Início do conteúdo
Infraestrutura
1 – Laboratório de Informática (IFISP):
Em 2013, os Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia da UFPel inauguraram um novo, amplo e moderno laboratório de informática (LABIFISP) que tem também a função de sala de aula para disciplinas ligadas ao ensino de metodologias e técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas nas Áreas da Ciência Política e da Sociologia. O uso deste espaço é exclusivo de docentes e discentes ligados a ambos os Programas de Pós-Graduação mencionados e todos os equipamentos constantes foram adquiridos com recursos oriundos de editais de pesquisa ou de compra de  equipamentos que professores do PPGCPol ou do PPGS foram contemplados. Equipam este laboratório, de forma permanente, 08 computadores de última geração, sendo 04 deles iMACs, 27 polegadas, 3,2 GHz, 8GB de memória e 04 PCs, 21 polegadas, 3,5GHz, 8GB de memória, todos com acesso à internet de alta velocidade. São máquinas extremamente velozes e capazes de processar bancos de dados e softwares quali-quantitativos com qualidade e de forma ágil, além dos programas de edição de textos e de elaboração de tabelas (word, excel, pages, numbers etc.). Além destes computadores estarem devidamente instalados em estações de trabalho próprias, em mesas específicas para este fim e acompanhadas de cadeiras estofadas e giratórias, os mesmos possuem 03 licenças da versão mais recente do software de análise quantitativa SPSS e mais 03 licenças da versão mais recente do software de análise qualitativa NVIVO. Tais softwares são usados para análise de dados de pesquisas conduzidas por docentes e discentes de ambos os Programas, além de servirem como instrumentos fundamentais para aulas ou cursos de metodologia e técnicas de pesquisa. Todos os computadores têm igualmente acesso a diversas bases de pesquisa com ênfase ao “Portal de Periódicos” da CAPES, com a possibilidade de download de artigos científicos completos das mais importantes revistas científicas de diversas áreas do conhecimento. O laboratório conta ainda com Datashow, impressora, cadeiras estofadas para aulas, mesa e cadeira para professor, quadro branco, além de uma grande mesa para estudos e reuniões de grupos de pesquisa, capaz de comportar até 15 pessoas. O espaço conta ainda com Split (com ar quente/frio), equipamento não somente indispensável para proporcionar um ambiente confortável para estudo e pesquisa, mas também para a manutenção e o bom funcionamento dos equipamentos de informática disponíveis. Além dos equipamentos permanentes do laboratório, o mesmo está equipado com 15 pontos de internet e 15 de energia aos docentes e discentes que preferirem usar laptops pessoais. O espaço conta também com acesso wireless dos sinais da Biblioteca Setorial de Ciências Sociais e do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, onde está localizado no segundo andar. Para acompanhar a agenda de reservas, acessar: Laboratório de Informática.
 
Recursos de Informática
1. 08 computadores de última geração, sendo 04 deles iMACs, 27 polegadas, 3,2 GHz, 8GB de memória e 04 PCs, 21 polegadas, 3,5GHz, 8GB de memória.
2. Programas de edição de textos e elaboração de tabelas (word, excel, pages, numbers etc.).
3. 03 licenças do software de análise quantitativa SPSS.
4. 03 licenças do software de análise qualitativa NVIVO.
5. Acesso a diversas bases de pesquisa com ênfase ao “Portal de Periódicos” da CAPES, com a possiblidade de download de artigos científicos completos das mais importantes revistas científicas de diversas áreas do conhecimento.
6. 15 pontos de internet para uso de laptops.
7. Acessos wireless dos sinais da Biblioteca Setorial de Ciências Sociais e do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política.
 
2 – Biblioteca de Ciências Sociais (BCS):
Os discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política têm acesso ilimitado aos recursos da Biblioteca de Ciências Sociais (BCS), localizada no térreo do prédio do CEHUS. A Biblioteca de Ciências Sociais foi organizada em 2000, a partir da unificação das bibliotecas setoriais das seguintes unidades da UFPel: Faculdade de Educação, Instituto de Letras e Artes, Instituto de Sociologia e Política, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Cursos de Turismo e Administração Hoteleira e Hospitalar da Faculdade de Ciências Domésticas.
 
1. Acervo:
1.1 Áreas cobertas pela coleção: Educação, Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Economia, História, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Letras e Artes, Turismo e Administração de Empresas.
1.2 Tipo de material do acervo: – Livros, periódicos, folhetos, catálogos de arte, dissertações/teses/monografias – Relatórios, CD-ROM, fitas de vídeo, fitas-cassete, teses em microfichas, bases de dados (CD)
1.3 Volume do acervo (INFORMATIZADO): 49.151 – Livros: 43805v. – Periódicos: 707t. – Folhetos: 2203v. – Teses/Dissertações: 1058t. – Monografias/Relatórios: 1652t. – Material visual: 426 – Material especial: 6
1.4 Política de aquisição Seleção do material informacional é feita a partir da indicação de bibliografia por professores das disciplinas, seguindo o seguinte critério de aquisição: – Bibliografia básica: 3 exemplares – Bibliografia complementar: 2 exemplares
 
2. Produtos gerados pela Biblioteca:
– Sumários Correntes
– Relatório
– Boletins informativos
 
3. Serviços oferecidos pela Biblioteca:
– Empréstimo domiciliar
– Consulta local
– Catalogação na fonte
– Comutação bibliográfica (COMUT)
– Acesso ao Portal da CAPES
– Acesso ao Portal da Pesquisa
– IBGE
– Normatização de trabalhos técnicos científicos
– Obras em reserva
– Treinamento de uso da biblioteca
– Treinamento de uso do manual de normatização de trabalhos
– Orientação à pesquisa bibliográfica manual e automatizada (Base de Dados)
– Orientação à elaboração de referências
– Disseminação Seletiva da Informação (SDI)
– Sistema de Bibliotecas da UFPel – http://www.ufpel.edu.br/ Acesso: http://prg.ufpel.edu.br/sisbi
– Sistema de Gerencilmento de Acervo: Rede Pergamum (http://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php), instalado em 2011, com acesso eletrônico aos seguintes serviços: consulta ao acervo, reserva de materiais; fazer login para renovar materiais, consultar pendências, débitos, histórico de empréstimos e de pesquisas, salvar pesquisas, exportar referências e enviar pesquisas por email.
 
4. Espaços disponíveis
– Salas de estudo em grupo (06)
– Sala com 08 compartimentos para estudo individual
– Sala de Estudo (Programas de Pós-Graduação)
– Obras raras
– Área de acervo do IBGE (Depositária)
– Obras de referência
– Área de consulta de livros
– Área de consulta de periódicos
– Auditório para 20 pessoas
– Sala de triagem das obras recebidas
– Sala de processamento técnico
– Sala de restauração e encadernação
 
5. Participação em Programa de Informação Nacional:
– Portal de CAPES – http://www.periodicos.capes.gov.br/
– Portal da Pesquisa – www.portaldapesquisa.com.br
– COMUT – www.ibict.br (biblioteca solicitante)
– BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações http://bdtd.ibict.br/
 
6. Recursos:
A Biblioteca possui 19 computadores ligados à Internet: 11 para uso interno e 08 para os usuários consultarem o acervo. Com a implantação do Portal da Capes e da Pesquisa, muitos títulos de periódicos deixaram de ser assinados, restando os seguintes: – Estudos em Avaliação Educacional – Documenta – Presença Pedagógica – Construção e mercado – Revista Tchne
Translate »