Início do conteúdo
    Notícias
  • INFORMAÇÕES PARA AS MATRÍCULAS 2022/01

    Importante!!!

    A ordem apresentada mais abaixo no cronograma deverá ser seguida, ou seja, não há possibilidade de pular nem de antecipar etapas. Em outras palavras, o sistema Cobalto está formatado para ser seguido conforme a apresentação do calendário acadêmico.

     

    Em razão do nosso calendário não estar acompanhando o ano civil, as ofertas das disciplinas serão da seguinte maneira:

    a) Disciplinas dos semestres PARES – ofertadas para discentes do curso NOTURNO

    b) Disciplinas dos semestres ÍMPARES – ofertadas para discentes do curso DIURNO

    Destacamos, ainda, que o sistema prioriza, em um primeiro momento, as vagas para os discentes do curso de origem. Dessa forma, se você precisa cursar disciplinas que estão sendo ofertadas para o turno inverso, DEVERÁ aguardar o início do período de Matrículas Especiais, momento em que você pode solicitar vaga em até duas disciplinas. Para a escolha das disciplinas, atente-se para os pré-requisitos:

    • Para cursar ECS III – precisa ter feito antes ECS II;
    • Para cursar EACE III – precisa ter feito antes EACE II ;
    • Para cursar TPP IV – precisa ter feito antes EACE III TPP I;
    • Para cursar  PE IV – precisa ter feito antes PE III ;
    • Para cursar  TPP V – precisa ter feito antes PE IIEACE III e TPP IV;
    • Para cursar  EACE VI – precisa ter feito antes TPP III EACE V;
    • Para cursar TPP VI – precisa ter feito antes EACE IV;
    • Para cursar PE VII – precisa ter feito antes ECS VI e todas as disciplinas obrigatórias do 1º ao 5º.
    • TPP VIII PE VIII – Além de serem CO-REQUISITOS, devem ser cursadas por quem já concluiu EACE VII e todas as disciplinas obrigatórias do 1º ao 6º.
    • Para cursar PE IX é necessário ter cursado TODAS obrigatórias.

     

    CRONOGRAMA

    • 04/07/2022 – Início do período de solicitação de quebra de pré-requisito (para este pedido, preencha o Requerimento de quebra de pré-requisito e envie o arquivo na versão PDF para o e-mail cursopedagogiaufpel@gmail.com)

     

    • 11/07/2022
      • FIM do período de solicitação de quebra de pré-requisito
      • Divulgação dos horários e turmas ofertadas (SEMESTRE PRESENCIAL).Para consultar  as  ofertas, clique nos links abaixo a partir do dia 11/07.

     

    • 15/07/2022
      • Dia de divulgação dos resultados das análises de quebra de pré-requisitos (por e-mail).
      • Início do período de Matrículas – EXCLUSIVAMENTE online
        • Orientações para REMATRÍCULA (não ingressantes): A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico. A ausência de matrícula poderá implicar no desligamento do curso por abandono. Você poderá realizar qualquer atividade curricular do seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos, desde que haja disponibilidade de vaga. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
          • Como solicitar
            I –  No sistema acadêmico COBALTO, acesse o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
            II – O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
        • Orientação para ingressantes: Discentes novos são matriculados automaticamente em todas disciplinas do primeiro semestre; ou seja, não precisam realizar o procedimento de solicitação no Cobalto. (Estudantes que tiveram o pedido de Reopção aprovado na seleção do edital nº 09/2022 poderão solicitar matrícula apenas no período das correções, pois são considerados ingressantes).

     

    • 19/07/2022 – FIM do período de matrículas.

     

    • 20/07/2022 – Dia para você consultar sua solicitação no COBALTO. Acesse o menu Matrícula para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada, é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.

     

    • 21/07/2022 – Início do período de Correção de Matrícula
      • Orientações: A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. IMPORTANTE: não é possível matricular-se em oferta do turno inverso no período de correção!
        • Como solicitar
          I –  No sistema acadêmico COBALTO, acesse o menu Correção de matrícula (Aluno>Cadastro>Correção de matrícula) e solicite inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
          II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.

