Início do conteúdo
Eventos

FIVA SPMAV 2021 – Festival Internacional de Videoarte SPMAV

Em sua terceira edição, o FIVA SPMAV 2021, que acontece no marco das atividades do Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais – SPMAV, do Programa de Pós-graduação Artes Visuais, homologou 204 inscrições, advindas de 35 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Belarus/Bielo Rússia, Bélgica, Brasil, China, Colômbia, Congo, Croácia, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Inglaterra, Israel, Itália, Lituânia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Suíça, Tailândia, Ucrânia e Venezuela, e de 15 estados do Brasil: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. 


A seleção dos trabalhos que irão compor os programas da mostra do festival está a cargo da Comissão Avaliadora convidada, composta por: 

 


Estêvão da Fontoura é artista multimídia e professor inquieto, acredita na transformação da sociedade pela educação e pela arte. Sua trajetória conta com participação em projetos reconhecidos no contexto nacional, como o “Projeto Casa Grande”, vencedor do Prêmio FUNARTE de Arte Negra (2012), regional, como a seleção para o 67o Salão Paranaense (2021), estadual, como o projeto “Desobeciência: arte e ciência no tempo presente”, contemplado pelo edital FAC Movimento (2019) da SEDAC-RS, e local, como o projeto “Fora da Gaiola: tensionamentos da paisagem sonora”, realizado com fomento do edital “Jogue Limpo com a Cultura”, da Prefeitura Municipal de Osório/RS em 2020.

 


Joacelio Batista é artista visual e filmmaker. Cocriador e cocurador da TIMELINE:BH Festival Internacional de Videoarte em Belo Horizonte, Brasil, desde 2015. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Brasil. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, Portugal. Graduado em Cinema de Animação e Desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. 

 


Mariane Rotter é artista visual e professora. Atualmente realiza doutoramento em Artes Visuais, pelo Programa de Pós-graduação em Artes – PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. É Professora Assistente no Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Coordena o Núcleo de Fotografia da Uergs e integra o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais. Desde 2002, desenvolve o projeto Meu ponto de vista, onde fotografa o seu cotidiano a um metro e trinta do chão, apresentando um olhar não usual, realizando autorretratos incomuns, sob o seu ponto de vista.

 


Raquel Andrade é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes PPGAV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande. Líder do grupo de pesquisa Humanizar o humano: arte, corpo, linguagem e meio ambiente (IFRS/CNPq); Criadora e coordenadora do Núcleo de Produção audiovisual OfCine, IFRS. Idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, Rio Grande, Brasil, desde 2016.


Em breve, divulgaremos a lista de videoartes selecionadas!


A mostra FIVA SPMAV 2021 poderá será exibida em seu canal do Youtube e será projetada na fachada do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG. 
FIVA SPMAV Festival Internacional Videoarte SPMAV   


ORGANIZAÇÃO FIVA SPMAV 2021
Coordenação  
Rosângela Fachel – UFPel 
Gabriela Motta – UFPel 


Comissão organizadora
Carolina Fogaça Tenotti – UFPel 
Giovani Bosica – UFPel 
Guilherme Susin Sirtoli – UFPel 
Júlia Petiz Porto – UFPel 
José Paulo Portela – UFPel 
Wagner Ferreira Previtali – UFPel 


REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel


APOIADORES
Corredor 14, Pelotas @corredor_14
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas @malg.ufpel
Centro de Artes / Universidade Federal de Pelotas @ca_ufpel
RedINAV – Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales @laredinav

 

Aula Magna Novas perspectivas: sistema da arte e internet no Brasil durante a pandemia

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel convida para a Aula Magna Novas perspectivas: sistema da arte e internet no Brasil durante a pandemia proferida pela Profa. Dra. Maria Amélia Bulhões (PPGAV-UFRGS) , que será realizada no dia 28 de outubro às 17h30min pelo canal Conexão Arte da UFPel pelo link https://wp.ufpel.edu.br/conexaoarte/

Maria Amélia Bulhões é Professora Titular do Instituto de Artes da UFRGS, Doutor em História pela USP. Pesquisador visitante na Universidade Paris I e na Universidade Politécnica de Valência. Atual Presidente da Seção Brasileira da AICA. Recebeu os prêmios Açorianos e Pesquisador do Ano em Ciências Sociais da FAPERGS (2018). Seu tema de pesquisa é o desenvolvimento do sistema de arte contemporânea e suas conexões com a internet. Foi editora da Revista 2011.
Informações in http://www.ufrgs.br/artereflexoes/site/

Lugares-Livro convida Feira Estopim

Para a segunda edição do evento “Lugares-Livro convida: conversas sobre publicações artísticas” receberemos a conversa “Estopim, história da Feira e do Acervo” com Guilherme Jaccon e Luana Navarro (Feira Estopim). Que em sua fala abordará a história da Feira Estopim e a criação do espaço cultural Alfaiataria, em Curitiba – PR.

Link para inscrição: https://forms.gle/dAidBjEeW2snkXVm8

SOBRE O EVENTO
Lugares-livro convida: conversas sobre publicações artísticas é um evento realizado pelo Grupo de Pesquisa Lugares-livro: dimensões materiais e poéticas, coordenado pela Profa. Dra. Helene Sacco. O evento tem como intenção de fomentar a pesquisa, diálogos e a produção em publicações artísticas apresentando processos, procedimentos e pesquisas poéticas de diversos artistas, professores, editoras e feiras em aulas abertas. As conversas também fazem parte das atividades da disciplina “Tópicos Especiais: Publicações Artísticas”, oferecida pelo Centro de Artes, de forma remota, da Universidade Federal de Pelotas, com orientação da Prof. Dra. Helene Sacco.

SOBRE FEIRA ESTOPIM
GUILHERME JACCON: Artista, produtor e educador social. Possui graduação em Artes Visuais Licenciatura e GBA em Gerenciamento de Projetos. Atua na elaboração e produção de projetos culturais, em especial nas áreas de artes visuais, projetos pedagógicos e de formação de público. Como artista-educador atua como palestrista, debatedor e oficineiro nas questões que envolvem os vértices Políticas Públicas, Educação, Cultura e Direitos Humanos.

LUANA NAVARRO: Artista visual, desenvolve trabalhos com fotografia, vídeo, textos, publicações e performances. Vê seu trabalho potencializado na relação entre arte e contexto. Formada em Jornalismo (PUC-PR), com especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea (EMBAP) e mestrado em processos artísticos contemporâneos pela UDESC, em Florianópolis. Participou de exposições no Brasil, Espanha, Estados Unidos e México.

FEIRA ESTOPIM: é uma feira em Curitiba dedicada a comercialização de trabalhos impressos produzidos por publicadoras/es, artistas, pequenas editoras, grupas, grupos e coletivos. http://www.feiraestopim.com.br/

ALFAIATARIA: A Alfaiataria é um espaço de investigações e práticas artísticas interdisciplinares. Aqui são realizadas atividades de formação, apresentação de teatro, dança, música, saraus, mostras de vídeo, performances, exposições e conversas. Além de uma programação própria pensada e organizada pelas artistas Janaina Matter, Luana Navarro e Guilherme Jaccon, a Alfaiataria também acolhe projetos e ações propostas por artistas de outros contextos. www.alfaiataria.art

O link para o evento será divulgado por e-mail e no instagram do Lugares-Livro às 15h na quarta-feira.
https://www.instagram.com/lugareslivro/

PhotoGraphein Podcast

Está disponível o Episódio 1 da 2ª Temporada do PhotoGraphein Podcast, intitulada “Elogio às Sombras”. A temporada se inspira no livro “Em Louvor da Sombra” do escritor japonês Junichiro Tanizaki. O Episódio 1 é dedicado à abordagem do livro e às relações que cada debatedor/a estabeleceu com suas áreas de interesse e pesquisa. As discussões são conduzidas pelas pesquisadoras do PhotoGraphein Cláudia Brandão e Tatiana Araujo, contando com a participação do arquiteto, ator e diretor de teatro, Eric Costa, que no momento finaliza seu mestrado em Criação Artística Contemporânea na Universidade de Aveiro, Portugal.
Esse e os demais episódios estão disponíveis no nosso site e no Spotify.

Ouçam em:
https://photographein-pesquisa.com.br/podcasts/detalhe/?id=3
http://bit.ly/PhotographeinNoSpotify

X Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (10° SPMAV)

X Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais (10° SPMAV), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI), do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este ano sob a temática “Sobre(vivências) estratégias poético-educativas e políticas em artes”, temos o intuito de propor conversas que sejam fundamentais para refletirmos sobre a dimensão política da arte e a potência de pesquisas poético-educativas para se pensar em caminhos e encruzilhadas que propiciem de alguma maneira outras perspectivas para analisar questões emergentes e basilares para reconstrução das estruturas que nos regem.

Estamos com editais abertos para submissões de resumos, artigos e ensaios visuais, além do Festival Internacional de Videoarte (FIVA). Abaixo confira os links e saiba mais em nosso site.

◢ Edital Submissões e Edital FIVA ◣
https://wp.ufpel.edu.br/spmav/editais-2/

Cátedra Nômada: onde estão as mulheres na arte e na cidade?

CÁTEDRA NÔMADA
ONDE ESTÃO AS MULHERES NA ARTE E NA CIDADE?
Fricções entre arte + gênero + memória + cidades
https://diversitas.fflch.usp.br/catedranomada

Concepção e proposição: Profa. Dra. Lilian Amaral e Profa. Dra. Silvana Nascimento
DIVERSITAS USP
Encontros pelo Meet / Diversitas – Período: setembro-dezembro 2021

A Cátedra Nômada “Onde estão as mulheres na arte e na cidade? – Fricções entre arte + gênero + memória + cidades” se propõe a realizar reflexões, debates, pesquisa e ações no campo da equidade de gênero na sua relação com as artes, os espaços urbanos, instituições e movimentos sociais. Será composta por série de encontros mensais, organizados de forma síncrona, distribuída, on line, entre grupos de pesquisa e coletivos de mulheres em contexto iberoamericano. O projeto tem como roteiro o debate de algumas questões que emergem do diálogo com o projeto intercontinental “Mulheres Transformam os Museus. Da Igualdade à Equidade, 2021 e orientam os diálogos propostos entre as participantes https://www.mujerescambianlosmuseos.com/.

