Início do conteúdo
Grupos de Pesquisa

CEDEPEM: Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho

O Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho (CEDEPEM) é uma comunidade de estudos e pesquisas, voltada para análise do Planejamento Espacial Marinho (PEM), sob o viés da identidade brasileira. Institucionalmente, o CEDEPEM vincula-se ao Núcleo de Estudos Avançados (NEA), do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST), da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro. A criação do Centro foi uma iniciativa consolidada através de parceria institucional, oriunda do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico, firmada com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), surgida em 2013 e consolidada em 2018.

Coordenação: Profa. Etiene Villela Marroni e Prof. Eurico de Lima Figueiredo (UFF)

Acessar o site

EPDI: Economia, Política e Desenvolvimento Internacional

O grupo de pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” tem como objetivo investigar as transformações internacionais onde o mundo em desenvolvimento tem papel de destaque. Conta com duas linhas de pesquisa: Poder Global e Desenvolvimento do Capitalismo; Governança Internacional e Mundo em Desenvolvimento.

Coordenação: Prof. William Daldegan de Freitas

Acesse o site

GENINT: Grupo de Estudos e Pesquisas em Negociações Internacionais

O objetivo do grupo é desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, considerando o contexto das negociações internacionais (públicas e privadas). O grupo mantém atividades que fundamentam e norteiam a participação dos pesquisadores em eventos nacionais e internacionais (com apresentação de trabalhos), bem como a publicação em livros, revistas e periódicos. As pesquisas são abrigadas nos seguintes eixos: Organizações Internacionais e processos de tomada de decisão. Negociações Internacionais bilaterais e multilaterais (temas, atores e estratégias). Negociações no Sistema multilateral de comércio e OMC. Negociações no âmbito do comércio exterior.

Coordenação: Profa. Silvana Schimanski

Acesse o site

Global Constitutionalism, Republic and Solidarity

O Grupo de Pesquisa Global Constitutionalism, República e Solidariedade tem a finalidade de situar a república e a solidariedade e na perspectiva do global constitutionalism, já que o Brasil se encontra inserido na comunidade internacional. Com isso, quer se estabelecer análise, crítica e indicações de uma república solidária em um constitucionalismo global, como a própria concepção de república exige. Para isso, a solidariedade é invocada, a fim de trazer à discussão, a coexistência interindividual no aspecto sociojurídico. O constitucionalismo global é uma nova corrente que cresce e influencia as constituições dos Estado e seus direitos e garantias. Com isso, é possível apontar e refletir sobre os problemas existentes na realização do princípio republicano e da solidariedade e propor (possíveis) caminhos a fim de potencializar a ideia e a dinâmica constitucional no Brasil em relação aos demais Estados da comunidade internacional.

Coordenação: Prof. Guilherme Camargo Massaú

Acesse o site

IdAD: Ideologia e Análise de Discurso

 

 

O Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso (IdAD) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas. Suas atividades iniciaram formalmente em 2012, a partir da principal pesquisa em curso intitulada “Ideologia e Partidos Políticos no Brasil: uma nova metodologia de classificação”. Além da pesquisa principal, que mobiliza todos os membros do Grupo de Pesquisa, outras investigações, nos níveis institucional e extra-institucional, são realizadas seja no âmbito da graduação em Ciências Sociais, seja no da pós-graduação nos cursos de Mestrado e de Doutorado em Ciência Política. Os temas de cada investigação variam desde a análise de discursos visando conhecer a ideologia de diferentes partidos políticos brasileiros no âmbito federal, passando pela análise discursiva de movimentos da chamada nova direita brasileira, até o estudo de fenômenos políticos populistas no Brasil, na América Latina e na Europa.

Coordenação: Profa. Bianca de Freitas Linhares e Prof. Daniel de Mendonça

Acessar o site

NUPPOME: Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória

O Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME) foi criado no Diretório de Grupos de Pesquisa no CNPq em maio de 2017, vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No segundo semestre de 2018 o NUPPOME começa a ganhar fôlego, reunindo em sua equipe, além do coordenador e estudantes de graduação em Ciências Sociais da UFPel que já vinham participando de projetos de pesquisa e ensino a ele alinhados, pesquisadores e pesquisadoras de outras IES do país e do exterior. O NUPPOME tem como objetivo central realizar pesquisas e projetos promovendo o debate e a reflexão sobre as políticas de memória que foram e vem sendo criadas e implementadas em países que, com o Brasil e seus vizinhos do Cone Sul, passaram por experiências autoritárias como as ditaduras de Segurança Nacional instauradas no contexto da Guerra Fria.

Coordenação: Prof. Carlos Artur Gallo

Acessar o site

REAGE: Representação, Ativismos e Gênero

Grupo de pesquisa criado em 2015 e reativado em 2020, o REAGE tem por objetivo realizar pesquisas sobre representação, ativismos e gênero, articulando redes nacionais e internacionais de pesquisadoras/es.

Coordenação: Profa. Rosangela Marione Schulz

Acesse o site

desalinho: Grupo de Pesquisa em Globalidade Pós-Colonial e Democracia

A globalização reconfigurou múltiplos aspectos da vida social em geral e da política em particular, impactando na sua teorização contemporânea. Dois deslocamentos importantes foram observados: 1) o Global Turn realizado pela Teoria Política após os anos 1990, o qual estimulou a ampliação da escala nacional para a global de conceitos descritivos e normativos tradicionais, e 2) a emergência de um domínio localizado na fronteira disciplinar entre a Ciência Política e as Relações Internacionais em seus respectivos subcampos teóricos, associado às noções “Teoria Política Internacional” e “Teoria Política Global”. Este Grupo é orientando pelos aspectos geopolíticos do fazer teórico e suas implicações para a construção da universalidade democrática, no contexto global de desigualdades pós-coloniais.

Coordenação: Profa. Luciana Maria de Aragão Ballestrin

Acesse o site

 

 

Translate »