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  • 2ª Escuela Internacional de Posgrado PREFALC 2025

    5 al 9 de mayo de 2025, Chubut, Argentina

    A Profa Dra. Eduarda Gonçalves do Curso de Bacharelado em Artes visuais e do Programa de Pós-graduação em artes (PPGARTES) do Centro de Artes da UFPel, líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPel) e colaboradora no CAMINHOGRAFIAS URBANAS NOS CONFINS DA AMERICA DO SUL: criando pistas para políticas públicas com povos e comunidades tradicionais que habitam a margem das cidades de Marabá/BR, Pelotas/BR e Comodoro Rivadavia/AR, sob coordenadoria do Prof. Dr. Eduardo Rocha, participará como mediadora cultural, com a atividade Cartogravista de las aguas ludicas, na Residência Transdisciplinar Añil que reúne profissionais do campo das artes e ciência, de 5 a 14 de maio de 2025, em Trelew, na província de Chubut, Argentina.

    Este programa oferece um espaço de intercâmbio e criação colaborativa, fomentando a integração de perspectivas e conhecimentos para desenvolver projetos inovadores sobre o cuidado dos ecossistemas aquáticos. Promovendo o diálogo entre a arte, a ciência e a comunidade, ampliando os imaginários em relação com água e às paisagens hídricas.

    O programa abrangerá as bacias do Atlântico e do Pacífico e incluirá exercícios de mediação transdisciplinar em vários corpos d’água, interagindo com territórios locais. O evento é promovido pela Universidade da Patagônia, Argentina, Universidade de Montpellier, França e Universidade Federal do Ceara, entre outras Instituições internacionais.

    Com apoio do programa Orillas Nuevas do Instituto Francês e da Embaixada de França na Argentina, da Fundación Medifé y busca ampliar a experiencia pedagógica do Programa Regional Francia América Latina (PREFALC-FMSH).

  • UFPel promove ciclo de eventos “8 de Janeiro – Restauração e Democracia”

    Entre 30 de abril e 27 de junho, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove uma série de atividades culturais relacionadas ao projeto de restauração das obras pertencentes ao acervo do Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023. As peças foram restauradas ao longo do ano passado por uma equipe do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. Na programação, estão exposição, lançamento de livro, aula inaugural, lançamento de documentário e ações educativas em escolas.

    O projeto, intitulado “Patrimônio Cultural dos Palácios Presidenciais: valorização e promoção da democracia a partir da conservação-restauração dos bens culturais vandalizados do Palácio do Planalto”, foi desenvolvido pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura (Lacorpi-UFPel). A iniciativa conta com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP), além do apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS).

    A restauração das peças ocorreu sob a coordenação das professoras Andréa Lacerda de Bachettini e Karen Velleda Caldas.

    Exposição “8 de Janeiro: Restauração e Democracia”

    A mostra de abertura apresentará textos e registros fotográficos do processo de restauração das obras de arte do Palácio do Planalto. A curadoria do professor Lauer Santos (UFPel), com curadoria adjunta do professor Roberto Heiden (UFPel) e de Renan Espírito Santo (UFPel), selecionou imagens que documentam o trabalho da equipe da UFPel no Laboratório de Conservação-Restauração montado especialmente no Palácio do Alvorada, em Brasília, para a recuperação das peças.

    As fotografias, de autoria da professora e coordenadora-adjunta do projeto Karen Velleda Caldas, do fotógrafo Nauro Júnior e de Mariana Alves (IPHAN), registram as etapas do processo de conservação-restauração, evidenciando os desafios enfrentados e os resultados alcançados.

