1º Festival Internacional de VideoDança do RS
Prazo de inscrições prorrogado – Em face à pandemia de COVID 19 e todas as suas implicações nacionais e internacionais, PRORROGAMOS a data de envio de trabalhos até o dia 30 de abril e postergamos as exposições na Fundação ECARTA, em Porto Alegre, e no MALG, em Pelotas, que serão reagendadas, sendo as novas datas divulgadas, assim que possível, em nossa página no Facebook e nos sites das instituições realizadoras – UFPel e Fundação Ecarta.
1º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS
1º Festival Internacional de VideoDança do RS
A Videodança é uma linguagem artística híbrida que imbrica as artes do vídeo e da dança em um amplo espectro de conformações, e que, em sintonia com as transformações socioculturais e tecnológicas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas. Seja enquanto uma parceria de coreógrafos, dançarinos e performers com cineastas, videoartistas e videomakers, ou enquanto trabalho individual de videodançarinos – que conjugam os saberes e fazeres de ambas as linguagens; a Videodança vem, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. E, no Brasil, vem ganhando visibilidade em festivais, como o Dança em Foco; Dança Brasil; MOVE de Videodança; Mostra Visual Dança em Pauta; Festival de Dança do Recife; Festival Internacional Novadança; e o Dançando para câmera. No entanto, sua inserção ainda é incipiente na região sul do Brasil. Em resposta a essa lacuna regional, o PPG Mestrado em Artes Visuais e o Curso de Dança da UFPel em parceria com a Fundação Ecarta promovem O 1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS.
O FIVRS acontecerá a partir de uma convocatória internacional a artistas que submeterão suas produções à avaliação de um comitê internacional de especialista da área, formado por Ximena Monroy Rocha, diretora e curadora do festival Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, do México; Dixon Quitian, diretor artístico do Festival VideoMovimiento – CineDanza, da Colômbia; e Ladys Gonzales, diretora do Corporalidad expandida, Argentina, e Paulo Caudas, diretor artístico e curador do Dança em Foco, Brasil.
A abertura da mostra do 1 o Festival Internacional de VideoDança do RS –FIVRS – acontecerá no dia 29 de abril, que não apenas é o Dia Internacional da Dança, mas é, também, a data de aniversário da Fundação Ecarta, que
comemora seus 15 anos de atividades. Após o período de exibição em Porto Alegre a mostra do festival visitará outras cidades e instituições no Brasil e no exterior.
Hoje, dia 06 de março de 2020, às 9h da manhã, o programa Contra Ponto da RádioCom, fará uma entrevista com algumas participantes do evento “Encontro com as Mulheres”, que ocorrerá neste sábado, dia 07 de março, na Estação Cidadania Dunas, antiga Praça CEU, a partir das 14h da tarde.
O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, conta com o apoio de quatro projetos vinculados ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas: Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: estudos sobre Arte, Gênero e Memória, PET Artes Visuais, Núcleo de Dança e Teatro Tatá e o grupo Dança no Bairro. Além disso, o evento contará com a participação das assistentes sociais pertencentes ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher.
O sábado do dia 07, será de grandes realizações, no qual serão ofertadas especialmente ao público feminino atividades como: conversa com o Centro da Mulher, oficinas de crochê e leitura, criação em dança, performance e apresentação artística, todas as atividades são de acesso gratuito e direcionadas a todas as faixas etárias. Vale destacar que o convite se estende a toda comunidade geral.
Aqui fica nosso convite a todas e a todos, especialmente a você mulher, venha se conectar conosco neste momento festivo e de luta.
Simpósio 39 – Literatura Comparada, Artes Visuais e Epistemologia(s) Queer/Cuir
Exposição “Entre Lugares”
XVII Seminário de História da Arte: Anacronias do tempo
30/08/2019
Evento realizado pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, a ocorrer entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019.
A 17ª edição do Seminário de História da Arte parte das reflexões que tratam as Anacronias do Tempo como espaço para novas narrativas e protagonismos diversos. Nesse sentido, o XVII SHA convida pesquisadores a inscreverem trabalhos sobre a história da arte que discutam questões da contemporaneidade.
