Calendário Acadêmico PPGArtes – 1º SEMESTRE 2024
1a parte: de 4 a 23 de março de 2024
Recesso: de 24 de março a 14 de abril de 2024
2a parte: de 15 de abril a 20 de julho de 2024
““A Revista Multidisciplinar de Estudos Nerds/Geek, vinculada ao Liber Studium – Laboratório de Arqueologia do Capitalismo da Universidade Federal do Rio Grande publicou o dossiê “Além do arco-íris: diversidade sexual e de gênero no universo Nerd/Geek”, organizado por Fábio Ortiz Goulart (discente PPGArtes/UFPEL) e Rosângela Fachel (docente do PPGArtes/UFPEL).
O objetivo do dossiê é trazer trabalhos que discutem a diversidade sexual e de gênero em obras da cultura de massa voltadas ao que se convencionou chamar de universo nerd/geek. Assim, são apresentados sete textos, que tratam de tais temas em obras audiovisuais e em quadrinhos, possibilitando observamos como a diversidade sexual e de gênero tem sido apresentada e trabalhada na cultura de massa, além disso o dossiê conta com uma resenha e com um ensaio visual do artista pelotense Alessandro Flores, que também é responsável pela arte de capa do número.
Já é possível encontrar o dossiê no site da revista: https://revistaestudosnerds.furg.br/?view=article&id=406:v5-n9&catid=39.
Em sua quinta edição, o FIVA SPMAV recebeu 208 inscrições, oriundas de 31 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, China, Colômbia, Escócia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, França, Guatemala, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Macedônia, México, Moldávia, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Uruguai, Venezuela e do Brasil, com a presença de representantes de 17 estados do território nacional: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
As videoartes homologadas foram apreciadas pela comissão avaliadora convidada formada por:
Alejandro Angel (Colombia)
Realizador audiovisual, diretor e produtor de cinema e novos meios, e diretor de #NarrarElFuturo: Festival de Cine y Nuevos Medios e professor associado da área de cinematografia da Universidade Jorge Tadeo Lozano de Bogotá.
Alex Schlenker (Alemanha/Equador)
Artista e pesquisador visual, autor e tradutor, mestre e doutor em Estudos Culturais Latino-Americanos pela Universidad Andina Simón Bolívar, Equador, professor pesquisador na área de Estudos Visuais e Artísticos, Literatura e Teoria Decolonial na Universidade Andina Simón Bolívar de Quito e professor de Pesquisa-Criação Documental no Instituto Superior de Cinema, INCINE. Coordenador do Laboratório de Pesquisa-Criação Artística LICA e do projeto transdisciplinar Plataforma_SUR.
Maia Navas (Argentina)
Artista audiovisual, pesquisadora e curadora, mestre em Estética Latino-Americana Contemporânea, professora da Faculdade de Artes, Design e Ciências da Cultura da Universidade Nacional do Nordeste, Argentina, diretora do Festival PLAY – videoarte y cine experimental, Corrientes, Argentina, há 12 anos.
Morgana Gama de Lima (Brasil)
Pesquisadora e professora, doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio na Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã, Portugal. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre os cinemas de África e suas diásporas (CNPq 25/2021) no Póscom/UFBA e coordena o Seminário Temático Cinemas Negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas (SOCINE).
Sávio Leite (Brasil)
Realizador audiovisual, curador e pesquisador, mestre em Artes Visuais pela UFMG, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA, coordenador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação e do TIMELINE – Festival Internacional de Arte Eletrônica de Belo Horizonte. Curador do CINE DESIGN – Mostra Internazionale di Audivisivo Sperimentale e Film de Animazione di Vigevano / Itália, jurado de diversos festivais no Brasil e no exterior.
