O PPGZ atualmente possui em vigor intercâmbios com diversos países como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, Colômbia, Paraguai, Uruguai entre outros. Alunos de pós-graduação do Programa têm participado do Programa CAPES de doutorado sanduíche no exterior. As Universidades no exterior para onde os alunos do PPGZ realizaram seus estudos foram as seguintes:
– University of Wyoming – EUA
– University of North Caroline – EUA
– Universidad de Barcelona – Espanha
– Universidad de Zaragoza – Espanha
– Clemson University – South Carolina
– University of Kentucky – EUA
Além deste seguimento de intercâmbio, alguns professores do Programa possuem vínculo direto com professores estrangeiros onde há constante busca de trocas de experiência, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Os Professores Eduardo Xavier e Fernando Rutz possuem interação com a University of Kentucky onde ambos realizaram seu doutoramento. O Professor Fernando Cardoso realizou seu doutorado na Michigan State University e até o momento realiza interação em pesquisa na área de Melhoramento Animal. O professor Cássio Brauner realizou parte de seu doutoramento na University of Wyoming e até o momento interage diretamente com os professores/pesquisadores daquela instituição. Por duas oportunidades nos últimos anos o PPGZ promoveu a vinda de professores daquela Universidade em atuações conjuntas com outros Programas de Pós-Graduação da Universidade e apoio direto da CAPES para promover a ampliação de iniciativas voltadas à pesquisa e inovação tecnológica. O Professor Victor Roll realizou no ano de 2013 um período de pós-doutoramento na Universidad de Barcelona onde houve diretamente uma ampliação de pesquisas na área de não ruminantes. A Professora Arione Boligon, que iniciou suas atividades no Programa em 2014, possui convênio em pesquisa com a University of Winsconsin, oportunizando assim o maior intercâmbio entre as instituições no âmbito do melhoramento animal.
Em 2018 a doutoranda Cláudia Demarco iniciou seu período de estágio sanduíche no exterior na universidade de Wyoming (EUA) com bolsa do PDSE. Naquela instituição, a doutoranda realizará experimentos na área de nutrição de ruminantes e metabolismo, bem como investigando a utilização de coprodutos da agropecuaria na alimentação daqueles animais. Também em 2018 a doutoranda Jéssica Halfen iniciou período de estágio de doutorado no exterior na universidade de South Dakota State nos EUA. Em parceria direta com aquela instituição, a doutoranda recebe bolsa complementtatória da instituição estrangeira para a realização de experimentos em nutrição e metabolismo de ruminantes.
Em 2019 um professor e uma doutoranda do Programa iniciaram seus trabalhos no exterior atráves do Programa CAPES PRINT, o qual o PPGZ possui um projeto em vigência. O Prof. Eduardo Schmitt iniciou seu período de docente junior no exterior na University of Florida, sob supervisão do Prof. José Eduardo Portella Santos. Pelo mesmo Programa a doutoranda Suélen Nunes da Silva iniciou período de estágio sanduíche no exterior na North Caroline State University.