// Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPel
O Mestrado em Artes Visuais do PPGAVI-UFPel oferece formação stricto sensu na área de Artes Visuais, dentro de uma das suas duas linhas de pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética e Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Tem duração típica de dois anos e ingresso no segundo semestre de cada ano, com número de vagas definido no edital correspondente.
O objetivo do curso é dotar os futuros profissionais e pesquisadores de uma bagagem conceitual e experiências práticas que lhes possibilite situar e interpretar social e historicamente as tendências que configuram as diferentes concepções sobre Artes Visuais na contemporaneidade e sobre os processos de formação nesta área.
Ao ingressar no curso de Mestrado em Artes Visuais, o aluno, sob supervisão de um professor orientador, acompanhará disciplinas com relevância ao seu tema, executará atividades de docência orientada, executará e publicará pesquisas na área e, ao final do curso, apresentará uma dissertação, fruto de sua pesquisa, para avaliação pelo Programa.
// Área de Concentração
A Área de Concentração do PPGAVI é Arte Contemporânea: Reflexão crítica sobre as produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo, abordando as dimensões artísticas, educacionais e socioculturais desses processos. Pesquisa e análise dos usos e significados envolvidos nas narrativas, nas práticas pedagógicas, nos discursos e percursos na arte contemporânea.
// Perfil do profissional a ser formado
Pesquisador atento à complexidade da sociedade contemporânea, preparado para enfrentar as dificuldades da produção do conhecimento na área das artes visuais, da arte contemporânea (no ensino e no desenvolvimento da poética) e da cultura;
Pesquisador capacitado para o trabalho da instauração permanente do convívio intercultural e democrático;
Pesquisador aberto às dimensões da subjetividade e da sensibilidade, portanto capaz de desenvolver pesquisas e ações artísticas, culturais e educativas de caráter reflexivo e crítico sobre questões de identidade, como meio de compreensão da diversidade e da inclusão social.