Projetos em desenvolvimento:

Projeto de Ensino: Para além das Fronteiras: Videoconferências em RI (Cod. 2212)

“Para além das Fronteiras: videoconferências em RI” é um projeto por meio de parcerias com grandes centros de estudos nacionais e internacionais e com o auxílio de recursos de comunicação digitais, oferece videoconferências com pesquisadores renomados acerca de temas ligados as relações internacionais. Aberto a toda a comunidade acadêmica e da região.

Tem com objetivo apresentar e debater pesquisas altamente qualificadas na área de Relações
Internacionais promovendo o diálogo e intercâmbio com grandes centros de estudos nacionais e
internacionais.

Para mais informações acesse: https://wp.ufpel.edu.br/epdi/para-alem-das-fronteiras-videoconferencias-em-ri/

Projeto de Pesquisa: BRICS E CHINA: Uma análise da Política Internacional Contemporânea (Cod. 4393 / FAPERGS 22/2551-0000605-1)

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul formam o BRICS. Diferentes em inúmeros aspectos, esses países têm mantido reuniões regulares desde 2009 para tratar pautas da agenda internacional. As diferenças não impedem que consensos sejam criados no BRICS, como também não geram quaisquer constrangimentos para iniciativas individuais e paralelas de seus membros. Alguns exemplos são: o Fórum de Diálogo IBAS, a Organização para Cooperação de Xangai (SCO), a Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) e a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI). A China tem destaque nos três últimos sendo promotora da BRI. Ora, a multiplicidade de iniciativas concomitante ao BRICS e, sobretudo, a participação da China nelas, suscita questionamentos acerca da interação entre os cinco membros e as ambições envolvidas. Especialmente o fato de que, apesar da não formalização, o BRICS permanece uma arena política para interação de seus membros.

Diante do exposto, toma-se como problema de pesquisa a análise da política internacional contemporânea (2009 – dias correntes) na qual os Brics, em especial a China, tem adotado ações individuais de promoção de acordos e alianças em detrimento do aprofundamento da interação e das potencialidades no âmbito do BRICS.

>> Este projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS (Edital 10/2021 ARD/ARC)

Projeto de Pesquisa: Estado, Mercado, Desigualdade: um debate acerca do desenvolvimento internacional (Cod. 3678)

O Estado, além do seu território, povo e instituições, detêm poder e riqueza. O Mercado, espaço donde os fluxos financeiros e comerciais são transacionados, também pode ser considerado detentor de poder e riqueza. Todavia, poder e riqueza são mensurados a partir de parâmetros nem sempre claros. Estes, por vezes, conformam-se na desigualdade. O dabate acerca do desenvolvimento internacional exige, pois, um esforço analítico que abarca as interações entre Estado e Mercado permeados por padrões de desigualdade. O desenvolvimento internacional é, portanto, reflexo de um conjunto de ações e estratégias, exitosas ou não, aplicadas ao longo do tempo por diferentes atores imersos num sistema internacional em constante transformação.

Como objetivo geral têm-se a analise das relações de poder e riqueza permeadas por padrões de desigualdade entre os diferentes atores internacionais e seu impacto no desenvolvimento internacional contemporâneo.

A Economia Política Internacional oferece um instrumental teórico-conceitual pertinente assim como é complementado pela discussão estabelecida em Política Internacional Contemporânea. O uso, portanto, desse arcabouço exigirá sobretudo tendo em vista o objetivo da pesquisa de analisar as relações de poder e riqueza e seu impacto no desenvolvimento internacional de metodologia em que se associe métodos qualitativos e quantitativos. Desse modo, têm-se como métodos principais para o desenvolvimento dessa pesquisa: revisão bibliográfica, análise documental, análise de conteúdo. Como ferramentas metodológicas complementares, o uso de softwares livres para o trato do grande volume textual tais como AntConc e VOSviewer.