    Local: Prefeitura de Pelotas

    Inauguração: Dia 30 de abril, às 16h

    Visitação: De segundas às sextas, das 8h às 17h

    Lançamento do livro “Restauração: Democracia, Preservação e Memória”

    O lançamento do livro sobre o projeto de restauração das 20 obras do Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023, ocorrerá após a abertura da exposição. O evento contará com a participação da coordenadora editorial da publicação, Gabriela Osório Mazza (Satolep Press), que estruturou o livro a partir de uma perspectiva humanista, destacando os impactos do vandalismo e o significado da restauração das obras. Também estarão presentes as organizadoras da publicação, professoras Andréa Lacerda Bachettini e Karen Velleda Caldas, além de autores dos capítulos e demais colaboradores. A obra apresenta um amplo registro textual e visual do processo de conservação-restauração conduzido pela equipe do LACORPI-UFPel.

    Local e horário: Prefeitura de Pelotas, 30 de abril, às 17h

    Aula Inaugural 

    “As 20 obras de arte restauradas pelo LACORPI e o trabalho com a história da arte no contexto da valorização das instituições democráticas” é o título da aula inaugural do Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas (ICH-UFPel), que será ministrada pelo professor Roberto Heiden (DMCOR-ICH/UFPel). A palestra apresentará a pesquisa sobre a história das obras de arte do Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023 e restauradas pela equipe da UFPel.

    Serão sistematizadas informações sobre os diversos autores, estilos e técnicas presentes no conjunto das 20 obras, com destaque para descobertas importantes, como a identificação da autoria do guache de Martin Bradley e o reconhecimento da origem do vaso cerâmico como uma Idria italiana, entre outros resultados.

    Local e horário: 30 de abril, às 19h, no Auditório do Campus II (ICH-UFPel) – Rua Almirante Barroso, 1.202.

    Exibição do documentário “8 de Janeiro: Memória, Restauração e Democracia”

    O filme terá uma exibição especial de lançamento no dia 8 de maio, que contará com a presença do diretor, professor Michael Kerr (UFPel), e do técnico em audiovisual André Barcellos (UFPel). O debate será mediado pelos professores Roberto Cotta (UFPel) e Giulianna Ronna (IFSUL). Além disso, haverá mais duas sessões destinadas ao público durante o mês de maio.

    Produzido por professores, técnicos e estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual da UFPel, o filme documenta o processo de restauração das 20 obras pertencentes ao Palácio do Planalto, vandalizadas em 8 de janeiro de 2023 e restauradas ao longo de 2024 pela equipe da UFPel.

    O documentário reúne depoimentos de diversos profissionais, colaboradores e testemunhas oculares dos acontecimentos e do desenvolvimento do projeto, além de representantes do mundo da arte, cultura e patrimônio.

    As reflexões abordam a importância das instituições democráticas e o simbolismo do gesto de restauração, concretizado pelo trabalho da equipe do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, em parceria com o IPHAN e a Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais (DCPP).

    Exibição e debate com o diretor Michael Kerr: 8 de maio, às 19h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447)

    Exibições ao público: 15 e 29 de maio, às 19h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447). As sessões são gratuitas

    Ações Educativas do Projeto

    As educadoras patrimoniais do projeto, professoras Liza Martins, Marta Bonow e Leticia Maciel, desenvolveram atividades educativas em três escolas públicas do Distrito Federal com turmas dos 6° ao 8° ano. Agora, as ações serão adaptadas para Pelotas e realizadas pelos alunos discentes do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel que compõem o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Conservação e Restauro da UFPel, que tem como tutora a coordenadora do Lacorpi, profa. Andréa Bachettini.

    Os integrantes do PET Antônio Ramos e Paola Rotter, que participaram das atividades de educação patrimonial e de restauração em Brasília, farão parte das ações realizadas em Pelotas.

    A aluna Clarissa Martins Neutzling, que também participou das atividades no Distrito Federal, irá desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre Educação Patrimonial no âmbito das Ações do Lacorpi, com orientação da profa. Annelise Montone, e está preparando atividades para serem aplicadas em uma escola da Rede Municipal.

