I Colóquio Cuir

O evento conta com o apoio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da FURG e tem como objetivo promover e divulgar produções artísticas da comunidade, incentivando a reflexão sobre o papel da arte na construção de novos modos de interação com o cotidiano, a pausa e o tempo. Além de estimular o debate, a iniciativa incentiva a participação de estudantes de diversas áreas do conhecimento, fomentando um ambiente interdisciplinar que favoreça a troca entre cursos, programas e instituições de ensino básico e superior. A exposição também reforça a importância da ocupação de espaços culturais, como o ArtEstação, valorizando esses ambientes na cidade e reconhecendo as artes como um campo essencial no cotidiano.
Acreditamos que a divulgação por meio dos canais institucionais da universidade contribuirá para ampliar o alcance da iniciativa e incentivar a participação da comunidade acadêmica e externa.
– Dando continuidade à proposta da primeira edição, Cotidianidades – 2ª Edição: Perdendo Tempo segue refletindo sobre as cotidianidades e as possibilidades de criação artística atravessadas pela rotina. Nesta segunda edição, o convite se amplia para produções artísticas contemporâneas que questionem as questões emergentes da nossa sociedade, abordando a condição de exaustão, a necessidade de pausa e o direito ao ócio.
– Este evento é promovido pelo Ponto de Cultura ArtEstação, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e o Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com apoio da CAPES, da Diretoria de Arte Cultura (DAC) e dos Grupos de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPq/UFPEL) e CIPÓ – Cirandeiras Poéticas (ILA/FURG). O evento será aberto ao público e contará com uma programação cultural.
Instagram oficial do evento (@expo.perdendotempo): https://www.instagram.com/expo.perdendotempo/
As inscrições estarão abertas de 12 de março até às 23h59 de 25 de março de 2025 e deverão ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/t5SPReQvX1mtfXij7
As inscrições são gratuitas e implicam no conhecimento e aceite às normas do edital (Acesse o edital em: https://drive.google.com/file/d/1qKgxrLgAHyVIRYfxfxtur2TbSNW5OVJq/view?usp=sharing)
Programa de Pós Graduação em Artes » Credenciamento de Docentes
9 DE DEZEMBRO DE 2024
8h30 às 12h – Apresentação de comunicações online
18h – Mesa (online) “Entre Cuerpo y Territorio: Reflexiones sobre la Identidad y el
Arte Contemporáneo en la Frontera”, com Mayra Huerta Jiménez – UABC (México),
Laura Etel Briseño Chiñas – UABC (México), Mediação de Rosângela Fachel
(docente PPGArtes) e Dayanna Perez (discente do PPGArtes)
10 DE DEZEMBRO DE 2024
8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
18h – Performance grupo G.I.L – Auditório 2, Centro de Artes
18h30 – Cerimonial de Abertura: Novos rumos do PPGArtes, com Lauer Santos (Coordenador do PPGArtes) e Nádia Senna (Vice-coordenadora do PPGArtes) Auditório 2, Centro de Artes
19h30 – Axéro, Grupo Tatá – Sala Carmen Biasoli, Prédio 3
11 DE DEZEMBRO DE 2024
10h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
14h – Mesa Acessibilidade nas artes, com Rafael Braz (audiodescritor) e Liana
Barcelos Porto (NAI, UFPel), Mediação de Marisa Helena Degasperi (UFPel) e
Rai Leon (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
16h – Mesa Corporalidades em Performance, com Soraya Martins (UFMG),
Mediação de Thiago Pirajira (UFPel) e Ricardo Silva (discente do PPGArtes) –
Auditório 1 – Centro de Artes
18h – Abertura da exposição Tramas-Multidões, da turma 2023/2025, com curadoria
de Napê Rocha (Curadora Adjunta do Museu Bispo do Rosärio, RJ) – Galeria A – Centro de Artes.