Público-alvo: Pesquisadores ligados ao campo da História da Arte, da Cultural e do Patrimônio, Comunicação, Cinema, Cultura Visual e demais áreas afins, incluindo professores e alunos de cursos de graduação (iniciação científica, em coautoria com os orientadores) e alunos de pós-graduação.
Como se inscrever:
Valores de Pagamento:
Comunicadores: R$ 20,00
Ouvintes: R$ 10,00
Publicação dos trabalhos na revista do evento:
O texto definitivo dos trabalhos selecionados para posterior publicação no periódico do XVII Seminário de História da Arte deverá obrigatoriamente ser entregue no início do período (manhã / tarde) de comunicações ao qual o trabalho foi designado, em mãos do monitor responsável pelas apresentações.
As publicações anteriores podem ser acessadas pelo link: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte>
Modelo de artigo: <https://encurtador.com.br/krDT6>
Exposição “O que você escuta quando a cidade chama?”
31/07/2019
Abertura: Sexta-feira, 26 de julho – 17:00
Para que os resquícios de história ordinária sobrevivam entre respiros, propusemos um trabalho que surge da observação atenta sobre a cidade. Por meio de imagens e palavras a exposição propõe a criação – conjunta e com a participação dos visitantes – de uma narrativa que faz referência à cidade em situação de arruinamento, destacando os fragmentos de memórias que se perdem aos poucos no arrasamento não percebido no cotidiano.
Veja também: Evento no facebook; e Matéria no Diário Popular.
Elivelto Souza é artista, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPEL) na linha de pesquisa de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e bolsista Capes.
Fernanda Fedrizzi é arquiteta urbanista e artista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPEL) na linha de pesquisa de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e bolsista Capes.
Aula aberta – PPGAV
11/07/2019
Exposição Somos o que Fomos
03/07/2019
Circuito de Leituras: Lendo Juntas
19/06/2019
É com grande alegria que o Grupo de Pesquisa “Caixa de Pandora: estudos em Arte, Gênero e Memória” convida a todxs para o Circuito de Leituras: Lendo Juntas.
Esse será realizado no durante de 6 encontros semanais, sendo cinco destes na terça-feiras as 15:30 às 17:30 na sala 313, e um encontro em especial na segunda-feira dia 24 de junho no auditório I (19:00), como nossa convidada especial Geza Guedes, para dialogar sobre sua pesquisa de seu dissertação que carrega tal temática. Esta iniciativa é do grupo de pesquisa, Caixa de Pandora que atua no próprio Centro de Artes a mais de 10 anos.
Material de Leitura: GUEDES, Geza Lisiane Carús. Criminalidade feminina: mulheres negras e os homicídios em Pelotas (1880-1890). 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3385.
Com isto convidamos a todxs para ler juntas, para problematizar e estudamos sobre as questões de gênero abordando desde fatores histórico a criação da subjetividade contemporânea.
Os textos a serem estudados estão disponíveis em PDF. Basta apenas nos encaminharem um e-mail solicitando. Contato: caixadepandoraufpel@gmail.com.
Link do evento aqui.
Emissão de atestado: após a palestra.
Conversa com o Dr. Edward Pérez-González
18/06/2019
Edward Pérez-González: Pesquisador venezuelano atualmente radicado no Canadá, que aborda o papel mutável e complexo dos museus como eixos integradores da esfera coletiva. Doutor em arquitetura, Edward Perez propõe em sua tese um novo modelo de museu que se desdobra no espaço público, um museu que é visto como uma caixa aberta, como um espaço distendido e onipresente, como local de ruptura e dissolução, espontâneo, dialógico, alterável, contaminável e aberto para trocas.
Exposição “Olhares Ecosóficos” – FURG – Campus Carreiros, Rio Grande – RS
18/06/2019
Curso de curta duração Genealogías pos y Descoloniales. Notas, Problemas, Perspectivas
23/04/2019
Local: Mini-auditório 1 do CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117), dias 13 e 14/05; e Auditório da Faculdade de Arquitetura – FAUrb (R. Benjamin Constant, 1359), dia 15/05.
Certificação: mediante confirmação da presença nos três dias.
Coordenação da Atividade: Profa. Dra. Rosângela Fachel – PPGAVI,
Exposição “Sobre Escribir” de Maria Isabel Vélez Restrepo (Colômbia)
17/04/2019
Aula Magna do mestrado em Artes Visuais
18/03/2019
O Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida:
Encontro do pincel ao pixel: imagens em debate
27/11/2018
A importância e a centralidade diferenciadas das imagens presentes no nosso cotidiano se devem não apenas a sua quantidade e diversidade, mas também aos diversos fins para os quais elas são utilizadas. Percebe-se, portanto, a necessidade problematizarmos o tema, na compreensão de que com a explosão da “civilização da imagem”, essa produção obsessiva distrai e banaliza, obliterando percepções reflexivas.
O I Encontro DO PINCEL AO PIXEL: IMAGENS EM DEBATE resulta de atividades de pesquisas desenvolvidas no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). O evento tem como objetivo compartilhar com o público em geral discussões acerca da produção e circulação de Imagens na contemporaneidade, a partir de pontos de vista interdisciplinares.
O evento é gratuito e aberto a todos, prevendo em sua programação palestra, mesas redondas, oficinas, lançamento de livros e atividade artístico-cultural.
É com grande satisfação que anunciamos a programação completa, contendo o link para as inscrições no site do evento: Clique aqui.
Mostra “Sobras do Cotidiano”, no Hello Hostel
19/11/2018
Oficina de Fotografia inspandida
05/11/2018
“Reencontro” – vídeo de Cláudio Tarouco de Azevedo
31/10/2018
“Reencontro” é um vídeo de Cláudio Azevedo com a trilha sonora Ce qui nous traverse, mixada e masterizada por Christian Fafard@Studios de Rouen – Cuchabata Records. Foi realizado no contexto do projeto de pesquisa ROADS OF BONES AND ASHES (Estrada dos ossos e das cinzas) sob direção de Michel Peterson (cadeira Hans & Tamar Oppenheimer, Programa de Direito Internacional Civil, Faculdade de Direito, Universidade McGill, Montreal) em parceria com o Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde – GPAES/UFPel/CNPq da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, como ação do Projeto de pesquisa ‘A produção de subjetividade em Félix Guattari: experiências com arte, ecologia e saúde, sob coordenação do professor Cláudio Tarouco de Azevedo.
Para acessá-lo, clique Aqui.
Aula Magna do Mestrado em Artes Visuais
11/10/2018
Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida para Aula Magna com a presença dos professores Dr. Hélio Fervenza e Dra. Maria Ivone dos Santos, do PPGAV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.
Maria Ivone dos Santos
Artista visual, professora e pesquisadora no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Co-dirige o Grupo de pesquisa Veículos da Arte – CNPq. Coordena desde 2002 o programa Formas de Pensar a Escultura / FPES – Perdidos no Espaço (UFRGS) aonde vem atuando como propositora de projetos, plataformas e publicações: Perdidos no Espaço no III Fórum Social Mundial (2003); Perdidos no Espaço no V Fórum Social Mundial (2005); Perdidos no Espaço do Centro de Porto Alegre (2006); Jornada Pontos de Vista: lugares, práticas e publicações em arte (2009); Diálogos Abertos – Perdidos no Espaço (2011); Dinâmicas Contemporâneas: escapadas, deslocamentos e formas de apresentação (2012); Perdidos no Espaço Público (2016); Zona de Escuta: deslocamentos, ocupações, resistências e narrativas (2017).
Hélio Fervenza
Artista visual, professor no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, pesquisador do CNPq e co-diretor do grupo de pesquisa Veículos da Arte – CNPq. Desenvolve propostas e atividades artísticas junto ao programa FPES – Perdidos no Espaço. Sua produção textual integra publicações nacionais e internacionais, e é autor do livro O + é deserto, Documento Areal 3, Escrituras Editora. Apresenta sua produção artística em exposições individuais e coletivas em diversos países desde o início dos anos oitenta, entre elas: Bienal de Veneza (Itália), Bienal de São Paulo (sala retrospectiva 1990-2012), Bienal de Yakutsk – BY14 (Rússia), Bienal do Mercosul.
VII SPMAV – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – 2018
27/09/2018
Para acessar o Edital do Evento, clique Aqui.
