Início do conteúdo
Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso

O Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas. Suas atividades iniciaram formalmente em 2012, a partir da principal pesquisa em curso intitulada “Ideologia e Partidos Políticos no Brasil: uma nova metodologia de classificação”. Além da pesquisa principal, que mobiliza todos os membros do Grupo de Pesquisa, outras investigações, nos níveis institucional e extra-institucional, são realizadas seja no âmbito da graduação em Ciências Sociais, seja no da pós-graduação nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciência Política. Os temas de cada investigação variam desde a análise de discursos visando conhecer a ideologia de diferentes partidos políticos brasileiros no âmbito federal, passando pela análise discursiva de movimentos da chamada nova direita brasileira, até o estudo de fenômenos políticos populistas no Brasil, na América Latina e na Europa.

Coordenação: Bianca de Freitas Linhares e Daniel de Mendonça

Acessar o site

Grupo de Pesquisa Teoria Política Global

Partindo da premissa de que a globalização reconfigurou múltiplos aspectos da vida social em geral e da política em particular, torna-se oportuno observar o comportamento da própria teoria política contemporânea mediante o contexto da globalidade. Três deslocamentos importantes justificam esta intenção: 1) o ‘global turn’ realizado pela Teoria Política após os anos 1990; 2) a emergência de um domínio localizado na fronteira disciplinar entre a Ciência Política e as Relações Internacionais nos subcampos da teoria, associado às noções ‘Teoria Política Internacional’ e ‘Teoria Política Global’; 3) o entendimento da ‘political theory as global dialogue’, chave de leitura que possibilita pensar o pós-colonialismo como teoria política e, em especial, como teoria política global (proposta do grupo). Divide-se em três linhas de pesquisa que procuram explorar as conexões entre Teoria Política, Pós-colonialismo e Democracia.

Coordenação: Luciana Maria de Aragão Ballestrin

Acessar o site 

Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória

O Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória – NUPPOME foi criado no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq em maio de 2017, vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No segundo semestre de 2018 o NUPPOME começa a ganhar fôlego, reunindo em sua equipe, além do coordenador e estudantes de graduação em Ciências Sociais da UFPel que já vinham participando de projetos de pesquisa e ensino a ele alinhados, pesquisadores e pesquisadoras de outras IES do país e do exterior. O NUPPOME tem como objetivo central realizar pesquisas e projetos promovendo o debate e a reflexão sobre as políticas de memória que foram e vem sendo criadas e implementadas em países que, com o Brasil e seus vizinhos do Cone Sul, passaram por experiências autoritárias como as ditaduras de Segurança Nacional instauradas no contexto da Guerra Fria.

Coordenação: Carlos Artur Gallo

Acessar o site

Grupo de Pesquisa Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico

O Grupo de Pesquisa Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico foi criado como projeto de pesquisa em 2013, na Universidade Federal de Pelotas, com o intuito de estudar o espaço marítimo brasileiro, a partir dos preceitos do Planejamento Espacial Marinho, com vistas à segurança e defesa do espaço nacional.

Coordenação: Etiene Villela Marroni e Eurico de Lima Figueiredo (UFF)

Acessar o site

Grupo de Pesquisa REAGE – Representação, Ativismos e Gênero

Grupo de pesquisa criado em 2015 e reativado em 2020, o REAGE tem por objetivo realizar pesquisas sobre representação, ativismos e gênero, articulando redes nacionais e internacionais de pesquisadoras/es.

Coordenação: Rosangela Marione Schulz

Acessar o site