Além de suas instalações próprias, o PPGZ conta também com o apoio de alguns Centros de Pesquisa da EMBRAPA (Clima Temperado, Pelotas-RS; Pecuária Sul, Bagé-RS e Suínos e Aves, Concórdia-SC) que dão suporte logístico, seja pelo uso de suas instalações e equipamentos, como a participação de renomados pesquisadores, como co-orientadores ou colaboradores nos projetos de pesquisa.

Embrapa Clima Temperado Estação Experimental Terras Baixas – ETB

Localizada a apenas 1 km do PPGZ tem forte atuação na cadeia produtiva do leite, a ETB abriga o SISPEL – Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária de Leite – instância física e operacional que inclui equipe de pesquisa e parceiros, rebanho experimental da raça Jersey, instalações de manejo e laboratórios (reprodução animal, nutrição animal). Destaque para o Laboratório de Qualidade de Leite, credenciado pelo MAPA, e que faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade de Leite – RBQL.

Embrapa Pecuária Sul

Nos últimos anos vários projetos (mestrado e doutorado) foram executados e tiveram sua finalização com consequente defesa de tese ou dissertação dentro desta cooperação. Neste sentido, estudantes do Programa realizam suas pesquisas de campo utilizando a estrutura da EMBRAPA Pecuária Sul. Com isso, pesquisadores desta instituição orientam e co-orientam estudantes do PPGZ, bem como ministram parte de disciplinas da pós-graduação, como também possibilitam a execução de estágios e vivência de formação de alunos da graduação da nossa universidade através destes projetos em conjunto.

Laboratório de Bioinformática e Estatística Genômica – Labegen

No laboratório de Bioinformática e Estatística Genômica são incorporados, adaptados e desenvolvidos modelos, métodos e procedimentos para o uso de dados de desempenho, de genealogia e de genótipos no melhoramento de animais de produção. As atividades incluem a estruturação e organização de bases de dados de fenótipos de interesse econômico, dados genealógicos e genotípicos de animais de produção; desenvolvimento de metodologia e ferramentas para definição econômica de objetivos de seleção, avaliação genética, estudos de interação genótipo-ambiente, estudos de expressão gênica e descoberta de marcadores moleculares para características econômicas; e suporte aos programas de melhoramento genético de bovinos e ovinos.

Embrapa Suinos e Aves

Em 2018 foi consolidado o convênio e parceria mútua entre a UFPel (PPGZ) e a EMBRAPA Suínos e Aves com sede em Concórdia – SC. Deste modo, apesar da distância, há uma grande participação de alunos do PPGZ em projetos conjuntos entre as duas entidades, realização de experimentos e utilização das demais estruturas daquela instituição de pesquisa, bem como a realização de estágios dos pós-graduandos do programa e graduandos vinculados aos projetos de pesquisa.