Universidade Federal de Pelotas lança edital pioneiro de bolsas de iniciação científica para estudantes do ensino médio

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está dando um passo inovador na integração entre o ensino básico e o acadêmico com o lançamento de um programa piloto de bolsas de iniciação científica para estudantes do ensino médio. O objetivo deste programa é fortalecer os laços entre a universidade e as escolas de ensino médio, oferecendo aos alunos oportunidades valiosas de envolvimento com a pesquisa desde cedo.

Nesta primeira edição, o programa disponibilizará 10 bolsas para estudantes de escolas participantes da rede pública. Segundo o Coordenador de Pesquisa da UFPel, Marcos Britto Correa, a expectativa é que o programa seja um sucesso e possa ser expandido em breve, com a possibilidade de captação de recursos de agências de fomento.

Uma característica única deste edital é a exigência de apresentação de um plano de trabalho na inscrição, adaptado à realidade dos estudantes do ensino médio. Esse plano será avaliado e terá peso na seleção dos bolsistas.

“Queremos mais do que apenas inserir um estudante do ensino médio na rotina de projetos em andamento. Queremos que o estudante tenha um plano de atividades próprio, que o ajude a compreender claramente o problema de pesquisa que pretende resolver, e que seja adequado ao seu nível de formação”, explica Marcos Britto Correa.

O objetivo é atrair os estudantes para o mundo da pesquisa, plantando a semente para futuras carreiras científicas. Essa iniciativa representa um passo importante para incentivar o interesse pela ciência desde os primeiros anos do ensino médio e promover a formação de uma nova geração de cientistas.

A abertura deste edital é um marco significativo na busca pela democratização do acesso à pesquisa científica e na promoção da inclusão de jovens talentos no cenário acadêmico.

As inscrições estão abertas até o dia 26/04/2024 pelo módulo de bolsas do Cobalto. O plano de trabalho deverá ser enviado em e-mail específico conforme as normas do Edital, que pode ser conferido na íntegra abaixo.

EDITAL PBIP_EM

Post original: PRPPG

Publicado por em 09/04/2024, nas categorias Pesquisa, UFPel.