Início do conteúdo
    Notícias
  • Comissão Avaliadora FIVA SPMAV 2022

    A comissão avaliadora da quarta edição do Festival Internacional de Videoarte SPMAV – FIVA SPMAV 2022 – é composta por:


    Ana Langone – inventora transmídia que cata, ouve e conta histórias. Mestra em Artes Visuais e estudante de Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas. Como pesquisadora (des)vela as histórias hegemônicas e através da (ar)te busca promover a autoestima entre as comunidades negras. Enquanto bacharel em Design Gráfico (2005) trabalhou na indústria da moda na Serra Gaúcha (2005-2015) e, desde 2016, atua no Mississippi Delta Blues Festival. Há mais de dois anos é articuladora da Usina Feminista, cooperativa de geração de renda para mulheres em Pelotas (@usinafeminista). No artesanato inspira-se nas estamparias do continente africano e por meio de suas criações apresenta os elos produzidos pelas semânticas visuais do atlântico negro (@kuntu.art). Ao transit(ar) entre as artes, busca na música também uma forma de expressão como DJ.


    Ana Maio – professora titular dos cursos de Artes Visuais, Licenciatura e Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande, e Professora Permanente no PPGAVI da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora, curadora e artista visual investiga as convergências entre o cinema experimental e as artes visuais abordando, principalmente, as temáticas corpo, gênero, memória, arquivo e narrativas de si na arte contemporânea. Coordenadora do Projeto de Extensão e Cultura FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental da FURG, desde 2016. Pós-doutorado em Poéticas Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2013) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Estudos Artísticos Contemporâneos na Universidade de Coimbra (2013).


    Cristina Pósleman – graduada em Filosofia (UNSJ-Argentina), mestra em Filosofia com menção em Axiologia e Teoria Política (UCH-Chile) e doutora em Filosofia com menção em Estética e Teoria da Arte (UCH-Chile). Dirige o Instituto de Expressão Visual da Facultad de Filosofía, Humanidades y Artes, da Universidad Nacional de San Juan (Argentina), onde atua como pesquisadora. É integrante da Comissão Acadêmica do Doutorado em Filosofia da UNSJ (Argentina). Faz parte da Red de Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari (REELD&G) para o desenvolvimento interdisciplinar do conhecimento em filosofia, estética e política (Chile). Seus estudos se concentram na interseção entre a filosofia francesa contemporânea e os estudos filosóficos caribenhos e latino-americanos. Seus últimos trabalhos abordam o problema das assimetrias constitutivas do contrato social, político, estético e sexual como base do projeto de modernidade/colonialidade.


    Fabricia Cabral de Lira Jordão – curadora e professora, doutora e mestra em Artes pela ECA, Universidade de São Paulo. Em 2019 recebeu o prêmio de melhor tese da CAPES (Artes) com pesquisa que investigou as contribuições e atuações institucionais de críticos de arte e artistas visuais no processo de redemocratização brasileira. Desde 2019 atua como professora de curadoria e coordenadora do Laboratório de Imaginário Radical na Universidade Federal do Paraná. Onde se dedica a pensar sobre o lugar e possíveis formas que as imagens, a política e o político, da arte assumem no contexto de hegemonia do imaginário capitalista. Dentre outras exposições, foi curadora ou cocuradora das mostras Raquel Nava (Museu Nacional da República-DF, 2022), Alice Ricci (Espaço Cama-SP, 2021); Alex Vallauri (Museu Nacional da República-DF, 2021); 67o Salão Paranaense de Arte Contemporânea (MAC-PR, 2021); Estratégias do feminino (Farol Santander, Porto Alegre, 2019), Pequenos gestos: memórias disruptivas (MAC-PR, 2019), I Bienal Latino-Americana de São Paulo, 40 anos depois (Centro Cultural São Paulo, 2019).


    Mayra Huerta Jiménez – artista visual, pesquisadora e professora, doutora em Artes Visuais e Intermídia pela Universidad Politécnica de Valencia. Atualmente é professora pesquisadora na Facultad de Artes da Universidad Autónoma de Baja California (México). Pertence ao corpo acadêmico Imagen y Creación, dedicado à pesquisa e criação contemporânea. Colabora com o Simpósio Internacional de Pesquisa em Arte: Intervindo, Migrando e se (Des)localizando, e com a Universidade Federal de Santa María e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil. Pertenece à Red Iberoamericana de Investigación Narrativas Audiovisuales (Red INAV). É integrante do Sistema Nacional de Investigadores (México).

