Economia, Política e Desenvolvimento Internacional

O grupo de pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” tem como objetivo investigar as transformações internacionais onde o mundo em desenvolvimento tem papel de destaque.

Conta com três linhas de pesquisa:

  • Poder Global e Desenvolvimento do Capitalismo
  • Governança Internacional e Mundo em Desenvolvimento
  • Política, Tributos e Participação


As discussões tem como recorte teórico-metodológico a Economia Política Internacional e a Política Internacional Contemporânea admitindo os mais variados métodos das ciências sociais aplicadas.

O grupo de pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” foi criado em 2020 e esta vinculado ao curso de Relações Internacionais e ao Programa de Pós-Graduação Em Ciência Política da UFPel . Coordenado pelo Prof. Dr. William Daldegan, conta com pesquisadores de inúmeras instituições de ensino superior do Brasil. Atualmente desenvolve pesquisa com financiamento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Ademais, é registrado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pode ser acessado pelo link abaixo: 

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/561547