     

    • 24/07/2022 – FIM do período de Correção de Matrícula.

     

    • 25/07/2022 – INÍCIO do período de solicitação de trancamento geral de matrícula para discentes que não solicitaram matrícula para 2022/1.

     

    • 29/07/2022
      • Dia para conferir o resultado das correções no menu Matrícula no COBALTO.)
      • FIM: Período de solicitação de trancamento geral de matrícula para discentes que não solicitaram matrícula para 2022/1
      • Início das Matrículas Especiais
      • Orientações: A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curricular de outros cursos da UFPel. Vale destacar que os cursos de Pedagogia Diurno e Noturno são considerados cursos diferentes para essa finalidade. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina. A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
      • Como solicitar:  acesse o Cobalto e siga o caminho ALUNO > CADASTROS > MATRÍCULA ESPECIAL. O curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação. Caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.

     

    • 31/07/2022 – FIM: Solicitação de matrícula especial – 2022/1

     

    • 01/08/2022 – Inicio do semestre letivo 2022/1

     

    • 03/08/2022 – Dia para conferir no Cobalto o resultado da solicitação de matrículas especiais.
  • Prefeitura de Pelotas seleciona voluntários para programa de alfabetização

    A Prefeitura de Pelotas aderiu ao programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação e lançou edital público para seleção de voluntários para atuarem no auxílio da alfabetização em escolas públicas municipais. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) é responsável pelo processo que irá selecionar 55 assistentes de alfabetização, mais cadastro de reserva, para atuação em 37 escolas nas turmas de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. As inscrições devem ser feitas de 15 a 22 deste mês no link e o edital completo pode ser acessado no site do Município.

    O programa Tempo de Aprender tem o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, visando ao acompanhamento da aprendizagem dos alunos por meio da atenção individualizada. A jornada tem duração de oito meses e envolve cursos de capacitação para os professores e os voluntários.

    Conforme o edital, os candidatos devem ser formados ou estarem cursando Pedagogia para participar da seleção. Os assistentes de alfabetização receberão uma ajuda de custo por turma que assumir. Todo o trabalho será realizado de forma presencial nas escolas.

  • Consulado da Hungria- Universidade Semmelweis – Consulta 2022

    O Instituto Pető por meio da Universidade de Semmelweis, junto ao Consulado-Geral da Hungria em São Paulo, está realizando uma consulta específica para identificar universidades que formam especialistas na área de pedagogia, educação especial e reabilitação, e que teriam interesse em estabelecer colaborações (programas de bolsas e de intercâmbio e pesquisas conjuntas) com a universidade húngara. O Instituto trabalha com o “Método Pető”, que é uma educação condutiva, criada entre as décadas 1940-50 pelo médico húngaro Dr András Pető, que entendeu os distúrbios motores como dificuldades de aprendizagem. Devido a isso, os programas de educação condutiva são orientados como tarefas de aprendizagem, pois as pessoas, com sequelas de lesão cerebral, precisam aprender a controlar e coordenar seus movimentos. A educação condutiva envolve todos os aspectos da funcionalidade – do funcionamento físico à comunicação, do desenvolvimento cognitivo à interação social, à experimentação e à aceitação psicológica, bem como a forma como todos esses componentes interagem.

    Por gentileza, encontrem a seguir, um vídeo fornecendo uma visão geral do método:
    https://www.youtube.com/watch?v=SLkk1MwOROc

    As atividades do Instituto se concentram em três grandes áreas: treinamento de condutores (especialistas atuando usando o método acima mencionado), serviços de terapia condutiva e operação de instituições educacionais de terapia condutiva:
    – No âmbito do treinamento de condutores, eles oferecem principalmente um curso de bacharelado em inglês e um treinamento profissional.
    – Como parte do serviço terapêutico, eles realizam desenvolvimento terapêutico para crianças no exterior

    Para informações adicionais acesse os seguintes links:
    https://semmelweis.hu/english/
    https://semmelweis.hu/pak/en/

    As indicações devem ser feitas até o dia 10/06/2022.

