DOCENTES

COORDENADOR DO CURSO:

Prof. Dr. Sergio da Silva Cava

E-mail: sergiocava@gmail.com

sergioPossui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1995), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP/SC (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM e do curso de Graduação em Engenharia de Materiais do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTec da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Foi coordenador do PPGCEM/UFPel durante dois mandatos, sendo o responsável pela implantação do Mestrado e proposta do Doutorado. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento cerâmico, materiais cerâmicos, síntese química, revestimentos cerâmicos e pigmentos inorgânicos. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados a síntese de novos materiais para aplicações diversas, como células fotovoltaicas, células combustíveis, materiais magnéticos, aplicações em odontologia e filmes anticorrosão e modificação de superfícies. Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPel por meio do grupo de pesquisa Crescimento de Cristais Avançados Fotônica – CCAF. O grupo envolve professores e estudantes de todos os níveis em vários cursos e programas de pós-graduação na UFPel e em outras universidade na Brasil e outros países.

 

COORDENADOR ADJUNTO:

Prof. Dr. Mateus Meneguetti Ferrer

E-mail: mateusmferrer@gmail.com

Professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel. Possui Doutorado em Ciências (2016) e Mestrado em Química (2012), ambos com área de concentração em Físico-Química, pela Universidade Federal de São Carlos e graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Tem experiência na área de Físico-Química aplicada à matéria condensada com foco em correlação teórica-experimental de materiais cerâmicos multifuncionais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6355560471517685

 

 

 

Profª. Drª. Cristiane Wienke Raubach 

E-mail: craubach.iqg@ufpel.edu.br

Professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – RS, membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais na UFPel. Tem doutorado em Ciência (área de concentração química) pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2013), mestrado em química pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Tem experiência na área de Química com ênfase em Ciência de Materiais, dedicando-se ao estudo de propriedades físico-químicas dos materiais cerâmicos multifuncionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas core-Shell, Crescimento de cristais, Sistemas Fotocatalíticos, Células fotovoltaicas, Analises Térmicas e Sínteses solvotérmicas assistidas por micro-ondas, bem como uma grande experiências em microscopia e análises estruturais dos materiais.

 

 

Prof. Dr. César O. Avellaneda

Email: cesaravellaneda@gmail.com

cesarPossui graduação em Física pela Universidad Mayor de San Marcos (1987), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou um estágio Sanduíche; durante o doutorado e também Pós doutorado no Leibniz Institut Für Neue Materialien Saarbrücken/Alemanha.Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica atuando principalmente nos seguintes temas: Dispositivos eletrocrômicos, filmes finos, eletrólitos sólidos a base de polímeros naturales. Também tem experiência na aplicação da Nanotecnologia em Conversão de Energia Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: novos eletrólitos poliméricos, nanopartículas inorgânicas, células solares em especial as células de TiO2/corante.

 

 

 

Profª. Drª. Alice Gonçalves Osorio

Email: osorio.alice@gmail.com

aliceDoutora em Engenharia de Materiais pela UFRGS, Mestre em Materials Science exploiting Large Scale Facilities (Mamaself – França e Itália) pelo programa europeu Erasmus Mundus. Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheira de materiais graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui seis meses de experiência no instituto Paul Scherrer (PSI), na Suiça, e um ano de experiência no instituto Scion, Nova Zelândia, onde trabalhou no desenvolvimento e processamento de compósitos poliméricos. Possui experiência na área metalúrgica, ceramista e de compósitos poliméricos e, também, em consultoria de materiais. Atualmente atua como docente na Universidade Federal de Pelotas – UFPel, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), é professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFPel) e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec/FURG).

