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  • FIVRS 2023 anuncia videodanças selecionadas 

    Chegando a sua quarta, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS anuncia a seleção de 49 videodanças, oriundos de 19 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, México, Nigéria, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Venezuela; e de 8 estados do Brasil: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul.

    A comissão avaliadora do FIVRS 2023 foi composta por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Constanza Cordovez (Chile), Gustav Courbet (Brasil), Leo Roat (Brasil), Mabel Cristina Filimón (Argentina) e  Manoel Timbaí (Brasil).

    Videodanças selecionadas

    Acción Artística Butoh (2023, 06’16”), de Osvaldo Cibils + IA. Uruguai/Barcelona, Espanha.

    Areinwe (2023, 03’20”), de Selene Baptista e Sebastián García. Venezuela.

    Asas (2022, 02’19”), de Diego Mac. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Being Elsewhere (2021, 02’31”), de Holger Mohaupt. North Berwick, East Lothian, Escócia.

    Bëwák (2023, 03:53″), de Hellen Hernández Sánchez e Fabio Cecilio Pérez Solís. Costa Rica.

    Blessings (2021, 05’02”), de Tanniqua-Kay Buchanan. Chicago, Illinois,  Estados Unidos.

    Bolha (2021, 09’58”), de Movidos Dança. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

    Childhood/Adulthood (2022, 06’29”), de Jagoda Turlik e Julia Domagalska, Szymon Pacholec, Piotr Werewka. Varsóvia, Polônia.

    CINESIA (2022, 02′), de Eduarda Barcelos. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Compulsório (2022, 04’25”), de Aline Salmin e Bruna Brunu. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

    Corpoesia (2023, 02’09”), de Samara Rocha Santos e Ademir Junior. Espírito Santo, Brasil.

    Corpos/Cidade (2021, 10′), de Kanauã Nharu. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    C R I S O L (2021, 07’04”), de Camila Magalí Pereyra. Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.

    Dança do quase silêncio ou Uma afro-gaúcha em dançovivências (2022, 09’43”), de Liana da Silva Cunha e Jaqueline Santana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Descent into Death (2021, 10″), de Smangaliso Ngwenya e Phumlani Mndebele. Joanesburgo, África do Sul.

    Despertar (2023, 04’23”), de Aldo Venegas. Acapulco, México.

    El tiempo cambia – Disciplina (2022, 04’02”), de Yanoski Suarez Rodriguez e Paseal Perron. Santiago de Cuba, Cuba.

    El túnel (2022, 06’06”), de Rafaela Molina. Montevidéu, Uruguai.

    Entre orixás (2022, 08 30″), de Dinah Schonhaut. Buenos Aires, Argentina.

    Espaldas Dobladas (2021, 05’15”) de Hernán David López. Buenos Aires, Argentina.

    Hacer Memoria Cuerpo, Capítulo 1 (2021, 10″), de Micaela Rivetti, Nicolás Martinez Cremonese e Maximiliano Bottoli. Buenos Aires, Argentina.

    I and I: conversations with 3rd self (2023, 02’29”), de Boitumelo Motau e Wesley Hlongwane. Joanesburgo, África do Sul.

    imorredouro (2022, 03’35”), de Davidson José Martins Xavier e Bernardo Morais. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

    La Nada se Traga Una cosa Tras Otra (2022, 06’03”), de Daro Ceballos e Gabriela Bondone. Villa Maria, Córdoba, Argentina.

    Las paredes hablan (2021, 06’37”), de Edgar Laiseca Rodríguez. Bogotá, Colômbia.

    Latitude-zero (2022-2023, 06’40”) de Ygor Gohan de Paiva Faria. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

    Los siete umbrales (2023, 01’30”), de Blas Payri. Valência, Espanha.

    Marie. Eduardo. Sophie (2022, 03′), de Thomas Corriveau. Bromont, Quebec, Canadá.

    Muros (2022, 10″), de Dani Cobarrubias e Carmen Porras. Granada, Espanha.

