Atividades de Pesquisa e Ensino: O Laboratório de Etologia foi projetado para atender as atividades teóricos/práticas da disciplina de Etologia ofertada nos cursos de graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária, e da disciplina (QUAL) ofertada no Programa de Pós-graduação em Zootecnia, nos níveis Mestrado e Doutorado. Trata-se ainda de uma unidade experimental, para a condução de pesquisas em comportamento  e bem-estar animal.

Análises desenvolvidas: Testes de tolerância ao calor (bovinos, aves e ovinos). Avaliação de recursos de conforto térmico. Climatização. Análise de comportamento animal. Estudos de termorregulação. Testes de telessensores. Estudos de estresse e bem-estar.

Equipamentos: Conta com equipamentos básicos para pesquisa, como termohigrógrafos, termômetros, termohigrômetros, globotermômetros, balanças, estufas, freezers, geladeira, destilador, microscópios, computadores em rede, gaiolas e piquetes experimentais, câmera termográfica, drone, binóculo, luxímetro, etc.

Estágios: Oferece estágios para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Pelotas e outras instituições.