Início do conteúdo
Corpo Docente

Docentes Permanentes do PPGCPol


Ícone Lattes Alvaro Augusto de Borba Barreto

Professor Titular no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (IFISP/UFPel). É pós-doutor em Ciência Política pela Universidade de Lisboa (2019), doutor em História pela PUCRS (2001), mestre em História pela UFRGS (1996), especialista em Ciência Política pela UFPel (1992) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1989). Tem experiência na área de História e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema político brasileiro, eleições e partidos políticos, judicialização das regras eleitorais, Era Vargas (em especial Assembleia Constituinte de 1933-34 e representação das associações profissionais).

E-mail para contato: albarret.sul@gmail.com

 Ícone LattesBianca de Freitas Linhares

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Bacharelado – 2003 e Licenciatura – 2006), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ciência Política pela mesma instituição. Realizou estágios de pós-doutorado (2011-2012 e 2012-2013) junto ao Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Cultura Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cultura política, métodos quantitativos.

E-mail para contato: biancaflinhares@gmail.com

Carlos Artur Gallo

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS, Porto Alegre, 2016], com Estágio Doutoral realizado junto à Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid [UCM, Madri – Espanha, 2014-2015]. Professor no Departamento de Sociologia e Política [DESP] e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas [UFPel]. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel [2019-2021]. É autor, entre outros, do livro ‘Um acerto de contas com o passado: crimes da ditadura, Leis de Impunidade e decisões das Supremas Cortes no Brasil e na Argentina’ [2018] e co-organizador, entre outras, da coletânea ‘Anistia: 40 anos, uma luta, múltiplos significados’ [2019], tendo publicado, ainda, capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas no Brasil e no exterior. Coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória – NUPPOME [IFISP / UFPel]. Pesquisador vinculado a Grupos de Pesquisa na ALACIP [Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada – DALC], na UFF [Núcleo de estudos sobre o Estado, instituições e politicas públicas – NEEIPP], na UFPel [Arqueologia da Repressão e da Resistência] e na UFRGS [Processos Participativos na Gestão Pública], desenvolve projetos de pesquisa focados: a) nas relações entre política e sociedade; b) na dimensão política da função jurisdicional; c) nas conexões entre memória, história, justiça e política.

E-mail para contato: galloadv@gmail.com

Ícone LattesCláudio Roberto Cogo Leivas

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2005), com estágio doutoral na Universidade da Sorbonne (Paris I). Atualmente é Professor Adjunto 3 na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política, filosofia natural, filosofia política das relações internacionais, história da óptica, metafisica e ética. Realizou atividades docentes junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB) como professor colaborador do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD/UFPel).

E-mail para contato: clleivas@gmail.com

Ícone LattesDaniel de Mendonça

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Estágio Pós-Doutoral em Ideology and Discourse Analysis (2009) na University of Essex. É Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas. Interessa-se e pesquisa os seguintes temas: pós-estruturalismo e o político, teoria do discurso, ideologia e populismo.

E-mail para contato: ddmendonca@gmail.com

Etiene Villela Marroni

Doutora em Ciência Política – Política Internacional. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas/RS (Brasil) e coordenadora / pesquisadora do Laboratório de Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico. Estuda como os Estados costeiros trabalham as políticas relacionadas à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, e como um país com um grande espaço marítimo consegue alcançar projeção internacional. Nesta linha, pesquisa o conceito de Potências Costeiras, movimento territorial/espacial dos países em direção ao oceano. No Brasil, esse espaço é conhecido como Amazônia Azul, devido ao seu enorme potencial de recursos naturais. Atualmente, dedica-se ao estudo do Planejamento Espacial Marinho em consonância com a diplomacia, envolvendo as relações multilaterais com os países em relação ao espaço oceânico. É autora de dois livros sobre Gerenciamento Costeiro no Brasil.

E-mail para contato: evmarroni@gmail.com

Ícone Lattes Guilherme Camargo Massaú

Pós-doutor na PUCRS com o Professor Doutor Ingo Sarlet; Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (Bolsista CAPES/Prosup), na linha de pesquisa “Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos?. Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (2003-2006).Professor na Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas e no Mestrado em Direito da Universidade Federal de Pelotas. Concentra seus estudos em Filosofia do Direito, História do Direito, Teoria do Estado e Direito Constitucional. Líder do Grupo de Pesquisa Global Constitutionalism, República e Solidariedade e membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Governança e Democracia. Coordenador do Global Human Dignity Project juntamente com o Prof. Dr. Ingo Sarlet. Livro: Metodologia Jurídica: Do Início da Ciência do Direito ao Iluminismo Português (ebook) Editora Atlas; O princípio republicano constituinte do mundo-da-vida do Estado constitucional cosmopolita, ed. Unijuí; O Estado de Direito e as dimesões da res publica. ed. Prismas; Princípios Constitucionais e Relações Internacionais. ed. Livraria do Advogado.

