Saberes e Sabores da Colônia em imagens – lançamento do site

Desde 2011 a equipe reunida em torno da agenda de pesquisa Saberes e Sabores da Colônia tem percorrido a Serra dos Tapes, buscando conhecer, especialmente a partir da observação das práticas alimentares, um pouco da colônia da região de Pelotas e de sua gente, da diversidade que contempla colonos de distintas origens étnicas e da cultura camponesa que compartilham. O trabalho tem sido realizado através da parceria entre o Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura – GEPAC, Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais – LEAA/UFPel e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS/UFPel.
 
Os resultados do trabalho estão contidos em comunicações apresentadas em congressos científicos, artigos publicados, monografias, dissertações e no livro Saberes e Sabores da Colônia (publicado pela Ed. UFRGS, em 2015, e disponível no link https://www.ufrgs.br/gepac/arquivos/livros/saberes-e-sabores_livro.pdf ). E também nos produtos imagéticos elaborados (aí incluído um DVD interativo) e no site que agora está ficando pronto, para fazê-los chegar a cada canto da Serra dos Tapes, às suas escolas e organizações rurais, no intuito de fortalecer as iniciativas que buscam valorizar os saberes e sabores da colônia. Ainda através desses produtos, com a restituição dos resultados às famílias e comunidades rurais que participaram da pesquisa, agradecemos a acolhida e parceria no trabalho e reafirmamos a solidariedade com sua luta e o compromisso com a salvaguarda de sua cultura alimentar.
 
Vejam as fotos, os ensaios fotográficos estão lindos, há vídeos etnográficos bem bacanas… e textos também. E, por favor, divulguem! É o trabalho dedicado e sensível de muita gente envolvida, procurando mostrar os saberes e sabores da gente destas colônias.
 
Renata Menasche (coordenadora do GEPAC)

Deixe sua Opinião

comentários