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Perguntas Frequentes dos Docentes

Como encaminhar Bancas de Defesa Final e Qualificação?

Com 40 dias de antecedência da realização da banca, o orientador deverá proceder no SEI:

1) O orientador deverá abrir um processo no SEI do tipo “Pós-Graduação: Bancas Examinadoras – Indicação e Atuação – Stricto Sensu”.
Preencher a Especificação: “Encaminhamento Defesa de Tese – aluno X”, “Encaminhamento Defesa de Dissertação – aluno X” ou “Encaminhamento de Exame de Qualificação – aluno X”.

2) Incluir o formulário: “PRPPG Formulário 4 – Encaminhamento de Defesa”.
Preencher e assinar.

3) Enviar o processo para o PPGAVI (PPGArtes).

O processo será recebido na secretaria e encaminhado para aprovação da banca em reunião.

Como marcar salas para as defesas finais e qualificação?

MARCAÇÃO DE SALA: Se presencial, encaminhar um e-mail para o PPGArtes para marcação da SALA 313.
A ocupação da SALA 313 pode ser consultada aqui: https://wp.ufpel.edu.br/ppgartes/agenda-ppgav/salas-do-ppgav/

Como contar com o apoio dos técnicos responsáveis pelos equipamentos de webconferência para bancas de defesa?

O docente deverá entrar em contato com o LIG – Laboratório de Informática da Graduação. O LIG oferece acesso a computadores conectados à internet para docentes, discentes e técnicos administrativos do Centro de Artes.

Tipos de demandas:

  • Consultas na internet
  • Trabalhos de ilustração
  • Edições de vídeo
  • Oficinas para pequenos grupos (somente por agendamento)
  • Web-conferencias

https://wp.ufpel.edu.br/ligca/
https://wp.ufpel.edu.br/ligca/contato/

Como gerar ATAS DE DEFESA FINAL DE DISSERTAÇÃO?

Seguir os procedimentos do “Tutorial para confecção das ATAS de defesa final”, que passará a ser realizada pelo Professor(a) Orientador(a), assim que ocorrer a defesa.

Tutorial-para-confeccao-das-ATAS-de-defesa-finalBaixar

GERAR a ata em pdf, adicionar ao processo de encaminhamento de defesa, e encaminhar ao colegiado para registro e aprovação em reunião (homologação).

Como gerar ATAS DE QUALIFICAÇÃO?

Preencher o modelo abaixo, assinar pelo GOV.BR e enviar para a secretaria.

Como Encaminhar Dissertações?

  1. O orientador deverá abrir um processo no SEI do tipo “Pós-Graduação: Dissertação e Tese – Stricto Sensu”.
  2. Preencher a Especificação: “Encaminhamento Arquivo Final da Dissertação – aluno X”.
  3. Incluir o arquivo em pdf da dissertação (tamanho máximo 10 Mb).
  4. Incluir o arquivo Termo de autorização para inserir teses e dissertações assinado e digitalizado.
  5. Incluir um despacho com o seguinte texto e assinar pelo SEI: “Eu, XXXXXX, orientador(a) da Dissertação do discente XXXXXXXXXXXXX intitulada XXXXXX, li e autorizo a entrega do texto final à secretaria do PPGArtes para as providências cabíveis.” ou adicionar o arquivo Termo de entrega da versão final da dissertação assinado e digitalizado
  6. Enviar o processo para o PPGArtes.

Como cadastrar uma NOVA Disciplina?

Com antecedência de a´proximadamente 3 meses, tendo em vista aprovação no Colegiado, Conselho do CA, COCEPE e cadastro na PRPPG:

1) Abrir um processo no SEI do tipo “Pós-Graduação: Programa Analítico e ementa de Disciplina”
2) Incluir o documento “PRPPG Programa Analítico de Disciplinas”, preencher com os dados da disciplina e assinar.
3) Enviar o processo para o PPGAVI (PPGArtes).

Como solicito DIÁRIAS E PASSAGENS?

Para CONVIDADOS COM SIAPE

Solicitações de diárias e passagens para CONVIDADOS COM SIAPE devem ser encaminhadas para aprovação em reunião, com antecedência mínima de 50 dias para passagens aéreas nacionais e 30 dias para outras situações. Em anexo “Formulário para CONVIDADOS – 2023” a ser preenchido com os dados do convidado.

Para CONVIDADOS SEM SIAPE são necessários, além do “Formulário para CONVIDADOS – 2023”:

– cópia de Carteira de Identidade e CPF em pdf;

– Currículo Lattes em PDF;

– redação de texto para NOTA TÉCNICA, explicando a necessidade e importância da vinda do convidado sem SIAPE.

Como proceder para meu afastamento à serviço no país?
Orientação de preenchimento em:
https://wp.ufpel.edu.br/ca/area-do-servidor/

Como proceder para meu afastamento à serviço no Exterior?
https://wp.ufpel.edu.br/ca/area-do-servidor/

Como faço minha ASSINATURA COM CERTIFICAÇÃO DIGITAL pelo Gov.BR?

A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode usar o serviço:

Para utilizar o serviço da assinatura digital do gov.br, você precisa ter uma conta validada por:

Reconhecimento facial realizada pelo aplicativo gov.br. (Baixar aqui)
Bancos credenciados;
Certificado digital;


Verifique aqui se sua conta no gov.br está validada para utilizar a assinatura digital.

Também pode acessar o passo a passo para assinatura aqui: