A ordem apresentada mais abaixo no cronograma deverá ser seguida, ou seja, não há possibilidade de pular nem de antecipar etapas. Em outras palavras, o sistema Cobalto está formatado para ser seguido conforme a apresentação do calendário acadêmico.
Em razão do nosso calendário não estar acompanhando o ano civil, as ofertas das disciplinas serão da seguinte maneira:
a) Disciplinas dos semestres PARES – ofertadas para discentes do curso NOTURNO
b) Disciplinas dos semestres ÍMPARES – ofertadas para discentes do curso DIURNO
Destacamos, ainda, que o sistema prioriza, em um primeiro momento, as vagas para os discentes do curso de origem. Dessa forma, se você precisa cursar disciplinas que estão sendo ofertadas para o turno inverso, DEVERÁ aguardar o início do período de Matrículas Especiais, momento em que você pode solicitar vaga em até duas disciplinas. Para a escolha das disciplinas, atente-se para os pré-requisitos:
Para cursar ECS III – precisa ter feito antes ECS II;
Para cursar EACE III – precisa ter feito antes EACE II ;
Para cursar TPP IV – precisa ter feito antes EACE III e TPP I;
Para cursar PE IV – precisa ter feito antes PE III ;
Para cursar TPP V – precisa ter feito antes PE II, EACE III e TPP IV;
Para cursar EACE VI – precisa ter feito antes TPP III e EACE V;
Para cursar TPP VI – precisa ter feito antes EACE IV;
Para cursar PE VII – precisa ter feito antes ECS VI e todas as disciplinas obrigatórias do 1º ao 5º.
TPP VIII e PE VIII – Além de serem CO-REQUISITOS, devem ser cursadas por quem já concluiu EACE VII e todas as disciplinas obrigatórias do 1º ao 6º.
Para cursar PE IX é necessário ter cursado TODAS obrigatórias.
CRONOGRAMA
04/07/2022 – Início do período de solicitação de quebra de pré-requisito (para este pedido, preencha o Requerimento de quebra de pré-requisito e envie o arquivo na versão PDF para o e-mail cursopedagogiaufpel@gmail.com)
11/07/2022
FIM do período de solicitação de quebra de pré-requisito
Divulgação dos horários e turmas ofertadas (SEMESTRE PRESENCIAL).Para consultar as ofertas, clique nos links abaixo a partir do dia 11/07.
Dia de divulgação dos resultados das análises de quebra de pré-requisitos (por e-mail).
Início do período de Matrículas – EXCLUSIVAMENTE online
Orientações para REMATRÍCULA (não ingressantes): A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico. A ausência de matrícula poderá implicar no desligamento do curso por abandono. Você poderá realizar qualquer atividade curricular do seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos, desde que haja disponibilidade de vaga. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
Como solicitar
I – No sistema acadêmico COBALTO, acesse o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
II – O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
Orientação para ingressantes: Discentes novos são matriculados automaticamente em todas disciplinas do primeiro semestre; ou seja, não precisam realizar o procedimento de solicitação no Cobalto. (Estudantes que tiveram o pedido de Reopção aprovado na seleção do edital nº 09/2022 poderão solicitar matrícula apenas no período das correções, pois são considerados ingressantes).
19/07/2022 – FIM do período de matrículas.
20/07/2022 – Dia para você consultar sua solicitação no COBALTO. Acesse o menu Matrícula para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada, é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.
21/07/2022 – Início do período de Correção de Matrícula
Orientações: A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. IMPORTANTE: não é possível matricular-se em oferta do turno inverso no período de correção!
Como solicitar
I – No sistema acadêmico COBALTO, acesse o menu Correção de matrícula (Aluno>Cadastro>Correção de matrícula) e solicite inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.
24/07/2022 – FIM do período de Correção de Matrícula.
25/07/2022 – INÍCIO do período de solicitação de trancamento geral de matrícula para discentes que não solicitaram matrícula para 2022/1.
29/07/2022
Dia para conferir o resultado das correções no menu Matrícula no COBALTO.)
FIM: Período de solicitação de trancamento geral de matrícula para discentes que não solicitaram matrícula para 2022/1
Início das Matrículas Especiais
Orientações: A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curricular de outros cursos da UFPel. Vale destacar que os cursos de Pedagogia Diurno e Noturno são considerados cursos diferentes para essa finalidade. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina. A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
Como solicitar: acesse o Cobalto e siga o caminho ALUNO > CADASTROS > MATRÍCULA ESPECIAL. O curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação. Caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.
31/07/2022 – FIM: Solicitação de matrícula especial – 2022/1
01/08/2022 – Inicio do semestre letivo 2022/1
03/08/2022 – Dia para conferir no Cobalto o resultado da solicitação de matrículas especiais.
A Prefeitura de Pelotas aderiu ao programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação e lançou edital público para seleção de voluntários para atuarem no auxílio da alfabetização em escolas públicas municipais. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) é responsável pelo processo que irá selecionar 55 assistentes de alfabetização, mais cadastro de reserva, para atuação em 37 escolas nas turmas de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. As inscrições devem ser feitas de 15 a 22 deste mês no link e o edital completo pode ser acessado no site do Município.
O programa Tempo de Aprender tem o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, visando ao acompanhamento da aprendizagem dos alunos por meio da atenção individualizada. A jornada tem duração de oito meses e envolve cursos de capacitação para os professores e os voluntários.