29/09 – 4ª. F | 9h30 às 12h30: Fricções interculturais: arte contemporânea, esfera pública, políticas da memória e gênero. Coletiva Portaldeigualdade / Manifiesto, Wam – Women Artist Museum, Projeto Mulheres Transformam Os Museus. Da Igualdade à Equidade e Inscrições: https://diversitas.fflch.usp.br/form/friccoes-interculturais-29
Profa. Dra. Mau Monleón Pradas(Coletiva PortalDeIgualdad | Women Artist Museum – WAM e UPV Universitat Politécnica de Valência /Espanha), Amparo Zacarés (Universitat Jaume I), Celeste Garrido (artista multidisciplinar), (artista multidisciplinar), Bia Santos (Universitat de Zaragozza / Salven Cabanyal y ANIAV) e Profa. Dra. Lilian Amaral (Coletiva PortalDeIgualdad | Women Artist Museum – WAM e DIVERSITAS USP | módulo 1; Práticas artísticas, experimentações gráficas: narrativas em deslocamento

Módulo 2
Provocadora: Profa. Dra. Sandra Nunes: DIVERSITAS USP
Outubro
21/10 – 4ª. Feira | 9h30 às 12h30: Mulheres artistas, mulheres artivistas
Inscrições: https://diversitas.fflch.usp.br/form/mulheres-artistas-21
DIVERSITAS USP – Marta Baião (As Mal Amadas Cia de Teatro e Centro de Informação da Mulher), Adriana Paixão (As Capulanas Cia de Teatro Negro), Larissa Guedes (Diversitas USP) e Profa. Dra. Tatiana Ferraz ( MUnA – Museu Universitário de Arte – UFU), Maré de Matos (Diversitas USP) – módulo 1; Práticas artísticas, experimentações gráficas: narrativas em deslocamento –

Módulo 2
Provocadora: Silvana Nascimento: DIVERSITAS USP
Novembro
18 e 19/11 – 5ª. feira e 6ª. feira – Fórum Internacional São Paulo – DIVERSITAS USP – Fórum
Brasil | São Paulo – MULHERES TRANSFORMAM OS MUSEUS. DA IGUALDADE À EQUIDADE.
Universidade de São Paulo | DIVERSITAS USP, Universidade Complutense de Madrid (UCM),
Universidade de Buenos Aires (UBA).
24/11 – 4ª. Feira | 9h30 às 12h30: Arte, Gênero e Cidade – Onde estão as mulheres na arte e na
cidade? – Baixo Ribeiro | Choque Cultural + Profa. Dra. Lilian Amaral | DIVERSITAS + Todas as
Artistas Convidadas da Cátedra Nômada: Gráfica Urbana + Mapa + exposição. Roda de conversa
com a participação de todas as artistas, pesquisadoras e coletivas participantes da Cátedra
Nômade para discussão sobre a Intervenção Urbana a ser realizada em São Paulo em dezembro,
assim como mostra virtual. As ações de arte urbana serão organizadas pela Galeria Choque
Cultural com coordenação do DIVERSITAS USP
Inscrição: https://diversitas.fflch.usp.br/webform/arte_genero_e_cidade_24

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL FIVRS 2021

2º Festival Internacional de Videodança do RS
Canal do FIVRS no YouTube
FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS
FIVRS – FIVRS
@fivrs.videodanca

07 de setembro
19h (Brasil) – Première de Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, EUA
Première Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, Estados Unidos.


19h30m (Brasil) – Sessão comentada de Song of Songs – com Douglas Rosenberg, mediação: Alexandra Dias (UFPel, Brasil)
Sessão comentada de “Song of Songs” (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, EUA

8 de setembro
Exibição da mostra Mostra “Festival Corporalidad Expandida” – durante todo o dia

19h (Brasil) – Mesa Videodança Social – com Ladys Gonzalez e Wanda López Trelles (diretoras do Festival Corporalidad Expandida, Argentina),
mediação: Thiago Amorim (UFPel, Brasil)
Mesa Videodança Social

A VIDEODANÇA SOCIAL é um meio de expressão que integra a exploração dos cinco sentidos identitários por meio da câmera. O processo criativo é único e múltiplo, sendo definido pelas corporalidades participantes em seu contexto. A videodança é um movimento artístico emergente que, ao combinar dança e audiovisual, estabelece uma nova relação, que possibilita novos significados e novos valores sociais: novas textualidades, dispositivos, produtoras / realizadoras, fazedoras, sem limites ou pertencimentos, em uma única e própria relação coletiva. Consideramos a coreografia como o estado atual do corpo. A dança como ação com intencionalidade, o vital acionado pela memória do corpo. A câmara como registo vivo cujo suporte nos permite salvaguardar o nosso próprio arquivo e património sensorial e imaterial, audiovisualmente. “Projecto Corporalidad Expandida”

9 de setembro
Exibição da mostra “Panorama IMARP de 2014 a 2020” – durante todo o dia

19h (Brasil) – Mesa Videodança em Tempos de Pandemia – com Denise Matta (diretora do IMARP, Brasil) e Rebeca Recuero (UFPel, Brasil),
mediação: Carminha Hoffmann (UFPel, Brasil)
Mesa Videodança em Tempos de Pandemia

A pandemia não apenas mudou nossas formas de relacionamento, de trabalho e de entretenimento, como também transformou nossos modos de pensar, de produzir e de manifestar a arte e, consequentemente, a videodança. Por meio dela, destrinchamos espaços para (sobre)viver, redescobrindo corpos, lugares, audiências e tempos que carregam uma poética múltipla e crítica, capaz de elevar nossas vozes (e danças) a um nível global e ubíquo. Assim, através da videodança neste contexto caótico, encontramos forças para significar, ser e estar no mundo, reescrevendo nossas histórias e difundindo a esperança de dias melhores. “Rebeca Recuero”

10 de setembro
15h (Brasil) – Mesa Curadoria em Videodança – com Ana Sedeño-Valdellos (UMA, Espanha) e Leonel Brum (UFC, Brasil), mediação: Rosângela Fachel (UFPel, Brasil)
Mesa Curadoria em Videodança

16h (Brasil) – Encerramento

Pela falta de um campo específico de pesquisa ou de reflexão e por sua escassa análise no âmbito das pesquisas, a CURADORIA DE VIDEODANÇA situa-se em espaço de complexidades. Esta é uma desvantagem pela falta de embasamento teórico, mas vem acompanhada de maior liberdade no seu tratamento e abordagem teórica e prática. A tarefa da curadoria em videodança tem consequências na percepção do público sobre essas produções, assim como seu profissionalismo e rigor têm implicações no reconhecimento dessas práticas em vídeo, que em muitos casos são uma forma de expressão de coletivos artísticos e sociais minoritários. Ao mesmo tempo, a formação e a dedicação profissional para a curadoria em videodança conformam o perfil e a sensibilidade de cada agente. “Ana Sedeño-Valdellos”

Em todas as transmissões será disponibilizado formulário de registro da presença para a emissão de atestados de participação por atividade ou referente ao seminário, quando com 75% de participação.

COMISSÃO ORGANIZADORA
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Arrieche Echevengua – UFPel
Ana Carolina Tavares – UFPel
Hamilton Bittencourt – UFPel

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel

APOIADORES
Fundação ECARTA
Casa de Cultura Mário Quintana
Instituto Estadual de Artes Cênicas – IEACEN
Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVI
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS
Proyecto Corporalidad Expandida
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança

Mostra Visual CASA-CORPO

Convidamos todas/es/os a visitar a Mostra Visual CASA-CORPO, resultante das discussões e práticas desenvolvidas na disciplina Fotografia e Imaginário: Poéticas em Pesquisa, componente curricular eletiva do PPGAVI.
Disponível em: https://photographein-pesquisa.com.br/disciplina/?disciplina=1

Programação Paralela FIVRS 2021

Première Song of Songs (2020, 20′), de Douglas Rosenberg, Estados Unidos.
07 de setembro às 19h – Canal FIVRS do Youtube
de 07 a 11 de setembro – Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre

Mostra de Curtas-metragens 8 M FICCE (2021)
Curaduría Colectiva de Proyecto Corporalidad Expandida
Festival Internacional Corporalidad Expandida – FICE. Direção: Ladys Gonzalez e Wanda López Trelles
08 de setembro – Canal FIVRS do Youtube (durante todo o dia)
de 07 a 11 de setembro – Sala Cecy Frank, Casa de Cultura Mário Quintana, de Porto Alegre

TERRITORIO ( 2019, 13’ 42), de Irina Hayipanteli – Malena Martínez, Argentina.
ADELA (2017,14’22), de Evangelina Montes, Argentina.
CUERPA Y TIERRA (2019, 11’55), de Chiro Castellanos Hernández, Colombia.
AILÍN EN LA LUNA (2019, 5’00), de Claudia Ruiz, Argentina.
¡CUERPE MANIFIESTE! (2019, 3’20), De Verónica Pérez Vega (Inst. Isabel Taboga), Argentina.
SARI (2020, 7’15), de María José Bejarano Salazar – Subhashini Goda – Tainá Louven, Reino Unido.

Mostra Panorama IMARP de 2014 A 2020
Curadoria: Denise da Matta
IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança. Direção: Denise Matta e Cia de Dança Abrindo Portas
09 de setembro – Canal FIVRS do Youtube (durante todo o dia)

LEITURAS DO PRESENTE – Seminário online

O Grupo de Pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos, promove e convida para o Seminário Online LEITURAS DO PRESENTE.

O projeto de extensão – Leituras do Presente – pretende dar continuidade as interlocuções entre universidade e sociedade, no campo da Arte e da Cultura. Tem como objetivo possibilitar espaços-tempos para a formação contínua e permanente dos jovens artistas, educadores e educadoras da arte e da comunidade da Região Austral do Rio Grande do Sul; socializando saberes e experiências entre os sujeitos envolvidos. Estimular o debate sobre questões emergenciais que se apresentam na sociedade culturalmente globalizada e hipercultural para entendimento do sujeito contemporâneo e suas inquietações, a sedução pelos meios eletroeletrônicos, da sociedade hedonista e os novos ensaios de sociabilidade inscritos nos enunciados da discursividade das tipologias da arte vigente e seus dispositivos,
que requerem uma disponibilidade intelectual para manter uma relação dialógica entre seus propositores, dispositivos de arte e o público.

O Seminário será online, realizado quinzenalmente, com temas relacionados à produção e reflexão da arte atual, com a participação de convidados.
Plataforma: WEBConf – UFPel
Periodicidade: de setembro/novembro de 2021 e de março/ setembro 2022
Tempo de duração: 1h e 30 min
Dia e horário: quinta-feira, 19 h

INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO:

https://www.facebook.com/events/523591105581989

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/RFBLRsbL5mEv86Kc6

Organização: 

Drª. CAROLINE LEAL BONILHA
Drª. CLARICE REGO MAGALHÃES
Drª. NEIVA MARIA FONSECA BOHNS
Dr. ROGERIO VANDERLEI DE LIMA TRINDADE

Abertura do Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2021

A segunda edição do Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (Fivrs) ocorrerá entre os dias 2 a 12 de setembro e terá a apresentação de 45 trabalhos, selecionados pela comissão avaliadora convidada, conformada neste ano por Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Denise Matta (Brasil), Leonel Brum (Brasil), Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina) e Wanda López Trelles (Argentina). As 45 videodanças selecionadas são oriundas de 10 estados do Brasil e de 13 países de diferentes continentes, e foram distribuídas em quatro programas, que buscam desvelar alguns dos diálogos percebidos entre as produções: “O corpo não esquece, incorpora”; “Corpos em movimento para sentir o mundo”; “Corpografias femininas que narram o tempo presente”; “Entre corpos plurais e repertórios diversos, poéticas de reconexão”.
Link do trailer do festival: https://youtu.be/Lu3hss-sef0

O FIVRS é uma realização do Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Fundação Ecarta.