    Algumas das atividades de educação patrimonial previstas são:

    – Lançamento da Cartilha Educação patrimonial no contexto do Projeto Lacorpi – Ação Brasília – UFPel – Iphan (Recurso eletrônico);

    – Diálogo sobre patrimônio – encontro didático-pedagógico com as professoras Liza Martins e Marta Bonow;

    – Diálogo sobre destruição e restauração das obras – exibição de vídeo sobre o ato de 08/01/2023 e exposição “Lacorpi Vai às Escolas” – que mostra os processos de restauração realizados nas obras de arte vandalizadas;

    – Oficina de atividade lúdica: “Brincando de ser restaurador(a) do patrimônio brasileiro” – atividades diversas: quebra-cabeça de Mulatas à mesa – miniatura da ânfora – reprodução do conceito de Galhos e Sombras.

    As ações educativas com escolas serão previamente agendadas com o PET Conservação e Restauro e com a Equipe do Lacorpi nos meses de maio e junho. Informações pelo e-mail pet.conservacao.restauro@ufpel.edu.br.

    Mais informações sobre o Lacorpi podem ser acessadas no site do projeto.

  • Exposição Cotidianidades – 2ª Edição: Perdendo Tempo está recebendo propostas!

    O evento conta com o apoio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG e tem como objetivo promover e divulgar produções artísticas da comunidade, incentivando a reflexão sobre o papel da arte na construção de novos modos de interação com o cotidiano, a pausa e o tempo. Além de estimular o debate, a iniciativa incentiva a participação de estudantes de diversas áreas do conhecimento, fomentando um ambiente interdisciplinar que favoreça a troca entre cursos, programas e instituições de ensino básico e superior. A exposição também reforça a importância da ocupação de espaços culturais, como o ArtEstação, valorizando esses ambientes na cidade e reconhecendo as artes como um campo essencial no cotidiano.

    Acreditamos que a divulgação por meio dos canais institucionais da universidade contribuirá para ampliar o alcance da iniciativa e incentivar a participação da comunidade acadêmica e externa.

    – Dando continuidade à proposta da primeira edição, Cotidianidades – 2ª Edição: Perdendo Tempo segue refletindo sobre as cotidianidades e as possibilidades de criação artística atravessadas pela rotina. Nesta segunda edição, o convite se amplia para produções artísticas contemporâneas que questionem as questões emergentes da nossa sociedade, abordando a condição de exaustão, a necessidade de pausa e o direito ao ócio.

    – Este evento é promovido pelo Ponto de Cultura ArtEstação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com apoio da CAPES, da Diretoria de Arte Cultura (DAC) e dos Grupos de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPEL) e CIPÓ – Cirandeiras Poéticas (ILA/FURG). O evento será aberto ao público e contará com uma programação cultural.

    Instagram oficial do evento (@expo.perdendotempo): https://www.instagram.com/expo.perdendotempo/ 

    As inscrições estarão abertas de 12 de março até às 23h59 de 25 de março de 2025 e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/t5SPReQvX1mtfXij7

    As inscrições são gratuitas e implicam no conhecimento e aceite às normas do edital (Acesse o edital em: https://drive.google.com/file/d/1qKgxrLgAHyVIRYfxfxtur2TbSNW5OVJq/view?usp=sharing)

  • Programação: 1° Seminário Internacional de Pesquisa em Artes – SIPA13° SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

    9 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações online
    18h – Mesa (online) “Entre Cuerpo y Territorio: Reflexiones sobre la Identidad y el
    Arte Contemporáneo en la Frontera”, com Mayra Huerta Jiménez – UABC (México),
    Laura Etel Briseño Chiñas – UABC (México), Mediação de Rosângela Fachel
    (docente PPGArtes) e Dayanna Perez (discente do PPGArtes)


    10 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    18h – Performance grupo G.I.L – Auditório 2, Centro de Artes
    18h30 – Cerimonial de Abertura: Novos rumos do PPGArtes, com Lauer Santos (Coordenador do PPGArtes) e Nádia Senna (Vice-coordenadora do PPGArtes) Auditório 2, Centro de Artes
    19h30 – Axéro, Grupo Tatá – Sala Carmen Biasoli, Prédio 3


