Atualização cadastral de prováveis formandos – 2019/2

No período de 18 de outubro à 1 de novembro o aluno deverá acessar o Cobalto para se cadastrar como provável formando no menu:

ALUNO –> CADASTRO –> SOLICITAÇÃO DE FORMATURA

Neste menu o aluno deverá selecionar o tipo de formatura que deseja (INTERNA, INSTITUCIONAL ou EXTERNA) e realizar a conferência dos seus dados cadastrais (informações para emissão do histórico e diploma), confirmando-os ou apontando a necessidade de correções, se for o caso.

O aluno também deverá verificar a existência de algum débito no seu cadastro, no menu: ALUNO –> CONSULTA –> DÉBITOS. Havendo débito de algum documento, a quitação poderá ocorrer de 3 maneiras:

  • aluno enviar o documento escaneado para dranotas@gmail.com;
  • aluno entregar cópia do documento no Atendimento ao Aluno da CRA no Campus Anglo, na sala 107;
  • aluno entregar cópia no Colegiado do Curso, que deverá escanear a mesma e enviar para o e-mail da CRA (dranotas@gmail.com).

Os alunos terão até o dia 01 de novembro para se cadastrarem como prováveis formandos no Cobalto. O Colegiado terá até o dia 08 de novembro para confirmar via Cobalto a condição de Provável Formando dos alunos cadastrados.

Salientamos que o Colegiado só conseguirá incluir em formaturas alunos que tenham previamente se cadastrado no Cobalto como Prováveis Formandos.

Processo Seletivo Complementar – 2020/1

O Curso de Engenharia de Materiais possui vagas para ingresso nas modalidades REOPÇÃO, REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA e PORTADOR DE DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR.

As referidas vagas são para ingresso no 1º semestre de 2020.

Para informações sobre prazos, critérios de seleção e documentos, leia o Edital em anexo.

Edital 13-2019 Transf, Reo, Reing e PD

Inscrições como Prováveis Formandos 2019-2

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis torna público o Edital da Formatura Institucional para concluintes de 2019-2. As cerimônias ocorrerão entre os dias 25 e 27/01, 31/01 e 01/02/2019, conforme o número de formandos, no Auditório da FAEM, Campus Capão do Leão.

          O Edital está disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/09/SEI_UFPel-0697379-Edital_Formatura-Institucional-2019-2.pdf

          Os estudantes terão o período de 10/09 a 24/10 para enviarem suas inscrições.

 Importante destacar que, no momento da inscrição, é exigido um atestado de provável formando 2019-2 emitido pela Coordenação do Curso. O formulário está disponível em:

https://wp.ufpel.edu.br/prae/files/2019/04/ATESTADO-PROV%C3%81VEL-FORMANDO-EDITAL-02-2019.docx

         O atestado preenchido, impresso e assinado pode ser disponibilizado ao estudante, ou é possível copiar o texto e inseri-lo na forma de Despacho no SEI, sendo enviado o documento eletrônico ao aluno.

COMEMORAÇÃO PPGCEM -CONVITE

Resultado Edital Aluno de Iniciação Cientifica

Resultado – Edital Aluno de Iniciação Científica

Consulta aos Planos de Ensino

Os alunos da graduação já podem consultar os planos de ensino das disciplinas que estão matriculados.

A funcionalidade está disponível no Cobalto, menu Aluno->Consultas->Matrícula, bastando selecionar uma disciplina e utilizar o botão “Imprimir Plano de Ensino”.

Trancamento de Disciplinas on-line

Já está disponibilizada a funcionalidade de trancamento de disciplinas no Cobalto.

Observe no Calendário Acadêmico o período para realizar o trancamento.

No prazo estipulado o aluno deve acessar o menu “Aluno->Cadastros->Trancamento de disciplina”.

O aluno deverá ficar matriculado em no mínimo 8 créditos.

MATRÍCULA ESPECIAL 2019/2

O aluno do Curso de Engenharia de Materiais poderá solicitar Matrícula Especial em duas disciplinas/semestre em outros cursos da UFPel.
Para tanto, deverá imprimir e preencher o formulário específico (https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/ – aba Formulários) e pedir autorização por escrito (com carimbo) da Coordenação, que irá avaliar o pedido.
AUTORIZAÇÕES – A Profª. Amanda estará disponível para assinar as autorizações nos dias 09/08 e 12/08.
O aluno deverá apresentar o formulário preenchido e contendo a autorização na Secretaria do Curso que oferece a disciplina pretendida nos dias estipulados para a Matrícula Especial (13 e 14/08).
Deverá ser entregue uma via para cada disciplina e junto o seu histórico para comprovar que já cursou o pré-requisito quando a disciplina pretendida exigir. Lembre-se de realizar este procedimento com antecedência, pois as vagas para Matrícula Especial costumam esgotar rapidamente.

Correção de matrícula 2019-2

O aluno que desejar corrigir sua matrícula, tanto incluindo quanto excluído disciplinas, poderá fazê-lo no período de 05/08 (segunda-feira) a 09/08 (sexta-feira).
O número mínimo de créditos na matrícula é de 8.
Preencha, imprima e assine o formulário específico que se encontra no site do Curso (aba Formulários → Correção de Matrícula) e entregue na Secretaria ou encaminhe em PDF para o email: secretariamateriaisufpel@gmail.com
A correção NÃO é feita no ato. A análise do pedido será feita pelo Coordenador do Curso.
Acompanhar pelo COBALTO no final do prazo de correção. Caso a disciplina não apareça será por um dos motivos:

  1.  Colisão de horários;
  2.  Falta de pré-requisito(s);
  3.  Falta de vagas.

OBS: OS ALUNOS COM SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO ACEITO TERÃO A MATRÍCULA DA DISCIPLINA(S) REALIZADA PELA SECRETARIA NO PERÍODO DA MATRÍCULA ESPECIAL.

RESULTADO – SOLICITAÇÕES DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO 2019-2

Em reunião de Colegiado ocorrida em 29/07/2019, os membros deliberaram por DEFERIR (aceitar) os pedidos dos alunos:

  1. Christian Christ Brod;
  2. Matheus Longen Nunes;
  3. Michelle Ortiz Moran;
  4. Vanessa Souza da Silva;
  5. Wesley Radtke Schwartz.

As demais solicitações foram INDEFERIDAS (negadas).

 

OBS:

  • Os requerimentos contendo a justificativa dos indeferimentos encontram-se na Secretaria para verificação somente pelos requerentes.
  • A matrícula nas disciplinas dos pedidos aceitos será realizada pela Secretaria, no período de Matrícula Especial, não necessitando solicitação por formulário ou presença do aluno na Secretaria.
  • De acordo com a Resolução nº12/2019 do COCEPE, os alunos que tiverem sua solicitação indeferida poderão recorrer, entregando recurso no Colegiado (Aba Formulários – Quebra de Pré-Requisito – Recurso), no período de 31/07 a 02/08. O recurso será analisado pelo COCEPE.