 

 

 

Profª. Drª. Amanda Dantas de Oliveira

Email: amandaoliveira82@gmail.com

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: blendas e nanocompósitos poliméricos, materiais compósitos, biocompósitos, síntese de polímeros, processamento de materiais poliméricos, sistemas compatibilizantes.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. André Luiz Missio

E-mail: andreluizmissio@gmail.com

 

Professor do Curso de Engenharia de Materiais, Centro de DesenvolvimentoTecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Engenheiro Industrial Madeireiro formado pela Universidade Federal de Pelotas (2012), possui mestrado (2014) e doutorado (2017) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria na área de Tecnologia de Produtos Florestais. Vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Ciências Ambientais (PPGCAmb) da UFPel, desenvolve pesquisas e projetos na área de novos materiais sustentáveis, com ênfase em taninos, nanocelulose, separação e purificação de materiais lignocelulósicos e compósitos poliméricos. 

http://lattes.cnpq.br/6923877786371495

 

 

 

Profª. Draª. Fabiula Danielli Bastos de Sousa

Email: fabiuladesousa@gmail.com

 

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas na área de materiais poliméricos, atuando no curso de graduação de Engenharia de Materiais, e nos Programas de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFPel) e em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). Doutora em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC e em Génie des Procédés et des Produits (Engenharia de Processos e Produtos) pela Université de Lorraine (França), ambos na área de blendas poliméricas e reciclagem de elastômeros; mestre em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC na área de nanocompósitos poliméricos; e Engenheira Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – EEL USP. Possui experiência na área de reciclagem de materiais poliméricos em geral e na troca de aditivos de fontes tradicionais por outras opções provenientes de fontes renováveis, atuando em projetos na área de revalorização de resíduos sólidos e da biomassa, buscando a produção de materiais poliméricos finais ecologicamente corretos e sustentáveis.

 

Prof. Dr. Fernando Machado Machado

Email: fernando.machado@hotmail.com.br

fernandoPossui graduação em Física Bacharelado, ênfase Física Médica pelo Centro Universitário Franciscano (2005), graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Também possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente, é Professor Adjunto A da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais Nanoestruturados, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, caracterização e aplicação de materiais nanoestruturados, nanotubos de carbono, adsorção e remoção de poluentes orgânicos.

 

 

 

Prof. Dr. Neftalí Lenin Villarreal Carreño

E-mail: nlv.carreno@gmail.com

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, Engenharia de Materiais (Bolsista da FAPESP). Professor associado da Universidade Federal de Pelotas, Pós-Doutoramento no Exterior, University of Surrey, Advanced Technology Institute, Reino Unido, sob supervisão do Professor S. Ravi Silva (Agosto 2012 a Julho 2013). Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, envolvendo os temas de catalise, superfícies nanoestruturadas de carbono (Derivados de Grafeno), desenvolvimento e aplicação de nanomateriais, compósitos poliméricos, e biomateriais. Orientador de alunos de Pós-graduação mestrado e doutorado. Atuo como coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Materiais criado na UFPEL (2009-2012). Atua como coordenador ajunto do Programa de Pos-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel. Membro do comitê Assessor de Engenharia da FAPERGS. Membro do MRS.

 

 

Prof. Dr. Rubens Cameratta

E-mail: rubenscamaratta@yahoo.com.br

Doutor com menção internancional pela Universidade Politécnica de Valencia (UPV) (2018). Possui pós doutorado (2014), doutorado (2013) e mestrado (2007) em engenharia pelo programa de pós graduação (PPGE3M UFRGS) na área de ciência e tecnologia de materiais. É graduado no curso de Engenharia de Materiais da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) (2004). Atualmente é professor adjunto A no curso de Engenharia de Materiais da UFPel (Universidade Federal de Pelotas). Tem experiência como professor substituto no departamento de materiais da UFRGS e como professor do curso de Engenharia de Materiais do Centro Universitário Franciscano. Possui experiência em pesquisa na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de óxidos nanométricos, biomimética, células solares sensibilizadas por corante e semicondutores. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0379374374101043

 

 

Prof. Dr.  Tiago Moreno Volkmer 

E-mail: tiagovolkmer@gmail.com

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), doutorado na da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e Pós Doutorado no Georgia Institute of Technology (2014). Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche no Consejo Superior de Investigación Cientifica (CSIC) em Madri, na área de polímeros. Foi coordenador do curso de engenharia de materiais na Universidade Franciscana (UFN) e atualmente é professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Biocerâmicas, Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de combustão de materiais nanoestruturados, fosfato tricálcico, hidroxiapatita, electrospinning e nanopartículas poliméricas. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707893Z8