Palestra com Guto Nobrega
12/09/2018
Variações do Tempo – Conversa com Claudia Zimmer
13/06/2018
Defesa de Dissertação de Nauita Martins Meireles
12/06/2018
Defesa de Dissertação de Valesca Lêdo Matos
06/06/2018
Defesa de Dissertação de Felipe Estrela Campal
04/06/2018
Defesa de Dissertação de Diogo dos Santos Gonçalves
26/04/2018
A apresentação da dissertação de Diogo dos Santos Gonçalves, Glitches Poéticos em Relatos Afetivos, será transmitida ao vivo pelo YouTube (posteriormente estará à disposição para visualização): Basta seguir seu canal se você possuir uma conta no Youtube ou acessá-lo no dia da banca, nessa sexta, 27/04/18, às 15 horas!
Vale tanto para quem acessa pelo celular ou tablet quanto no computador!
Existe também um evento no Facebook: Exposição e Banca de Mestrado – Minha <3
E uma página no Instagram: Glitch nos relacionamentos (@glitchnosrelacionamentos) • Instagram photos and videos
Esses dois últimos sites com vídeos e fotos diários à respeito da exposição!
Defesa de Dissertação de Mariana Danuza Corteze
17/04/2018
Defesa de Dissertação de Nathalia Muswieck Grill
11/04/2018
Defesa de Dissertação de Diego Vicereki Broniszak
10/04/2018
Defesa de Dissertação de Emerson Ferreira da Silva
09/04/2018
Defesa de Dissertação de Flávio Michelazzo Amorim Júnior
03/04/2018
Aula Magna do Mestrado em Artes Visuais
03/04/2018
O Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida para a Aula Magna com Icleia Maria Borsa Cattani (UFRGS – Doutora em História da Arte Contemporânea pela Universidade de Paris 1 – Pantheon – Sorbonne).
Às 11h haverá lançamento dos livros Pela Arte Contemporânea e Néon: Pinturas de Gelson Radaelli.
Defesa de Dissertação de Cláudia da Silva Paranhos
28/03/2018
Defesa de Dissertação de Jéssica Thaís Demarchi
27/02/2018
Defesa de Dissertação de Raquel Casanova dos Santos Wrege
20/02/2018
Defesa de Dissertação de Marcelo Terra Borges
11/10/2017
Exame de Qualificação de Emerson Ferreira da Silva
26/10/2017
Defesa de Dissertação de Jordan Ávila Martins
09/10/2017
Exame de Qualificação de Flávio Michelazzo Amorim Júnior
22/09/2017
Qualificação de Dissertação: Mariana Danuza Corteze
15/09/2017
Aula Inaugural do PPGAV com Edilberto Hernandez Gonzales
15/09/2017
Exposições ARTE + ARTE: Arte e Política, Olhares Contemporâneas
15/09/2017
Defesa de Dissertação de Bettina Wieth Gonçalves
21/08/2017
Cronograma do VI SPMAV
17/08/2017
Exame de Qualificação de Luciana Cozza Rodrigues
13/06/2017
Defesa de Dissertação de Flávia Leite Azambuja
01/06/2017
Palestra com a Professora Claudia Zanatta
31/05/2017
Diálogo com Maria Ivone dos Santos e Ricardo Moreno
15/05/2017
Defesa de Dissertação de Gracia Casaretto Calderon
10/05/2017
Exame de Qualificação de Claudia da Silva Paranhos
09/05/2017
Exame de Qualificação de Felipe Estrela Campal
08/05/2017
Defesa de Dissertação de Maurício Rodrigues Gonçalves
27/04/2017
Defesa de Dissertação de Carla Borin Moura
18/04/2017
Exame de Qualificação de Diego Broniszak
28/03/2017
Defesa de Dissertação de Marge Faria do Amaral Peixoto
24/03/2017
Imersões Poéticas com Márcia Strazzacappa (UNICAMP)
09/11/2016
Divulgação: Programação V SPMAV
22/10/2016
Chamada de Trabalhos: XV Seminário de História da Arte
13/10/2016
Envio de resumos: até dia 28/10/2016
Apresentações: 7, 8 e 9 de novembro de 2016
Local: Auditório do MALG (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo)
V SPMAV – Seminário do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
05/09/2016
Chamada de Artigos V SPMAV – Circuitos e Tangências
Seminário do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais –
PPGAV/CA/UFPEL
Em virtude da greve do BB, a comissão organizadora informa que o pagamento de inscrição deverá ser efetuado no ato do credenciamento.
