O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi criado em 1977 em nível de mestrado e 2000 de doutorado. Durante os anos em atividade o Programa sempre buscou atuar nas diferentes áreas de pesquisa que envolvem a Zootecnia/Recursos Pesqueiros. Inicialmente o foco maior do curso foi no desenvolvimento da pesquisa básica em nutrição animal (ruminantes e não ruminantes) e dos sistemas de produção animal. Logo foram se desenvolvendo as linhas de pesquisa em melhoramento e reprodução animal e de piscicultura.
Atualmente o PPGZ está vinculado de forma direta no cenário de produção pecuária do sul do Brasil. As linhas de pesquisa do Programa estão ajustadas em conformidade com as necessidades e demandas dos setores vinculados aos sistemas produtivos animais. O PPGZ está integrado de forma direta com o mercado, buscando adequar o perfil do seu egresso para a atuação junto a órgãos públicos ligados ao ensino e pesquisa, bem como com a iniciativa privada, que hoje se destaca numa representativa absorção de egressos do Programa. Além disso, desde a criação em 2008 do curso de graduação em zootecnia, o PPGZ tornou-se um importante elo entre a pós-graduação e graduação (através dos cursos de zootecnia, veterinária e agronomia da UFPel), realizando de forma significativa a interação entre os alunos de todos os níveis e complementando a formação destes com qualidade uma vez que muitas ações em pesquisa ocorrem vinculadas a tais iniciativas. Como resultado final, há a formação de profissionais com maior capacidade e com maior preparo para as oportunidades do mercado de trabalho em zootecnia.
Outro fato importante da atual dinâmica de atuação do PPGZ é o seu maior relacionamento com órgãos públicos de pesquisa e inovação (EMBRAPA) em diversos locais do Brasil, bem como a busca cada vez maior de interação com a iniciativa privada. Neste item, tem-se buscado cada vez mais a criação de dispositivos que favorecem a relação entre as entidades para que possam ocorrer maiores produções científicas que qualifiquem os alunos do Programa, além de modificar substancialmente o perfil do egresso e gere uma maior capacitação de todo o pessoal envolvido no processo de formação de pessoas.