Projetos de Extensão
Jornada de Estudos sobre o Rio Grande do Sul: uma visão geográfica
Período de Realização: anualmente
A Jornada de estudos sobre a o Rio Grande do Sul é realizada anualmente pelo Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais – LEAA. Trata de questões relacionadas ao processo de organização espacial enfocando aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. Promovendo, dessa forma, a compreensão sobre as estratégias de desenvolvimento regional. De maneira geral visa oferecer aos alunos da graduação e pós-graduação em Geografia um aprofundamento sobre questões relevantes à organização do espaço regional; Analisar a situação da agricultura gaúcha frente ao processo de integração regional, representado pela sua inserção no Mercosul e as diversidades intrarregionais; Compreender a formulação das leis ambientais vigentes no Rio Grande do Sul, a partir de uma perspectiva histórica; Promover a discussão sobre a realidade rural do município de Pelotas e Zona Sul, com ênfase no caso da demarcação de áreas de preservação ambiental? Parque Farroupilha. A Jornada de estudos será organizada na forma de palestras expositivas, apresentação de vídeos e outros materiais audiovisuais.
———————————————————————————————————————————————-
Organização Regional: As Relações Sociedade X Natureza no Rio Grande do Sul
Período de Realização: 25 e 26 de junho de 2005
Estudo da aplicabilidade da modelagem de geossistemas à gestão territorial e desenvolvimento regional; pesquisa e planejamento da organização do espaço rural e urbano. Objetivou-se desenvolver a capacidade de projeção espacial dos alunos através da reflexão geossistêmica; Identificar e analisar as feições características das províncias geomorfológicas da Planície Costeira, Escudo Sul-rio-grandense e Depressão Central; Visitar o museu e sítio paleontológico da cidade de Mata-RS; Possibilitar ao Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais a promoção de atividades de extensão através da participação de alunos e do público em geral.
—————————————————————————————————————————————————
Lixo Rural: Procedimentos, Práticas e Alternativas
Período de Realização: 14 à 28/11/2005
A partir da reflexão teórico-metodológica elaborada pelo grupo de estudos do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais – LEAA, a atividade proposta refere-se a produção e exposição de material didático-pedagógico sobre a gestão do lixo em áreas rurais.Cabe ressaltar, que o trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência prática junto a uma escola municipal localizada no espaço rural. Os objetivos da exposição foram possibilitar, por meio do ensino formal e não-formal, a reflexão sobre a questão da produção e destino do lixo no espaço rural; Permitir aos alunos de escolas rurais a ampliação da consciência holística, a partir da conexão dos diferentes elementos que compõe o ambiente; Identificar as diferentes dimensões presentes na questão da produção e consumo da sociedade atual; Refletir sobre a origem e destino dos resíduos produzidos pelo homem; Contribuir para a mudança de atitude das comunidades rurais no que se refere à questão do lixo; Possibilitar ao Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais a promoção de atividades de extensão por meio da participação de alunos do ensino fundamental e médio e do público em geral.
—————————————————————————————————————————————————-
Curso de Educação Ambiental e a Gestão do Lixo no Espaço Rural
Período de Realização: 08/08 à 12/11/2005
Com a finalidade de desenvolver atividades de extensão relacionadas à questão ambiental, toma-se como ponto de partida a instalação do Museu Etnográfico na Colônia Maciel – Pelotas e suas propostas de atuação junto à comunidade, o qual está integrado a um conceito mais amplo de territorialidade que incluem a preservação tanto do patrimônio cultural , quanto dos recursos naturais. Para tanto, promover a educação ambiental junto à Colônia Maciel, significa compreender o quadro global que cerca um problema específico, como é o caso da destinação do lixo produzido por esta comunidade. Cabe ressaltar, que para o desenvolvimento das atividades de extensão tornou-se necessário a organização de um grupo de estudos sobre a temática proposta. Nesta etapa, foi realizado um amplo levantamento bibliográfico e posteriormente, a definição do referencial teórico a ser utilizado. As atividades desenvolvidas pelo grupo passaram pelo levantamento bibliográfico até a produção de banners sobre a questão do lixo que foi organizado em forma de exposição.
