Início do conteúdo

Recomendação do PPGCPOL pela CAPES completa 10 anos

Em 30/09/2010, foi recomendada pela CAPES a proposta de criação do Mestrado em Ciência Política que deu origem, consequentemente, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPOL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No primeiro semestre de 2011, ocorreu o ingresso da primeira turma no curso, sendo iniciadas, de fato, as suas atividades.

Em seus quase dez anos de existência, o PPGCPOL tem se consolidado, na Região Sul do Estado e, também, do país, como um centro de formação pós-graduada especializada na área de Ciência Política. Desde 2011, mais de 70 defesas de dissertação ou tese foram realizadas.

Reiteradamente bem avaliado pela CAPES (Programa nota 4), o PPGCPOL é um dos poucos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política da Região Sul do país que possui, além do Mestrado, um Doutorado na área.

Com um corpo docente plural, com projeção nacional e internacional, o PPGCPOL vem crescendo, acompanhando as diferentes mudanças na conjuntura política do país e do mundo.

Aquelas e aqueles que compõem seu corpo discente são, sem dúvidas, beneficiados pela pluralidade de agendas de pesquisa desenvolvidas pelas e pelos docentes, mas contribuem, ao mesmo tempo, para a consolidação do curso. Basta observar a quantidade de discentes que publicam seus trabalhos e participam, com frequência, dos principais eventos nacionais e internacionais da área.

O contexto atual é marcado por dificuldades que, por vezes, parecem intransponíveis. Apesar de tudo, o PPGCPOL deve dar início à celebração dos seus 10 anos de existência.

Para simbolizar o cumprimento da primeira década do início das atividades do curso, um logo comemorativo está sendo divulgado e passará a ser utilizado em documentos oficiais e em material de divulgação do Programa.

Com esses pequenos atos, damos início à rememoração de nossa primeira década. Em breve, divulgaremos outras atividades alusivas à data.

Parabéns a todas e todos aqueles que fazem e fizeram parte da nossa curta mas produtiva trajetória. Que venham os próximos 10 anos!

Prof. Dr. Carlos Artur Gallo e Prof. Dr. Alvaro Augusto de Borba Barreto, Coordenação | PPGCPOL

Publicado em 30/09/2020, na categoria Sem categoria.
Translate »