LABORATÓRIO DE CARNES:

Atividades de Pesquisa e Ensino: O Laboratório de carnes foi projetado para atender as atividades teóricos/práticas da disciplina de graduação: Avaliação de carcaça, ofertada nos cursos de graduação em Zootecnia e Medicina Veterinária e  no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, nos níveis Mestrado e Doutorado. Trata-se ainda de uma unidade experimental, para a condução de pesquisas de qualidade de carcaça e carnes.

Análises desenvolvidas:  Capacidade de retenção de água; perdas durante o cozimento, perdas por descongelamento; determinação da força de cisalhamento (FC); análise sensorial, análise instrumental da cor da carne.

Equipamentos: conta com equipamentos básicos para pesquisa, como termômetros, texturômetro, lâmina, balança semi-analítica, grill, freezers, geladeira, forno elétrico, computadores em rede, reagentes, vidraria, etc.

Estágios: são ofertadas vagas de estágios para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Pelotas e outras instituições.

Avaliação de carcaças:

Objetivos

Reconhecer o crescimento dos tecidos que compõem o corpo do animal e estabelecer sua relação com os parâmetros que influem na qualidade de uma carcaça. Proporcionar conhecimentos práticos e desenvolver o senso crítico que propicie uma análise das técnicas que permitem uma avaliação de carcaças. Identificar um animal de qualidade para produção de carne e avaliar carcaças e praticar os métodos e técnicas de avaliação de carcaça.

Análise sensorial:

Proporocionar as condições para estudos, seleção e treinamento de equipe nos diferente métodos de análise sensorial.

Equipamentos

Câmara fria, balança de plataforma, serra fita, mesa de desossa, balança digital para pesagem dos cortes, peagâmetro digital, Aparelho para teste de compressão (teste Warner-Bratzler Shear force), fogão a gás com forno com temperatura regulável, forno a gás, congeladores com várias capacidades e triturador.

Mesa para testes descritivos, 06 cabines individuais para testes discriminativos, balança eletrônica, 01 geladeira, fogão 06 bocas, 01 microondas 42 L, balcão com tampo inox, forno elétrico marca Fischer e termômetros de forno.