V EICS

NOTA DE CANCELAMENTO DO V ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS (V EICS)

Vimos através desta notificar a nossos colaboradores e ao público em geral o CANCELAMENTO da quinta edição do Encontro Internacional de Ciências Sociais (VEICS), previsto para acontecer entre os dias 19 e 22 de junho de 2017, na cidade de Pelotas/RS. O motivo principal para esta decisão extrema foi a negativa de financiamento público por parte das principais agências de fomento (CNPq e CAPES) para a edição atual, parcerias fundamentais nas edições anteriores. O auxílio público e o pagamento de inscrições foram as fontes de financiamento que alavancaram a execução das edições anteriores, as quais contribuíram decisivamente para a constituição do importante fórum de debate acadêmico na região sul de Brasil representado pelo Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS). A posição geográfica de Pelotas, próxima à fronteira de alguns países latino-americanos, promoveu nas edições anteriores uma ampla participação de pesquisadores de países como Uruguai, Argentina e Chile.

Justamente pelo sucesso e tamanho do EICS é que os promotores do evento, os Programas de Pós-Graduação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia, entenderam que seria temerário manter um evento do vulto do EICS contando somente com os recursos das inscrições dos participantes do mesmo. Em respeito aos colegas colaboradores e ao público acadêmico, todos merecedores de um tratamento cordial e de um evento com condições de receber as atividades previstas com condições mínimas de trabalho, foi decidido o cancelamento desta edição do V EICS.

Pedimos desculpas aos convidados para as conferências centrais e para as mesas redondas que com muita disposição e generosidade aceitaram participar do evento. Do mesmo modo, nos dirigimos aos colegas que rapidamente atenderam à convocação do evento e elaboraram e enviaram propostas de criação de GTs. Não podíamos prever, nem na hipótese mais pessimista, no momento do lançamento da convocação que as agências não atenderiam a necessidade imperiosa de financiamento do evento.

Nas respostas das agências de financiamento ao projeto do V EICS, o mérito e a relevância do evento foram destacados, ao mesmo tempo que informavam a impossibilidade do financiamento pela escassez de recursos e pela opção por outros projetos, estes prioritários na concepção das referidas agências de fomento acadêmico. É difícil entender como um evento como o EICS não é prioritário para o fomento da produção na área de Ciências Sociais. Cremos que a influência na política acadêmica das recentes transformações na política brasileira tenha tornado o conhecimento das ciências sociais e a qualificação do debate sobre temas como a democracia como algo não prioritário.

Em respeito aos nossos colaboradores, ao público acadêmico e ao compromisso com a sociedade, manteremos o esforço para tornar o conhecimento das ciências sociais prioritário, trabalhando para a consolidação da tradição que o EICS representa. O certo é que manteremos nosso esforço para contribuir para a consolidação da área de Ciências Sociais na região sul da América Latina.

Atenciosamente,

Programas de Pós Graduação de Antropologia, Ciência Política e de Sociologia da Universidade Federal de Pelotas