A partir das indicações da comissão avaliadora foram selecionadas 53 videoartes
(fundir) corpos d’água (2021, 01’18”), de Hana Brener Mockdece – Uruçuca, BA, Brasil
A voz da flecha (2022, 04’44”), de Esteve Maris de Mello Pereira, Jessica Scheer e Andrês Santos – Rio Grande, RS, Brasil
Acúfeno (2023, 04’29”), de Melisa Fernández – Chaco, Argentina
Ambulatorial (2021, 03’28”), de Amanda Correa – São Paulo, SP, Brasil
An eternal idleness (2023, 03’10’), de Matteo Campulla – Milão, Itália
Atentos ao céu (2023, 03’25”), de Felipe Matheus Pires da Conceição e Maria Clara Curti Vieira Alves – Goiânia, GO, Brasil
Aún Me Duele (2023, 03’08”), de Fina Ferrara – Monterrey, México
Banalização (2023, 02’23”), de Allison Vale Pedro – São Paulo, SP, Brasil
Call of the Cranes (2023, 04’11”), de Vilma Tihilä – Helsínquia, Finlândia
Caminho (2023, 04′ 58″), de Tuany Oliveira da Silva Manfio – Santa Maria, RS, Brasil
casa | carta (2021, 02′), de Ana Zeferina Ferreira Maio – Rio Grande, RS, Brasil
Chichaoua (2022, 04’56”), de Rafel Arnal – València, Espanha
Cine Pornô – Fragmentos de Desejo e Medo (2022, 05′), de Luis Teixeira Mendes – Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Compre(hen)ssion of Artifacts (2023, 05’52”), de Damián Anache – Buenos Aires, Argentina
Déjà Vu (2023, 01′), de Julian Martinez – Pereira, Colômbia
Dissociando no Digital (2023, 02’08”), de , de Rafael Carvalho de Albuquerque – Aracaju, SE, Brasil
Ein bild spiegelt sich noch in mir / A picture still mirrors in me (2021, 03′), de Irena Paskali – Macedônia / Colônia, Alemanha
El danzante (2022, 02′), de Natali Mamani – Bolívia / São Paulo, SP, Brasil
El ser en la tierra (2021, 03’58”), de Martha Isabel Calle Cadavid, Anolys Daycard e William Arunategui – Cali, Colômbia
Exodus (2021, 05′), de Sara Não Tem Nome – Belo Horizonte, MG, Brasil
Exponenciais (2021, 03′), de Khalil Charif e Cristina Amiran – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fallen angels – Ecosofarva (2023, 02’29”), de Diego Mac – Porto Alegre, Brasil
Ferro, Lama e Cobre (2022, 04’52”), de Lucas Gervilla – Brasil / Greifswald, Alemanha
From the place where the light goes out (2023, 05′), de Sandrine Deumier – França
Goodbye blue sky (2023, 05′), de Roxana Constantinescu e Alfred Schupler – Bucareste, Romênia
Hypnic Jerk (2023, 2’55”), de Pamela Falkenberg e Jack Cochran – Austin, Estados Unidos
Imwall (2023, 01’02”), de Mauro Cosenza – Montevidéu, Uruguai
In-corpo-rar (2021, 03′), de Adovale Dias e Klarissa Faye – Recife, PE, Brasil
inbound (2023, 05′), de David Anthony Sant – Sydney, Australia
Incendiando mi infancia (2023, 04’39”), de Juliana Díaz Ratti – Corrientes, Argentina
Injerto (2023, 01’07”), de Fanny Leiva Torres – Santiago, Chile
Máquina de Projetar Memórias n. 1 – Luiz Rosemberg Filho (2022, 03′ 37″), de Arthur Frazão e Mili Bursztyn – Rio de Janeiro, Brasil
Museum under water (2023, 02’55”), de Angie Siveria e Oskar Schuster – Ucrânia / Berlim, Alemanha
O galo desperta perdonami Giotto (2021, 02’13”), de Desirée de Azambuja Hirtenkauf – Lajeado, RS, Brasil
O Sonhário da Srª. M.N. (2023, 04’56”), de Ana Sabiá – Florianópolis, SC, Brasil
Obra Sem Título – VAZIA (2023, 02’38”), de Kanauã Nharu – Canoas, RS, Brasil
Olho composto (2021-2023, 04:09″), de Sergio Augusto Medeiros – Belo Horizonte, MG, Brasil
Orí(gens) (2023, 01′), de Zeni Frasão Azevedo, São Paulo, SP, Brasil
Our Queer Bodies are Mandalas of Love (2023, 05′), de Claudio Pestana – Portugal / Londres, Reino Unido