    Coordenação
    Rosângela Fachel – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Comissão organizadora
    Fábio Ortiz Goulart  – UFPel
    Gustavo Severo Dalla Costa – UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel
    Larissa Schip Ferreira de Deus – UFPel
    Roger da Silva Bandeira – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de  Pelotas – UFPel

    Apoio
    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
    Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
    TimeLine BH, Minas Gerais @timelinebh_
    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual
    ILA FURG – Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS
    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav

  • XI SPMAV – TERRITÓRIOS DO IMAGINÁRIO: DIMENSÕES E DISTENSÕES UTÓPICAS

    TERRITÓRIOS DO IMAGINÁRIO: DIMENSÕES E DISTENSÕES UTÓPICAS
    O XI Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (11º SPMAV), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na edição de 2022, propõe a reflexão e o debate acerca do contexto dos reencontros, territorialidades e utopias na pesquisa em arte. No contexto geopolítico – fronteira e território – em que nos encontramos (ao sul do hemisfério sul), emergem singularidades, sonhos, desejos e afetos que perfazem as dimensões do imaginário. Através de palestras, GTs, exposições e oficinas, o seminário busca ativar os reencontros com os espaços físicos na universidade, bem como fomentar trocas entre saberes de outros lugares. Aproximações e distanciamentos que situam nossos lugares de fala, de escuta, de sonho, de afeto e de afirmação do fazer/pensar a pesquisa em arte.

    ORGANIZAÇÃO SPMAV 2022
    Coordenação
    Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa – UFPel
    Roseli Aparecida da Silva Nery – FURG/UFPel
    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Comissão organizadora
    Discentes da Turma 10 (2021-2023) do PPGAVI – UFPel
    Alan Caetano Cândido, Barbara Larruscahim
    da Costa, Bruna Vieira Dorneles, Daniel Soares
    Marenco, Danilson Oliveira de Vasconcelos, Fábio
    Ortiz Goulart, Felipe Dias Diaz Carvalho, Gabriel
    da Silva Munaro, Gustavo Severo Dalla Costa, Isis
    Fófano Gama, Larissa Schip Ferreira de Deus, Letícia
    Beck Fonseca, Lívia Lempek Trindade Monteiro,
    Luiz Henrique Canibal de Andrade Leão, Mariana
    Coelho Penha Corrêa, Mateus Brum de Armas,
    Mauricio Bittencourt, Rogger da Silva Bandeira, Stela
    Soares Kubiaki e Thiago de Godoy Nepomuceno

    INSCRIÇÕES OUVINTES: https://forms.gle/icBhMD73e2dEau5j6

    Inscrições OFICINA – Fabilhetaçao: Ateliê de Criação em Escrita e Fabulação com Isadora Ravena: https://forms.gle/XKVavmF3BVjDHJ9o8

    Inscrições OFICINA – Performance urbana como contradispositivo de imaginação política com Eduardo Bruno: https://forms.gle/YMdr7wT3iqmBooFy9

  • Resultado final do processo seletivo – Professor Visitante, edital nº122/2022

    CANDIDATOS APROVADOS COM A SEGUINTE ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO:

    1º Rosangela Fachel de Medeiros;
    2º Thays Tonin;

    Observação:
    A avaliação da produção foi realizada de acordo com a documentação comprobatória, relativa aos 5 anos, conforme item do edital – 3.1.3.:

    “A segunda fase da seleção pública (de caráter eliminatório e classificatório) consistirá na avaliaçãoda produção dos candidatos com base nos Critérios de Julgamento dos Comitês de Assessoramento doCNPq.
    a. A avaliação da produção dos candidatos será realizada a partir da documentação comprobatória daprodução (Curriculum vitae e Quadro de Pontuação da Produção com os documentos comprobatórios) dosúltimos 5 (cinco) anos completos, enviada pelo candidato no prazo e descritos no item 1 deste Edital.”

    Observada a nota mínima de 7.0 para aprovação.