O V SPMAV convida a todos os interessados a participar de suas atividades.
O evento conta com a submissão de Artigos para comunicações orais em duas linhas de pesquisa: Ensino da Arte e Educação Estética; Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.
As submissões poderão ser feitas dentro do prazo: 5 a 30 DE SETEMBRO de 2016.
Submissões prorrogadas até: 10 de outubro (segunda-feira).
As normas de submissão estão no Edital e Modelo de artigo em anexo.
O V SPMAV será realizado nos dias 25, 26 e 27 de OUTUBRO de 2016 em Pelotas/RS (o local do evento será divulgado em breve).
Evento construído pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do CA/UFPEL, propõe dialogar sobre os Circuitos e Tangências na arte contemporânea.
O convite de participação é extensivo a pesquisadores, professores, artistas e interessados, do campo da arte e de outros campos de conhecimento.
Para mais informações acesse nossa fanpage: https://www.facebook.com/vspmav
Circuitos e Tangências
O seminário Circuitos e Tangências do V SPMAV, propõe a discussão e reflexão sobre as circunstâncias políticas atuais em seu amplo sentido – modos de participação em meio a crise do modelo vigente de representatividade – considerando Arte como ponto de incidência e expansão de linguagens que reivindicam o lugar da imaginação em oposição à manutenção das políticas rígidas. Circuitos e Tangências insere-se nesse contexto como um lugar ressonante de articulações multidisciplinares, um ponto de tangência entre a diversidade de territórios do conhecimento.
Entre as possibilidades metodológicas de atuação dos processos artísticos na conjuntura política atual, está a proliferação de práticas colaborativas de ocupação de espacialidades – o direito ao usufruto de espaços públicos; criação de ações coletivas de protesto; democratização de ferramentas digitais para acesso a informação; disponibilidade de tecnologias de baixo orçamento (DIY) etc. Essas práticas somadas ao ensino da arte compreendem a produção docente como um processo vivo e contínuo de trocas de experiências. O artista/pesquisador/educador é simultaneamente mediador do saber e produtor de outros territórios estéticos. E com isso propor e potencializar autoralidade nos espaços de ensino, garantir o lugar do imaginário, fomentar a autonomia do sujeito.
V SPMAV/UFPel – Modelo de Artigo – 2016
Defesa de Dissertação de Sabina Vallarino Sebasti
23/08/2016
Defesa de Dissertação de Maria Stella Weikamp Martinelli
23/08/2016
Convite: ciclo de palestras
19/08/2016
Gustavo Fischman
Professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College da Arizona State University – EUA, pesquisador do Public Knowledge Project e coordenador da área Comunidades de Pesquisa, Conhecimento Público e Democracia da FLACSO, Rio de Janeiro, Brasil.
Divulgação dos Anais do II Seminário de Ensino da Arte
19/08/2016
Centro de Artes/UFPEL de 14 a 16/10/2015
Convite “Conversando com o autor”
26/04/2016
A Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Livraria da UFPel convidam para o lançamento dos livros que reúnem os trabalhos premiados em 1º lugar nos eventos científicos promovidos por esta universidade – CIC e ENPOS, nos anos de 2013 e 2014.
“Página (des) gravada” com Raquel Stolf (UDESC)
20/04/2016
Raquel Stolf
Artista plástica e professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nos cursos de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coordena o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq) junto com Regina Melim, sendo também pesquisadora do grupo Veículos da Arte (UFRGS/CNPq).
Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2012, na área de Artes/Música, com a pesquisa de doutorado Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras], com orientação de Hélio Fervenza.
Vem participando de várias exposições, propostas e eventos artísticos, individuais e coletivos.
Coordena desde 2006 o selo independente Céu da boca, pelo qual vem editando suas publicações impressas e sonoras, como: Troca de sabonetes (2013), Assonâncias de silêncios [coleção] (2010), FORA [DO AR] (2004), Lista de coisas brancas – coisas que podem ser, que parecem ou que eram brancas (2001).
