OFERTAS PARA 2020-2

As seguintes disciplinas serão ofertadas para o semestre 2020-2:

OBS – não estão incluídas as disciplinas pertencentes ao IFM (Dep. Física e Dep. Matemática).

Processamento de Materiais I;

Análise e Caracterização de Materiais I;

Termodinâmica I;

Propriedades Físicas dos Materiais I;

Resistência dos Materiais;

Laboratório de Materiais I;

Laboratório de Materiais II;

Materiais Cerâmicos;

Ciência dos Materiais;

Química Aplicada à Engenharia II;

Química Orgânica Aplicada à Engenharia;

Materiais Poliméricos;

Ecologia e Impacto Ambiental;

Degradação de Materiais;

Materiais Nanoestruturados;

Modelagem e Seleção de Materiais;

Mecânica Geral I;

Segurança do Trabalho;

Economia e Gestão;

Métodos Matemáticos para Engenheiros;

Tópicos Avançados em Materiais II;

Tópicos em Nanotecnologia;

 

 

 

 

 

 

SOLICITAÇÕES DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO 2020-2

 

24/02 (quarta) – Fim do período para os discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2020/2 aos Colegiados. Atendimento remoto. Encaminhar as solicitações através do formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

para o e-mail da secretaria: secretariamateriaisufpel@gmail.com

 

 03/03 (quarta) Data limite para os Colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2020/2

05/03 (sexta) – Data limite para os discentes protocolarem, nos Colegiados de Curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito para 2020/2. Formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

 

 

 

Resultado da Consulta Eleitoral

Divulgamos o resultado da consulta eleitoral realizada com a comunidade
acadêmica para a escolha da Direção do CDTec (Gestão 2021-2024).
Foi eleita a chapa composta pelo professor Marilton Sanchotene de Aguiar e
pela professora Amanda Dantas de Oliveira, respectivamente candidatos a
diretor e diretora adjunta do CDTec.

Apresentação da chapa – Direção do CDTec

Informamos que a apresentação da chapa que concorre à Direção do CDTec (Gestão 2021-2024), composta pelos professores Marilton Sanchotene de Aguiar – diretor e Amanda Dantas de Oliveira – diretora adjunta, para a comunidade acadêmica será realizada no dia 14/12/2020 (segunda-feira), às 19h, na sala virtual: https://meet.google.com/cds-yegs-qhq.

Seminário

Divulgamos a próxima atividade prevista para Seminários:

Título: ELASTOMERIC COMPOUNDS FOR AUTOMOTIVE APPLICATIONS OBTAINED WITH ADDITIVES FROM RENEWABLE SOURCES
Palestrante: Profa. Dra. Janaina da Silva Crespo (Coordenadora do PPG Eng. e Ciência dos Materiais da UCS)
Data: 07/12/2020
Horário: 14.00h

Divulgamos o link para a palestra que ocorrerá na segunda-feira:

https://webconf.ufpel.edu.br/b/nef-drp-hvh

ELEIÇÃO PARA COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO

ELEIÇÃO PARA COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO GESTÃO 2021-2023

 

CRONOGRAMA PROCESSO ELEITORAL

DATA

EVENTO

 

18/11/2020 Início do período de inscrições de chapas
27/11/2020 Fim do período de inscrições de chapas
30/11/2020

Homologação das inscrições

 

01/12/2020 Interposição de recursos
08/12/2020 Eleições
08/12/2020 Pós dezesseis horas Homologação do resultado pelo Colegiado

 

 

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS 2020-1

Definição: Discente que cursou com aprovação componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos, dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico.
Para obter o aproveitamento a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Período de solicitação:

03/11 Terça INÍCIO: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2020/1 (Colegiados – Atendimento remoto).

13/11 Sexta FIM: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2020/1 (Colegiados – Atendimento remoto).

 

Como solicitar: o aluno deverá encaminhar os seguintes documentos em pdf  para o e-mail  engenhariamateriaisufpel@gmail.com  ou  engmateriais@ufpel.edu.br:
1) Formulário específico para solicitação de aproveitamento (site do Curso – https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/), devidamente preenchido e assinado;
2) Conteúdo Programático (com carimbo e assinatura) da disciplina cursada;
3) Histórico (com carimbo e assinatura) onde conste a disciplina com aprovação (NÃO pode aparecer dispensa no histórico, pois não é concedido dispensa de dispensa).
Ao enviar os arquivos, o aluno deve seguir as seguintes   instruções:

  • devem ser todos no formato “pdf”;
  • os documentos devem ser enviados separadamente;
  • quando o documento tiver duas ou mais páginas, elas devem estar todas num mesmo arquivo;

 

TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS 2020-1

Alunos interessados em realizar trancamento de disciplinas:
27/11 Sexta – Fim do período de trancamento de componentes curriculares (disciplinas) no sistema acadêmico Cobalto 2020/1

O trancamento pode ser realizado pelo próprio aluno, pelo COBALTO, em Gestão Acadêmica → Processos → Trancamento de Matrícula

RESULTADO DE PEDIDOS DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITOS

Os alunos que tiveram os pedidos de quebra de pré-requisitos aceitos já foram matriculados nas disciplinas.
Se não aparecer no seu histórico a disciplina solicitada, o pedido foi negado.
Nesse caso, conforme já encaminhado através de mensagem do COBALTO:

09/10 (sexta) – Data limite para os discentes protocolarem, nos Colegiados de Curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito para 2020/1. Formulário disponível em
https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

Deverá ser encaminhado ao e-mail da secretaria.

Quebra de Pré-Requisitos

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

 

24/09 (quinta) – Início do período para os discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2020/1 aos Colegiados. Atendimento remoto. Encaminhar as solicitações através do formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

para o e-mail da secretaria: secretariamateriaisufpel@gmail.com

 

02/10 (sexta) – Data limite para os discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2020/1 aos Colegiados.

 07/10 (quarta) Data limite para os Colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2020/1

09/10 (sexta) – Data limite para os discentes protocolarem, nos Colegiados de Curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito para 2020/1. Formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/