—————————————————————————————————————————————————-
Agricultura, Sociedade e Território: Questões Atuais Sobre a Organização do Espaço Rural
Período de Realização: Novembro/2004 a Janeiro de 2005
Estudos sobre a multifuncionalidade da agricultura sob a perspectiva da sustentabilidade sociocultural, econômica, política e ambiental. Compreende, fundamentalmente, análises sobre as novas formas, funções, processos e estruturas engendradas no espaço rural, diante das transformações pelas quais passa o agro brasileiro (rurbanização), com ênfase, nas novas relações sociais de trabalho presentes nas áreas rurais, definidas sob o conceito de pluriatividade. Objetivou-se promover a qualificação extracurricular dos alunos de graduação e pós-graduação sobre a temática da Geografia Agrária; Compreender o paradigma da multifuncionalidade da agricultura e do mundo rural aplicado ao planejamento regional; Discutir os pressupostos teóricos da sustentabilidade e sua aplicabilidade no contexto local; Fortalecer uma visão integradora da realidade agrária, incorporando a dimensão da territorial da ruralidade; Conhecer o conceito de pluriatividade e sua relação com a emergência de novas formas de organização espacial.
————————————————————————————————————————————————-
A Questão do Lixo em Áreas Rurais: Uma Experiência de Educação Ambiental na Colônia Maciel – Pelotas – RS
Período de Realização: Julho de 2004 à Fevereiro de 2005
Com a realização do projeto buscou-se desenvolver atividades integradas de preservação da cultura material e do patrimônio ambiental (paisagens e memória); Despertar a comunidade da Colônia Maciel para a importância da gestão do lixo; Elaborar modelos de reciclagem de resíduos, produzidos no espaço rural; Promover, por meio do ensino formal e informal, a redução, reciclagem e reutilização do lixo; Organizar campanhas para qualificar o nível de informação e conscientização da comunidade da Colônia Maciel sobre a questão do lixo; Difundir na comunidade a idéia sustentável de que o lixo é fonte de renda e economia da natureza; Monitorar a origem e o destino do lixo rural por meio da formação de grupos de defesa ambiental comunitária ( Escolas, Igrejas, Centros Comunitários, entre outros).
—————————————————————————————————————————————————-
Possibilidades e Restrições para a Sustentabilidade em Áreas Rurais: A Experiência do Distrito de Rincão da Cruz- Pelotas -RS
Período de Realização: 21, 22 e 29/06 e 02/07/2005
A importância dessa atividade de extensão justifica-se como forma de complementar as atividades de ensino propostas no currículo do curso de licenciatura em geografia, a fim de que os alunos possam estabelecer as relações entre os conteúdos teóricos e a realidade local. Com a realização do projeto buscou-se identificar as características do uso da terra no espaço rural do município de Pelotas; Avaliar as potencialidades para o desenvolvimento do turismo rural neste município; Compreender a importância da multifuncionalidade da agricultura para o planejamento regional; Discutir os pressupostos teóricos da sustentabilidade e sua aplicabilidade no contexto local.
—————————————————————————————————————————————————-
Agricultura Familiar e Sustentabilidade: uma análise sobre a multifuncionalidade na Colônia Maciel e Grupelli – Pelotas/RS
Período de Realização: 06, 07 e 10/08/2004
O projeto visou observar e analisar as potencialidades turísticas no espaço rural de Pelotas como estratégia de desenvolvimento para o segmento da agricultura familiar. De maneira geral buscou-se realizar discussões sobre a multifuncionalidade da agricultura sob a perspectiva da sustentabilidade social, econômica e ambiental; Oferecer aos alunos da graduação e pós-graduação a possibilidade de observar in loco, as características do contexto rural, a fim de compreender a multifuncionalidade da agricultura local; Avaliar as potencialidades para o desenvolvimento do turismo rural em Pelotas; Compreender a importância da multifuncionalidade da agricultura para o planejamento regional; Discutir os pressupostos teóricos da sustentabilidade e sua aplicabilidade no contexto local.