Co-editou a Revista Recibo 33 com ruído, com Traplev, em 2012, e a publicação PLUVIAL FLUVIAL, com Claudia Zimmer, em 2013. Vem propondo e coordenando publicações experimentais coletivas no CEART-UDESC, como o projeto Sofá (2003-2011), a publicação Membrana (2005-2013), Criptocrocante (2012), entre outras participações em projetos de publicações, como Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas (org. Edith Derdyk, Ed. Senac São Paulo, 2013), Cadernos de desenho (org. Aline Dias, Corpo Editorial, 2010) e Ciranda (org. Paulo Silveira, Ed. UFRGS, 2005).
Atua na área de Artes e vem investigando processos de escrita e situações de escuta na construção de projetos, proposições e publicações e suas articulações/desdobramentos em desenhos, fotografias, textos, vídeos, instalações, intervenções e ações.
Páginas pessoais: http://www.raquelstolf.com e http://soundcloud.com/raquelstolf.
II Seminário Internacional Ensino da Arte
08/10/2015
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: CULTURAS E PRÁTICAS DO COTIDIANO
de 14 a 16/10/2015 – Centro de Artes/UFPEL
O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE pretende consolidar e ampliar o espaço crítico que vem se constituindo em nossa região, como lócus privilegiado para a reflexão e o debate em torno dos temas relacionados à Arte e seu ensino, à Cultura Visual, às poéticas do cotidiano, à educação e à escola em pesquisa interdisciplinar para além das fronteiras do estado e do país. Dando continuidade ao propósito delineado na primeira edição de ampliar as relações institucionais e de formação continuada com os Polos Extensivos de Bagé e de Rio Grande, propomos o evento concomitante com o Polo Rio Grande – IFRS, oferecendo palestras, oficinas, grupos de trabalho e mesas de debates.
Informações: http://paeufpel.blogspot.com.br/
Promoção: Projeto Arte na Escola do Centro de Artes/ Polo UFPEL
CENTRO DE ARTES/PPGAV-MESTRADO/ UFPel
Rede ARTE NA ESCOLA
Defesa de Dissertação de Thais Nunes Amarante
12/08/2015
Programação do IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais
21/04/2015
Aula Magna com Agnaldo Farias
16/04/2015
O Mestrado em Artes Visuais da UFPel realiza na próxima quarta-feira (22/04/15), às 9h, aula magna com o professor Agnaldo Farias, da Universidade de São Paulo (USP). A atividade integra a programação do IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais: Convergências na Arte Contemporânea. O evento será realizado no auditório do Centro de Artes, localizado na rua Álvaro Chaves, 65.
Farias é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O ministrante tem experiência na área de crítica de arte e curadoria, já tendo realizado a atividade em diversos museus do país, além de ter sido curador das representações brasileiras em bienais pelo mundo.
Convite: Grupo de Pesquisa “Artefatos de leitura e construção do pequeno território”
15/04/2015
Defesa de Dissertação de André Winter Noble
15/04/2015
Exame de Qualificação de Lislaine Sirsi Cansi
14/04/2015
Defesa de Dissertação de Cassius Andre Prietto Souza
25/03/2015
III Encontro Regional Sul Projeto Arte na Escola
09/10/2014
III Encontro Regional Sul Projeto Arte na Escola: Inovações Metodológicas
08 a 10 de Outubro de 2014
Centro de Artes da UFPel
Detalhes da Programação podem ser acessados aqui.
Conversa com Teresa Poester (UFRGS)
07/05/2014
Exame de Qualificação de André Winter Noble
07/05/2017
Defesa de Dissertação de Ana Paula Azevedo Barbosa
29/04/2014
Exposição de defesa de bancas de Mestrado
02/04/2014
Convite para Defesas de Dissertação – PPGAV/UFPel
24/03/2014
O PPGAV da UFPel convida a todos para as defesas de dissertação de alunos da primeira turma de Mestrado em Artes Visuais que ocorrem em março, do dia 24 ao dia 31/3.
Lançamento do livro “Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte”
20/11/2013
“Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte”
Organizadoras: Profª. Mirela Ribeiro Meira, Profª. Ursula Rosa da Silva e Profª. Cleusa Peralta Castell.
Ed. Universitária UFPel, 2013. ISBN: 9788571929227
Aula inaugural do Mestrado em Artes Visuais 2013-2
25/09/2013