Geaspel – Grupo de Estudos em Aves e Suínos UFPEL

Se você têm interesse em pesquisas sobre aves e suínos, atividades práticas, cursos, palestras, capacitação, você estará no lugar certo. No Geaspel, poderá participar de uma série de atividades que contribuíram na sua formação acadêmica. Click no link e visite o site do GEASPEL.

GECAP -Grupo de Estudos em Comportamento dos Animais de Produção

Por que conhecer o comportamento animal? Conhecer o comportamento animal pode melhorar o bem-estar dos animais, sua produção, além da qualidade do produto final, seja ele carne ou leite.  Os sistemas de produção podem ter melhorias em suas técnicas e métodos de criação através do conhecimento e interpretação do comportamento animal.  A etologia é uma linha de pesquisa em crescimento, que busca encontrar maneiras de entender o comportamento dos animais de produção para atingir o bem-estar e incrementar a produção animal este é o objetivo do GECAP. Faça uma visite ao site do GECAP.

GEPAF – Grupo de Estudos em Pastagens e Plantas Forrageiras

Atualmente o grupo vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa, tanto na UFPEL como na EMBRAPA (Terras-Baixas) em áreas de campos naturais e forrageiras cultivadas de ciclo primavera/verão e outono/inverno, no que diz respeito à introdução e avaliação de cultivares, produção visando utilização direta em pastejo ou visando a conservação de plantas forrageiras (feno/silagem) e produção de sementes forrageiras. Muitos trabalhos são desenvolvidos através de alunos dos cursos de pós-graduação em Zootecnia e Produção Vegetal, utilizando as infra-estruturas da UFPEL e/ou da EMBRAPA (CPACT-Terras Baixas ou CPPSUL de Bagé). Os principais objetivos são os de maximizar o aproveitamento do potencial das áreas de pastagens naturais de solos de várzea (utilizados no cultivo em rotação com o arroz irrigado, soja, milho, sorgo e outros cultivos), através de estudos de adubação destes campos nativos; estabelecimento de misturas forrageiras de ciclo hibernal (pastagens de inverno) para suprir a falta de forragem verde do campo natural, cujas plantas são de ciclo estival, não produzindo nos meses mais frios do ano. Desta forma, estas áreas podem ser utilizadas para agricultura e pecuária, com benefícios para ambos os setores de atividade.

Linhas de Pesquisa:

* Adubação de pastagens e plantas forrageiras
* Avaliação de pastagens com animais
* Avaliação de plantas forrageiras
* Conservação de plantas forrageiras
* Produção animal -carne,leite,lã, em pastagens
* Sistemas de produção de forrageiras

Foi criado em 2014, sendo sediado inicialmente na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus Palmeira das Missões. Desde 2018 integra o Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – FAEM da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, sendo um grupo multidisciplinar com foco no estudo de técnicas moleculares aplicadas ao melhoramento de espécies de animais e conservação de recursos genéticos.
Link do espelho do grupo no diretório cnpq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7882909947997433

GOVI – Grupo de Ovinocultura

O GOVI iniciou suas atividades no ano de 1979, foi oficializado em setembro de 2001 e, a partir de 2010, passou a se chamar “Grupo de Ovinos e Outros Ruminantes”. Cadastrado no CNPQ como grupo de pesquisa, tem por objetivo aprimorar os sistemas de produção a pasto, principalmente, de ovinos e caprinos.

Além da pesquisa, através de dissertações e teses, o grupo atua no ensino, na extensão e na geração de produtos tecnológicos, buscando conveniar-se a instituições públicas e privadas atuantes no seguimento de ruminantes. Suas principais linhas de trabalho estão voltadas ao manejo de ovinos e caprinos em pastejo e, pastagem e forragicultura em geral. A força produtiva do GOVI provém dos alunos de Mestrado e Doutorado do PPGZ/FAEM/UFPEL, além dos estagiários e bolsistas dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia entre outros. Motivo pelo qual tem alcançado tanto sucesso.

A missão do GOVI é desenvolver e aprimorar atividades no campo da ovinocaprinocultura multiplicando conhecimentos, para que estes, de forma simples e prática, cheguem ao produtor rural na tentativa de solucionar possíveis entraves na otimização da criação com bem estar animal.

Nema Pel – Núcleo de Estudos em Meio Ambiente

O Núcleo de Estudos em Meio Ambiente (Nema Pel) é coordenado pela Médica Veterinária Beatriz Valente e pelo Prof. Dr. Eduardo Gonçalves Xavier e está vinculado ao Departamento de Zootecnia e ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Foi criado em 2007, com o objetivo desenvolver projetos na área de biotransformação de resíduos orgânicos através de tecnologias como a compostagem e a vermicompostagem, com o intuito de auxiliar na implantação de sistemas de produção animal, economicamente viáveis, socialmente desejáveis e ambientalmente seguros, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável local. Em 2009, houve uma reprogramação do grupo, passando a atuar também em projetos de ensino e extensão. Atualmente, o Nema Pel, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Ambiental de UFPEL, está desenvolvendo o Projeto Atitude Seletiva, que visa à implantação da coleta seletiva dos resíduos produzidos no Departamento de Zootecnia.

É um grupo multidisciplinar, formado por alunos de graduação dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Sanitária e Ambiental, Zootecnia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas, juntamente com pesquisadores e técnicos da área. As reuniões do grupo ocorrem nas segundas-feiras às 12:30 horas. Contatos: nemapel412@gmail.com

Nutrirumen Grupo de Pesquisa e Extensão em Nutrição de Ruminantes

Grupo de estudos em nutrição de ruminantes da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, coordenado pelo prof. Rogério Folha Bermudes e os integrantes são acadêmicos e pós graduandos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

ZOOPREC – Zootecnia de Precisão

O Núcleo ZOOPREC – Zootecnia de Precisão foi instituído para o Monitoramento de Produção Animal envolvendo o Bem Estar Animal. Constituído por docentes do Curso de graduação e pós-graduação em Zootecnia, tem participação ativa de docentes de outras unidades, bem como, de discentes de graduação e pós-graduação em Zootecnia e áreas afins. Com o intuito de agregrar conhecimento na área de domínio – Produção Animal – dentre as ações salienta-se que os colaboradores do Núcleo desenvolvem atividades que se voltam a encontros semanais com apresentações de palestras e discussões do assunto em voga onde ocorrem também, inserções de especialistas da UFPel ou outras Instituições, seminários sobre o tema central – Bem estar Animal, treinamentos técnicos e  treinamentos dos discentes colaboradores para apresentações, elaboração de protocolos que possam ser utilizados em projetos de pesquisa, extensão ou prestação de serviços, elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão, assim como atividades compatíveis com o interesse do ZOOPREC para contribuição à ciência da produção animal.