Docentes Permanentes do PPGCPol
Alvaro Augusto de Borba Barreto
Professor Titular no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (IFISP/UFPel). É pós-doutor em Ciência Política pela Universidade de Lisboa (2019), doutor em História pela PUCRS (2001), mestre em História pela UFRGS (1996), especialista em Ciência Política pela UFPel (1992) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pelotas (1989) e em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1989). Tem experiência na área de História e Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema político brasileiro, eleições e partidos políticos, judicialização das regras eleitorais, Era Vargas (em especial Assembleia Constituinte de 1933-34 e representação das associações profissionais).
E-mail para contato: albarret.sul@gmail.com
Doutora em Ciência Política (UFRGS). Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais (2003) e mestrado em Ciência Política (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) e do Departamento de Sociologia e Política (DESP) da UFPel. É líder do Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso (IdAD)/UFPel, onde tem desenvolvido pesquisas a partir da abordagem pós-estruturalista e da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe.
E-mail para contato: biancaflinhares@gmail.com
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS, Porto Alegre, 2016], com Estágio Doutoral realizado junto à Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid [UCM, Madri – Espanha, 2014-2015]. Professor no Departamento de Sociologia e Política [DESP] e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas [UFPel]. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel [2019-2021]. É autor, entre outros, do livro ‘Um acerto de contas com o passado: crimes da ditadura, Leis de Impunidade e decisões das Supremas Cortes no Brasil e na Argentina’ [2018] e co-organizador, entre outras, da coletânea ‘Anistia: 40 anos, uma luta, múltiplos significados’ [2019], tendo publicado, ainda, capítulos de livros e artigos em revistas acadêmicas no Brasil e no exterior. Coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória – NUPPOME [IFISP / UFPel]. Pesquisador vinculado a Grupos de Pesquisa na ALACIP [Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada – DALC], na UFF [Núcleo de estudos sobre o Estado, instituições e politicas públicas – NEEIPP], na UFPel [Arqueologia da Repressão e da Resistência] e na UFRGS [Processos Participativos na Gestão Pública], desenvolve projetos de pesquisa focados: a) nas relações entre política e sociedade; b) na dimensão política da função jurisdicional; c) nas conexões entre memória, história, justiça e política.
E-mail para contato: galloadv@gmail.com
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS (1989), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2005), com estágio doutoral na Universidade da Sorbonne (Paris I). Atualmente é Professor Adjunto 3 na Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia política, filosofia natural, filosofia política das relações internacionais, história da óptica, metafisica e ética. Realizou atividades docentes junto à Universidade Aberta do Brasil (UAB) como professor colaborador do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD/UFPel).
E-mail para contato: clleivas@gmail.com
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Estágio Pós-Doutoral em Ideology and Discourse Analysis (2009) na University of Essex. É Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas. Interessa-se e pesquisa os seguintes temas: pós-estruturalismo e o político, teoria do discurso, ideologia e populismo.
E-mail para contato: ddmendonca@gmail.com
Dhayana Carolina Fernández-Matos
Doutora em Ciência Política pela Universidad Pablo de Olavide (Espanha), com mestrado em Direitos Humanos, Estado de Direito e Democracia na Ibero-América (Universidad de Alcalá, Espanha), em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidades de Cádiz e Huelva, Espanha) e em Ciência Política e da Administração (Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha). Cientista política e advogada. Tem atuado como professora universitária na Venezuela, Colômbia, México e Argentina, ministrando disciplinas em programas de graduação e pós-graduação nas áreas de ciência política, direitos humanos, gênero e políticas públicas. Suas pesquisas situam-se na interseção entre direitos humanos, gênero e ciência política, abordando temas como a violência contra as mulheres, a migração com enfoque diferencial e a liderança política com enfoque de gênero.
E-mail para contato: dhayanacarolina@gmail.com
Doutora em Ciência Política – Política Internacional. Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas/RS (Brasil) e coordenadora / pesquisadora do Laboratório de Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico. Estuda como os Estados costeiros trabalham as políticas relacionadas à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, e como um país com um grande espaço marítimo consegue alcançar projeção internacional. Nesta linha, pesquisa o conceito de Potências Costeiras, movimento territorial/espacial dos países em direção ao oceano. No Brasil, esse espaço é conhecido como Amazônia Azul, devido ao seu enorme potencial de recursos naturais. Atualmente, dedica-se ao estudo do Planejamento Espacial Marinho em consonância com a diplomacia, envolvendo as relações multilaterais com os países em relação ao espaço oceânico. É autora de dois livros sobre Gerenciamento Costeiro no Brasil.
