Estudantes da UFPel visitam a colônia

Aconteceu no último dia 9 de novembro a saída de campo organizada pela professora Renata Menasche, do LEAA.
Na oportunidade, estudantes das disciplinas Antropologia Rural e Antropologia da Alimentação, ofertadas pelo Bacharelado em Antropologia e pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel, tiveram oportunidade de ter contato com a região colonial de Pelotas e de interagir com alguns de seus moradores.
A primeira parada foi no interior de Morro Redondo, na linha Açoita Cavalo. No Café Negrinho do Pastoreio o grupo foi recebido por Dona Solange e por seus filhos, Murilo e Maurício. Além de saborear um delicioso café colonial e de conhecer algumas das atividades realizadas na propriedade, o grupo pode percorrê-la através de uma trilha e, ainda, vivenciar uma oficina em que foi feito um delicioso doce de pêssego… chegando a rapar o tacho.
Na sequência, o grupo foi recebido no Museu Histórico de Morro Redondo, por membros da comunidade que formam sua Diretoria e por Andrea, museóloga que ali atua a partir de projeto do curso de Museologia da UFPel. Os objetos ali exibidos e as histórias contadas possibilitaram o contato com fragmentos de memória das famílias rurais da região.
Durante a tarde, o grupo percorreu a propriedade agroecológica da família Schiavon. Antes de saborear o apetitoso lanche preparado por Luana, o grupo caminhou ao lado de Seu Nilo, que mostrou e narrou as transformações do solo e das plantas ao longo dos anos em que a propriedade foi convertida à Agroecologia.
Seguem algumas fotos (de autoria de Daniel Vaz Lima): através delas registramos os bons momentos vividos e agradecemos a todas e todos que nos acolheram tão bem!

Deixe sua Opinião