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    Notícias
  • Dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”

    ““A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, vinculada ao Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo da Universidade Federal do Rio Grande publicou o dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”, organizado por Fábio Ortiz Goulart (discente PPGArtes/UFPEL) e Rosângela Fachel (docente do PPGArtes/UFPEL).

    O objetivo do dossiê é trazer trabalhos que discutem a diversidade sexual e de gênero em obras da cultura de massa voltadas ao que se convencionou chamar de universo nerd/geek. Assim, são apresentados sete textos, que tratam de tais temas em obras audiovisuais e em quadrinhos, possibilitando observamos como a diversidade sexual e de gênero tem sido apresentada e trabalhada na cultura de massa, além disso o dossiê conta com uma resenha e com um ensaio visual do artista pelotense Alessandro Flores, que também é responsável pela arte de capa do número.

    Já é possível encontrar o dossiê no site da revista:  https://revistaestudosnerds.furg.br/?view=article&id=406:v5-n9&catid=39.

  • 5° Festival Internacional de Videoarte SPMAV (FIVA SPMAV 2023) anuncia trabalhos selecionados

    Em sua quinta edição, o FIVA SPMAV recebeu 208 inscrições, oriundas de 31 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, China, Colômbia, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, França, Guatemala, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Macedônia, México, Moldávia, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Uruguai, Venezuela e do Brasil, com a presença de representantes de 17 estados do território nacional: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

    As videoartes homologadas foram apreciadas pela comissão avaliadora convidada formada por:

    ​​Alejandro Angel (Colombia)

    ​​Realizador audiovisual, diretor e produtor de cinema e novos meios, e diretor de #NarrarElFuturo: Festival de Cine y Nuevos Medios e professor associado da área de cinematografia da Universidade Jorge Tadeo Lozano de Bogotá.

    Alex Schlenker (Alemanha/Equador)

    Artista e pesquisador visual, autor e tradutor, mestre e doutor em Estudos Culturais Latino-Americanos pela Universidad Andina Simón Bolívar, Equador, professor pesquisador na área de Estudos Visuais e Artísticos, Literatura e Teoria Decolonial na Universidade Andina Simón Bolívar de Quito e professor de Pesquisa-Criação Documental no Instituto Superior de Cinema, INCINE. Coordenador do Laboratório de Pesquisa-Criação Artística LICA e do projeto transdisciplinar Plataforma_SUR.

    Maia Navas (Argentina)

    Artista audiovisual, pesquisadora e curadora, mestre em Estética Latino-Americana Contemporânea, professora da Faculdade de Artes, Design e Ciências da Cultura da Universidade Nacional do Nordeste, Argentina, diretora do Festival PLAY – videoarte y cine experimental, Corrientes, Argentina, há 12 anos.

    Morgana Gama de Lima (Brasil)

    Pesquisadora e professora, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre os cinemas de África e suas diásporas (CNPq 25/2021) no Póscom/UFBA e coordena o Seminário Temático Cinemas Negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas (SOCINE).

    Sávio Leite (Brasil)

    Realizador audiovisual, curador e pesquisador, mestre em Artes Visuais pela UFMG, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA, coordenador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação e do TIMELINE – Festival Internacional de Arte Eletrônica de Belo Horizonte. Curador do CINE DESIGN – Mostra Internazionale di Audivisivo Sperimentale e Film de Animazione di Vigevano / Itália, jurado de diversos festivais no Brasil e no exterior.

    A partir das indicações da comissão avaliadora foram selecionadas 53 videoartes

    (fundir) corpos d’água (2021, 01’18”), de Hana Brener Mockdece –            Uruçuca,  BA, Brasil          

    A voz da flecha (2022, 04’44”), de Esteve Maris de Mello Pereira, Jessica Scheer e Andrês Santos – Rio Grande, RS, Brasil

    Acúfeno (2023, 04’29”), de Melisa Fernández – Chaco, Argentina

    Ambulatorial (2021, 03’28”), de Amanda Correa –  São Paulo, SP, Brasil

    An eternal idleness (2023, 03’10’), de Matteo Campulla – Milão, Itália

    Atentos ao céu (2023, 03’25”), de Felipe Matheus Pires da Conceição e Maria Clara Curti Vieira Alves – Goiânia, GO, Brasil