12 DE DEZEMBRO DE 2024
8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
14h – Mesa Cuerpos inclinados: figuras de la pietá en el arte chileno, com Paz
López – Uchile (Chile), Mediação de Larissa Patron (UFPel) e Alice Buchweitz
(discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
16h – Mesa Sexualidade, educação e arte, com André Medeiros (SP) e Laura
Milano – UBA (Argentina, por videoconferência), Mediação de Hudson Carvalho
(UFPel) e Pedro Tavares (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
18h – Oficina de Intercâmbio Artístico, com Igor Pretto, Kátia Kalinka e Alexandre Dill Sala 61, Prédio 3
13 DE DEZEMBRO DE 2024
8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
14h – Mesa com pessoas egressas do PPGArtes: Juliana Coelho, Tais Galindo,
Thiago Madruga, Mediação de Alice Monsell (docente do PPGArtes) e Deivison
Araujo (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
15h30 – Exibição dos curtas; Endless (6′) e Acaso você me toque (12’15”)
16h – Mostra de Performances – Sala Multiuso, Prédio 1, Centro de Artes
19h – RÉQUIEM – Auditório 2, Centro de artes
20h30 – Sarau Queer – Monjolo Bar
ORGANIZAÇÃO 1° SIPA e 13° SPMAV – 2024
Coordenação
Carmen Anita Hoffmann
Rebeca Recuero
Rosângela Fachel
Comissão organizadora
Discentes do Mestrado do PPGArtes – Turma 12 (2023-2025)
Comissão científica
Alice Monsell – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
Claritza Arlenet Peña Zerpa – Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela
Francisco Gil – Universidade do Algarve, Portugal
Helene Sacco – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
Jesse da Cruz – Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
Kelly Wendt – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
Maria del Carmen Camacho-Gómez, Universidad Panamericana, México
Mayra Huerta Jimenez – Universidad de Baja California, México
Mônica Dantas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
Morgana Gama de Lima – Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil
Link para acesso: https://webconf.ufpel.edu.br/b/urs-63v-6v7
13° SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais
1° SIPA – Seminário Internacional de Pesquisa em Artes
Corporalidades em Transição
AS ARTES DO CORPO E O CORPO NAS ARTES
de 09 a 13 de dezembro
Inscrições prorrogadas até 02 de dezembro de 2024
https://wp.ufpel.edu.br/spmav/
https://www.instagram.com/spmav_ufpel
Os estudos sobre corporalidade estão em constante transformação, sendo influenciados por discursos culturais e políticos que moldam tanto o conceito de corpo quanto sua interação com o mundo. Judith Butler (2018) sugere que gênero e identidade são construções performativas, não essências fixas, e que o corpo pode subverter normas sociais, tornando- se um espaço de inquietações e resistência. Guacira Lopes Louro (2004) também indica que corpos que desafiam normas contribuem para o questionamento de normas de gênero e sexualidade.
Nas artes, essa visão do corpo como interface entre o material e o simbólico reflete a diversidade de experiências corporais, atravessadas por questões de raça, gênero e sexualidade, conforme explorado pelas teorias decoloniais (Lugones, 2014). Nesse sentido, a educação, como defendido por bell hooks (2017), deve promover uma abordagem libertadora e inclusiva, valorizando a diversidade corporal. No contexto tecnológico, Robert McRuer (2024) discute como algumas tecnologias reforçam normatividades, enquanto outras podem ampliar a expressão de corporalidades diversas.
A relação entre corpo e meio ambiente também emerge, evidenciando como corpos e ecologia se interconectam e resistem à exploração. Assim, as artes do corpo e o corpo nas artes são espaços transitórios, no qual diferentes formas de ser e de criar se desenvolvem.
O 13º Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais e o 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Artes, é um evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E, nesta edição, propõem debates sobre as corporalidades em transição e as suas artes, sendo composto por palestras, grupos de trabalho, exposições, espetáculos, mostras e performances, buscando reativar os encontros presenciais na universidade, promover a acessibilidade e fomentar trocas entre saberes regionais, nacionais e internacionais.
