Início do conteúdo

Bolsas de Mestrado e Doutorado – cotas PRPPGI: resultado final

A PRPPGI publica no link abaixo o resultado final da classificação de candidatos a bolsas de Mestrado e Doutorado administradas pela Pró-Reitoria e vem a público prestar alguns esclarecimentos importantes.

Desde fevereiro, o sistema de dados da CAPES esteve inacessível às universidades tanto para cancelamentos e concessões de bolsas, quanto para consultas, impedindo a finalização do processo de ranqueamento de cursos, o qual é parte fundamental da concessão, conforme previsão editalícia. Tão logo o sistema ficou aberto para consultas (ele seguiu fechado para cancelamentos e concessões), o ranqueamento foi finalizado, ainda que em prazo diferente do desejado pela instituição e pelos interessados. O ranqueamento pode ser observado também no documento abaixo.

Como é de conhecimento da comunidade, o Edital 1/2020, o qual rege todo o processo, foi lançado em janeiro do corrente ano, apresentando as regras para a concessão, bem como o total de bolsas previstas para distribuição, conforme informações constantes no levantamento da UFPel junto à CAPES (no caso das cotas CAPES/Pró-Reitoria) e na previsão orçamentária da instituição (no que tange às bolsas PIB-MD). Em final de fevereiro, a CAPES anunciou um novo método para redistribuição de bolsas e, nos últimos dias, comunicou às instituições que o sistema seria aberto para cancelamentos e novas concessões no período de 20 a 27 de março (o que ocorreu, de fato, somente hoje, 21) e que recolheria todas as cotas de bolsas CAPES/Pró-Reitoria. Tal decisão afetou diretamente o total de bolsas previstas e concedidas pelo Edital 1/2020.

Assim, a PRPPGI divulga a lista de todos os classificados e indica, em azul, aqueles que poderão ser imediatamente atendidos por meio das 16 bolsas de Mestrado do Programa PIB-MD, oriundas de recursos do orçamento da UFPel. Cumpre destacar que a PRPPGI está engajada na busca da reversão da medida tomada pela CAPES, seja nacionalmente por meio de entidades representativas como a ANDIFES e FOPROP, seja no âmbito da instituição, estudando possibilidades no orçamento.

A PRPPGI lamenta profundamente pela decisão tomada pelo órgão de fomento e fica à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Publicado em 21/03/2020, na categoria Notícias.