    My non-relative fullness (2023, 04’38”) Uladzimir Slizhyk. Varsóvia, Polônia.

    Novos velhos corpos 50 + (2023, 07’53”), de Suzane Weber da Silva e Alex Sernambi. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Nuestra Sombra (2022, 06’18”), de María Fernanda Contreras. Toluca, Estado de México, México.

    O (re)nascer do meu existir (2022, 06′), de Patricia Chavarelli Vilela da Silva. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

    Pé 45 sem Par – manipulação I e II (2021, 04′), Cia. Excessos Studio – Tales Frey e Hilda de Paulo. Brasil/Porto, Portugal.

    Piano-Soleil (2023, 07’30”), de Caio Amon e Camila Vergara. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    POIS QUE IA: sob a memória (2022, 07′), de Gabriela Mercadante Ferrari. Salvador, Bahia, Brasil.

    Red (2023, 05″), coletivo DEHORS/AUDELA – Salvatore Insana e Elisa Turco Liveri. Roma, Itália.

    Remanencia (2022, 06′), de Esteban Richmond Umaña, com participação de Verônica Monestel. Costa Rica.

    Revoada (2022, 03’14”), de Claudia Tayanne Gomes Marreiros. São Luís, Maranhão, Brasil.

    Silêncios (2023,10″), de César Ulloa Cuéllar. Lima, Perú.

    Similitude (2021, 06’33”), de Rafael Tursi e Danilo Borges. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

    Tempore Neon (2022, 07′), de Arthur Antunes e Thairini Moreno. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

    Three Anomi (2021, 04’31”), de Shohifur Ridho’i. Yogyakarta, Indonésia.

    Uholdeak (2022, 05’10”). de Olatz Larunbe e Bárbara Fernández. Pamplona, Navarra, Espanha.

    Vamos fazer de conta… (2022, 09’08”), de Bernardo Gasparini, Elton de Souza e Sara Marchezini. Minas Gerais, Brasil.

    Vênus (2021, 08’05”), de Patricia Nardelli Pinto Santana e Emily da Silva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    What’s Bred in the Blood and Bone (2021, 05’09”), de Robin M Gee. Greensboro, Carolina do Norte,  Estados Unidos.

    Yin Yang (2022, 07’50”), de Femi Adebajo e Companhia o Futuro da Dança. Lagos, Nigéria.

    飛天 – Fei Tian  (2023, 04′), de Selena Regad. Paris, França.

    ORGANIZAÇÃO
    Diretoras
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora 
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel
    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga, Espanha
    Carlise Scalamato – UFSM
    Rebeca Recuero – UFPel
    Hamilton Bittencourt – UFPel
    Taiany Glória – Curso de Dança, UFPel
    Luana Echevengua Arrieche – IFSul
    Larissa Schip – UFPel
    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
    André Venzon – Fundação ECARTA
    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
    Stela Pastore – Fundação ECARTA
    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

    Realização:

    Apoio:

  • I Mostra Internacional FIVRS de Dança no CinemaAbertura – Sessão Comentada de Um filme de dança (2013, 90′, Brasil), de Carmen Luz

    https://www.instagram.com/fivrs.videodanca/
    https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
    https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/
    FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS – YouTube/

    Em sua 4ª edição, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS expande suas atividades, realizando em parceria com a Sala Redenção, do Centro Cultural da UFRGS, e com o Cine UFPel a I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema. Uma iniciativa inédita que, a partir do campo da videodança, direciona a atenção de seu público para a antiga e, cada vez mais, poderosa história de amor entre o cinema e a dança. O objetivo da mostra é visibilizar produções fílmicas contemporâneas que explorem -na forma e no conteúdo- a poesia da dança e das corporalidades em movimento, produções que dificilmente chegariam às telas de cinema do Brasil. Em sua primeira edição, realizada com curadoria das professoras Rosângela Fachel e Carmen Hoffmann – codiretoras do FIVRS, a mostra busca apresentar um pouco da ampla diversidade -geográfica, cultural, corporal, temática, rítmica e estética – de produções fílmicas com e sobre dança que vêm sendo realizadas atualmente, apresentando uma seleção convidada de longas e curtas-metragens.