Eixos Temáticos:
Eixo Artes e Educação: Busca explorar a forma como a corporalidade pode ser integrada no ensino das artes e nas pedagogias críticas, em consonância com Paulo Freire e bell hooks, que defendem a educação como prática de liberdade. O eixo destaca práticas que valorizem a diversidade corporal e promovam diálogos, nos quais o corpo é um agente ativo na aprendizagem e na criação.
Eixo Gêneros, Sexualidades e Decolonialidade: Convida à reflexão sobre a diversidade das corporalidades com especial atenção às corporalidades dissidentes, que desafiam normas de raça, gênero, sexualidade e deficiências. Com apoio de teorias queer/cuir e decoloniais, atentando à arte como espaço de visibilidade para identidades marginalizadas e como campo para a desconstrução de binarismos.
Eixo Poéticas e Processos Criativos: Abre espaço para a discussão de processos criativos centrados na corporalidade, acolhendo comunicações que investiguem as diferentes relações e práticas do corpo com/em poéticas contemporâneas, como as artes visuais e as artes cênicas e demais expressões artísticas.
Eixo Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades: Acolhe estudos das teorias e histórias nas suas múltiplas relações com as Artes, buscando diálogos no âmbito nacional e internacional, para a discussão frente à diversidade dos modos de conhecer e de se relacionar com as manifestações artísticas, suas inter-relações e transversalidade com outros campos do conhecimento.
Eixo Tecnologias e Meio Ambiente: Propõe a discussão das relações entre corporalidades, tecnologia e meio ambiente, abordando implicações éticas e políticas, e promovendo reflexões sobre como a arte pode dialogar mediante à crise ecológica e pensar a coexistência entre o natural e o tecnológico.
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2018.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:
Martins Fontes, 2017.
LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p.
935–952, set. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000300013 2014. Acesso em: 23 de outubro
de 2024.
MCRUER, Robert. Teoria Crip: signos culturais entre o queer e a deficiência. São Paulo: Editora
Papeis Selvagens, 2024.
Coordenação
Carmen Anita Hoffmann
Rebeca Recuero
Rosângela Fachel
Comissão organizadora
Discentes do Mestrado – Turma 12 (2023-2025)
Comissão científica
Alice Monsell – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
Claritza Arlenet Peña Zerpa – Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela
Francisco Gil – Universidade do Algarve, Portugal
Helene Sacco – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
Jesse da Cruz – Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
Kelly Wendt – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
Maria del Carmen Camacho-Gómez, Universidad Panamericana, México
Mayra Huerta Jimenez – Universidad de Baja California, México
Mônica Dantas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
Morgana Gama de Lima – Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas
Apoio
Galeria A Sala – UFPel
Museu Leopoldo Gotuzzo – UFPel
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – UFPel
Diretoria de Arte e Cultura – DAC, Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – RedINAV
Abertura do 5° Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024 no MALG
Acontece no dia 17 de outubro, às 17h, a abertura do 5° Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024 no Museu de Arte Leopoldo Gottuzzo – MALG. A mostra exibirá 46 videodanças oriundas de diferentes países e regiões do Brasil, distribuídas em três programas: Coreografias de afeto: corpos e espaços em convergência; Corpografias insurgentes; Danças do agora: fabulando passados e inventando futuros.
O FIVRS 2024 poderá ser visitado no Malg até o dia 23 de novembro, de terça a sábado das 12h30 às 18h30.
ORGANIZAÇÃO
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Echevengua Arrieche – IFSul
Hamilton Bittencourt – UFPel
Pedro Tavares Filho – UFPel
Larissa Schip
Dhara Fernanda Nunes Carrara
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA
REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS, Brasil
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas, RS, Brasil
APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil
Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil
Universidade de Málaga – UMA, Espanha
LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel, Pelotas, RS, Brasil
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande, RS, Brasil
Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina
Circuito Argentino de Videodanza, Argentina
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Danza TV, Chile
Histeria CinemaDanza, Colombia
Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV