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  • PRPPG lança edital para apoio a participação em eventos – Discentes de PPGs

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) acaba de lançar o edital de apoio à participação em eventos – Discentes de Pós-Graduação (APE-DPG), que visa apoiar a publicação de trabalhos completos de discentes de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel em eventos científicos no Brasil ou na América Latina.

    O edital APE-DPG visa, entre outros objetivos: (1) ampliar o número de artigos publicados por discentes de PPGs da UFPel em eventos científicos relevantes; (2) ampliar o suporte para a participação de discentes de PPGs da UFPel em eventos; (3) contribuir para uma maior internacionalização da UFPel; (4) estimular uma ampliação da produtividade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel; (5) ampliar a divulgação da produção científica da UFPel.

    O edital irá apoiar eventos realizados entre julho e dezembro de 2014. Os pedidos deverão ser encaminhados de acordo com o calendário abaixo, diretamente à PRPPG através de formulário específico, ao qual deve ser anexada a documentação exigida no edital.

    Período do evento Inscrição Resultado
    01 de julho a 31 de julho até 23 de junho Primeira semana de julho
    01 de agosto a 30 de setembro até 11 de julho A partir de 18 de julho
    01 de outubro a 31 de dezembro até 15 de agosto Primeira semana de setembro

     

    O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no seguinte link:
    https://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/

    O edital APE-DPG, em conjunto com o edital de Apoio à Participação em Eventos – Docentes e TAs (APE-DTA), faz parte do Programa de Apoio a Publicações (PAP) e da política de apoio à consolidação dos grupos de pesquisa e dos PPGs da UFPel que vem sendo desenvolvida pela PRPPG.

  • PRPPG lança edital para apoio a participação em eventos – Docentes e Técnico-Administrativos

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) acaba de lançar o edital de apoio à participação em eventos – Docentes e Técnico-Administrativos (APE-DTA), que visa apoiar a participação de Docentes e Técnico-Administrativos da UFPel em eventos de pesquisa, ensino extensão e cultura no Brasil ou no exterior.

    O edital APE-DTA visa, entre outros objetivos: (1) ampliar o número de trabalhos publicados e/ou apresentados por servidores da UFPel em eventos relevantes de suas áreas de atuação; (2) ampliar a participação de docentes ou técnico-administrativos da UFPel em eventos científicos, de ensino, de extensão e de cultura; (3) contribuir para uma maior internacionalização da UFPel; (4) estimular a ampliação da produção acadêmica de servidores da UFPel; (5) ampliar a divulgação dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.

    O edital irá apoiar eventos realizados entre julho e dezembro de 2014. Os pedidos deverão ser encaminhados de acordo com o calendário abaixo, diretamente à PRPPG através de formulário específico, ao qual deve ser anexada a documentação exigida no edital.

    Período do evento Inscrição Resultado
    01 de julho a 31 de julho até 23 de junho Primeira semana de julho
    01 de agosto a 30 de setembro até 11 de julho A partir de 18 de julho
    01 de outubro a 31 de dezembro até 15 de agosto Primeira semana de setembro

     

    O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no seguinte link:
    https://wp.ufpel.edu.br/prppg/editais-da-pesquisa/

    O edital APE-DTA, em conjunto com o edital de Apoio à Participação em Eventos – Discentes de Pós-Graduação (APE-DPG), faz parte do Programa de Apoio a Publicações (PAP) e da política de apoio à consolidação dos grupos de pesquisa e dos PPGs da UFPel que vem sendo desenvolvida pela PRPPG.

  • Informes sobre as Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    Por favor, solicitamos a atenção para os seguintes tópicos:

    §  O projeto deve estar registrado no COCEPE ou ter chegado com a aprovação do departamento ou centro na PRPPG até o dia 26 de maio de 2014. A vigência do projeto deve ser pelo menos até 31 de julho de 2015.

    §  Ser coordenador ou colaborador de projeto de pesquisa cadastrado na UFPel.

    §  Os projetos não serão avaliados, porém os planos de atividades do bolsista deverão estar de acordo com o projeto.

    §  Atenção para a sua respectiva área de avaliação, ela deverá estar em concordância com a sua planilha de avaliação.

    §  O prazo final para envio de propostas é 26 de maio de 2014 às 23 horas e 59 minutos pelo sistema de solicitação de bolsas.

    §  Não haverá prorrogações, devido ao curto prazo que deverá ser encaminhada a documentação de bolsistas para as agências de fomento.

  • Estão abertas as inscrições de pedidos de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas está divulgando, através do Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica, os editais 2014/2015 dos programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica.

    Os editais deste ano contêm novidades e, por isso, a PRPPG estimula fortemente uma leitura detalhada neste material para dirimir eventuais dúvidas e evitar erros que acabem por prejudicar a competitividade dos pedidos.

    A primeira novidade é a concorrência dentro das áreas de avaliação das grandes áreas. Esta mudança procura dar condições de equidade quanto à avaliação do CV Lattes dos pesquisadores para que não haja assimetrias muito grandes quanto a pontuação do CV Lattes.

    A segunda mudança é a modificação do formulário de envio das propostas. Neste ano existem duas possibilidades de envio: iniciação científica (4 editais) e iniciação tecnológica (2 editais). Neste formulário deverão ser anexados projeto, plano de trabalho, ficha de avaliação e CV Lattes em PDF.

    Uma terceira modificação é quanto à participação dos pesquisadores nas áreas de avaliação. Um pesquisador somente poderá participar em uma área de avaliação, mesmo que faça mais de uma solicitação em editais distintos.

    O plano de atividades apresentado no edital para bolsas PBIP pode ser o mesmo que foi apresentado no PBIC, PROBIC ou PBIP_AF.

    Para concorrer as bolsas, o projeto deverá estar cadastrado no COBALTO ou ter passado e sido aprovado em todas as instâncias de suas unidades acadêmicas chegando até o dia 26 de maio na PRPPG. Estes servirão como base de consulta ao Plano de Atividades e deverão ter vigência, de pelo menos o prazo da bolsa de iniciação científica e/ou tecnológica que será 31 de julho de 2015.

    A distribuição de bolsas por área também foi modificada. Neste ano, todas as propostas submetidas e que estejam de acordo com as exigências de cada edital irão contabilizar para esta distribuição, que será proporcional a demanda qualificada de cada área de avaliação, baseando-se em 50% da MEDIANA do número de solicitação para cada edital.

    A planilha de pontuação também sofreu modificações para se adequar a ordem do CV Lattes e também para incluir especificidades de grandes áreas e de áreas de avaliação.

    Por fim, diminuímos a porcentagem de adição de pontos dos pesquisadores que são bolsistas PQ de 20% para 15 da pontuação total e incluímos uma adição de 5% da pontuação total para os coordenadores de projetos de pesquisa com financiamento que tenham demonstrado isso na Matriz Docente.

    Ressaltamos que as inscrições irão até o dia 26 de maio de 2014.