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Alunos Regulares

  1. Matrícula em disciplinas:  A partir do segundo semestre o aluno deverá solicitar matrícula on-line a cada período letivo, escolhendo quais atividades curriculares pretende fazer. Vale lembrar que não é permitida a matrícula com colisão de horários entre disciplinas e que os pré-requisitos deverão ser respeitados.
  1. Solicitação de matrícula on-line: no período estipulado no Calendário Acadêmico, os alunos regulares deverão acessar o Sistema Cobalto, informando seu número de matrícula e senha, para solicitar matrícula nas disciplinas que pretende cursar naquele semestre. Este procedimento é mera solicitação. A confirmação de matrícula nas disciplinas se dá após o processamento das solicitações e é seguida pelo período de Correção de Matrícula. O aluno que não conseguir vaga na disciplina ou no horário desejado pode solicitar Correção de Matrícula.
  1. Correção de Matrícula: o aluno que desejar corrigir sua matrícula, tanto incluindo quanto excluído disciplinas, poderá fazê-lo no período estipulado pelo Calendário Acadêmico (ver o Calendário no site do CRA). Preencha o formulário específico que se encontra no site do Curso e entregue na Secretaria. A análise do pedido é feita pelo Coordenador do Curso. Acompanhar pelo COBALTO no final do prazo de correção. Caso a disciplina não apareça será por um dos motivos: colisão de horários, falta de pré-requisito(s) ou falta de vagas.
  1. Matrícula Especial: o aluno do Curso de Engenharia de Materiais poderá solicitar Matrícula Especial em duas disciplinas/semestre em outros cursos da UFPel. Para tanto, deve preencher o formulário específico e pedir autorização por escrito (com carimbo) do seu Coordenador, que irá avaliar o pedido.

     O aluno deverá apresentar o formulário preenchido e contendo a autorização na Secretaria do Curso que        oferece a disciplina pretendida nos dias estipulados para a Matrícula Especial (ver calendário Acadêmico).       Deverá ser entregue uma via para cada disciplina e junto o seu histórico para comprovar que já cursou o       pré-requisito quando a disciplina pretendida exigir. Lembre-se de realizar este procedimento com           antecedência, pois as vagas para Matrícula Especial costumam esgotar rapidamente.

  1. Aproveitamento de disciplinas: O aproveitamento pode ser solicitado por alunos que já tenham cursado disciplina de curso superior com aprovação, que tenha correspondência com a disciplina do Curso de Engenharia de Materiais que o aluno deseja ser dispensado. O percentual mínimo é de 75% de conteúdo programático e 75% da carga horária para haver a dispensa.

     Para pedir aproveitamento é necessário encaminhar por e-mail (engmateriais@ufpel.edu.br), em arquivo       PDF:

a) Formulário específico (site do Curso, aba formulários) devidamente preenchido e assinado;

b) O Conteúdo Programático da disciplina cursada;

c) Histórico, onde conste a disciplina com aprovação (NÃO pode aparecer dispensa no histórico, pois não é concedido dispensa de dispensa).

O envio deve ocorrer no prazo estipulado no Calendário Acadêmico. A análise é feita pelo professor responsável pela disciplina. Em caso de indeferimento, o pedido de re-análise pode ser feito mediante apresentação de novos fatos (outra disciplina ou justificativa coerente).

  1. Segunda chamada (prova/trabalho): O discente que, por impedimento legal devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao colegiado do curso, até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior:

      Pelo Regulamento de Graduação, considera-se motivo para solicitação de nova data para realização de               avaliação:

  1. a) acidentes – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
  2. b) assalto – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
  3. c) casamento – mediante apresentação de certidão de casamento do discente, ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data da avaliação;
  4. d) luto – mediante apresentação de certidão de óbito ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data da avaliação;
  5. e) saúde – mediante apresentação de atestado médico, com carimbo (contendo o CRM) e assinatura do médico;
  6. f) trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade profissional excepcional com identificação do empregador;
  7. g) catástrofes naturais que impeçam o deslocamento para os locais da avaliação;
  8. h) Situações geradas por terceiros, como greves de transporte público, obstrução de vias e demais situações, condicionadas a aceitação do colegiado, alheias a vontade do discente;
  9. i) participação em eventos científicos, quando o discente estiver apresentando trabalho, mediante comprovação de participação.
  1. Trancamento Geral de Matrícula: O Trancamento Geral de Matrícula deverá feito no CRA, pessoalmente ou por procurador. O TGM deverá ser solicitado a cada período pretendido, tendo validade somente para este período letivo. O aluno poderá solicitar um número máximo de quatro trancamentos, consecutivos ou não, independente de justificativa.

O trancamento geral de matrícula não será permitido no período em que o aluno houver ingressado no curso, independente da modalidade de ingresso ou para alunos em situação de jubilamento. Alunos ingressantes somente poderão realizar o TGM pelos motivos previstos no regulamento, descritos a seguir:

  • Por motivo de doença do próprio aluno ou familiar em 1º grau, mediante avaliação de junta médica oficial;
  • Para o serviço militar.
  1. Trancamento de Disciplinas:Observe no Calendário Acadêmico o período para realizar o trancamento.

    No prazo estipulado o aluno deve acessar o menu “Aluno->Cadastros->Trancamento de disciplina”.

    O aluno deverá ficar matriculado em no mínimo 8 créditos.

  2. Exercícios domiciliares

Exercício Domiciliar é a possibilidade de substituição da freqüência às aulas por atividades orientadas fora do ambiente acadêmico.

É permitido substituir a freqüência às aulas por exercícios domiciliares, resguardada a qualidade do trabalho acadêmico, nos seguintes casos previstos no Art. 115 do Regulamento de Graduação.

10. Abono de faltas : o abono de faltas será concedido, mediante comprovação, conforme legislação vigente, nos seguintes casos:
I – ao discente matriculado em Órgão de Formação de Reserva (Serviço Militar) que seja obrigado a faltar em suas atividades civis por força de exercícios ou manobras, ou reservista convocado para apresentações ou cerimônias cívicas;
II – ao discente contemplado com a possibilidade de Exercícios Domiciliares, nos termos da seção V, do Cap. I do Regulamento de Ensino de Graduação;
III – ao discente designado membro da CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, que tenha participado de reuniões em horários coincidentes com os das atividades acadêmicas;
IV – ao discente que integrar representação desportiva nacional, conforme Lei 9.615 de 1998, Artigo 85;
V – ao discente representante em instâncias superiores institucionais da UFPel, mediante portaria.
Para solicitar o discente deverá entregar documento que comprove as situações previstas para o abono de faltas no colegiado do curso.

11. Jubilamento: é o desligamento do discente por ter atingido o tempo máximo de permanência no curso.
O prazo máximo de permanência corresponderá ao tempo de integralização previsto na matriz curricular de cada curso, constante no PPC, acrescido de dois terços (2/3).