técnica (normas editoriais) e da avaliação (double-blind peer review) por parte de nosso Comitê Editorial (composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros). Atualmente o NEPFIL online possui duas séries: Série Dissertatio Filosofia e Série Investigação Filosófica. A Série Investigação Filosófica é uma parceria do NEPFIL online com o Grupo Investigação Filosófica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e, mais recentemente, também com o Grupo Orientalismos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para janeiro de 2024 está previsto o lançamento de uma nova série “Miradas Disruptivas: Educação, Filosofia e Direito” em parceria com o Grupo Decolonialismo (em especial com pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade do Rio Grande).

Clique aqui para ser direcionado ao site do NEPFIL!

Publicado por em 18/08/2023, nas categorias Filosofia, Publicações.