    O lançamento da mostra acontecerá no dia 14 de agosto, às 19h, na Sala Redenção, Centro Cultural da UFRGS, Porto Alegre, com a sessão comentada do documentário Um filme de dança, que contará com a presença de Carmen Luz – roteirista, diretora e produtora do filme, e terá mediação de Carmen Hoffmann.

    Carmen Luz nasceu e mora na cidade do Rio de Janeiro. É coreógrafa, cineasta, artista visual e cênica. Atua nos campos da criação, direção, performance, dramaturgia, reflexão, pesquisa, consultoria, gestão, curadoria, mentoria e ensino. Sua pesquisa artística e teórica especula sobre a centralidade do racismo na cultura ocidental, as táticas e as estratégias para a manutenção da vida de povos racializados. Seu trabalho se desdobra na criação e realização de obras inter e multidisciplinares em diversos meios e suportes, que abordam, especialmente, as existências africanas, as biografias e os imaginários afrodescendentes.

    Algumas de suas obras foram exibidas em festivais, eventos e mostras de dança, performance, artes visuais e cinema no Brasil, EUA, Alemanha, Cabo Verde, Benin, Mali e Burkina Faso.

    Foi diretora artística do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (2009–2011) e do Centro Cultural José Bonifácio – Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira na Cidade do Rio de Janeiro (2001 – 2006), em ambos os espaços também exerceu as funções de programadora e curadora.

    Integra, com frequência, comissões de seleção e júris de artes cênicas e cinema. Dentre eles os júris da 51ª e 52ª edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Comitê artístico do Festival Dança em Trânsito. Foi curadora da 12ª edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e outras diásporas e da 11ª Mostra de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás. Foi curadora convidada do Cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e co-curadora da 4 a edição da Mostra Sesc O Corpo Negro. Integra o júri do Prêmio APTR/Associação de Produtores Teatrais. Colabora com diversos artistas e instituições na criação e desenvolvimento de projetos de arte, cultura, educação e ativismo comunitário.

    É fundadora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Étnica de Dança. Atua como professora nos cursos de graduação e mestrado profissional da Faculdade Angel Vianna.

    As demais sessões da I Mostra Internacional FIVRS de Dança no Cinema na Sala Redenção acontecerão de 25 a 30 de setembro. A Mostra integra as atividades do FIVRS 2023, que estará em cartaz na Galeria ECARTA, em Porto Alegre, e no MALG, em Pelotas, entre 29 de agosto e 01 de outubro.

    DIRETORAS DO FIVRS
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel 
    Rosângela Fachel – UFPel 

    COMISSÃO ORGANIZADORA DA MOSTRA FIVRS
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel 
    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga
    Carlise Scalamato – UFSM 
    Rebeca Recuero – UFPel 
    Luana Echevengua Arrieche – IFSul 
    Hamilton Bittencourt – UFPel 
    Taiany Glória – Curso de Dança, UFPel
    Vitor Cunha – Sala Redenção, UFRGS

  • Procedimentos

    Como encaminhar Bancas de Defesa Final e Qualificação.

    Com 40 dias de antecedência da realização da banca, o orientador deverá proceder no SEI:

    1) Abrir um processo no SEI do tipo “Pós-Graduação: Bancas Examinadoras – Indicação e Atuação – Stricto Sensu”.
    Preencher a Especificação: “Encaminhamento Defesa de Tese – aluno X”, “Encaminhamento Defesa de Dissertação – aluno X” ou “Encaminhamento de Exame de Qualificação – aluno X”.

    2) Incluir o formulário: “PRPPG Formulário 4 – Encaminhamento de Defesa”.
    Preencher e assinar.

    3) Enviar o processo para o PPGAVI (PPGArtes).

    O processo será recebido na secretaria e encaminhado para aprovação da banca em reunião.

