O PPGZ também conta com o apoio de Laboratórios de outros departamentos da UFPEL que dão suporte as pesquisas e apoiam a formação dos estudantes do PPGZ no sentido de incrementarem suas análises experimentais possibilitando melhores publicações e respostas científicas.

Central Analítica

O PPGZ conta também com a Central Analítica da Universidade Federal de Pelotas, tendo sido criada em 2006 (através do MCT/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA), e envolvendo três Institutos Básicos (Instituto de Biologia, Instituto de Física e Matemática e Instituto de Química), com o apoio dos cursos de Odontologia, Veterinária, Agronomia, Química de Alimentos e Ciência e Tecnologia Agroindustrial. A Central foi consolidada em 2007, e passou a ter o seu funcionamento com equipamentos de última geração, disponibilizados a todos os Programas de Pós-Graduação da UFPEL. Dentre os equipamentos disponíveis, pode-se citar: espectofotômetro de absorção atômica, cromatógrafo gasoso com detector FID, calorímetro diferencial de varredura, analisador eletroquímico, microsmômetro, eletroforese 2D, eletroforese em campo pulsado, citômetro de fluxo, estufas de CO2, centrífugas, criostato, sistema de purificação de água, câmara fria, ultrafreezer, cabine de segurança biológica, microscópio eletrônico de varredura, dentre outros.

LPCVet-UFPel

Localização: O Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (LPCVet-UFPel) localiza-se anexado ao Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel, na cidade de Capão do Leão.

Objetivo: O LPCVet-UFPel conta com uma gama de exames complementares, que além de auxiliarem no diagnóstico, tratamento e prognóstico de casos clínicos de pacientes atendidos no HCV-UFPel, também são utilizados por alunos da pós graduação para a realização de diversos projetos de pesquisa, extensão e ensino.

Avaliações feitas: Equipado com diversas ferramentas como microscópios, contador hematológico e analisador bioquímico automatizados, hemogasômetro e coagulômetro, o LPCVet atende à demanda de clínicos e cirurgiões de animais domésticos de pequeno e grande porte, além de animais selvagens, sendo as amostras de espécies canina, eqüina, felina e ovina as mais freqüentemente recebidas. Dentre os exames disponibilizados na rotina laboratorial então os exames hematológicos (hemograma, concentração de proteínas plasmáticas totais, concentração de fibrinogênio plasmático, contagem de reticulócitos e pesquisa de hemoparasitas), os exames bioquímicos (mais de 10 marcadores), urinálise, exame parasitológico de pele, citologias vaginal, de pele e de secreção auricular, análise de líquor e de líquidos cavitários e citologia aspirativa e não aspirativa com agulha fina.

Laboratório de Metrologia Química (LabMeQui)

Objetivo

O grupo de pesquisa LabMeQui tem por objetivo o desenvolvimento de métodos de preparo de amostras utilizando o sistema de refluxo, sistema fechado de baixa pressão e métodos de solubilização para determinação da concentração total de elementos essenciais e potencialmente tóxicos em diferentes matrizes (alimentos, águas, lodo, fertilizantes, entre outros). Além disso, desenvolve estudos de bioacessibilidade in vitro, ou seja, simula as condições fisiológicas do organismo humano para avaliar o quanto da concentração total presente em um alimento é absorvida pelo epitélio intestinal para manutenção do organismo humano. Todas as determinações são realizadas por técnicas de espectrometria atômica e emissão óptica. O laboratório visa atender alunos de pós graduação e iniciação cientifica, bem como aulas experimentais dos cursos de Química Industrial, Licenciatura em Química, Bacharel em Química e Química de Alimentos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA).

Laboratório de Engenharia Genética Animal – LEGA

O LEGA está localizado no Instituto de Biologia – UFPel, apresenta infraestrutura e equipamentos necessários para análise de DNA e RNA.

Laboratório de Microbiologia

O Laboratório de microbiologia está localizado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTEC) curso Biotecnologia

Laboratório de Bioquimica Clínica

Este laboratório encontra-se no Prédio 29 (Bioquímica) no CCQFA, Campus Capão do Leão, UFPel sendo coordenado pelo professor Francisco Del Pino. Infraestrutura e equipamentos: É um espaço climatizado possuindo diversos equipamentos como balanças analíticas de alta precisão, três espectrofotômetros sendo um compreendendo a faixa do ultravioleta e visível, medidores de pH com eletrodos compensados por temperatura, eletrodos sensíveis a íons seletivos como fluoreto e íons cálcio, centrífugas, leitor de Elisa e de placas com culturas de células, capela de fluxo laminar, capela com exaustão externa, sistema com colunas cromatográficas e bomba peristáltica, vortex, mixer, banhos-maria, pipetadores automáticos, ultrafreezer -86C, transiluminador, NanoDrop para avaliação de ácidos nucleicos e proteínas, Real Time PCR, imuno analisador automático e analisador bioquímico automático. Cabe salientar que este laboratório também pertence ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agropecuária da UFPel, (NUPEEC)- http;//www.ufpel.edu.br/NUPEEC – que também disponibiliza sua infra-estrutura para o PPGBBio