E-mail para contato: evmarroni@gmail.com
Pós-doutor na PUCRS com o Professor Doutor Ingo Sarlet; Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (Bolsista CAPES/Prosup), na linha de pesquisa “Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos?. Mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (2003-2006).Professor na Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas e no Mestrado em Direito da Universidade Federal de Pelotas. Concentra seus estudos em Filosofia do Direito, História do Direito, Teoria do Estado e Direito Constitucional. Líder do Grupo de Pesquisa Global Constitutionalism, República e Solidariedade e membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Governança e Democracia. Coordenador do Global Human Dignity Project juntamente com o Prof. Dr. Ingo Sarlet. Livro: Metodologia Jurídica: Do Início da Ciência do Direito ao Iluminismo Português (ebook) Editora Atlas; O princípio republicano constituinte do mundo-da-vida do Estado constitucional cosmopolita, ed. Unijuí; O Estado de Direito e as dimesões da res publica. ed. Prismas; Princípios Constitucionais e Relações Internacionais. ed. Livraria do Advogado.
E-mail para contato: uassam@gmail.com
Luciana Maria de Aragão Ballestrin
Professora Associada II de Ciência Política do Curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPol) no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, é Coordenadora do PPGCPol/UFPel, Editora da Revista Sul-Americana de Ciência Política (RSuLACP) e Membro da coordenação da área de investigação de Teoria Política da Associação Latino-americana de Ciência Política (ALACIP). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) (2018-2020). Atua na área da Ciência Política, especialmente em teoria política contemporânea (democrática, pós-colonial e global turn), procurando avançar no diálogo teórico entre pós-colonialismo e democracia. Nos últimos anos, dedica-se também ao estudo da crise global das democracias liberais.
E-mail para contato: luciana.ballestrin@ufpel.edu.br
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado (2023) em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas. Foi professor na Universidade Federal da Fronteira Sul entre 2011 e 2014. É Professor Associado na Universidade Federal de Pelotas, lotado, desde 2014, no Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO). Tem experiência na área de Teoria do Direito, Administração Pública e Ciência Política, com ênfase em teoria política, enfatizando os seguintes temas: democracia contemporânea, pós-estruturalismo e o político, e relações entre justiça e política.
E-mail para contato: profpaulocesarufpel@gmail.com
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado (1996) e doutorado (2003) em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta no Instituto de Sociologia e Política (ISP) da Universidade Federal de Pelotas e Coordenadora da Especialização em Sociologia e Política. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, participação e representação política, movimentos sociais, sociedade civil, conselhos municipais, mídia e política, gênero. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas.
E-mail para contato: rosangelaschulz@gmail.com
Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora associada ao InterAgency Institute (https://www.interagency.institute/). Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília – UNB (Bolsista CNPq), na modalidade Doutorado Sanduíche com o Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento, em Genebra-Suiça. (Institut de Hautes Études Internationales et du Développement – IHEID) (Bolsista Capes). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Bolsista CAPES). Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Ênfase das pesquisas em Relações Internacionais (Multilaterais, Bilaterais e Regionais) e Negociações Internacionais. Membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), da Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip) e da International Studies Association (ISA).
E-mail para contato: silvana.schimanski@ufpel.edu.
Professor Adjunto do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP) – graduação em Relações Internacionais – e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É doutor em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas. Coordena o Grupo de Pesquisa “Economia, Política e Desenvolvimento Internacional” (UFPel) e é pesquisador do Grupo de Pesquisa “Moeda, Finanças e Desenvolvimento” (PUC SP). Seus temas de interesse são: Economia Política Internacional, Política Internacional Contemporânea, Desenvolvimento Internacional e Negociações Internacionais. Atualmente se dedica ao estudo do BRICS e da China em especial. Por fim, é membro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e da Rede Brasileira de Estudos da China (RBChina).
E-mail para contato: william.daldegan@ufpel.edu.br
Estagiários/as de Pós-Doutorado no PPGCPol/UFPel
Doutora em Ciências da Comunicação Política pela Universidade do vale do Rio dos Sinos (2016).
Bolsista Voluntária
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (2020).
Bolsista do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD) | CAPES
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2024).
Bolsista de Pós-Doutorado Júnior – PDJ | CNPq
Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2018).
Período do Estágio: 2018 – 2022
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014).
Período do Estágio: 2021-2022
Luis Gustavo Teixeira da Silva
Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (2018).
Período do Estágio: 2021 – 2022
Icaro Gabriel da Fonseca Engler
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015).
Agência de fomento: PNPD/CAPES.
Período do Estágio: 2016 – 2020
Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo
Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).
Agência de fomento: PNPD/CAPES.
Período do Estágio: 2013 – 2014