    4) MARCAÇÃO DE SALA: Se presencial, encaminhar um e-mail para o PPGArtes para marcação da SALA 313.
    A ocupação da SALA 313 pode ser consultada aqui: https://wp.ufpel.edu.br/ppgartes/agenda-ppgav/salas-do-ppgav/

    5) ATA DE DEFESA: seguir os procedimentos do “Tutorial para confecção das ATAS de defesa final”, que passará a ser realizada pelo Professor(a) Orientador(a), assim que ocorrer a defesa.

    6) GERAR a ata em pdf, adicionar ao processo de encaminhamento de defesa, e encaminhar ao colegiado para registro e aprovação em reunião (homologação).

    Cadastro de NOVA Disciplina

    1) Abrir um processo no SEI do tipo “Pós-Graduação: Programa Analítico e ementa de Disciplina”
    2) Incluir o documento “PRPPG Programa Analítico de Disciplinas”, preencher com os dados da disciplina e assinar.
    3) Enviar o processo para o PPGAVI (PPGArtes).

    Afastamento à serviço no país
    Orientação de preenchimento em:
    https://wp.ufpel.edu.br/ca/area-do-servidor/

    Afastamento à serviço no Exterior
    https://wp.ufpel.edu.br/ca/area-do-servidor/

  • Avisos aos docentes

    Cadastro de NOVA Disciplina

    1) Abrir um processo no SEI do tipo “Pós-Graduação: Programa Analítico e ementa de Disciplina”
    2) Incluir o documento “PRPPG Programa Analítico de Disciplinas”, preencher com os dados da disciplina e assinar.
    3) Enviar o processo para o PPGAVI (PPGArtes).

    Principais procedimento no SEI:
    https://wp.ufpel.edu.br/ca/area-do-servidor/

    Afastamento à serviço no país
    Orientação de preenchimento em:
    https://wp.ufpel.edu.br/ca/area-do-servidor/

    Afastamento à serviço no Exterior
    https://wp.ufpel.edu.br/ca/area-do-servidor/

  • Resultado da Seleção de Aluno Especial – 2023-2

    NomeDisciplina
    Amanda Martins de AbreuSomos Nada Mais Que Imagens
    Carlos Henrique SantosSomos Nada Mais Que Imagens
    Emerson Ferreira da SilvaEscrita Acadêmica
    Jamila Lima MacedoEscrita Acadêmica
  • Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2023 anuncia Comissão Avaliadora

    Assim como nos anos anteriores, a quarta edição do Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS conta contará também com uma Comissão Avaliadora convidada internacional, que terá a responsabilidade de indicar as videodanças a serem selecionadas para a mostra deste ano, que tem como integrantes

    Ana Sedeño Valdellós (Espanha)

    Criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005),  Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

    Creadora y realizadora audiovisual, doctora en Comunicación Audiovisual y Profesora del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad de Málaga (España). Sus líneas de investigación incluyen la relación entre la música, los medios audiovisuales y las prácticas audiovisuales en la escena contemporánea desde una perspectiva histórica y/o educativa, con énfasis en producciones artísticas como el videojockey, el mapping y la videodanza. Es autora de los libros Lenguaje del videoclip (2002), La Música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) y Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013) .

    Constanza Cordovez (Chile)

    Jornalista, Comunicadora Social e Bacharel em Estética com ênfase em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Mestra em Educação Emocional pela Universidade Mayor, Chile. Vem se dedicando profissionalmente à comunicação e gestão cultural de projetos, bem como à pesquisa, curadoria e ensino. Curadora e produtora executiva da Plataforma Danzatv.cl – e membra ativa da Red Iberoamericana de Videodanza. Trabalhou com várias equipas, assessorando e coordenando projetos e redes culturais tanto no âmbito público como privado a nível nacional e ibero-americano.

