Aproveitamento de disciplinas 2021-2

Informo que, conforme o Calendário Acadêmico, de 11/04 a 20/04 estará aberto o período para que os alunos solicitem aproveitamento de disciplinas:

Aproveitamento de disciplinas: O aproveitamento pode ser solicitado por alunos que já tenham cursado disciplina de curso superior com aprovação, que tenha correspondência com a disciplina do Curso de Engenharia de Materiais que o aluno deseja ser dispensado. O percentual mínimo é de 75% de conteúdo programático 75% da carga horária para haver a dispensa.

Para pedir aproveitamento é necessário encaminhar por e-mail (engmateriais@ufpel.edu.br), em arquivo       PDF:

a) Formulário específico (site do Curso, aba formulários) devidamente preenchido e assinado;

b) O Conteúdo Programático da disciplina cursada;

c) Histórico, onde conste a disciplina com aprovação (NÃO pode aparecer dispensa no histórico, pois não é concedido dispensa de dispensa).

O envio deve ocorrer no prazo estipulado no Calendário Acadêmico. A análise é feita pelo professor responsável pela disciplina. Em caso de indeferimento, o pedido de re-​​​​​​​análise pode ser feito mediante apresentação de novos fatos (outra disciplina ou justificativa coerente).

Trancamento de disciplinas 2021-2

O Trancamento de Disciplinas 2021-2 poderá ser realizado pelos alunos através do sistema COBALTO no período de 04/04/2022 a 11/04/2022.

O aluno que desejar trancar disciplina(s) deverá acessar no sistema COBALTO:

Alunos –> Cadastro –> Trancamento de disciplina

CREA Jr

Convite CREA Jr

DATAS IMPORTANTES – CALENDÁRIO ACADÊMICO

21/02 – 04/03  – Período de solicitação de TRANCAMENTO GERAL  DE MATRÍCULA  SOMENTE PARA ALUNOS QUE NÃO SOLICITARAM MATRÍCULA 2021-2

23/02 – Data limite para os alunos protocolarem recurso ao COCEPE contra o indeferimento da solicitação de quebra de pré-requisito – nos Colegiados.

Resultado dos Pedidos de Quebra de Pré-Requisito 2021-2

Resultados de pedidos de quebra

Os pedidos que encontram-se na tabela foram deferidos (aceitos).

Os demais pedidos foram indeferidos. Para saber o motivo, encaminhem e-mail para  a secretaria ou para a Profª. Cristiane.

CORREÇÃO DE MATRÍCULA 2021-2

“SOLICITAÇÃO DE CORREÇÃO DE MATRÍCULA ON-LINE
Após o processamento das solicitações de matrícula on-line, o aluno deverá acessar o sistema acadêmico e consultar sua matrícula. Caso necessite realizar algum ajuste, deverá solicitar a correção de matrícula entre os dias 16 e 21 de fevereiro, através do Sistema Cobalto, no menu: Aluno – Cadastro – Correção de matrícula
Durante o período de solicitação de correção de matrícula, neste menu, o aluno poderá solicitar a exclusão e/ou a inclusão de turmas, porém a efetivação da matrícula dependerá da homologação do colegiado de seu curso e da existência de vaga na(s) turma(s) solicitada(s).
No momento da solicitação de correção de matrícula, inicialmente o sistema listará as turmas registradas na matrícula do aluno, que poderão ter sua exclusão solicitada. Para isso o aluno deverá selecionar a turma e clicar em salvar. Para solicitar a inclusão de turma, o aluno deverá clicar em “Selecionar turmas” e o sistema apresentará todas as turmas ofertadas pelo curso, independentemente da versão curricular do componente e do cumprimento do pré-requisito. O aluno deverá selecionar as turmas que deseja incluir na matrícula, clicando em salvar para finalizar a solicitação de correção. Na aba apresentada acima o aluno também poderá verificar o número de vagas ofertadas e o número de vagas já ocupadas.

Solicitação de Matrícula 2021-2

Datas fixadas no Calendário Acadêmico:

SEXTA-FEIRA – 11 de fevereiro – Início do período de solicitação de matrícula on-line 2021/2 (Sistema COBALTO)

SEGUNDA-FEIRA – 14 de fevereiro – Encerramento do período de solicitação de matrícula on-line 2021/2.
​​​​​​​
 TERÇA-FEIRA – 15 de fevereiro – Processamento das solicitações de matrícula on-line 2021/2 . pelo CRA e  início do período para os alunos consultarem o processo de matrículas on-line.
 

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO 2021-2

Datas fixadas no Calendário Acadêmico:

10/02 (quinta) – Fim do período para os discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2021/2 aos Colegiados. Atendimento remoto. Encaminhar as solicitações para o e-mail craubach.iqg@ufpel.edu.br utilizando o formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

 

 18/02 (sexta) Data limite para os Colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2021/2

 

23/02 (quarta) – Data limite para os discentes protocolarem, nos Colegiados de Curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito para 2021/2. Formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

Vagas para Estágio – Movelaria Fiss

Os candidatos interessados deverão encaminhar currículo para guilhermefiss@hotmail.com
Para que os alunos conheçam a empresa, o instagram: @fiss.movelaria

Vagas de Estágio da Gerdau

Vagas de estágio na Gerdau

As inscrições para o Programa de Estágio podem ser feitas através do link: https://www.vagas.com.br/vagas/v2284383/programa-de-estagio-gerdau-aracariguama