  • Estudos no exterior são tema de live da CRInter

    A Coordenação de Relações Internacionais da UFPel promove, em conjunto com a Fundação Estudar, uma live com a especialista em ensino superior no exterior Beatriz Alvarenga. O evento é exclusivo para estudantes da UFPel. No encontro serão apresentadas as diferenças entre a pós-graduação no Brasil e no exterior, os processos de candidatura, as oportunidades de bolsas de estudos e de cursos gratuitos de inglês, além de outros tópicos relacionados.

    A atividade acontecerá no dia 24 de maio, às 19h, pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário realizar a inscrição neste link. O acesso à reunião será encaminhado por e-mail.

  • Edital de Bolsista para a Revista Cadernos de Educação

    A Faculdade de Educação divulga Edital de Bolsista para a Revista Cadernos de Educação.

    O período de inscrição é de 18 de abril de 2022 até às 23h50min do dia 26 de abril de 2022.

    Para concorrer a vaga, o acadêmico deve ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. Outros requisitos incluem matricula regular  com bom desempenho acadêmico em curso de graduação na UFPel (Pedagogia, Letras, Jornalismo, Computação, Design) e conhecimentos de informática e mídias digitais.

    O candidato não pode receber outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE.

    Mais detalhes podem ser encontrados no Edital – Bolsista Revista Cadernos de Educação.

  • Retorno Presencial FaE

    Comunicamos que a Faculdade de Educação constituiu uma comissão para planejar o retorno presencial das atividades acadêmicas. A comissão é constituída por representantes dos docentes, técnicos e discentes e está trabalhando para que o retorno ocorra da forma mais tranquila e segura possível.

    Informações serão divulgadas oportunamente.

  • Convite aos alunos de graduação (veteranos e calouros)

    Estão abertas as inscrições para as Rodas de Conversa e Oficinas da III Semana Integrada de Acolhida do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da UFPel. 
    As oficinas e rodas de conversa são abertas a toda a comunidade acadêmica da UFPel. 
    Segue a programação das atividades:
     
    08/03 (terça-feira), das 16h às 17h – Roda de Conversa: Possibilidades do Apoio Pedagógico da PRAE para teu sucesso no desempenho acadêmico
    10/03 (quinta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Cobalto, Portal Institucional e E-Aula para Ingressantes
    11//03 (sexta-feira), das 16h às 18h – Oficina: Comunicação em Libras
     
    As inscrições para o evento estão abertas de 23 de fevereiro a 03 de março de 2022, pelo link: https://forms.gle/1DvV9ejyYTiR6cf26
     
    As vagas são limitadas!!!
  • Divulgação de projeto – EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

    A professora Caroline Terra de Oliveira está organizando o projeto de ensino “Ciclo de estudos sobre Educação Ambiental”, no formato de grupo de estudos, que irá ser desenvolvido em cooperação com o Instituto Federal Mato Grosso – Campus Pontes e Lacerda Fronteira Oeste.
    Início do projeto: 15/03/2022
    Fim do projeto: 30/09/2022
    São encontros quinzenais (terças, das 9h às 11h), através de plataforma online.
    Será estudado o conceito de Educação Ambiental e os conflitos ambientais no Brasil como metodologia para o ensino desta área no contexto escolar. Então, abordar-se-á os conflitos de terra no Brasil, a questão indígena, uso de agrotóxicos, entre outros temas. Todos estes temas são muito importantes para serem explorados na escola de educação básica.
    Quem tiver interesse pode enviar e-mail com os dados de identificação (nome completo, curso, matrícula) para caroline.terraoliveira@gmail.com
    Terá certificado para todos os participantes!
  • Introdução à Língua Chinesa- Chinês I

    A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP-PROGEP) informa que a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está realizando em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, a seleção de candidatos(as) à vaga no curso de Introdução à Língua Chinesa- Chinês I.

    Serão ofertadas 12 (doze) vagas, destinadas a docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes da UFPel, com vínculo ativo.

    Para obter maiores informações sobre o edital e o link para as inscrições, consultar: o Edital 07/2022.

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.