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  • 2º Seminário Internacional de Pesquisa em Artes (SIPA) e 14º Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

    O 2º Seminário Internacional de Pesquisa em Artes (SIPA) e o 14º Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais são promovidos por discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul, Brasil. O evento é voltado a pesquisadores das poéticas, educação e teoria das artes (visuais, cênicas e musicais), vinculados ou não a instituições, assim como a discentes e egressos de Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras.

    O evento engloba as três linhas de pesquisa do PPGArtes/UFPel: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, e Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades. Assim, partindo das linhas de pesquisa, se abre espaço para uma diversidade de investigações que contribuem também para a construção de múltiplos saberes.

    2 a 4 de dezembro de 2025
    Centro de Artes / UFPel

    Modalidades de apresentação de GTs e Campos Propositivos, com artigos completos e/ou ensaios visuais e/ou resumos expandidos.

    Templates para submissão nos editais abaixo:

    EDITAL 2025 / PPGARTES UFPEL | RETIFICAÇÃO EDITAL (NOVO)

    INSCRIÇÕES DE ARTIGO COMPLETO

    INSCRIÇÕES DE ENSAIO VISUAL

    INSCRIÇÕES RESUMO EXPANDIDO (NOVO)

    Dúvidas pelo email:
    sipa.ppgartes.ufpel@gmail.com

    Do tema

    CAMPO DE CONFLUÊNCIAS

    No pampa, campo é um horizonte amplo que permite ao olhar de tantos artistas percorrer planícies e prospectar novos horizontes existenciais e conceituais de criação. Como cultivo, campo também se torna espaço de jogos, integrações e dinâmicas entre corpos, tempos, territórios e objetos, onde da contemplação e da ação nascem novos sentidos. Trata-se de uma geometria sensível que conecta corpo e mundo, inspirada no cuidado e na atenção ao tempo de espera como metáfora para a germinação da pesquisa em Arte no extremo sul do Brasil. Conflui dessa experiência com a terra o interesse pelo encontro e seus frutos, assim como o interesse pelo olhar crítico ao espaço que se perde diariamente à máquina neoliberal que come a natureza. Amparados na ideia de confluência de Antônio Bispo dos Santos, o Nego Bispo, que diz que quando um rio encontra outro rio não deixa de ser ele mesmo, mas passa a ser ele e outros rios, compreendemos o valor dos encontros gerados em eventos de pesquisa como este, que abarcam e confluenciam diferentes formas de produção no grande campo das Artes.

    O tema CAMPO DE CONFLUÊNCIAS propõe o encontro com um lócus específico — um território de ação, vida e criação — destinado à produção de pensamento nas pesquisas em Artes. O evento parte dessa ideia de “campo” como espaços de cultivo, jogo e troca para estabelecer a comunhão entre corpo, contexto e estado de presença. Neste lugar, questões do mundo contemporâneo e da Arte, atravessando cada pesquisa, apontam formas de vinculação e de posicionamento. Por encontros que se tocam, trocam, se orientam e desorientam dentro de um campo coletivo de cultivo. Por práticas, linguagens e experiências se entrelaçam, fazendo emergir saberes e modos de pensar e fazer arte que revelam diferentes maneiras de habitar, compreender e criar mundos.

    Do formato

    Como pensar um evento de pesquisa em/sobre artes? Onde começa? Como acontece? Onde termina? Longe de buscar respostas, deixamo-nos mover pelas próprias perguntas. É a partir delas que propomos reelaborar formatos e ampliar os campos de encontro a partir da confluência.

    A programação inclui Roda de Confluências com convidados, exposição, atividade cultural de rua e publicação de artigos e ensaios visuais. Junto ao formato Grupos de Trabalho convencionais com apresentações de 15 minutos e debate, o SIPA propõe os Campos Propositivos, que serão lugares de convívio, experimentação e criação colaborativa. Estes serão atravessados pela disponibilidade de escuta, pelo risco, pela abertura e pelo gesto propositivo. É um convite a dar tempo ao tempo, ao acontecimento da participação, e à valorização do compartilhamento. No momento da inscrição, podem ser submetidos trabalhos concluídos ou pesquisas em processo. Cada participante poderá indicar a forma de participação: GTs ou Campos Propositivos.

    O 2º SIPA, acreditando na potência do convívio e da abertura metodológica, aposta na heterogeneidade e na fluidez das confluências entre diferentes frentes teórico-práticas da pesquisa. A proposta do 2º SIPA (e do 14º SPMAV) busca gerar aproximações de temas, suas questões e seus resultados dos diferentes processos, no intuito de gerar contribuições na formação de quem produz conhecimento neste campo.

    Programação e mais informações in https://wp.ufpel.edu.br/sipa/

  • Discoteca L. C. Vinholes da UFPEL promove Jornada de Fonografia 

    Discoteca L. C. Vinholes da UFPEL promove Jornada de Fonografia 

    O Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) e a Discoteca L. C. Vinholes, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), promovem nos dias 30 e 31 de outubro a I Jornada de Fonografia, evento que tem por objetivo promover a memória sonora de Pelotas e fortalecer o patrimônio cultural através de ações integradas. A partir do tema “Ressignificando Acervos Sonoros e Musicais”, a principal atração do evento é a presença do renomado pesquisador Sandor Buys, do Instituto Moreira Salles (IMS).