—————————————————————————————————————————————————-
Geossistemas e Gestão Territorial: Uma Exposição Gráfica
Período de Realização: 25 a 29/11/2004
Estudo da aplicabilidade da modelagem de geossistemas à gestão territorial e desenvolvimento regional, utilizando como técnica a expressão gráfica na pesquisa e planejamento da organização do espaço rural e urbano. Pretendeu-se desenvolver a capacidade de projeção espacial dos alunos da disciplina de Geografia Política através da reflexão geossistêmica; Permitir aos alunos a ampliação da consciência holística, a partir da conexão dos diferentes elementos que compõe o mosaico geográfico; Apresentar a arte e ciência da modelagem geossistêmica como um meio de divulgação da ciência geográfica através de uma exposição pública; Possibilitar ao Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais a promoção de atividades de extensão através da participação de alunos e da rede pública em geral.
—————————————————————————————————————————————————-
Formação Etnográfica do Rio Grande do Sul: Paisagens e Memórias
Período de Realização: 11 e 13/08/2004
O presente projeto pretende desenvolver a reflexão sobre o processo de organização do espaço geográfico, com ênfase na formação territorial e socioeconômica do Estado do Rio Grande do Sul. Os condicionantes naturais e humanos, presentes no processo de desenvolvimento regional, são enfocados como marcos referenciais na construção da identidade do Rio Grande do Sul, bem como os problemas atuais, suas possibilidades de organização, desenvolvimento e integração no cenário do país. Ao abranger as várias dimensões da territorialidade, dota-se os alunos de capacidade para perceber a espacialidade de cada sociedade, tomando como ponto de partida a escala regional. A atividade de extensão foi organizada a partir da montagem de uma exposição gráfica (painéis) aberta a visitação pública. Os referidos painéis representam as principais etnias formadoras da sociedade rio-grandense, por meio da iconografia que cercam estas correntes migratórias e os aspectos da cultura material e imaterial farão parte da mostra.
—————————————————————————————————————————————————-
Multifuncionalidade da Agricultura: O Turismo Rural no Município de Pelotas/RS
Período de Realização: 09, 11 e 14/10/2003
O projeto visou observar e avaliar das potencialidades turísticas no espaço rural de Pelotas como estratégia de desenvolvimento para o segmento da agricultura familiar. Tendo o bjetivo de discutir a multifuncionalidade da agricultura sob a perspectiva da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Identificar as características do espaço rural do município de Pelotas; Avaliar as potencialidades para o desenvolvimento do turismo rural em Pelotas; Compreender a importância da multifuncionalidade da agricultura para o planejamento regional; Discutir os pressupostos teóricos da sustentabilidade e sua aplicabilidade no contexto local. O Simpósio organizou-se em três momentos: o primeiro, tratou das questões teóricas sobre turismo rural, multifuncionalidade da agricultura e sustentabilidade. No segundo momento, foi realizada uma atividade de campo, com visitas a lugares com potencialidade de desenvolver o turismo rural no município; e por fim, no terceiro momento, organizou-se um fórum de debates sobre a temática proposta com participação de professores, alunos, alunos-egressos e outros profissionais que trabalham com as questões referentes ao turismo rural e sustentabilidade.
—————————————————————————————————————————————————-
Comida no Cinema: refletindo sobre alimentação e cultura a partir da produção fílmica sobre o tema
Período de Realização: 15/03/2010 a 15/12/2010
Este Projeto de Extensão tem por objetivo proporcionar a um público mais amplo do que aquele conformado pelos alunos (originários de cursos diversos: Antropologia, Ciências Sociais, Geografia, História, Nutrição, Agronomia etc) das disciplinas sobre antropologia da alimentação que vimos ministrado (na graduação, no últimos; no Mestrado em Ciências Sociais, desde 2009/2) o estimulo a um processo de reflexão que, ancorando-se em perspectivas teórico metodológicas referenciadas na análise de sistemas simbólicos, propõe pensar as sociedades a partir das múltiplas dimensões relacionadas aos saberes e práticas da alimentação. A proposta consiste em fazê-lo a partir da exibição (seguida de comentário e debate) de itens da rica produção fílmica referente ao tema Alimentação e Cultura.