O Laboratório de Nutrição Animal (LNA) tem como finalidade realizar analises físico-químicas e biológicas de forragens, produtos e matérias primas utilizadas na elaboração de rações para alimentação animal, e materiais biológicos coletados em ensaios de pesquisa.  O laboratório visa contribuir com a formação dos estudantes possibilitando atividades didáticas dentro do laboratório e auxiliar discentes de graduação e pós-graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

O laboratório está situado no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, e beneficia o curso de Zootecnia (FAEM), Agronomia (FAEM) e Medicina Veterinária (FV). São realizadas diferentes análises de materiais destinados a alimentação e nutrição animal seguindo rigorosamente protocolos de análises para garantir qualidade e confiabilidade nos resultados.

Análises recorrentes:

– Análise com método de Weende

– Análise com método de Van Soest

– Digestibilidade in vitro

Resumo dos equipamentos

O laboratório possui uma variada gama de equipamentos para a realização de análises relacionada a composição e digestibilidade de alimentos entre outras análises. Dentre eles estão:

– Capela de Exaustão de gases
– Bloco digestor
– Extator de Soxhlet
– Homogeneizador e triturador
– Estufa com circulação de ar forçado
– Estufa de secagem
– Mufla
– Bureta eletrônica
– Determinador de FB, FDN e FDA
– Incubadora de liquido ruminal
– Destilador de nitrogênio

– Balanças de precisão

– Etc.