Patriarchal Sabbath (2023, 03’11”), de Monika K. Adler – Londres, Reino Unido
Sacrifício (2023, 05’55”), de Carolina Kasting – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Solstice (2022, 02’43”), de José M. Delgadillo – San Luis Potosí, México
SOS (2021, 04’14’), de Ilya Martynov – Rússia / Frankfurt, Alemanha
Sujo (2022, 04’10”), de Giovanni Fonseca Bosica – São Paulo, SP, Brasil
Tá Fazendo Sabão (2022, 05’45”), de Ianca Santos de Oliveira – Santo Amaro, BA, Brasil
the vulgar and the holy Ⅲ (2021, 04’58”), de Masafumi Oda – Tokyo, Japan
Toda força que habita (2021, 05’10”), de Marcelo Cabrera, Airton Tomazzoni, Syl Rodrigues, Tati Missel e Marcus Godoy – Imbé, RS, Brasil
Tomorrow Never Knows (2022, 03’30”), de Pierre Ajavon – Paris, França
Traces:Ski (2022, 03′), de Jean-Michel Rolland – Marselha, França
Trasgo (2023, 04’14”), de José Carlos Carneiro Cavalcante Filho – Sobral, CE, Brasil
Was du gesehen haben wirst – What you will have seen (2022, 03′), de Katia Sophia Ditzler – Berlin, Alemanha
Whats bred in the blood (2023, 05’19”), de Robin Gee, Maurice Watson, Clarice Young, Eli Motley e Atiba Rorie – Carolina do Norte, Estados Unidos
WTU – watering the unseen (2022, 02’39”), Sonia Laura Armaniaco – Gênova, Itália
Em breve anunciaremos os lugares e datas das exibições da Mostra FIVA SPMAV
ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2023
Coordenação
Rosângela Fachel – UFPel
Larissa Patron Chaves – UFPel
Chico Machado – UFPel/UFRGS
Comissão organizadora
Ana Maio – FRESTA, UFPel/FURG
Chico Machado – UFPel/UFRGS
Balbina Francisca Moraes de Sá – UFPel
Felipe Merker – UFPel/UFRGS
Mayra Huerta – UABC, México
Larissa Patron Chaves – UFPel
Pedro Tavares Filho – UFPel
Ricardo Pereira Teixeira – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Realização
Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Apoio
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Pelotas, RS @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav
FRESTA – Mostra de Audiovisual Experimental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS @frestamostraaudiovisual
OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, RS
TimeLine BH, Minas Gerais, Brasil @timelinebh_
Narrar el Futuro – Festival de Cine & Nuevos Medios, Bogotá, Colômbia @narraelfuturo
PLAY Festival Internacional de Videoarte y Cine Experimental, Corrientes, Argentina @playvideoarte
Faculdad de Artes, Universidad Autonoma de Baja California, México
Universidade Federal de Rio Grande
Informamos que o Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos foi atualizado conforme normas da ABNT vigentes e segue a Resolução Nº 61 do COCEPE, de 16 de novembro de 2023, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/resolucoes para ciência e divulgação à comunidade acadêmica.
Até Março de 2024 ficarão disponíveis as duas versões do Manual para consulta: a de 2019 (Vigente) e a de 2023 (obrigatória a partir de março/2024).
Quanto a versão aprovada em 2023 do Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos, informamos que as novas normas devem ser aplicadas, obrigatoriamente, nos trabalhos defendidos a partir do mês de março do ano de 2024.
O Manual de 2019 (Vigente) no link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/normas-da-ufpel-para-trabalhos-academicos/
Já o manual de 2023 (obrigatório a partir de março/2024) está disponível no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/manual-de-normas-ufpel-para-trabalhos-academicos-atualizada-2023/