    A agenda desta primeira Jornada contempla distintas atividades abertas ao público, que serão realizadas na quinta e sexta-feiras dias 30 e 31/10. Na quinta-feira (30/10), a partir das 13h30, ocorrem apresentações dos trabalhos dos alunos e bolsistas do projeto “Processos Criativos em Música: Conexões entre Performance, Sociedade e Cultura”. Na sexta (31/10), a partir das 8h, ocorre  visita técnica guiada ao acervo da Discoteca L. C. Vinholes, localizada na rua Coronel Alberto Rosa, 62 – Sala 303 – Bloco 1 do Centro de Artes / UFPEL. Na sexta à tarde, a partir das 13h30, Sandor Buys apresenta a palestra “Discos fonográficos como fonte de pesquisa: uma metodologia de análise, com ênfase nas gravações acústicas brasileiras (1902-1927)”, no Auditório do Bloco 1 do Centro de Artes da UFPEL, localizado na rua Alberto Rosa, 62 – Térreo.

    As atividades são gratuitas e as inscrições para as apresentações dos projetos, visita guiada na Discoteca e palestra de Buys são realizadas on-line, pelo endereço https://l.ufpel.edu.br/jornada-fonografia. Serão fornecidos certificados de presença aos participantes nas atividades programadas para os dias 30 e  31. 

    Sobre o pesquisador 

    Sandor Buys é músico, compositor e musicólogo, com doutorado em Música pela UNIRIO e atualmente trabalha como pesquisador visitante na Coordenação de Música do Instituto Moreira Salles, onde desenvolve o projeto “Discografia Brasileira – Os Pioneiros”. Sua expertise representa uma oportunidade única de aprendizagem para os participantes das atividades, especialmente estudantes de pós-graduação em Artes, dos cursos de Música da UFPEL, comunidade externa da universidade e demais pesquisadores interessados na música gravada. 

    Ações integradas

    Além da palestra do pesquisador Sandor Buys, o Laboratório de Etnomusicologia e a Discoteca L. C. Vinholes estabelecem um vínculo técnico e científico com o Instituto Moreira Salles. Por meio de ações integradas entre as instituições, pretende-se articular ações com foco na conservação, digitalização, análise metodológica e uso institucional do acervo. A iniciativa fortalece a vocação da Discoteca L. C. Vinholes como uma fonte de referência em pesquisa para diversas áreas do conhecimento e reforça a integração entre ações de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, também representa um marco importante para a preservação e valorização do patrimônio sonoro e musical brasileiro, promovendo a colaboração entre instituições de destaque e impulsionando a pesquisa e a formação de novos pesquisadores na área. O evento também contribui para a divulgação das ações desenvolvidas na Discoteca L. C. Vinholes, considerada um dos acervos fonográficos universitários de maior relevância do país, bem como para a consolidação dessa estrutura como um núcleo estratégico e de referência para ações de pesquisa, ensino e extensão no campo das artes na Universidade Federal de Pelotas. 

    Inscrições para o evento gratuitas em: https://l.ufpel.edu.br/jornada-fonografia

    30/10 – 13h30 às 16h: Sandor Buys e Grupo de Pesquisa “Processos Criativos em Música: Conexões entre Performance, Sociedade e Cultura” Apresentação dos trabalhos do grupo.

    31/10 – 08h00 às 11h40: Visita técnica ao acervo da Discoteca L. C. Vinholes / Rua Coronel Alberto Rosa, 62 – Salas 303/304 Bloco 1 – Centro de Artes / UFPEL

    13h30 às 15h: Palestra Sandor Buys: “Discos fonográficos como fonte de pesquisa: uma metodologia de análise, com ênfase nas gravações acústicas brasileiras (1902–1927)” Rua Cel. Alberto Rosa, 62 / Auditório Marina Moraes Pires Bloco 1 – Centro de Artes / UFPEL

    https://discografiabrasileira.com.br
  • Aula Inaugural 2025/2 — PPGARTES/UFPel

    O Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPel convida a comunidade acadêmica e o público interessado para a Aula Inaugural do semestre 2025/2, com a professora Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual – Universidade Federal de Goiás).

    Quando você pensar “Ihh, tô perdida!”, siga em frente, pois é lá mesmo: exercícios de autolocalização para percursos incertos na arte, na vida e na academia

    Nesta aula inaugural, histórias imbricadas a experiências singulares de deslocamento são convocadas para criar um espaço de reflexão coletiva sobre as estratégias de orientação no mundo e na vida à medida que lidamos com nossas pesquisas na área de Artes.

    📅 Data: 8 de outubro de 2025 (quarta-feira)
    🕘 Horário: 9h
    📍 Local: Salão Milton de Lemos – Conservatório de Música da UFPel
    🏛️ Endereço: Rua Félix da Cunha, 651 – Centro, Pelotas/RS

    Evento gratuito e aberto ao público.

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    Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues

    Professora Associada da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), vinculada à Linha de Pesquisa (B) Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Foi Visiting Fellow no programa GSAS/Faculty of Arts and Sciences – Harvard University (2022), é PhD pelo Chelsea College of Arts, University of the Arts London – CCW/UAL (2017). Líder fundadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/FAV/UFG/CNPq) e Líder do Grupo de Pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação (PPGACV/UFG/CNPq). Desde 2010 é membro do Comitê Poéticas Artísticas (CPA) da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), da qual foi a Presidente para o biênio 2019/2020. É a atual Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos da área Artes/CAPES (2022/2026).

  • Exposição Linha do Mar