    11 DE DEZEMBRO DE 2024
    10h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    14h – Mesa Acessibilidade nas artes, com Rafael Braz (audiodescritor) e Liana
    Barcelos Porto (NAI, UFPel), Mediação de Marisa Helena Degasperi (UFPel) e
    Rai Leon (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
    16h – Mesa Corporalidades em Performance, com Soraya Martins (UFMG),
    Mediação de Thiago Pirajira (UFPel) e Ricardo Silva (discente do PPGArtes) –
    Auditório 1 – Centro de Artes
    18h – Abertura da exposição Tramas-Multidões, da turma 2023/2025, com curadoria
    de Napê Rocha (Curadora Adjunta do Museu Bispo do Rosärio, RJ) – Galeria A – Centro de Artes.


    12 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    14h – Mesa Cuerpos inclinados: figuras de la pietá en el arte chileno, com Paz
    López – Uchile (Chile), Mediação de Larissa Patron (UFPel) e Alice Buchweitz
    (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes

    16h – Mesa Sexualidade, educação e arte, com André Medeiros (SP) e Laura
    Milano – UBA (Argentina, por videoconferência), Mediação de Hudson Carvalho
    (UFPel) e Pedro Tavares (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
    18h – Oficina de Intercâmbio Artístico, com Igor Pretto, Kátia Kalinka e Alexandre Dill Sala 61, Prédio 3


    13 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    14h – Mesa com pessoas egressas do PPGArtes: Juliana Coelho, Tais Galindo,
    Thiago Madruga, Mediação de Alice Monsell (docente do PPGArtes) e Deivison
    Araujo (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
    15h30 – Exibição dos curtas; Endless (6′) e Acaso você me toque (12’15”)
    16h – Mostra de Performances – Sala Multiuso, Prédio 1, Centro de Artes
    19h – RÉQUIEM – Auditório 2, Centro de artes
    20h30 – Sarau Queer – Monjolo Bar

    ORGANIZAÇÃO 1° SIPA e 13° SPMAV – 2024


    Coordenação
    Carmen Anita Hoffmann
    Rebeca Recuero
    Rosângela Fachel


    Comissão organizadora
    Discentes do Mestrado do PPGArtes – Turma 12 (2023-2025)


    Comissão científica
    Alice Monsell – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Claritza Arlenet Peña Zerpa – Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela
    Francisco Gil – Universidade do Algarve, Portugal
    Helene Sacco – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Jesse da Cruz – Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
    Kelly Wendt – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Maria del Carmen Camacho-Gómez, Universidad Panamericana, México
    Mayra Huerta Jimenez – Universidad de Baja California, México
    Mônica Dantas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
    Morgana Gama de Lima – Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil

  • 13° SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais e 1° SIPA – Seminário Internacional de Pesquisa em Artes

    13° SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais
    1° SIPA – Seminário Internacional de Pesquisa em Artes
    Corporalidades em Transição

