RELATOS DOS EGRESSOS

 

  1. IZABEL CALDEIRA:

Olá a todos!

Me chamo Izabel Caldeira e atualmente resido em Lyon na França, onde faço meu doutorada na área de materiais para o desenvolvimento de sol-gel hidrofobes para texturaçao de superfícies.

Eu fui aluna do curso de Engenharia de Materiais e também do Mestrado em Ciencia e Engenharia de Materias, diplomada em 2017. No mestrado, tive meu primeiro contato com a técnica do Sol-gel o que me ajudou muito no que trabalho agora.

O curso de Engenharia de Materiais da UFPel é um curso amplo e abrangente, que oferece a oportunidade ao aluno de explorar, conhecer e trabalhar com várias vertentes diferentes. Ele oferece o aporte necessário tanto para seguir na vida acadêmica quanto na indústria. No curso de Engenharia de Materiais, tive a oportunidade de aprender com ótimos professores de diferentes áreas e por fim, fazer a escolha da área que mais me chamava atenção: polímeros. No curso, tive a alegria de dividir muitos momentos com colegas que acompanho até hoje e que trabalham nos mais diversos setores da Engenharia de Materiais, provando a versatilidade do curso.

Entao, se você é movido por desafios, adora estar por dentro das inovações de materiais e é apaixonado pela ciência, não hesite em saber mais sobre o curso de Engenharia de Materiais e tudo que a UFPel pode oferecer para você!

 

2. GUSTAVO LOGUERCIO:

Olá, tudo bem? Eu me chamo Gustavo Loguercio e hoje eu moro em Hamburgo, na Alemanha, onde trabalho em uma multinacional como gerente de processos, na área de inovação e digital. Eu fui aluno na UFPEL do curso de engenharia de materiais, me formando em 2020, e foi na graduação que eu pude desenvolver muitos dos conhecimentos que me trouxeram aqui hoje.

O que sempre me atraiu na engenharia de materiais foi a amplitude de possibilidades que ela fornece, tanto nos estudos da graduação quanto nas opções de carreira. Você pode estudar metais, polímeros, cerâmicos, ir trabalhar com pesquisa, na indústria, empreender. O curso tem uma infinidade de caminhos, e foi na UFPEL que eu fui descobrindo por quais eu queria trilhar. Pude participar das mais diversas atividades de extensão, aprender com excelentes professores, e fazer amizades que mantenho até hoje. Foram essas experiências que me levaram à Gerdau, meu primeiro estágio e, posteriormente, emprego e ajudaram a formar meu perfil profissional.

Então, se você é uma pessoa inquieta, curiosa, que gosta de entender o porquê das coisas, o curso de engenharia de materiais é a escolha certa! E se quiser bater um papo, pode me procurar no Linkedin.3

 

3. CAIO MELO:

“O curso de bacharelado em Engenharia de Materiais da UFPEL foi muito importante na minha formação técnica e científica. Através do curso pude conhecer o quão vasto e importante é o ramo que envolve a Ciência e Engenharia de Materiais. Atualmente trabalho como Pesquisador na área e reconheço que os estudos na instituição foram fundamentais na minha formação.
Quanto ao curso em si, ingressei em 2014, e por ser um curso ainda em fase de estabelecimento os laboratórios continham pouca estrutura e poucas áreas de pesquisa estavam disponíveis. O que foi melhorando conforme novos professores foram sendo contratados. Um grande problema na época era a indisponibilidade de uso de alguns equipamentos de posse de alguns professores ou grupos de estudo, que blindavam o acesso ou o dificultavam, de modo que não era possível fazer a pesquisa somente dentro das estruturas do curso.”
4. GUILHERME  BARROS: