Apresentação

A Engenharia de Materiais é a área do conhecimento humano que está relacionada à pesquisa, ao desenvolvimento, à produção e à utilização de materiais com aplicação tecnológica. Tal área trata, portanto, dos princípios científicos fundamentais e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de materiais para aplicações específicas de engenharia, seja na produção, no processamento e seleção.

Engenharia de Materiais envolve as tecnologias pelas quais materiais são desenvolvidos, selecionados e os processos de produção escolhidos para converter aqueles materiais em produtos, pela definição do projeto, performance, produtividade, qualidade, e critérios de custo efetivo. Envolve a maior parte da tecnologia de que a sociedade depende, sendo que grande parte do desenvolvimento passa pela otimização da produção de novos materiais em escalas de dimensão variáveis, desde materiais macroscópicos até a nanoscópicos, obrigando a um conhecimento mais aprofundado em Engenharia de Materiais.

A Tabela abaixo apresenta os dados gerais do curso.

 

Apresentação do curso de Engenharia de Materiais.

Unidade Centro de Desenvolvimento Tecnológico
Denominação Engenharia de Materiais
Nível Graduação
Habilitação Bacharelado
Modalidade Presencial
Titulação conferida Bacharel em Engenharia de Materiais
Duração 10 semestres
Duração mínima de integralização 09 semestres
Duração máxima de integralização 17 semestres contados a partir da primeira matrícula no curso e, 19 semestres para estudantes convênios (Resolução n° 02, de 01 de fevereiro de 2006, do COCEPE)
Carga horária 3.598 horas
Regime escolar Créditos – semestral
Formas de ingresso Sistema de Seleção Unificada, Programa de Avaliação da Vida Escolar, Transferência, Reopção, Reingresso e Portador de Diploma de Ensino Superior (Resolução n° 05, de 11 de fevereiro de 2016, do COCEPE)
Número de vagas anuais 39 vagas – 32 (ENEM) e 7 (PAVE) (Resolução n° 30, de 21 de setembro de 2017, do COCEPE)
Turnos de funcionamento Integral
Situação legal Reconhecido conforme Portaria nº 649 de 10 de dezembro de 2013 da SERES/MEC, publicada no D.O.U. em 11 de dezembro de 2013. Renovação do Reconhecimento através da Portaria nº 1.097 de 24 de dezembro de 2015, publicado no D.O.U em 30 de dezembro de 2015
Conceito MEC 4 (Muito bom) – visita realizada entre os dias 14 e 17/04/2013
Início do funcionamento Primeiro semestre de 2009