Início do conteúdo
Eventos vinculados al PPGCPOL
O PPGCPol convida para Palestra


 

O PPGCPol convida para Atividade

 


 

O PPGCPol convida para Palestra


 

O PPGCPol convida para o lançamento do documentário Mundo da Vida – A Sociologia de Alfred Schütz

COMUNICAMOS QUE A SESSÃO ESTÁ CANCELADA DEVIDO A PROBLEMAS NO PRÉDIO DO CINE UFPel.
Uma nova data será comunicada em breve.


 

III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias

O “III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias” é um evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores do Brasil e do exterior para discussões em torno das mais diversas abordagens teóricas situadas no campo do pós-estruturalismo, numa perspectiva transdisciplinar.

Acesse o site e o Facebook do evento para mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/ e https://www.facebook.com/simposioernestolaclauufpel/

 


 

Brasil: análise da conjuntura política e eleições 2018


 

Questão racial e representação política no Brasil

O PPGCPol convida todos/as para a palestra “Questão racial e representação política no Brasil”, a ser proferida pelo professor Carlos Machado (UnB).

A atividade faz parte do Programa de Cooperação Acadêmica, do qual participam pesquisadores dos PPGs em Ciência Política da UFPel, da UNIRIO e da UnB.

Data: 04 de dezembro de 2017

Hora: 17h

Local: Sala 206 do IFISP

 


80 anos do Estado Novo: modernização autoritária no Brasil ontem e hoje
Palestrante: Prof. Dr. Alvaro Augusto de Borba Barreto
Data: 17 de novembro de 2017, às 15h
Local: Sala 206, IFISP
 Inscrições de ouvintes no local do evento

 

II Colóquio de filosofia e pensamento político – Corrupção Política, Violência Social e Políticas Publicas

09 e 10 de outubro de 2017.


 

II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores

II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussões em torno da teoria do discurso do filósofo político argentino, Ernesto Laclau, numa perspectiva transdisciplinar.

Resumos podem  ser submetidos em 5 Grupos de Trabalho:

  1. Teoria do Discurso e seus Interlocutores
  2. Teoria do Discurso e Mobilizações Sociais na América Latina
  3. Teoria do discurso, ciência e tecnologia
  4. Teoria do Discurso e Educação
  5. Teoria do Discurso, métodos e técnicas de pesquisa.

O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS FOI PRORROGADO ATÉ 23/07/2017.

Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt/ e em https://www.facebook.com/simposioernestolaclauufpel/

 


 

V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais: Democracia e seus dilemas contemporâneos

NOTA DE CANCELAMENTO DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS (V EICS)

Vimos através desta notificar a nossos colaboradores e ao público em geral o CANCELAMENTO da quinta edição do Encontro Internacional de Ciências Sociais (VEICS), previsto para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho de 2017, na cidade de Pelotas/RS. O motivo principal para esta decisão extrema foi a negativa de financiamento público por parte das principais agências de fomento (CNPq e CAPES) para a edição atual, parcerias fundamentais nas edições anteriores. O auxílio público e o pagamento de inscrições foram as fontes de financiamento que alavancaram a execução das edições anteriores, as quais contribuíram decisivamente para a constituição do importante fórum de debate acadêmico na região sul de Brasil representado pelo Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS). A posição geográfica de Pelotas, próxima à fronteira de alguns países latino-americanos, promoveu nas edições anteriores uma ampla participação de pesquisadores de países como Uruguai, Argentina e Chile.

Justamente pelo sucesso e tamanho do EICS é que os promotores do evento, os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia, entenderam que seria temerário manter um evento do vulto do EICS contando somente com os recursos das inscrições dos participantes do mesmo. Em respeito aos colegas colaboradores e ao público acadêmico, todos merecedores de um tratamento cordial e de um evento com condições de receber as atividades previstas com condições mínimas de trabalho, foi decidido o cancelamento desta edição do V EICS.

Pedimos desculpas aos convidados para as conferências centrais e para as mesas redondas que com muita disposição e generosidade aceitaram participar do evento. Do mesmo modo, nos dirigimos aos colegas que rapidamente atenderam à convocação do evento e elaboraram e enviaram propostas de criação de GTs. Não podíamos prever, nem na hipótese mais pessimista, no momento do lançamento da convocação que as agências não atenderiam a necessidade imperiosa de financiamento do evento.

Nas respostas das agências de financiamento ao projeto do V EICS, o mérito e a relevância do evento foram destacados, ao mesmo tempo que informavam a impossibilidade do financiamento pela escassez de recursos e pela opção por outros projetos, estes prioritários na concepção das referidas agências de fomento acadêmico. É difícil entender como um evento como o EICS não é prioritário para o fomento da produção na área de Ciências Sociais. Cremos que a influência na política acadêmica das recentes transformações na política brasileira tenha tornado o conhecimento das ciências sociais e a qualificação do debate sobre temas como a democracia como algo não prioritário.

Em respeito aos nossos colaboradores, ao público acadêmico e ao compromisso com a sociedade, manteremos o esforço para tornar o conhecimento das ciências sociais prioritário, trabalhando para a consolidação da tradição que o EICS representa. O certo é que manteremos nosso esforço para contribuir para a consolidação da área de Ciências Sociais na região sul da América Latina.

Atenciosamente,

Programas de Pós Graduação de Antropologia, Ciência Política e de Sociologia da Universidade Federal de Pelotas

 

 

 

Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia da UFPel têm o prazer de convidar a comunidade científica para participar do V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais, a ser realizado entre 19 e 22 de junho de 2017 em Pelotas.

Informações sobre o evento no site https://wp.ufpel.edu.br/veics/

 

 

 

 


Edital de Retificação – V EICS

Está disponível o edital-de-retificacao-de-selecao-de-grupos-de-trabalho do V EICS.

O evento ocorrerá de 19 a 22 de junho de 2017 na UFPel.

 


V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais: Democracia e seus dilemas contemporâneos

De 19 a 22 de Junho de 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO

Os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, em Ciência Política e em Sociologia da UFPel têm o prazer de convidar a comunidade científicainstituições de ensino superior, de pesquisa e de extensão, públicas ou privadas para participarem do V EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais, que será realizado em Pelotas (RS).

Veja o edital para proposição de GTs clicando aqui.

 


Aula Pública

aula-publica-profa-luciana

 


Curso de Extensão

logo-idad-424x315O Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso promove o Curso de Extensão «Política e Psicanálise», dias 03 e 04 de outubro de 2016, com inscrições gratuitas.

Maiores informações em: https://wp.ufpel.edu.br/psicanalisepolitica/

 


IV EICS – Encontro Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças

18 a 21 de novembro de 2014 – UFPel/Pelotas/Brasil

ANAIS

Ficha Técnica

Ficha Catalográfica

Apresentação

Artigos Completos por GT

 

 

 

Translate »