    Aún Me Duele (2023, 03’08”), de Fina Ferrara – Monterrey, México

    Banalização (2023, 02’23”), de Allison Vale Pedro – São Paulo, SP, Brasil

    Call of the Cranes (2023, 04’11”), de Vilma Tihilä – Helsínquia, Finlândia

    Caminho (2023, 04′ 58″), de Tuany Oliveira da Silva Manfio – Santa Maria, RS, Brasil

    casa | carta (2021, 02′), de Ana Zeferina Ferreira Maio – Rio Grande, RS, Brasil

    Chichaoua (2022, 04’56”), de Rafel Arnal – València, Espanha

    Cine Pornô – Fragmentos de Desejo e Medo  (2022, 05′), de Luis Teixeira Mendes  – Rio de Janeiro – RJ, Brasil

    Compre(hen)ssion of Artifacts (2023, 05’52”), de Damián Anache – Buenos Aires, Argentina

    Déjà Vu (2023, 01′), de Julian Martinez – Pereira, Colômbia

    Dissociando no Digital (2023, 02’08”), de , de Rafael Carvalho de Albuquerque – Aracaju, SE, Brasil

    Ein bild spiegelt sich noch in mir / A picture still mirrors in me (2021, 03′), de Irena Paskali – Macedônia / Colônia, Alemanha

    El danzante (2022, 02′), de Natali Mamani – Bolívia / São Paulo, SP, Brasil

    El ser en la tierra (2021, 03’58”), de Martha Isabel Calle Cadavid, Anolys Daycard e William Arunategui – Cali, Colômbia

    Exodus (2021,  05′), de Sara Não Tem Nome – Belo Horizonte, MG, Brasil

    Exponenciais (2021, 03′), de Khalil Charif e Cristina Amiran – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Fallen angels – Ecosofarva (2023, 02’29”), de Diego Mac – Porto Alegre, Brasil

    Ferro, Lama e Cobre (2022, 04’52”), de Lucas Gervilla – Brasil / Greifswald, Alemanha

    From the place where the light goes out (2023, 05′), de Sandrine Deumier – França

    Goodbye blue sky (2023, 05′), de Roxana Constantinescu e Alfred Schupler – Bucareste, Romênia

    Hypnic Jerk (2023, 2’55”), de Pamela Falkenberg e Jack Cochran – Austin, Estados Unidos

    Imwall (2023, 01’02”), de Mauro Cosenza – Montevidéu, Uruguai

    In-corpo-rar (2021, 03′), de Adovale Dias e Klarissa Faye – Recife, PE, Brasil

    inbound (2023, 05′), de David Anthony Sant – Sydney, Australia

    Incendiando mi infancia (2023, 04’39”), de Juliana Díaz Ratti – Corrientes, Argentina

    Injerto (2023, 01’07”), de Fanny Leiva Torres – Santiago, Chile

    Máquina de Projetar Memórias n. 1 – Luiz Rosemberg Filho (2022, 03′ 37″), de Arthur Frazão e Mili Bursztyn – Rio de Janeiro, Brasil

    Museum under water (2023, 02’55”), de Angie Siveria e Oskar Schuster – Ucrânia / Berlim, Alemanha

    O galo desperta perdonami Giotto (2021, 02’13”), de Desirée de Azambuja Hirtenkauf – Lajeado, RS, Brasil

    O Sonhário da Srª. M.N. (2023, 04’56”), de Ana Sabiá – Florianópolis, SC, Brasil

    Obra Sem Título – VAZIA (2023, 02’38”), de Kanauã Nharu – Canoas, RS, Brasil          

    Olho composto  (2021-2023, 04:09″), de Sergio Augusto Medeiros – Belo Horizonte, MG, Brasil

    Orí(gens) (2023, 01′), de Zeni Frasão Azevedo, São Paulo, SP, Brasil

    Our Queer Bodies are Mandalas of Love (2023, 05′), de Claudio Pestana – Portugal / Londres, Reino Unido

