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  • Programação: 1° Seminário Internacional de Pesquisa em Artes – SIPA13° SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

    9 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações online
    18h – Mesa (online) “Entre Cuerpo y Territorio: Reflexiones sobre la Identidad y el
    Arte Contemporáneo en la Frontera”, com Mayra Huerta Jiménez – UABC (México),
    Laura Etel Briseño Chiñas – UABC (México), Mediação de Rosângela Fachel
    (docente PPGArtes) e Dayanna Perez (discente do PPGArtes)


    10 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    18h – Performance grupo G.I.L – Auditório 2, Centro de Artes
    18h30 – Cerimonial de Abertura: Novos rumos do PPGArtes, com Lauer Santos (Coordenador do PPGArtes) e Nádia Senna (Vice-coordenadora do PPGArtes) Auditório 2, Centro de Artes
    19h30 – Axéro, Grupo Tatá – Sala Carmen Biasoli, Prédio 3


    11 DE DEZEMBRO DE 2024
    10h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    14h – Mesa Acessibilidade nas artes, com Rafael Braz (audiodescritor) e Liana
    Barcelos Porto (NAI, UFPel), Mediação de Marisa Helena Degasperi (UFPel) e
    Rai Leon (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
    16h – Mesa Corporalidades em Performance, com Soraya Martins (UFMG),
    Mediação de Thiago Pirajira (UFPel) e Ricardo Silva (discente do PPGArtes) –
    Auditório 1 – Centro de Artes
    18h – Abertura da exposição Tramas-Multidões, da turma 2023/2025, com curadoria
    de Napê Rocha (Curadora Adjunta do Museu Bispo do Rosärio, RJ) – Galeria A – Centro de Artes.


    12 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    14h – Mesa Cuerpos inclinados: figuras de la pietá en el arte chileno, com Paz
    López – Uchile (Chile), Mediação de Larissa Patron (UFPel) e Alice Buchweitz
    (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes

    16h – Mesa Sexualidade, educação e arte, com André Medeiros (SP) e Laura
    Milano – UBA (Argentina, por videoconferência), Mediação de Hudson Carvalho
    (UFPel) e Pedro Tavares (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
    18h – Oficina de Intercâmbio Artístico, com Igor Pretto, Kátia Kalinka e Alexandre Dill Sala 61, Prédio 3


    13 DE DEZEMBRO DE 2024
    8h30 às 12h – Apresentação de comunicações presenciais – 3° andar, Prédio 1
    14h – Mesa com pessoas egressas do PPGArtes: Juliana Coelho, Tais Galindo,
    Thiago Madruga, Mediação de Alice Monsell (docente do PPGArtes) e Deivison
    Araujo (discente do PPGArtes) – Auditório 1 – Centro de Artes
    15h30 – Exibição dos curtas; Endless (6′) e Acaso você me toque (12’15”)
    16h – Mostra de Performances – Sala Multiuso, Prédio 1, Centro de Artes
    19h – RÉQUIEM – Auditório 2, Centro de artes
    20h30 – Sarau Queer – Monjolo Bar

    ORGANIZAÇÃO 1° SIPA e 13° SPMAV – 2024


    Coordenação
    Carmen Anita Hoffmann
    Rebeca Recuero
    Rosângela Fachel


    Comissão organizadora
    Discentes do Mestrado do PPGArtes – Turma 12 (2023-2025)


    Comissão científica
    Alice Monsell – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Claritza Arlenet Peña Zerpa – Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela
    Francisco Gil – Universidade do Algarve, Portugal
    Helene Sacco – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Jesse da Cruz – Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
    Kelly Wendt – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Maria del Carmen Camacho-Gómez, Universidad Panamericana, México
    Mayra Huerta Jimenez – Universidad de Baja California, México
    Mônica Dantas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
    Morgana Gama de Lima – Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil

  • 13° SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais e 1° SIPA – Seminário Internacional de Pesquisa em Artes

    13° SPMAV – Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais
    1° SIPA – Seminário Internacional de Pesquisa em Artes
    Corporalidades em Transição

    AS ARTES DO CORPO E O CORPO NAS ARTES

    de 09 a 13 de dezembro

    Inscrições prorrogadas até 02 de dezembro de 2024

    https://wp.ufpel.edu.br/spmav/
    https://www.instagram.com/spmav_ufpel

    Os estudos sobre corporalidade estão em constante transformação, sendo influenciados por discursos culturais e políticos que moldam tanto o conceito de corpo quanto sua interação com o mundo. Judith Butler (2018) sugere que gênero e identidade são construções performativas, não essências fixas, e que o corpo pode subverter normas sociais, tornando- se um espaço de inquietações e resistência. Guacira Lopes Louro (2004) também indica que corpos que desafiam normas contribuem para o questionamento de normas de gênero e sexualidade.
    Nas artes, essa visão do corpo como interface entre o material e o simbólico reflete a diversidade de experiências corporais, atravessadas por questões de raça, gênero e sexualidade, conforme explorado pelas teorias decoloniais (Lugones, 2014). Nesse sentido, a educação, como defendido por bell hooks (2017), deve promover uma abordagem libertadora e inclusiva, valorizando a diversidade corporal. No contexto tecnológico, Robert McRuer (2024) discute como algumas tecnologias reforçam normatividades, enquanto outras podem ampliar a expressão de corporalidades diversas.
    A relação entre corpo e meio ambiente também emerge, evidenciando como corpos e ecologia se interconectam e resistem à exploração. Assim, as artes do corpo e o corpo nas artes são espaços transitórios, no qual diferentes formas de ser e de criar se desenvolvem.
    O 13º Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais e o 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Artes, é um evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil. E, nesta edição, propõem debates sobre as corporalidades em transição e as suas artes, sendo composto por palestras, grupos de trabalho, exposições, espetáculos, mostras e performances, buscando reativar os encontros presenciais na universidade, promover a acessibilidade e fomentar trocas entre saberes regionais, nacionais e internacionais.