A exibição da mostra do festival ocorrerá de maneira híbrida, virtualmente no site e no canal YouTube do FIVRS e de maneira presencial na Galeria Ecarta.

III Deslocc – paisagens a domicílio

O “III Deslocc – paisagens a domicílio” reúne imagens e vídeos dos integrantes do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC (CNPQ/UFPel) e de participantes da disciplina Paisagens Cotidianas e dispositivos de compartilhamento, ministrada no Mestrado em Artes Visuais da UFPel, no segundo semestre de 2020. Os trabalhos foram incitados pela atenção aos modos de existir pela arte e na vida durante a pandemia, provocada pelo COVID19, momento em que nos encontrávamos em grave crise sanitária no Brasil, ainda hoje e talvez nos próximos anos. Assim, recorremos aos cuidados da arte para que pudéssemos viver com saúde mental. E, na casa, nas janelas dos dispositivos digitais compartilhamos imagens e saberes, dialogamos sobre a arte, sob o tema da paisagem, o cotidiano e sobre as concepções de espaço de maneira ampla e atual. A partir da trajetória artística dos 27 participantes foram endereçadas as imagens do cotidiano, desde ‘a e em’ cada casa, perto, na mesma cidade, em Pelotas, no sul sul e longe, em São Paulo, no Paraná, em outras cidades. O link da plataforma digital que acolhe a exposição será compartilhada no dia 27 de agosto às 19h30min durante a live dos organizadores da exposição, Duda Gonçalves (artista visual, professora dos cursos de artes visuais do Centro de Artes, coordenadora do PPG Mestrado em Ates Visuais da UFPel, líder do Deslocc, Adriane Corrêa, mestre artes visuais UFPel, Everton Leite, mestrando artes visuais UFPEL Bolsista CAPES, Barbara Calixto , bolsista IC PIBIPAF/UFPel, Matheus Guilherme, mestrando artes visuais UFPel, Pedro Parente, mestrando artes visuais UFPel, Bolsista CAPES, Rafael de Souza, Bolsista IC FAPERGS/UFPel, Tatiana Duarte, mestre artes visuais UFPel.

Apoio: Mestrado Artes Visuais da UFPel, FAPERGS, CAPES.

Link: https://youtu.be/ay3lPkkxaRQhttps://youtu.be/ay3lPkkxaRQ

Videodanças selecionadas para FIVRS 2021

A convocatória para a segunda edição do FIVRS – Festival Internacional de Videodança do RS, que acontecerá de 02 a 12 de setembro, recebeu 160 inscrições, das quais foram homologadas 139, provenientes de 17 países e de 18 estados do Brasil.

A seleção das videodanças para comporem a mostra de 2021 ficou a cargo da comissão avaliadora convidada, integrada por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), criadora audiovisual e professora da Universidad de Malaga, Espanha; Denise Matta (Brasil), diretora da IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Videodança, na cidade de Ribeirão Preto/SP/Brasil; Leonel Brum (Brasil), professor e coordenador dos cursos de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia; Jose Alirio Peña (Venezuela/Argentina), diretor do CINEVERSATIL – Festival Internacional de Cortometrajes sobre Diversidade, Argentina, e do Festival Internacional de Cine y Vídeo Verde de Venezuela – FESTIVERD; e Wanda López Trelles (Argentina), cofundadora e codiretora do Proyecto Corporalidad Expandida.

O trabalho da comissão avaliadora resultou na seleção de 45 videodanças:

Águas que correm, mulheres que dançam (2021), do Grupo Baila Cassino: Daniela Llopart Castro, Rebeca San Martins, Natália Camargo – Pelotas, RS, Brasil

AMO (2021), de Mônica Fagundes Dantas, Alex Sernambi e Suzi Weber – Porto Alegre, RS, Brasil

Arbasoei (2021), de Ikerne Mendieta – Granada, Espanha

Asab (2021), de Ariane Mondo – Natal, RN, Brasil

Atotoó – Interditos e mistérios do negrocorpo (2019), de Caroline Ribeiro Paz e Bárbara Cezano – Pelotas, RS, Brasil

BAHtucada (2020), de Ederson Zaneti Vergara – Pelotas, RS, Brasil

be still (2020), de Nicole Manoochehri – Los Angeles, EUA

Cap 14 – parte 2: …olhar para além do que se vê…um convite a percepção… (2021), de Andreza Aguida, Tiago Nogueira e Rogério Ortiz – São Paulo, SP, Brasil
Celestial Body (2021), de Danielle Suzanne Willis Denton – Texas, EUA

Chicharras (2021), de Carola Reboredo – La calera, Argentina

Contágio (2019), de Nicole Correa Freitas – Porto Alegre, RS, Brasil

Dança sem medo – Dance without fear (2020), de Sol Dugatkin – Santiago, Chile
Desverrante (2020), de Mathias Lobo, Alexandre Tadra e Rodrigo de Castro – Curitiba, PR, Brasil

ECDISE (2021), de Tainá Madruga Romero – Pelotas, RS, Brasil

Ela ousou saber (2020), de Luciana Campos, Ingrid Laurentino, Ana Carolina G. Martins, Naira Silva, Amanda Freitas Faria e Luciana Campos – Mogi das Cruzes, SP, Brasil

Encobertos (2019), de Lilian Seixas Graça – Salvador, Ba, Brasil
Ensaio para o início do fim (2021), de Raquel Machado Pereira – Hortolândia, SP, Brasil
Entre Estrelas e Raízes (2021), de Giselle Paes Horacio – Capivari de Baixo, SC, Brasil
Fio Condutor (2020), de Tales Frey – Porto, Portugal

Glare (2020), de Smangaliso Ngwenya – Johannesburg, África do Sul

Interlocuções com a Cidade (2020), de Fernanda Amaral – São Paulo, SP, Brasil
Invisible (2020), de Diana Vignolles, Gastón Fleitas, Franco Quagliardi, Lilian Queñón e Guadalupe Dominguez – Buenos Aires, Argentina

Irrational (2020), de Francesca Poglie, Martina Beraldo, Luca Ghedini e Nicola Lunardelli – Barcelona, Espanha

La tarde infinita (2021), de Melanie Alfie – Buenos Aires, Argentina

Limítrofe (2020), de Sofía del Mar Collins e Maidelise Ríos Medina – San Juan, Porto Rico

Luvemba (2021), de Maria Clara Laet de Almeida e Silva – São Paulo, SP, Brasil
Maromba (2021), de Monica da Silva e Souza – Parintins, AM, Brasil

Matéria Bruta (2019), de Renan de Lima Turci – Curitiba, PR, Brasil

Misunderstandings (Fraintendimenti) (2020), de Alexandre Manuel, Jimmie Santoni, Elisa Carletti e Federica Squadroni – Jesi, Itália

Morada (2021), de Luisa Cunha Machala – Belo Horizonte, MG, Brasil

Mujeres Infinitas (2020), de María Claudia Mejía Alvarez – Medellín, Colômbia
ON LOCK (2021), de Azize Sousami – Londres, Inglaterra

Os Espaços Entre Nós (2021), de Mônica Yumi Jardim da Silveira, Adeniran Balthazar, Bianca Meciano, Henrique Soares Dias e Mateus Paludetti – Campinas, SP, Brasil
Out of the folds of women (2020), de Anabella Lenzu – Nova Iorque, EUA
QU4RT (2020), de Fernando Quinteros Muniz – Porto Alegre, RS, Brasil
Redoma (2021), de Pedro Vitor Pontes Ferraz – Recife, PE, Brasil

Seres do Meio (2021), do Rua em Cena Companhia de Dança – Pelotas, RS, Brasil
Skin to Nature (2021), de SueKi Yee – Penang, Malásia

SOLO (2020), de Uladzimir Slizhyk – Bielorrusia

Suspended (2020), de Filomena Rusciano – Sant’Agata de’ Goti, Itália

TEMOR (2020), de Adriano André Rosa da Silva, Alvaro Dantas, Clébio Oliveira e Jania Santos – Natal, RN, Brasil

The neighbor/O vizinho (2021), de Flakorojas – Bruxelas, Bélgica

Travessias (2020), de Maryah Monteiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Trilogía Monocromática: Negro (2019), de Fausto Jijón Quelal – Cidade do México, México

Whispers to Myself (2021), de Ana Claudia Marra – São Paulo, SP, Brasil
ORGANIZAÇÃO DO FIVRS

Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Rebeca Recuero – UFPel
Carlise Scalamato Duarte (UFSM)
Luana Arrieche Echevengua – UFPel
Ana Carolina Tavares – UFPel
Hamilton Bittencourt – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI – UFPel
Curso de Dança – Centro de Artes – UFPel
Fundação ECARTA

APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento – IMARP
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS

CONTATO
Email: fivrs.videodanca@gmail.com

FIVRS 2021 – Premiére brasileira de Song of Songs (2020), de Douglas Rosenberg

O Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2021 – tem a honra de anunciar que realizará a premiére brasileira da videodança Song of Songs (2020), de Douglas Rosenberg (Oregon, Wisconsin, USA), no dia 07 de setembro, às 19h, pelo canal do I FIVRS no Youtube.

Douglas Rosenberg Profile (Art – Video) é artista, pesquisador, teórico e professor que trabalha com videodança, performance e representações interdisciplinares da performance. É professor e decano do Departamento de Arte da Universidade de Wisconsin-Madison. Autor dos livros Screendance: Inscribing the Ephemeral Image (2021) e The Oxford Handbook of Screendance Studies (2016), e editor fundador do The International Journal of Screendance. Seus trabalhos de vídeo, instalação e performance vêm sendo exibidos internacionalmente há mais de trinta anos, e já receberam o reconhecimento de várias instituições, como The Rockefeller Foundation, The Soros Foundation, MAP Fund em Nova York e o James D. Phelan Art Award in Video. As exibições mais recentes de seu trabalho incluem a Limerick City Gallery of Art, na Escócia, o Lincoln Center, de Nova York e o Festival Ciné-Corps de Paris. Song of Songs é seu trabalho mais recente.

Song of Songs (2020, 20′) é uma evocação profundamente pessoal do poema erótico em prosa “Cântico dos Cânticos”, do Antigo Testamento. Filmado em preto e branco com partitura original para violoncelo, evoca um espaço cinematográfico contemplativo e austero. Song of songs transforma o ritual em arte performática, para ser encantado, envolto e envolvido no sublime, no imaginado e no familiar.

Após a exibição, às 19h30min, Douglas Rosenberg conversa sobre o trabalho com Alexandra Gonçalves Dias – artista, pesquisadora e professora do Curso de Dança da UFPel, em uma live transmitida pelo no Canal do FIVRS no YouTube.
O evento marca a abertura do I Seminário Internacional FIVRS.

FIVRS – 2º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul | Universidade Federal de Pelotas

DIRETORAS
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

COMISSÃO ORGANIZADORA
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Rebeca Recuero – UFPel
Carlise Scalamato Duarte (UFSM)
Luana Arrieche Echevengua – UFPel
Ana Carolina Tavares – UFPel
Hamilton Bittencourt – UFPel
Paloma Alves Govea – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais – PPGAVI – UFPel
Curso de Dança – Centro de Artes – UFPel
Fundação ECARTA

APOIO
Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV
Proyecto Corporalidad Expandida
Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento – IMARP
Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – LEPPAIS

CONTATO
Email: fivrs.videodanca@gmail.com

Live de lançamento da Revista Pomares

1º Festival Internacional de VideoDança do RS

A Videodança é uma linguagem artística híbrida que imbrica as artes do vídeo e da dança em um amplo espectro de conformações, e que, em sintonia com as transformações socioculturais e tecnológicas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas. Seja enquanto uma parceria de coreógrafos, dançarinos e performers com cineastas, videoartistas e videomakers, ou enquanto trabalho individual de videodançarinos – que conjugam os saberes e fazeres de ambas as linguagens; a Videodança vem, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. E, no Brasil, vem ganhando visibilidade em festivais, como o Dança em Foco; Dança Brasil; MOVE de Videodança; Mostra Visual Dança em Pauta; Festival de Dança do Recife; Festival Internacional Novadança; e o Dançando para câmera. No entanto, sua inserção ainda é incipiente na região sul do Brasil. Em resposta a essa lacuna regional, o PPG Mestrado em Artes Visuais e o Curso de Dança da UFPel em parceria com a Fundação Ecarta promovem O 1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS.
O FIVRS acontecerá a partir de uma convocatória internacional a artistas que submeterão suas produções à avaliação de um comitê internacional de especialista da área, formado por Ximena Monroy Rocha, diretora e curadora do festival Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, do México; Dixon Quitian, diretor artístico do Festival VideoMovimiento – CineDanza, da Colômbia; e Ladys Gonzales, diretora do Corporalidad expandida, Argentina, e Paulo Caudas, diretor artístico e curador do Dança em Foco, Brasil.
A abertura da mostra do 1 o Festival Internacional de VideoDança do RS –FIVRS – acontecerá no dia 29 de abril, que não apenas é o Dia Internacional da Dança, mas é, também, a data de aniversário da Fundação Ecarta, que
comemora seus 15 anos de atividades. Após o período de exibição em Porto Alegre a mostra do festival visitará outras cidades e instituições no Brasil e no exterior.

Hoje, dia 06 de março de 2020, às 9h da manhã, o programa Contra Ponto da RádioCom, fará uma entrevista com algumas participantes do evento “Encontro com as Mulheres”, que ocorrerá neste sábado, dia 07 de março, na Estação Cidadania Dunas, antiga Praça CEU, a partir das 14h da tarde.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, conta com o apoio de quatro projetos vinculados ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas: Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: estudos sobre Arte, Gênero e Memória, PET Artes Visuais, Núcleo de Dança e Teatro Tatá e o grupo Dança no Bairro. Além disso, o evento contará com a participação das assistentes sociais pertencentes ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher.

O sábado do dia 07, será de grandes realizações, no qual serão ofertadas especialmente ao público feminino atividades como: conversa com o Centro da Mulher, oficinas de crochê e leitura, criação em dança, performance e apresentação artística, todas as atividades são de acesso gratuito e direcionadas a todas as faixas etárias. Vale destacar que o convite se estende a toda comunidade geral.

Aqui fica nosso convite a todas e a todos, especialmente a você mulher, venha se conectar conosco neste momento festivo e de luta.

https://www.facebook.com/radiocompelotas/

Simpósio 39 – Literatura Comparada, Artes Visuais e Epistemologia(s) Queer/Cuir

 

Exposição “Entre Lugares”

 

XVII Seminário de História da Arte: Anacronias do tempo

30/08/2019

Evento realizado pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, a ocorrer entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019.

A 17ª edição do Seminário de História da Arte parte das reflexões que tratam as Anacronias do Tempo como espaço para novas narrativas e protagonismos diversos. Nesse sentido, o XVII SHA convida pesquisadores a inscreverem trabalhos sobre a história da arte que discutam questões da contemporaneidade.

Público-alvo: Pesquisadores ligados ao campo da História da Arte, da Cultural e do Patrimônio, Comunicação, Cinema, Cultura Visual e demais áreas afins, incluindo professores e alunos de cursos de graduação (iniciação científica, em coautoria com os orientadores) e alunos de pós-graduação.


 

Como se inscrever:

1. Comunicadores:
Os interessados em apresentar trabalho nas mesas de comunicação devem preencher o Formulário Google, a fim de serem avaliados pela comissão organizadora, observando o período de inscrição. Levar em consideração que, caso aceito, a comunicação deverá ser apresentada segundo às normas do modelo de artigo do evento. É permitido o envio de apenas uma proposta de comunicação por autor. As propostas de comunicação devem ser enviadas através do formulário até o dia 08 de setembro de 2019.
 
2. Ouvintes :
Os interessados em participar do evento como ouvinte devem efetuar a inscrição dentre os dias 23 e 24/setembro, na entrada do evento, a fim de assistir às mesas e comunicações desejadas. O pagamento e a presença mínima de 75% de frequência dão direito ao certificado de participação.
 
3. Credenciamento e pagamento :
O pagamento da inscrição para todos os selecionados para comunicação de trabalhos e ouvintes deve ser realizado durante o credenciamento do evento, dentre os dias 23 e 24/setembro, somente nos períodos da manhã, na mesa de inscrição da entrada do evento.

Valores de Pagamento:

Comunicadores: R$ 20,00

Ouvintes: R$ 10,00


Publicação dos trabalhos na revista do evento:

O texto definitivo dos trabalhos selecionados para posterior publicação no periódico do XVII Seminário de História da Arte deverá obrigatoriamente ser entregue no início do período (manhã / tarde) de comunicações ao qual o trabalho foi designado, em mãos do monitor responsável pelas apresentações.

As publicações anteriores podem ser acessadas pelo link: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte>

Formulário para Comunicadores: <https://encurtador.com.br/ptVW9>
Modelo de artigo: <https://encurtador.com.br/krDT6>
 

Exposição “O que você escuta quando a cidade chama?”

31/07/2019

Abertura: Sexta-feira, 26 de julho – 17:00
Para que os resquícios de história ordinária sobrevivam entre respiros, propusemos um trabalho que surge da observação atenta sobre a cidade. Por meio de imagens e palavras a exposição propõe a criação – conjunta e com a participação dos visitantes – de uma narrativa que faz referência à cidade em situação de arruinamento, destacando os fragmentos de memórias que se perdem aos poucos no arrasamento não percebido no cotidiano.
Veja também: Evento no facebook; e Matéria no Diário Popular.

Elivelto Souza é artista, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPEL) na linha de pesquisa de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e bolsista Capes.
Fernanda Fedrizzi é arquiteta urbanista e artista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPEL) na linha de pesquisa de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e bolsista Capes.


Aula aberta – PPGAV

11/07/2019


Exposição Somos o que Fomos

03/07/2019


Circuito de Leituras: Lendo Juntas

19/06/2019

É com grande alegria que o Grupo de Pesquisa “Caixa de Pandora: estudos em Arte, Gênero e Memória” convida a todxs para o Circuito de Leituras: Lendo Juntas.
Esse será realizado no durante de 6 encontros semanais, sendo cinco destes na terça-feiras as 15:30 às 17:30 na sala 313, e um encontro em especial na segunda-feira dia 24 de junho no auditório I (19:00), como nossa convidada especial Geza Guedes, para dialogar sobre sua pesquisa de seu dissertação que carrega tal temática. Esta iniciativa é do grupo de pesquisa, Caixa de Pandora que atua no próprio Centro de Artes a mais de 10 anos.
Material de Leitura: GUEDES, Geza Lisiane Carús. Criminalidade feminina: mulheres negras e os homicídios em Pelotas (1880-1890). 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3385.
Com isto convidamos a todxs para ler juntas, para problematizar e estudamos sobre as questões de gênero abordando desde fatores histórico a criação da subjetividade contemporânea.
Os textos a serem estudados estão disponíveis em PDF. Basta apenas nos encaminharem um e-mail solicitando. Contato: caixadepandoraufpel@gmail.com.
Link do evento aqui.
Emissão de atestado: após a palestra.


Conversa com o Dr. Edward Pérez-González

18/06/2019

Edward Pérez-González: Pesquisador venezuelano atualmente radicado no Canadá, que aborda o papel mutável e complexo dos museus como eixos integradores da esfera coletiva. Doutor em arquitetura, Edward Perez propõe em sua tese um novo modelo de museu que se desdobra no espaço público, um museu que é visto como uma caixa aberta, como um espaço distendido e onipresente, como local de ruptura e dissolução, espontâneo, dialógico, alterável, contaminável e aberto para trocas.


Exposição “Olhares Ecosóficos” – FURG – Campus Carreiros, Rio Grande – RS

18/06/2019

Curso de curta duração Genealogías pos y Descoloniales. Notas, Problemas, Perspectivas

23/04/2019

Local: Mini-auditório 1 do CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117), dias 13 e 14/05; e Auditório da Faculdade de Arquitetura – FAUrb (R. Benjamin Constant, 1359), dia 15/05.
Certificação: mediante confirmação da presença nos três dias.
Coordenação da Atividade: Profa. Dra. Rosângela Fachel – PPGAVI,

Exposição “Sobre Escribir” de Maria Isabel Vélez Restrepo (Colômbia)

17/04/2019

Aula Magna do mestrado em Artes Visuais

18/03/2019

O Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida:

Encontro do pincel ao pixel: imagens em debate

27/11/2018

A importância e a centralidade diferenciadas das imagens presentes no nosso cotidiano se devem não apenas a sua quantidade e diversidade, mas também aos diversos fins para os quais elas são utilizadas. Percebe-se, portanto, a necessidade problematizarmos o tema, na compreensão de que com a explosão da “civilização da imagem”, essa produção obsessiva distrai e banaliza, obliterando percepções reflexivas.
O I Encontro DO PINCEL AO PIXEL: IMAGENS EM DEBATE resulta de atividades de pesquisas desenvolvidas no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). O evento tem como objetivo compartilhar com o público em geral discussões acerca da produção e circulação de Imagens na contemporaneidade, a partir de pontos de vista interdisciplinares.
O evento é gratuito e aberto a todos, prevendo em sua programação palestra, mesas redondas, oficinas, lançamento de livros e atividade artístico-cultural.
É com grande satisfação que anunciamos a programação completa, contendo o link para as inscrições no site do evento: Clique aqui.

Mostra “Sobras do Cotidiano”, no Hello Hostel

19/11/2018

Oficina de Fotografia inspandida

05/11/2018

“Reencontro” – vídeo de Cláudio Tarouco de Azevedo

31/10/2018

“Reencontro” é um vídeo de Cláudio Azevedo com a trilha sonora Ce qui nous traverse, mixada e masterizada por Christian Fafard@Studios de Rouen – Cuchabata Records. Foi realizado no contexto do projeto de pesquisa ROADS OF BONES AND ASHES (Estrada dos ossos e das cinzas) sob direção de Michel Peterson (cadeira Hans & Tamar Oppenheimer, Programa de Direito Internacional Civil, Faculdade de Direito, Universidade McGill, Montreal) em parceria com o Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde – GPAES/UFPel/CNPq da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, como ação do Projeto de pesquisa ‘A produção de subjetividade em Félix Guattari: experiências com arte, ecologia e saúde, sob coordenação do professor Cláudio Tarouco de Azevedo.

Para acessá-lo, clique Aqui.

Aula Magna do Mestrado em Artes Visuais

11/10/2018

Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida para Aula Magna com a presença dos professores Dr. Hélio Fervenza e Dra. Maria Ivone dos Santos, do PPGAV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Maria Ivone dos Santos
Artista visual, professora e pesquisadora no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Co-dirige o Grupo de pesquisa Veículos da Arte – CNPq. Coordena desde 2002 o programa Formas de Pensar a Escultura / FPES – Perdidos no Espaço (UFRGS) aonde vem atuando como propositora de projetos, plataformas e publicações: Perdidos no Espaço no III Fórum Social Mundial (2003); Perdidos no Espaço no V Fórum Social Mundial (2005); Perdidos no Espaço do Centro de Porto Alegre (2006); Jornada Pontos de Vista: lugares, práticas e publicações em arte (2009); Diálogos Abertos – Perdidos no Espaço (2011); Dinâmicas Contemporâneas: escapadas, deslocamentos e formas de apresentação (2012); Perdidos no Espaço Público (2016); Zona de Escuta: deslocamentos, ocupações, resistências e narrativas (2017).

Hélio Fervenza
Artista visual, professor no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, pesquisador do CNPq e co-diretor do grupo de pesquisa Veículos da Arte – CNPq. Desenvolve propostas e atividades artísticas junto ao programa FPES – Perdidos no Espaço. Sua produção textual integra publicações nacionais e internacionais, e é autor do livro O + é deserto, Documento Areal 3, Escrituras Editora. Apresenta sua produção artística em exposições individuais e coletivas em diversos países desde o início dos anos oitenta, entre elas: Bienal de Veneza (Itália), Bienal de São Paulo (sala retrospectiva 1990-2012), Bienal de Yakutsk – BY14 (Rússia), Bienal do Mercosul.

VII SPMAV – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – 2018

27/09/2018

Para acessar o Edital do Evento, clique Aqui.

Palestra com Guto Nobrega

12/09/2018

Variações do Tempo – Conversa com Claudia Zimmer

13/06/2018

Defesa de Dissertação de Nauita Martins Meireles

12/06/2018

Defesa de Dissertação de Valesca Lêdo Matos

06/06/2018

Defesa de Dissertação de Felipe Estrela Campal

04/06/2018

Defesa de Dissertação de Diogo dos Santos Gonçalves

26/04/2018

A apresentação da dissertação de Diogo dos Santos GonçalvesGlitches Poéticos em Relatos Afetivos, será transmitida ao vivo pelo YouTube (posteriormente estará à disposição para visualização): Basta seguir seu canal se você possuir uma conta no Youtube ou acessá-lo no dia da banca, nessa sexta, 27/04/18, às 15 horas!

Vale tanto para quem acessa pelo celular ou tablet quanto no computador!

Teste GLITCHES_RELATOS

Existe também um evento no Facebook: Exposição e Banca de Mestrado – Minha <3

E uma página no Instagram: Glitch nos relacionamentos (@glitchnosrelacionamentos) • Instagram photos and videos

Esses dois últimos sites com vídeos e fotos diários à respeito da exposição!

Defesa de Dissertação de Mariana Danuza Corteze

17/04/2018

Defesa de Dissertação de Nathalia Muswieck Grill

11/04/2018

Defesa de Dissertação de Diego Vicereki Broniszak

10/04/2018

Defesa de Dissertação de Emerson Ferreira da Silva

09/04/2018

Defesa de Dissertação de Flávio Michelazzo Amorim Júnior

03/04/2018

Aula Magna do Mestrado em Artes Visuais

03/04/2018

O Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida para a Aula Magna com Icleia Maria Borsa Cattani (UFRGS – Doutora em História da Arte Contemporânea pela Universidade de Paris 1 – Pantheon – Sorbonne).
Às 11h haverá lançamento dos livros Pela Arte Contemporânea e Néon: Pinturas de Gelson Radaelli.

Defesa de Dissertação de Cláudia da Silva Paranhos

28/03/2018

Defesa de Dissertação de Jéssica Thaís Demarchi

27/02/2018

Defesa de Dissertação de Raquel Casanova dos Santos Wrege

20/02/2018

Defesa de Dissertação de Marcelo Terra Borges

11/10/2017

Exame de Qualificação de Emerson Ferreira da Silva

26/10/2017

Defesa de Dissertação de Jordan Ávila Martins

09/10/2017

Exame de Qualificação de Flávio Michelazzo Amorim Júnior

22/09/2017

Qualificação de Dissertação: Mariana Danuza Corteze

15/09/2017

Aula Inaugural do PPGAV com Edilberto Hernandez Gonzales 

15/09/2017

Exposições ARTE + ARTE: Arte e Política, Olhares Contemporâneas

15/09/2017

Defesa de Dissertação de Bettina Wieth Gonçalves

21/08/2017

Cronograma do VI SPMAV

17/08/2017

Exame de Qualificação de Luciana Cozza Rodrigues

13/06/2017

Defesa de Dissertação de Flávia Leite Azambuja

01/06/2017

Palestra com a Professora Claudia Zanatta

31/05/2017

Diálogo com Maria Ivone dos Santos e Ricardo Moreno

15/05/2017

Defesa de Dissertação de Gracia Casaretto Calderon

10/05/2017

Exame de Qualificação de Claudia da Silva Paranhos

09/05/2017

Exame de Qualificação de Felipe Estrela Campal

08/05/2017

Defesa de Dissertação de Maurício Rodrigues Gonçalves

27/04/2017

Defesa de Dissertação de Carla Borin Moura

18/04/2017

Exame de Qualificação de Diego Broniszak

28/03/2017

Defesa de Dissertação de Marge Faria do Amaral Peixoto

24/03/2017

Imersões Poéticas com Márcia Strazzacappa (UNICAMP)

09/11/2016

programac%cc%a7a%cc%83o_imerso%cc%83espoeticas_final

Divulgação: Programação V SPMAV

22/10/2016

comunicacoes-v-spmav-ufpel

Chamada de Trabalhos: XV Seminário de História da Arte

13/10/2016

Envio de resumos: até dia 28/10/2016
Apresentações: 7, 8 e 9 de novembro de 2016
Local: Auditório do MALG (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo)

xvsemi-hist_arte

V SPMAV – Seminário do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais

05/09/2016

Chamada de Artigos V SPMAV – Circuitos e Tangências
Seminário do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais –
PPGAV/CA/UFPEL

Em virtude da greve do BB, a comissão organizadora informa que o pagamento de inscrição deverá ser efetuado no ato do credenciamento.

V SPMAV convida a todos os interessados a participar de suas atividades.
O evento conta com a submissão de Artigos para comunicações orais em duas linhas de pesquisa: Ensino da Arte e Educação Estética; Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.
As submissões poderão ser feitas dentro do prazo: 5 a 30 DE SETEMBRO de 2016.
Submissões prorrogadas até: 10 de outubro (segunda-feira).

As normas de submissão estão no Edital e Modelo de artigo em anexo.
O V SPMAV será realizado nos dias 25, 26 e 27 de OUTUBRO de 2016 em Pelotas/RS (o local do evento será divulgado em breve).
Evento construído pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do CA/UFPEL, propõe dialogar sobre os Circuitos e Tangências na arte contemporânea.
O convite de participação é extensivo a pesquisadores, professores, artistas e interessados, do campo da arte e de outros campos de conhecimento.
Para mais informações acesse nossa fanpagehttps://www.facebook.com/vspmav

Circuitos e Tangências

O seminário Circuitos e Tangências do V SPMAV, propõe a discussão e reflexão sobre as circunstâncias políticas atuais em seu amplo sentido – modos de participação em meio a crise do modelo vigente de representatividade – considerando Arte como ponto de incidência e expansão de linguagens que reivindicam o lugar da imaginação em oposição à manutenção das políticas rígidas. Circuitos e Tangências insere-se nesse contexto como um lugar ressonante de articulações multidisciplinares, um ponto de tangência entre a diversidade de territórios do conhecimento.

Entre as possibilidades metodológicas de atuação dos processos artísticos na conjuntura política atual, está a proliferação de práticas colaborativas de ocupação de espacialidades – o direito ao usufruto de espaços públicos; criação de ações coletivas de protesto; democratização de ferramentas digitais para acesso a informação; disponibilidade de tecnologias de baixo orçamento (DIY) etc. Essas práticas somadas ao ensino da arte compreendem a produção docente como um processo vivo e contínuo de trocas de experiências. O artista/pesquisador/educador é simultaneamente mediador do saber e produtor de outros territórios estéticos. E com isso propor e potencializar autoralidade nos espaços de ensino, garantir o lugar do imaginário, fomentar a autonomia do sujeito.

V SPMAV/UFPel – Modelo de Artigo – 2016

V SPMAV/UFPEL – Edital – 2016

Defesa de Dissertação de Sabina Vallarino Sebasti

23/08/2016

Defesa de Dissertação de Maria Stella Weikamp Martinelli

23/08/2016

Convite: ciclo de palestras

19/08/2016

Gustavo Fischman
Professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College da Arizona State University – EUA, pesquisador do Public Knowledge Project e coordenador da área Comunidades de Pesquisa, Conhecimento Público e Democracia da FLACSO, Rio de Janeiro, Brasil.

ciclo-de-palestras_cultura visual e educacao

Divulgação dos Anais do II Seminário de Ensino da Arte

19/08/2016

Convite “Conversando com o autor”

26/04/2016

A Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Livraria da UFPel convidam para o lançamento dos livros que reúnem os trabalhos premiados em 1º lugar nos eventos científicos  promovidos por esta universidade – CIC e ENPOS, nos anos de 2013 e 2014.

Convite_Livros_CIC_ENPOS (2)

“Página (des) gravada” com Raquel Stolf (UDESC)

20/04/2016

Raquel Stolf
Artista plástica e professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nos cursos de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coordena o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq) junto com Regina Melim, sendo também pesquisadora do grupo Veículos da Arte (UFRGS/CNPq).
Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2012, na área de Artes/Música, com a pesquisa de doutorado Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras], com orientação de Hélio Fervenza.
Vem participando de várias exposições, propostas e eventos artísticos, individuais e coletivos.
Coordena desde 2006 o selo independente Céu da boca, pelo qual vem editando suas publicações impressas e sonoras, como: Troca de sabonetes (2013), Assonâncias de silêncios [coleção] (2010), FORA [DO AR] (2004), Lista de coisas brancas – coisas que podem ser, que parecem ou que eram brancas (2001).
Co-editou a Revista Recibo 33 com ruído, com Traplev, em 2012, e a publicação PLUVIAL FLUVIAL, com Claudia Zimmer, em 2013. Vem propondo e coordenando publicações experimentais coletivas no CEART-UDESC, como o projeto Sofá (2003-2011), a publicação Membrana (2005-2013), Criptocrocante (2012), entre outras participações em projetos de publicações, como Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas (org. Edith Derdyk, Ed. Senac São Paulo, 2013), Cadernos de desenho (org. Aline Dias, Corpo Editorial, 2010) e Ciranda (org. Paulo Silveira, Ed. UFRGS, 2005).
Atua na área de Artes e vem investigando processos de escrita e situações de escuta na construção de projetos, proposições e publicações e suas articulações/desdobramentos em desenhos, fotografias, textos, vídeos, instalações, intervenções e ações.
Páginas pessoais: http://www.raquelstolf.com e http://soundcloud.com/raquelstolf.

Pagina-desgravada

II Seminário Internacional Ensino da Arte

08/10/2015

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: CULTURAS E PRÁTICAS DO COTIDIANO 

de 14 a 16/10/2015 – Centro de Artes/UFPEL

O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE pretende consolidar e ampliar o espaço crítico que vem se constituindo em nossa região, como lócus privilegiado para a reflexão e o debate em torno dos temas relacionados à Arte e seu ensino, à Cultura Visual, às poéticas do cotidiano, à educação e à escola em pesquisa interdisciplinar para além das fronteiras do estado e do país. Dando continuidade ao propósito delineado na primeira edição de ampliar as relações institucionais e de formação continuada com os Polos Extensivos de Bagé e de Rio Grande, propomos o evento concomitante com o Polo Rio Grande – IFRS, oferecendo palestras, oficinas, grupos de trabalho e mesas de debates.

Informaçõeshttp://paeufpel.blogspot.com.br/

Promoção: Projeto Arte na Escola do Centro de Artes/ Polo UFPEL

CENTRO DE ARTES/PPGAV-MESTRADO/ UFPel

Rede ARTE NA ESCOLA

CARTAZ_SEMINARIO_2015

 

Defesa de Dissertação de Thais Nunes Amarante

12/08/2015

Programação do IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

21/04/2015

programação

Aula Magna com Agnaldo Farias

16/04/2015

O Mestrado em Artes Visuais da UFPel realiza na próxima quarta-feira (22/04/15), às 9h, aula magna com o professor Agnaldo Farias, da Universidade de São Paulo (USP). A atividade integra a programação do IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais: Convergências na Arte Contemporânea. O evento será realizado no auditório do Centro de Artes, localizado na rua Álvaro Chaves, 65.

Farias é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O ministrante tem experiência na área de crítica de arte e curadoria, já tendo realizado a atividade em diversos museus do país, além de ter sido curador das representações brasileiras em bienais pelo mundo.

cartaz-aula-magna

Convite: Grupo de Pesquisa “Artefatos de leitura e construção do pequeno território”

15/04/2015

Defesa de Dissertação de André Winter Noble

15/04/2015

Exame de Qualificação de Lislaine Sirsi Cansi

14/04/2015

Defesa de Dissertação de Cassius Andre Prietto Souza

25/03/2015

III Encontro Regional Sul Projeto Arte na Escola

09/10/2014

III Encontro Regional Sul Projeto Arte na Escola: Inovações Metodológicas

08 a 10 de Outubro de 2014

Centro de Artes da UFPel

Detalhes da Programação podem ser acessados aqui.

Conversa com Teresa Poester (UFRGS)

07/05/2014

CARTAZ FINAL TP

Exame de Qualificação de André Winter Noble

07/05/2017

Defesa de Dissertação de Ana Paula Azevedo Barbosa

29/04/2014

Exposição de defesa de bancas de Mestrado

02/04/2014

Convite para Defesas de Dissertação – PPGAV/UFPel

24/03/2014

O PPGAV da UFPel convida a todos para as defesas de dissertação de alunos da primeira turma de Mestrado em Artes Visuais que ocorrem em março, do dia 24 ao dia 31/3.

Lançamento do livro “Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte”

20/11/2013

“Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte”
Organizadoras: Profª. Mirela Ribeiro Meira, Profª. Ursula Rosa da Silva e Profª. Cleusa Peralta Castell.

Ed. Universitária UFPel, 2013. ISBN: 9788571929227

cartaz

Aula inaugural do Mestrado em Artes Visuais 2013-2

25/09/2013

Aula inaugural_ carmela gross

Live de lançamento da revista Pomares

É HOJE | Live de lançamento da Revista Pomares contará com a presença de Alexandre Ramos e Neiva Bohns. Para assistir, basta acessar os canais da FVCB às 19h: youtube.com/fvcbrs | facebook.com/fvcbarcellos.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo

1º Festival Internacional de VideoDança do RS

A Videodança é uma linguagem artística híbrida que imbrica as artes do vídeo e da dança em um amplo espectro de conformações, e que, em sintonia com as transformações socioculturais e tecnológicas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas. Seja enquanto uma parceria de coreógrafos, dançarinos e performers com cineastas, videoartistas e videomakers, ou enquanto trabalho individual de videodançarinos – que conjugam os saberes e fazeres de ambas as linguagens; a Videodança vem, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. E, no Brasil, vem ganhando visibilidade em festivais, como o Dança em Foco; Dança Brasil; MOVE de Videodança; Mostra Visual Dança em Pauta; Festival de Dança do Recife; Festival Internacional Novadança; e o Dançando para câmera. No entanto, sua inserção ainda é incipiente na região sul do Brasil. Em resposta a essa lacuna regional, o PPG Mestrado em Artes Visuais e o Curso de Dança da UFPel em parceria com a Fundação Ecarta promovem O 1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul – FIVRS.
O FIVRS acontecerá a partir de uma convocatória internacional a artistas que submeterão suas produções à avaliação de um comitê internacional de especialista da área, formado por Ximena Monroy Rocha, diretora e curadora do festival Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, do México; Dixon Quitian, diretor artístico do Festival VideoMovimiento – CineDanza, da Colômbia; e Ladys Gonzales, diretora do Corporalidad expandida, Argentina, e Paulo Caudas, diretor artístico e curador do Dança em Foco, Brasil.
A abertura da mostra do 1 o Festival Internacional de VideoDança do RS –FIVRS – acontecerá no dia 29 de abril, que não apenas é o Dia Internacional da Dança, mas é, também, a data de aniversário da Fundação Ecarta, que
comemora seus 15 anos de atividades. Após o período de exibição em Porto Alegre a mostra do festival visitará outras cidades e instituições no Brasil e no exterior.

Hoje, dia 06 de março de 2020, às 9h da manhã, o programa Contra Ponto da RádioCom, fará uma entrevista com algumas participantes do evento “Encontro com as Mulheres”, que ocorrerá neste sábado, dia 07 de março, na Estação Cidadania Dunas, antiga Praça CEU, a partir das 14h da tarde.

O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, conta com o apoio de quatro projetos vinculados ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas: Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: estudos sobre Arte, Gênero e Memória, PET Artes Visuais, Núcleo de Dança e Teatro Tatá e o grupo Dança no Bairro. Além disso, o evento contará com a participação das assistentes sociais pertencentes ao Centro de Referência de Atendimento à Mulher.

O sábado do dia 07, será de grandes realizações, no qual serão ofertadas especialmente ao público feminino atividades como: conversa com o Centro da Mulher, oficinas de crochê e leitura, criação em dança, performance e apresentação artística, todas as atividades são de acesso gratuito e direcionadas a todas as faixas etárias. Vale destacar que o convite se estende a toda comunidade geral.

Aqui fica nosso convite a todas e a todos, especialmente a você mulher, venha se conectar conosco neste momento festivo e de luta.

https://www.facebook.com/radiocompelotas/

Simpósio 39 – Literatura Comparada, Artes Visuais e Epistemologia(s) Queer/Cuir

 

Exposição “Entre Lugares”

 

XVII Seminário de História da Arte: Anacronias do tempo

30/08/2019

Evento realizado pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, a ocorrer entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019.

A 17ª edição do Seminário de História da Arte parte das reflexões que tratam as Anacronias do Tempo como espaço para novas narrativas e protagonismos diversos. Nesse sentido, o XVII SHA convida pesquisadores a inscreverem trabalhos sobre a história da arte que discutam questões da contemporaneidade.

Público-alvo: Pesquisadores ligados ao campo da História da Arte, da Cultural e do Patrimônio, Comunicação, Cinema, Cultura Visual e demais áreas afins, incluindo professores e alunos de cursos de graduação (iniciação científica, em coautoria com os orientadores) e alunos de pós-graduação.


 

Como se inscrever:

1. Comunicadores:
Os interessados em apresentar trabalho nas mesas de comunicação devem preencher o Formulário Google, a fim de serem avaliados pela comissão organizadora, observando o período de inscrição. Levar em consideração que, caso aceito, a comunicação deverá ser apresentada segundo às normas do modelo de artigo do evento. É permitido o envio de apenas uma proposta de comunicação por autor. As propostas de comunicação devem ser enviadas através do formulário até o dia 08 de setembro de 2019.
 
2. Ouvintes :
Os interessados em participar do evento como ouvinte devem efetuar a inscrição dentre os dias 23 e 24/setembro, na entrada do evento, a fim de assistir às mesas e comunicações desejadas. O pagamento e a presença mínima de 75% de frequência dão direito ao certificado de participação.
 