    Patriarchal Sabbath (2023, 03’11”), de Monika K. Adler – Londres, Reino Unido

    Sacrifício (2023, 05’55”), de Carolina Kasting – Rio de Janeiro, RJ, Brasil                       

    Solstice (2022, 02’43”), de José M. Delgadillo – San Luis Potosí, México

    SOS (2021, 04’14’), de Ilya Martynov – Rússia / Frankfurt, Alemanha

    Sujo (2022, 04’10”), de Giovanni Fonseca Bosica – São Paulo, SP, Brasil

    Tá Fazendo Sabão (2022, 05’45”), de Ianca Santos de Oliveira – Santo Amaro, BA, Brasil

    the vulgar and the holy Ⅲ (2021, 04’58”), de Masafumi Oda – Tokyo, Japan

    Toda força que habita (2021, 05’10”), de Marcelo Cabrera, Airton Tomazzoni, Syl Rodrigues, Tati Missel e Marcus Godoy – Imbé, RS, Brasil

    Tomorrow Never Knows (2022, 03’30”), de Pierre Ajavon – Paris, França

    Traces:Ski (2022, 03′), de Jean-Michel Rolland – Marselha, França

    Trasgo (2023, 04’14”), de José Carlos Carneiro Cavalcante Filho – Sobral, CE, Brasil

    Was du gesehen haben wirst – What you will have seen (2022, 03′), de Katia Sophia Ditzler – Berlin, Alemanha

    Whats bred in the blood (2023, 05’19”), de Robin Gee, Maurice Watson, Clarice Young, Eli Motley e Atiba Rorie – Carolina do Norte, Estados Unidos

    WTU – watering the unseen (2022, 02’39”), Sonia Laura Armaniaco – Gênova, Itália

    Em breve anunciaremos os lugares e datas das exibições da Mostra FIVA SPMAV

    ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2023

    Coordenação 

    Rosângela Fachel – UFPel 

    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Chico Machado – UFPel/UFRGS

    Comissão organizadora 

    Ana Maio – FRESTA, UFPel/FURG

    Chico Machado – UFPel/UFRGS

    Balbina Francisca Moraes de Sá – UFPel 

    Felipe Merker – UFPel/UFRGS

    Mayra Huerta – UABC, México

    Larissa Patron Chaves – UFPel

    Pedro Tavares Filho – UFPel

    Ricardo Pereira Teixeira – UFPel 

    Rosângela Fachel – UFPel 

    Realização 

    Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, Universidade Federal de  Pelotas – UFPel 

    Apoio

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas, RS @malg.ufpel 

    Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel 

    RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav 

    FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual

    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, RS

    TimeLine BH, Minas Gerais, Brasil @timelinebh_

    Narrar el Futuro – Festival de Cine & Nuevos Medios, Bogotá, Colômbia @narraelfuturo

    PLAY Festival Internacional de Videoarte y Cine Experimental, Corrientes, Argentina @playvideoarte

    Faculdad de Artes, Universidad Autonoma de Baja California, México

    Universidade Federal de Rio Grande

  • o Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos foi atualizado

    Informamos que o Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos foi atualizado conforme normas da ABNT vigentes e segue a Resolução Nº 61 do COCEPE, de 16 de novembro de 2023, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/resolucoes para ciência e divulgação à comunidade acadêmica.

    Até Março de 2024 ficarão disponíveis as duas versões do Manual para consulta: a de 2019 (Vigente) e a de 2023 (obrigatória a partir de março/2024).

    Quanto a versão aprovada em 2023 do Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos, informamos que as novas normas devem ser aplicadas, obrigatoriamente, nos trabalhos defendidos a partir do mês de março do ano de 2024.

    O Manual de 2019 (Vigente) no link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/normas-da-ufpel-para-trabalhos-academicos/

     Já o manual de 2023 (obrigatório a partir de março/2024) está disponível no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/manual-de-normas-ufpel-para-trabalhos-academicos-atualizada-2023/