    Periodista, Comunicadora Social y Licenciada Estética especialidad Cine de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Magíster en Educación Emocional Universidad Mayor. Me he dedicado profesionalmente a la comunicación y gestión cultural de proyectos, así como a la investigación, curaduría y docencia. Curadora  y productora ejecutiva de Plataforma Danzatv.cl y miembro activa de la Red Iberoamericana de Videodanza. Ha trabajado con diversos equipos, asesorando y coordinando proyectos y redes culturales tanto en el área pública como privada a nivel nacional e Iberoamericana.

    Gustav Courbet (Brasil)

    Travesti preta, Multiartista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de Companhias de dança e de teatro em São Paulo e, atualmente, desenvolve o projeto independente “Corpo Presente”. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023, assumiu o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no Programa PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

    Travesti preta, multiartista, coreógrafa, educadora, performer y entrenadora corporal. Formó parte de compañías de danza y de teatro en São Paulo y, actualmente, desarrolla el proyecto independiente “Corpo Presente”. Fue educadora en varias ONG y Centros de Acogida para niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social en la periferia de São Paulo, utilizando lenguajes artísticos para promover la reflexión sobre cuestiones de género, identidad y pluralidad de cuerpos. En 2023, asumió el cargo de Coordinadora Artística Pedagógica en el Programa PIÁ de Iniciación Artística de la Secretaría Municipal de Cultura de São Paulo.

    Leo Roat (Brasil)

    Artista na interação de linguagens, rupturas e similaridades entre artes cênicas, audiovisual e novas tecnologias.
 Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com pesquisa sobre arte e tecnologia, com focos de investigação nas relações entre estes dois campos, onde as práticas de com-posição poético-estéticas cênicas contemporâneas criam proposições distintas do fazer cênico tradicional. É bacharel em direção e interpretação Teatral em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vem atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, audiovisual, cinema, direção de atores, novas mídias e produção cultural.

    Artista en la interacción de lenguajes, rupturas y similitudes entre artes escénicas, audiovisuales y nuevas tecnologías. Doctor en Ciencias del Lenguaje por la Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) con investigaciones en arte y tecnología, con investigaciones enfocadas en las relaciones entre estos dos campos, donde las prácticas de composición poético-estética escénica contemporánea crean propuestas que se diferencian de la escenografía tradicional. Licenciado en Dirección e Interpretación Teatral en Artes Escénicas por la Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ha trabajado principalmente en los siguientes temas: teatro, audiovisual, cine, dirección de actores, nuevos medios y producción cultural.

    Mabel Cristina Filimón (Argentina)

    Trabalhadora social indígena, cineasta indígena pertencente a Piaxala’Cine. Docente bilíngue e intelectual, tradutora e intérprete QOM. Trabalha no Ministério das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina.

    Trabajadora social indígena, cineasta indígena perteneciente a Piaxala’Cine. Docente bilingüe e intelectual, traductora e intérprete QOM. Trabaja en el Ministerio de la Mujer, Género y Diversidad de Argentina.

    Manoel Timbaí (Brasil)

    Artista/Capoeira, pesquisador e docente. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBa, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente do curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Cofundador do Coletivo Negressencia.

    Artista/Capoeira, investigador y docente. Estudiante de Doctorado en Artes Escénicas de la Universidad Federal de Bahia -UFBa, Magíster en Artes Escénicas de la Universidad Federal del Río Grande del Sul – UFRGS. Docente del curso de Danza-Licenciatura de la Universidad Federal de Pelotas – UFPel. Co-fundadora del colectivo Negressencia.

    ORGANIZAÇÃO

    Diretoras

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS

    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga, Espanha

    Carlise Scalamato – UFSM

    Rebeca Recuero – UFPel

    Hamilton Bittencourt – UFPel

    Luana Echevengua Arrieche – IFSul

    Larissa Schip – UFPel

    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

    André Venzon – Fundação ECARTA

    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

    Stela Pastore – Fundação ECARTA

    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

    REALIZAÇÃO

    Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS

    Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS

    APOIO 

    Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

    Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas, RS

    Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV

    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV

    LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel, Pelotas, RS

    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande, RS

    Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina

    Danzatv.cl, Chile

    IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança, Ribeirão Preto, SP

    Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