3. Credenciamento e pagamento :
O pagamento da inscrição para todos os selecionados para comunicação de trabalhos e ouvintes deve ser realizado durante o credenciamento do evento, dentre os dias 23 e 24/setembro, somente nos períodos da manhã, na mesa de inscrição da entrada do evento.

Valores de Pagamento:

Comunicadores: R$ 20,00

Ouvintes: R$ 10,00


Publicação dos trabalhos na revista do evento:

O texto definitivo dos trabalhos selecionados para posterior publicação no periódico do XVII Seminário de História da Arte deverá obrigatoriamente ser entregue no início do período (manhã / tarde) de comunicações ao qual o trabalho foi designado, em mãos do monitor responsável pelas apresentações.

As publicações anteriores podem ser acessadas pelo link: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte>

Formulário para Comunicadores: <https://encurtador.com.br/ptVW9>
Modelo de artigo: <https://encurtador.com.br/krDT6>
 

Exposição “O que você escuta quando a cidade chama?”

31/07/2019

Abertura: Sexta-feira, 26 de julho – 17:00
Para que os resquícios de história ordinária sobrevivam entre respiros, propusemos um trabalho que surge da observação atenta sobre a cidade. Por meio de imagens e palavras a exposição propõe a criação – conjunta e com a participação dos visitantes – de uma narrativa que faz referência à cidade em situação de arruinamento, destacando os fragmentos de memórias que se perdem aos poucos no arrasamento não percebido no cotidiano.
Veja também: Evento no facebook; e Matéria no Diário Popular.

Elivelto Souza é artista, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPEL) na linha de pesquisa de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e bolsista Capes.
Fernanda Fedrizzi é arquiteta urbanista e artista, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFPEL) na linha de pesquisa de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano e bolsista Capes.


Aula aberta – PPGAV

11/07/2019


Exposição Somos o que Fomos

03/07/2019


Circuito de Leituras: Lendo Juntas

19/06/2019

É com grande alegria que o Grupo de Pesquisa “Caixa de Pandora: estudos em Arte, Gênero e Memória” convida a todxs para o Circuito de Leituras: Lendo Juntas.
Esse será realizado no durante de 6 encontros semanais, sendo cinco destes na terça-feiras as 15:30 às 17:30 na sala 313, e um encontro em especial na segunda-feira dia 24 de junho no auditório I (19:00), como nossa convidada especial Geza Guedes, para dialogar sobre sua pesquisa de seu dissertação que carrega tal temática. Esta iniciativa é do grupo de pesquisa, Caixa de Pandora que atua no próprio Centro de Artes a mais de 10 anos.
Material de Leitura: GUEDES, Geza Lisiane Carús. Criminalidade feminina: mulheres negras e os homicídios em Pelotas (1880-1890). 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/3385.
Com isto convidamos a todxs para ler juntas, para problematizar e estudamos sobre as questões de gênero abordando desde fatores histórico a criação da subjetividade contemporânea.
Os textos a serem estudados estão disponíveis em PDF. Basta apenas nos encaminharem um e-mail solicitando. Contato: caixadepandoraufpel@gmail.com.
Link do evento aqui.
Emissão de atestado: após a palestra.


Conversa com o Dr. Edward Pérez-González

18/06/2019

Edward Pérez-González: Pesquisador venezuelano atualmente radicado no Canadá, que aborda o papel mutável e complexo dos museus como eixos integradores da esfera coletiva. Doutor em arquitetura, Edward Perez propõe em sua tese um novo modelo de museu que se desdobra no espaço público, um museu que é visto como uma caixa aberta, como um espaço distendido e onipresente, como local de ruptura e dissolução, espontâneo, dialógico, alterável, contaminável e aberto para trocas.


Exposição “Olhares Ecosóficos” – FURG – Campus Carreiros, Rio Grande – RS

18/06/2019

Curso de curta duração Genealogías pos y Descoloniales. Notas, Problemas, Perspectivas

23/04/2019

Local: Mini-auditório 1 do CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117), dias 13 e 14/05; e Auditório da Faculdade de Arquitetura – FAUrb (R. Benjamin Constant, 1359), dia 15/05.
Certificação: mediante confirmação da presença nos três dias.
Coordenação da Atividade: Profa. Dra. Rosângela Fachel – PPGAVI,

Exposição “Sobre Escribir” de Maria Isabel Vélez Restrepo (Colômbia)

17/04/2019

Aula Magna do mestrado em Artes Visuais

18/03/2019

O Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida:

Encontro do pincel ao pixel: imagens em debate

27/11/2018

A importância e a centralidade diferenciadas das imagens presentes no nosso cotidiano se devem não apenas a sua quantidade e diversidade, mas também aos diversos fins para os quais elas são utilizadas. Percebe-se, portanto, a necessidade problematizarmos o tema, na compreensão de que com a explosão da “civilização da imagem”, essa produção obsessiva distrai e banaliza, obliterando percepções reflexivas.
O I Encontro DO PINCEL AO PIXEL: IMAGENS EM DEBATE resulta de atividades de pesquisas desenvolvidas no âmbito do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). O evento tem como objetivo compartilhar com o público em geral discussões acerca da produção e circulação de Imagens na contemporaneidade, a partir de pontos de vista interdisciplinares.
O evento é gratuito e aberto a todos, prevendo em sua programação palestra, mesas redondas, oficinas, lançamento de livros e atividade artístico-cultural.
É com grande satisfação que anunciamos a programação completa, contendo o link para as inscrições no site do evento: Clique aqui.

Mostra “Sobras do Cotidiano”, no Hello Hostel

19/11/2018

Oficina de Fotografia inspandida

05/11/2018

“Reencontro” – vídeo de Cláudio Tarouco de Azevedo

31/10/2018

“Reencontro” é um vídeo de Cláudio Azevedo com a trilha sonora Ce qui nous traverse, mixada e masterizada por Christian Fafard@Studios de Rouen – Cuchabata Records. Foi realizado no contexto do projeto de pesquisa ROADS OF BONES AND ASHES (Estrada dos ossos e das cinzas) sob direção de Michel Peterson (cadeira Hans & Tamar Oppenheimer, Programa de Direito Internacional Civil, Faculdade de Direito, Universidade McGill, Montreal) em parceria com o Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde – GPAES/UFPel/CNPq da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, como ação do Projeto de pesquisa ‘A produção de subjetividade em Félix Guattari: experiências com arte, ecologia e saúde, sob coordenação do professor Cláudio Tarouco de Azevedo.

Para acessá-lo, clique Aqui.

Aula Magna do Mestrado em Artes Visuais

11/10/2018

Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida para Aula Magna com a presença dos professores Dr. Hélio Fervenza e Dra. Maria Ivone dos Santos, do PPGAV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Maria Ivone dos Santos
Artista visual, professora e pesquisadora no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Co-dirige o Grupo de pesquisa Veículos da Arte – CNPq. Coordena desde 2002 o programa Formas de Pensar a Escultura / FPES – Perdidos no Espaço (UFRGS) aonde vem atuando como propositora de projetos, plataformas e publicações: Perdidos no Espaço no III Fórum Social Mundial (2003); Perdidos no Espaço no V Fórum Social Mundial (2005); Perdidos no Espaço do Centro de Porto Alegre (2006); Jornada Pontos de Vista: lugares, práticas e publicações em arte (2009); Diálogos Abertos – Perdidos no Espaço (2011); Dinâmicas Contemporâneas: escapadas, deslocamentos e formas de apresentação (2012); Perdidos no Espaço Público (2016); Zona de Escuta: deslocamentos, ocupações, resistências e narrativas (2017).

Hélio Fervenza
Artista visual, professor no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, pesquisador do CNPq e co-diretor do grupo de pesquisa Veículos da Arte – CNPq. Desenvolve propostas e atividades artísticas junto ao programa FPES – Perdidos no Espaço. Sua produção textual integra publicações nacionais e internacionais, e é autor do livro O + é deserto, Documento Areal 3, Escrituras Editora. Apresenta sua produção artística em exposições individuais e coletivas em diversos países desde o início dos anos oitenta, entre elas: Bienal de Veneza (Itália), Bienal de São Paulo (sala retrospectiva 1990-2012), Bienal de Yakutsk – BY14 (Rússia), Bienal do Mercosul.

VII SPMAV – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – 2018

27/09/2018

Para acessar o Edital do Evento, clique Aqui.

Palestra com Guto Nobrega

12/09/2018

Variações do Tempo – Conversa com Claudia Zimmer

13/06/2018

Defesa de Dissertação de Nauita Martins Meireles

12/06/2018

Defesa de Dissertação de Valesca Lêdo Matos

06/06/2018

Defesa de Dissertação de Felipe Estrela Campal

04/06/2018

Defesa de Dissertação de Diogo dos Santos Gonçalves

26/04/2018

A apresentação da dissertação de Diogo dos Santos GonçalvesGlitches Poéticos em Relatos Afetivos, será transmitida ao vivo pelo YouTube (posteriormente estará à disposição para visualização): Basta seguir seu canal se você possuir uma conta no Youtube ou acessá-lo no dia da banca, nessa sexta, 27/04/18, às 15 horas!

Vale tanto para quem acessa pelo celular ou tablet quanto no computador!

Teste GLITCHES_RELATOS

Existe também um evento no Facebook: Exposição e Banca de Mestrado – Minha <3

E uma página no Instagram: Glitch nos relacionamentos (@glitchnosrelacionamentos) • Instagram photos and videos

Esses dois últimos sites com vídeos e fotos diários à respeito da exposição!

Defesa de Dissertação de Mariana Danuza Corteze

17/04/2018

Defesa de Dissertação de Nathalia Muswieck Grill

11/04/2018

Defesa de Dissertação de Diego Vicereki Broniszak

10/04/2018

Defesa de Dissertação de Emerson Ferreira da Silva

09/04/2018

Defesa de Dissertação de Flávio Michelazzo Amorim Júnior

03/04/2018

Aula Magna do Mestrado em Artes Visuais

03/04/2018

O Mestrado em Artes Visuais da UFPel convida para a Aula Magna com Icleia Maria Borsa Cattani (UFRGS – Doutora em História da Arte Contemporânea pela Universidade de Paris 1 – Pantheon – Sorbonne).
Às 11h haverá lançamento dos livros Pela Arte Contemporânea e Néon: Pinturas de Gelson Radaelli.