    AS ARTES DO CORPO E O CORPO NAS ARTES

    de 09 a 13 de dezembro

    Inscrições prorrogadas até 02 de dezembro de 2024

    https://wp.ufpel.edu.br/spmav/
    https://www.instagram.com/spmav_ufpel

    Os estudos sobre corporalidade estão em constante transformação, sendo influenciados por discursos culturais e políticos que moldam tanto o conceito de corpo quanto sua interação com o mundo. Judith Butler (2018) sugere que gênero e identidade são construções performativas, não essências fixas, e que o corpo pode subverter normas sociais, tornando- se um espaço de inquietações e resistência. Guacira Lopes Louro (2004) também indica que corpos que desafiam normas contribuem para o questionamento de normas de gênero e sexualidade.
    Nas artes, essa visão do corpo como interface entre o material e o simbólico reflete a diversidade de experiências corporais, atravessadas por questões de raça, gênero e sexualidade, conforme explorado pelas teorias decoloniais (Lugones, 2014). Nesse sentido, a educação, como defendido por bell hooks (2017), deve promover uma abordagem libertadora e inclusiva, valorizando a diversidade corporal. No contexto tecnológico, Robert McRuer (2024) discute como algumas tecnologias reforçam normatividades, enquanto outras podem ampliar a expressão de corporalidades diversas.
    A relação entre corpo e meio ambiente também emerge, evidenciando como corpos e ecologia se interconectam e resistem à exploração. Assim, as artes do corpo e o corpo nas artes são espaços transitórios, no qual diferentes formas de ser e de criar se desenvolvem.
    O 13º Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais e o 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Artes, é um evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E, nesta edição, propõem debates sobre as corporalidades em transição e as suas artes, sendo composto por palestras, grupos de trabalho, exposições, espetáculos, mostras e performances, buscando reativar os encontros presenciais na universidade, promover a acessibilidade e fomentar trocas entre saberes regionais, nacionais e internacionais.


    Eixos Temáticos:


    Eixo Artes e Educação: Busca explorar a forma como a corporalidade pode ser integrada no ensino das artes e nas pedagogias críticas, em consonância com Paulo Freire e bell hooks, que defendem a educação como prática de liberdade. O eixo destaca práticas que valorizem a diversidade corporal e promovam diálogos, nos quais o corpo é um agente ativo na aprendizagem e na criação.

    Eixo Gêneros, Sexualidades e Decolonialidade: Convida à reflexão sobre a diversidade das corporalidades com especial atenção às corporalidades dissidentes, que desafiam normas de raça, gênero, sexualidade e deficiências. Com apoio de teorias queer/cuir e decoloniais, atentando à arte como espaço de visibilidade para identidades marginalizadas e como campo para a desconstrução de binarismos.


    Eixo Poéticas e Processos Criativos: Abre espaço para a discussão de processos criativos centrados na corporalidade, acolhendo comunicações que investiguem as diferentes relações e práticas do corpo com/em poéticas contemporâneas, como as artes visuais e as artes cênicas e demais expressões artísticas.


    Eixo Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades: Acolhe estudos das teorias e histórias nas suas múltiplas relações com as Artes, buscando diálogos no âmbito nacional e internacional, para a discussão frente à diversidade dos modos de conhecer e de se relacionar com as manifestações artísticas, suas inter-relações e transversalidade com outros campos do conhecimento.


    Eixo Tecnologias e Meio Ambiente: Propõe a discussão das relações entre corporalidades, tecnologia e meio ambiente, abordando implicações éticas e políticas, e promovendo reflexões sobre como a arte pode dialogar mediante à crise ecológica e pensar a coexistência entre o natural e o tecnológico.


    Referências
    BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro:
    Civilização Brasileira, 2018.
    LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo
    Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
    HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:
    Martins Fontes, 2017.
    LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p.
    935–952, set. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000300013 2014. Acesso em: 23 de outubro
    de 2024.
    MCRUER, Robert. Teoria Crip: signos culturais entre o queer e a deficiência. São Paulo: Editora
    Papeis Selvagens, 2024.
    Coordenação
    Carmen Anita Hoffmann
    Rebeca Recuero
    Rosângela Fachel
    Comissão organizadora
    Discentes do Mestrado – Turma 12 (2023-2025)
    Comissão científica
    Alice Monsell – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Claritza Arlenet Peña Zerpa – Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela
    Francisco Gil – Universidade do Algarve, Portugal
    Helene Sacco – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil

    Jesse da Cruz – Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
    Kelly Wendt – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Maria del Carmen Camacho-Gómez, Universidad Panamericana, México
    Mayra Huerta Jimenez – Universidad de Baja California, México
    Mônica Dantas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
    Morgana Gama de Lima – Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil
    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas
    Apoio
    Galeria A Sala – UFPel
    Museu Leopoldo Gotuzzo – UFPel
    Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – UFPel
    Diretoria de Arte e Cultura – DAC, Universidade Federal do Rio Grande – FURG
    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – RedINAV