E-mail para contato: uassam@gmail.com

Ícone LattesLuciana Maria de Aragão Ballestrin

Professora Associada II de Ciência Política do Curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, é Coordenadora do PPGCPol/UFPel, Editora da Revista Sul-Americana de Ciência Política (RSuLACP) e Membro da coordenação da área de investigação de Teoria Política da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) (2018-2020). Atua na área da Ciência Política, especialmente em teoria política contemporânea (democrática, pós-colonial e global turn), procurando avançar no diálogo teórico entre pós-colonialismo e democracia. Nos últimos anos, dedica-se também ao estudo da crise global das democracias liberais.

E-mail para contato: luciana.ballestrin@ufpel.edu.br

Ícone Lattes Monika Weronika Dowbor

Monika Dowbor é doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), mestre em Sociologia pela USP (2006) e é graduada em Ciências Sociais pela mesma universidade (1999). Foi pós doutoranda do Centro de Estudos da Metrópole (2014-2015). Atualmente é Professora Visitante no PPGCPol/UFPel e pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Trabalha com a abordagem de neo-institucionalismo histórico, focando os processos de (des)institucionalização a partir de atuação de movimentos sociais nas interfaces com as políticas públicas. Pesquisa as temáticas de saúde, governança participativa, instituições participativas e social accountability. Atualmente, coordena a pesquisa sobre a participação da população em situação de rua nas políticas públicas em Porto Alegre. É apoiadora do Movimento Nacional da População de Rua – RS, signatária do 2o Manifesto Convivialista e faz parte da Rede de Participação e Democracia. Em 2022, fez estágio pós doutoral na Universidade de Strasbourg, França, sob a supervisão do prof. dr. Vincent Dubois.

E-mail para contato: mdowbor@gmail.com

Ícone LattesRosangela Marione Schulz

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado (1996) e doutorado (2003) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta no Instituto de Sociologia e Política (ISP) da Universidade Federal de Pelotas e Coordenadora da Especialização em Sociologia e Política. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, participação e representação política, movimentos sociais, sociedade civil, conselhos municipais, mídia e política, gênero. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas.

E-mail para contato: rosangelaschulz@gmail.com

Ícone LattesSilvana Schimanski

Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora associada ao InterAgency Institute (https://www.interagency.institute/). Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UNB (Bolsista CNPq), na modalidade Doutorado Sanduíche com o Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento, em Genebra-Suiça. (Institut de Hautes Études Internationales et du Développement – IHEID) (Bolsista Capes). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Bolsista CAPES). Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Ênfase das pesquisas em Relações Internacionais (Multilaterais, Bilaterais e Regionais) e Negociações Internacionais. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip) e da International Studies Association (ISA).

E-mail para contato:  silvana.schimanski@ufpel.edu.br

Ícone Lattes William Daldegan

Professor Adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) – graduação em Relações Internacionais – e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É doutor em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas. Coordena o Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” (UFPel) e é pesquisador do Grupo de Pesquisa “Moeda, Finanças e Desenvolvimento” (PUC SP). Seus temas de interesse são: Economia Política Internacional, Política Internacional Contemporânea, Desenvolvimento Internacional e Negociações Internacionais. Atualmente se dedica ao estudo do BRICS e da China em especial. Por fim, é membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina).

E-mail para contato: william.daldegan@ufpel.edu.br

 

Docente Colaborador do PPGCPol


Ícone LattesPedro Robertt

Possui graduação em Sociologia pela Universidad de La Republica do Uruguai (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Programa de Pós-graduação em Sociologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência Política. Tem se aprofundado na área de Sociologia do Trabalho pesquisando os seguintes temas: Reestruturação Produtiva, Flexibilidade, Classe Trabalhadora e Nova ética do capitalismo. Na atualidade vêm desenvolvendo pesquisas sobre o Polo Naval na cidade de Rio Grande/RS, sendo um dos coordenadores do NEPN (Núcleo de Estudos sobre o Polo Naval). É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa: Mudanças organizacionais e novas subjetividades no mundo do trabalho, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordena também o Grupo de estudos:  Trabalho e classes sociais na pesquisa sociológica, sediado na Universidade Federal de Pelotas. Outra área de atuação é na Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais, tanto no ensino de graduação e de pós-graduação quanto na apresentação de trabalhos em eventos e na publicação de artigos.

E-mail para contato: pedro.robertt@ufpel.edu.br

Estagiários de Pós-Doutorado no PPGCPol/UFPel


Felipe Corral de Freitas

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2018).

Período do Estágio: 2018 – 2022

Luis Gustavo Teixeira da Silva

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2018).

Período do Estágio: 2021 – 2022

Ícone LattesIcaro Gabriel da Fonseca Engler

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015).

Agência de fomento: PNPD/CAPES.

Período do Estágio: 2016 – 2020

 Ícone LattesCesar Alessandro Sagrillo Figueiredo

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Agência de fomento: PNPD/CAPES.

Período do Estágio: 2013 – 2014

 

 

Translate »