Defesa de Dissertação de Cláudia da Silva Paranhos

28/03/2018

Defesa de Dissertação de Jéssica Thaís Demarchi

27/02/2018

Defesa de Dissertação de Raquel Casanova dos Santos Wrege

20/02/2018

Defesa de Dissertação de Marcelo Terra Borges

11/10/2017

Exame de Qualificação de Emerson Ferreira da Silva

26/10/2017

Defesa de Dissertação de Jordan Ávila Martins

09/10/2017

Exame de Qualificação de Flávio Michelazzo Amorim Júnior

22/09/2017

Qualificação de Dissertação: Mariana Danuza Corteze

15/09/2017

Aula Inaugural do PPGAV com Edilberto Hernandez Gonzales 

15/09/2017

Exposições ARTE + ARTE: Arte e Política, Olhares Contemporâneas

15/09/2017

Defesa de Dissertação de Bettina Wieth Gonçalves

21/08/2017

Cronograma do VI SPMAV

17/08/2017

Exame de Qualificação de Luciana Cozza Rodrigues

13/06/2017

Defesa de Dissertação de Flávia Leite Azambuja

01/06/2017

Palestra com a Professora Claudia Zanatta

31/05/2017

Diálogo com Maria Ivone dos Santos e Ricardo Moreno

15/05/2017

Defesa de Dissertação de Gracia Casaretto Calderon

10/05/2017

Exame de Qualificação de Claudia da Silva Paranhos

09/05/2017

Exame de Qualificação de Felipe Estrela Campal

08/05/2017

Defesa de Dissertação de Maurício Rodrigues Gonçalves

27/04/2017

Defesa de Dissertação de Carla Borin Moura

18/04/2017

Exame de Qualificação de Diego Broniszak

28/03/2017

Defesa de Dissertação de Marge Faria do Amaral Peixoto

24/03/2017

Imersões Poéticas com Márcia Strazzacappa (UNICAMP)

09/11/2016

programac%cc%a7a%cc%83o_imerso%cc%83espoeticas_final

Divulgação: Programação V SPMAV

22/10/2016

comunicacoes-v-spmav-ufpel

Chamada de Trabalhos: XV Seminário de História da Arte

13/10/2016

Envio de resumos: até dia 28/10/2016
Apresentações: 7, 8 e 9 de novembro de 2016
Local: Auditório do MALG (Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo)

xvsemi-hist_arte

V SPMAV – Seminário do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais

05/09/2016

Chamada de Artigos V SPMAV – Circuitos e Tangências
Seminário do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais –
PPGAV/CA/UFPEL

Em virtude da greve do BB, a comissão organizadora informa que o pagamento de inscrição deverá ser efetuado no ato do credenciamento.

V SPMAV convida a todos os interessados a participar de suas atividades.
O evento conta com a submissão de Artigos para comunicações orais em duas linhas de pesquisa: Ensino da Arte e Educação Estética; Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.
As submissões poderão ser feitas dentro do prazo: 5 a 30 DE SETEMBRO de 2016.
Submissões prorrogadas até: 10 de outubro (segunda-feira).

As normas de submissão estão no Edital e Modelo de artigo em anexo.
O V SPMAV será realizado nos dias 25, 26 e 27 de OUTUBRO de 2016 em Pelotas/RS (o local do evento será divulgado em breve).
Evento construído pelo corpo discente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do CA/UFPEL, propõe dialogar sobre os Circuitos e Tangências na arte contemporânea.
O convite de participação é extensivo a pesquisadores, professores, artistas e interessados, do campo da arte e de outros campos de conhecimento.
Para mais informações acesse nossa fanpagehttps://www.facebook.com/vspmav

Circuitos e Tangências

O seminário Circuitos e Tangências do V SPMAV, propõe a discussão e reflexão sobre as circunstâncias políticas atuais em seu amplo sentido – modos de participação em meio a crise do modelo vigente de representatividade – considerando Arte como ponto de incidência e expansão de linguagens que reivindicam o lugar da imaginação em oposição à manutenção das políticas rígidas. Circuitos e Tangências insere-se nesse contexto como um lugar ressonante de articulações multidisciplinares, um ponto de tangência entre a diversidade de territórios do conhecimento.

Entre as possibilidades metodológicas de atuação dos processos artísticos na conjuntura política atual, está a proliferação de práticas colaborativas de ocupação de espacialidades – o direito ao usufruto de espaços públicos; criação de ações coletivas de protesto; democratização de ferramentas digitais para acesso a informação; disponibilidade de tecnologias de baixo orçamento (DIY) etc. Essas práticas somadas ao ensino da arte compreendem a produção docente como um processo vivo e contínuo de trocas de experiências. O artista/pesquisador/educador é simultaneamente mediador do saber e produtor de outros territórios estéticos. E com isso propor e potencializar autoralidade nos espaços de ensino, garantir o lugar do imaginário, fomentar a autonomia do sujeito.

V SPMAV/UFPel – Modelo de Artigo – 2016

V SPMAV/UFPEL – Edital – 2016

Defesa de Dissertação de Sabina Vallarino Sebasti

23/08/2016

Defesa de Dissertação de Maria Stella Weikamp Martinelli

23/08/2016

Convite: ciclo de palestras

19/08/2016

Gustavo Fischman
Professor titular no Mary Lou Fulton Teacher’s College da Arizona State University – EUA, pesquisador do Public Knowledge Project e coordenador da área Comunidades de Pesquisa, Conhecimento Público e Democracia da FLACSO, Rio de Janeiro, Brasil.

ciclo-de-palestras_cultura visual e educacao

Divulgação dos Anais do II Seminário de Ensino da Arte

19/08/2016

Convite “Conversando com o autor”

26/04/2016

A Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Livraria da UFPel convidam para o lançamento dos livros que reúnem os trabalhos premiados em 1º lugar nos eventos científicos  promovidos por esta universidade – CIC e ENPOS, nos anos de 2013 e 2014.

Convite_Livros_CIC_ENPOS (2)

“Página (des) gravada” com Raquel Stolf (UDESC)

20/04/2016

Raquel Stolf
Artista plástica e professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nos cursos de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coordena o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq) junto com Regina Melim, sendo também pesquisadora do grupo Veículos da Arte (UFRGS/CNPq).
Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2012, na área de Artes/Música, com a pesquisa de doutorado Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras], com orientação de Hélio Fervenza.
Vem participando de várias exposições, propostas e eventos artísticos, individuais e coletivos.
Coordena desde 2006 o selo independente Céu da boca, pelo qual vem editando suas publicações impressas e sonoras, como: Troca de sabonetes (2013), Assonâncias de silêncios [coleção] (2010), FORA [DO AR] (2004), Lista de coisas brancas – coisas que podem ser, que parecem ou que eram brancas (2001).
Co-editou a Revista Recibo 33 com ruído, com Traplev, em 2012, e a publicação PLUVIAL FLUVIAL, com Claudia Zimmer, em 2013. Vem propondo e coordenando publicações experimentais coletivas no CEART-UDESC, como o projeto Sofá (2003-2011), a publicação Membrana (2005-2013), Criptocrocante (2012), entre outras participações em projetos de publicações, como Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas (org. Edith Derdyk, Ed. Senac São Paulo, 2013), Cadernos de desenho (org. Aline Dias, Corpo Editorial, 2010) e Ciranda (org. Paulo Silveira, Ed. UFRGS, 2005).
Atua na área de Artes e vem investigando processos de escrita e situações de escuta na construção de projetos, proposições e publicações e suas articulações/desdobramentos em desenhos, fotografias, textos, vídeos, instalações, intervenções e ações.
Páginas pessoais: http://www.raquelstolf.com e http://soundcloud.com/raquelstolf.

Pagina-desgravada

II Seminário Internacional Ensino da Arte

08/10/2015

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE: CULTURAS E PRÁTICAS DO COTIDIANO 

de 14 a 16/10/2015 – Centro de Artes/UFPEL

O II SEMINÁRIO INTERNACIONAL ENSINO DA ARTE pretende consolidar e ampliar o espaço crítico que vem se constituindo em nossa região, como lócus privilegiado para a reflexão e o debate em torno dos temas relacionados à Arte e seu ensino, à Cultura Visual, às poéticas do cotidiano, à educação e à escola em pesquisa interdisciplinar para além das fronteiras do estado e do país. Dando continuidade ao propósito delineado na primeira edição de ampliar as relações institucionais e de formação continuada com os Polos Extensivos de Bagé e de Rio Grande, propomos o evento concomitante com o Polo Rio Grande – IFRS, oferecendo palestras, oficinas, grupos de trabalho e mesas de debates.

Informaçõeshttp://paeufpel.blogspot.com.br/

Promoção: Projeto Arte na Escola do Centro de Artes/ Polo UFPEL

CENTRO DE ARTES/PPGAV-MESTRADO/ UFPel

Rede ARTE NA ESCOLA

CARTAZ_SEMINARIO_2015

 

Defesa de Dissertação de Thais Nunes Amarante

12/08/2015

Programação do IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais

21/04/2015

programação

Aula Magna com Agnaldo Farias

16/04/2015

O Mestrado em Artes Visuais da UFPel realiza na próxima quarta-feira (22/04/15), às 9h, aula magna com o professor Agnaldo Farias, da Universidade de São Paulo (USP). A atividade integra a programação do IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais: Convergências na Arte Contemporânea. O evento será realizado no auditório do Centro de Artes, localizado na rua Álvaro Chaves, 65.

Farias é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. O ministrante tem experiência na área de crítica de arte e curadoria, já tendo realizado a atividade em diversos museus do país, além de ter sido curador das representações brasileiras em bienais pelo mundo.

cartaz-aula-magna

Convite: Grupo de Pesquisa “Artefatos de leitura e construção do pequeno território”

15/04/2015

Defesa de Dissertação de André Winter Noble

15/04/2015

Exame de Qualificação de Lislaine Sirsi Cansi

14/04/2015

Defesa de Dissertação de Cassius Andre Prietto Souza

25/03/2015

III Encontro Regional Sul Projeto Arte na Escola

09/10/2014

III Encontro Regional Sul Projeto Arte na Escola: Inovações Metodológicas

08 a 10 de Outubro de 2014

Centro de Artes da UFPel

Detalhes da Programação podem ser acessados aqui.

Conversa com Teresa Poester (UFRGS)

07/05/2014

CARTAZ FINAL TP

Exame de Qualificação de André Winter Noble

07/05/2017

Defesa de Dissertação de Ana Paula Azevedo Barbosa

29/04/2014

Exposição de defesa de bancas de Mestrado

02/04/2014

Convite para Defesas de Dissertação – PPGAV/UFPel

24/03/2014

O PPGAV da UFPel convida a todos para as defesas de dissertação de alunos da primeira turma de Mestrado em Artes Visuais que ocorrem em março, do dia 24 ao dia 31/3.

Lançamento do livro “Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte”

20/11/2013

“Transprofessoralidades: sobre metodologias do ensino da arte”
Organizadoras: Profª. Mirela Ribeiro Meira, Profª. Ursula Rosa da Silva e Profª. Cleusa Peralta Castell.

Ed. Universitária UFPel, 2013. ISBN: 9788571929227

cartaz

Aula inaugural do Mestrado em Artes Visuais 2013-2

25/09/2013

Aula inaugural_ carmela gross