Início do conteúdo
Disciplinas Obrigatórias

Metodologia de Pesquisa em Ciência Política

Ementa: Objetiva subsidiar os alunos na elaboração do projeto de dissertação de mestrado. Está dividida em dois momentos: primeiramente, visa a apresentar elementos introdutórios acerca da produção de pesquisa na área da Ciência Política, buscando a construção preliminar do projeto de dissertação (tema, objeto, problema, objetivos, hipóteses). Após a construção provisória do projeto de dissertação, intenta auxiliar os alunos em relação ao conhecimento e a utilização de métodos (quantitativos e qualitativos) e de técnicas de pesquisa (técnicas de coleta, modos de organização, tratamento dos materiais) em Ciência Política convenientes para o uso específico em cada projeto.

 

Teoria Contemporânea da Democracia

Ementa: Tem por objetivo apresentar o debate acerca do paradigma elitista-liberal da democracia na Ciência Política, o qual exerce importante influência nas formulações teóricas de seus críticos. Alternativamente, propõe-se a apresentar algumas das vertentes críticas ao paradigma elitista-liberal, tais como: democracia participativa, republicanismo.

 

Seminário de Orientação

Ementa: Busca a elaboração do projeto de pesquisa do pós-graduando, com vistas a viabilizar a realização da qualificação e o desenvolvimento da dissertação. Tem por objetivo específico a realização de todos os elementos inerentes à investigação científica: construção do objeto, formulação do problema, delimitação do campo, definição de objetivos e hipóteses, escolha dos métodos e técnicas de pesquisa. Nesse sentido, a disciplina envolve um processo individualizado, a ser desenvolvido diretamente pelo orientador, a partir das necessidades e especificidades de cada projeto.

 

 

 

 

 

 

Translate »