Conforme o edital, os candidatos devem ser formados ou estarem cursando Pedagogia para participar da seleção. Os assistentes de alfabetização receberão uma ajuda de custo por turma que assumir. Todo o trabalho será realizado de forma presencial nas escolas.
O Instituto Pető por meio da Universidade de Semmelweis, junto ao Consulado-Geral da Hungria em São Paulo, está realizando uma consulta específica para identificar universidades que formam especialistas na área de pedagogia, educação especial e reabilitação, e que teriam interesse em estabelecer colaborações (programas de bolsas e de intercâmbio e pesquisas conjuntas) com a universidade húngara. O Instituto trabalha com o “Método Pető”, que é uma educação condutiva, criada entre as décadas 1940-50 pelo médico húngaro Dr András Pető, que entendeu os distúrbios motores como dificuldades de aprendizagem. Devido a isso, os programas de educação condutiva são orientados como tarefas de aprendizagem, pois as pessoas, com sequelas de lesão cerebral, precisam aprender a controlar e coordenar seus movimentos. A educação condutiva envolve todos os aspectos da funcionalidade – do funcionamento físico à comunicação, do desenvolvimento cognitivo à interação social, à experimentação e à aceitação psicológica, bem como a forma como todos esses componentes interagem.
Por gentileza, encontrem a seguir, um vídeo fornecendo uma visão geral do método:
https://www.youtube.com/watch?v=SLkk1MwOROc
As atividades do Instituto se concentram em três grandes áreas: treinamento de condutores (especialistas atuando usando o método acima mencionado), serviços de terapia condutiva e operação de instituições educacionais de terapia condutiva:
– No âmbito do treinamento de condutores, eles oferecem principalmente um curso de bacharelado em inglês e um treinamento profissional.
– Como parte do serviço terapêutico, eles realizam desenvolvimento terapêutico para crianças no exterior
Para informações adicionais acesse os seguintes links:
https://semmelweis.hu/english/
https://semmelweis.hu/pak/en/
As indicações devem ser feitas até o dia 10/06/2022.
A Coordenação de Relações Internacionais da UFPel promove, em conjunto com a Fundação Estudar, uma live com a especialista em ensino superior no exterior Beatriz Alvarenga. O evento é exclusivo para estudantes da UFPel. No encontro serão apresentadas as diferenças entre a pós-graduação no Brasil e no exterior, os processos de candidatura, as oportunidades de bolsas de estudos e de cursos gratuitos de inglês, além de outros tópicos relacionados.
A atividade acontecerá no dia 24 de maio, às 19h, pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link. O acesso à reunião será encaminhado por e-mail.
A Faculdade de Educação divulga Edital de Bolsista para a Revista Cadernos de Educação.
O período de inscrição é de 18 de abril de 2022 até às 23h50min do dia 26 de abril de 2022.
Para concorrer a vaga, o acadêmico deve ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. Outros requisitos incluem matricula regular com bom desempenho acadêmico em curso de graduação na UFPel (Pedagogia, Letras, Jornalismo, Computação, Design) e conhecimentos de informática e mídias digitais.
O candidato não pode receber outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE.
Comunicamos que a Faculdade de Educação constituiu uma comissão para planejar o retorno presencial das atividades acadêmicas. A comissão é constituída por representantes dos docentes, técnicos e discentes e está trabalhando para que o retorno ocorra da forma mais tranquila e segura possível.
Estão abertas as inscrições para as Rodas de Conversa e Oficinas da III Semana Integrada de Acolhida do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel.
As oficinas e rodas de conversa são abertas a toda a comunidade acadêmica da UFPel.
Segue a programação das atividades:
08/03 (terça-feira), das 16h às 17h – Roda de Conversa: Possibilidades do Apoio Pedagógico da PRAE para teu sucesso no desempenho acadêmico
10/03 (quinta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Cobalto, Portal Institucional e E-Aula para Ingressantes
11//03 (sexta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Comunicação em Libras
A professora Caroline Terra de Oliveira está organizando o projeto de ensino “Ciclo de estudos sobre Educação Ambiental”, no formato de grupo de estudos, que irá ser desenvolvido em cooperação com o Instituto Federal Mato Grosso – Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste.
Início do projeto: 15/03/2022
Fim do projeto: 30/09/2022
São encontros quinzenais (terças, das 9h às 11h), através de plataforma online.
Será estudado o conceito de Educação Ambiental e os conflitos ambientais no Brasil como metodologia para o ensino desta área no contexto escolar. Então, abordar-se-á os conflitos de terra no Brasil, a questão indígena, uso de agrotóxicos, entre outros temas. Todos estes temas são muito importantes para serem explorados na escola de educação básica.
Quem tiver interesse pode enviar e-mail com os dados de identificação (nome completo, curso, matrícula) para caroline.terraoliveira@gmail.com
A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP-PROGEP) informa que a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está realizando em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, a seleção de candidatos(as) à vaga no curso de Introdução à Língua Chinesa- Chinês I.
Serão ofertadas 12 (doze) vagas, destinadas a docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes da UFPel, com vínculo ativo.
Para obter maiores informações sobre o edital e o link para as inscrições, consultar: o Edital 07/2022.
Exibindo registro(s) 91 a 100 de 101 encontrado(s).
O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.