    Eixos Temáticos:


    Eixo Artes e Educação: Busca explorar a forma como a corporalidade pode ser integrada no ensino das artes e nas pedagogias críticas, em consonância com Paulo Freire e bell hooks, que defendem a educação como prática de liberdade. O eixo destaca práticas que valorizem a diversidade corporal e promovam diálogos, nos quais o corpo é um agente ativo na aprendizagem e na criação.

    Eixo Gêneros, Sexualidades e Decolonialidade: Convida à reflexão sobre a diversidade das corporalidades com especial atenção às corporalidades dissidentes, que desafiam normas de raça, gênero, sexualidade e deficiências. Com apoio de teorias queer/cuir e decoloniais, atentando à arte como espaço de visibilidade para identidades marginalizadas e como campo para a desconstrução de binarismos.


    Eixo Poéticas e Processos Criativos: Abre espaço para a discussão de processos criativos centrados na corporalidade, acolhendo comunicações que investiguem as diferentes relações e práticas do corpo com/em poéticas contemporâneas, como as artes visuais e as artes cênicas e demais expressões artísticas.


    Eixo Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades: Acolhe estudos das teorias e histórias nas suas múltiplas relações com as Artes, buscando diálogos no âmbito nacional e internacional, para a discussão frente à diversidade dos modos de conhecer e de se relacionar com as manifestações artísticas, suas inter-relações e transversalidade com outros campos do conhecimento.


    Eixo Tecnologias e Meio Ambiente: Propõe a discussão das relações entre corporalidades, tecnologia e meio ambiente, abordando implicações éticas e políticas, e promovendo reflexões sobre como a arte pode dialogar mediante à crise ecológica e pensar a coexistência entre o natural e o tecnológico.


    Referências
    BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro:
    Civilização Brasileira, 2018.
    LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo
    Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
    HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo:
    Martins Fontes, 2017.
    LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 3, p.
    935–952, set. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000300013 2014. Acesso em: 23 de outubro
    de 2024.
    MCRUER, Robert. Teoria Crip: signos culturais entre o queer e a deficiência. São Paulo: Editora
    Papeis Selvagens, 2024.
    Coordenação
    Carmen Anita Hoffmann
    Rebeca Recuero
    Rosângela Fachel
    Comissão organizadora
    Discentes do Mestrado – Turma 12 (2023-2025)
    Comissão científica
    Alice Monsell – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Claritza Arlenet Peña Zerpa – Universidad Católica Andrés Bello, Venezuela
    Francisco Gil – Universidade do Algarve, Portugal
    Helene Sacco – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil

    Jesse da Cruz – Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
    Kelly Wendt – Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil
    Maria del Carmen Camacho-Gómez, Universidad Panamericana, México
    Mayra Huerta Jimenez – Universidad de Baja California, México
    Mônica Dantas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil
    Morgana Gama de Lima – Universidade Federal da Bahia, BA, Brasil
    Realização
    Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas
    Apoio
    Galeria A Sala – UFPel
    Museu Leopoldo Gotuzzo – UFPel
    Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – UFPel
    Diretoria de Arte e Cultura – DAC, Universidade Federal do Rio Grande – FURG
    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – RedINAV

  • 5º Festival Internacional de Videodança do RS

    Abertura do 5° Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024 no MALG

    Acontece no dia 17 de outubro, às 17h, a abertura do 5° Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2024 no Museu de Arte Leopoldo Gottuzzo – MALG. A mostra exibirá 46 videodanças oriundas de diferentes países e regiões do Brasil, distribuídas em três programas: Coreografias de afeto: corpos e espaços em convergência; Corpografias insurgentes; Danças do agora: fabulando passados e inventando futuros.

    O FIVRS 2024 poderá ser visitado no Malg até o dia 23 de novembro, de terça a sábado das 12h30 às 18h30.

    ORGANIZAÇÃO

    Diretoras

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga

    Rebeca Recuero – UFPel

    Luana Echevengua Arrieche – IFSul

    Hamilton Bittencourt – UFPel

    Pedro Tavares Filho – UFPel

    Larissa Schip

    Dhara Fernanda Nunes Carrara

    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

    André Venzon – Fundação ECARTA

    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

    Stela Pastore – Fundação ECARTA

    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

    REALIZAÇÃO

    Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil

    Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS, Brasil

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG,  Pelotas, RS, Brasil

    APOIO

    Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

    Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil

    Universidade de Málaga – UMA, Espanha

    LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel,  Pelotas, RS, Brasil

    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS,  Rio Grande, RS, Brasil

    Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina

    Circuito Argentino de Videodanza, Argentina

    IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança,  Ribeirão Preto, SP, Brasil

    Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Danza TV, Chile

    Histeria CinemaDanza, Colombia

    Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV

    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV