A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), torna pública a abertura de Processo Seletivo para Bolsistas.
Podem inscrever-se para este Processo Seletivo, estudantes regularmente matriculados no PPGEMAT/UFPel, que não possuam outra bolsa no período de vigência deste edital, e que tenham ingressado no Programa nos Editais dos anos de 2023 e 2024. As inscrições serão realizadas, no período de 18 a 21 de março de 2024
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais para as disciplinas de:
Estudos Culturais e Educação Matemática Ementa: Estudo e discussão a respeito das diferenças culturais, das concepções de cultura e educação provocando um diálogo entre a educação matemática e a antropologia, a sociologia, a história. Total de vagas: 10 Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40. Local: Sala a definir CEHUS. Ministrante: Profª. Drª. Daniela S. Hoffmann
Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática Ementa: Análise e discussão de produções na área da Educação Matemática em relação ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores, contemplando tendências atuais. O processo investigativo matemático em sala de aula. Dentre as produções a serem analisadas se contemplará: artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses. Total de vagas: 5 Dia e Horário: Quinta-feira, das 19h às 22h20. Local: Sala a definir ANGLO Ministrante: Prof.ª Dr.ª Thais Philipsen Grützmann
Tecnologias e Educação Matemática I Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle. Total de vagas: 10 Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40. Local: Sala a definir CEHUS. Ministrante: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
Tópicos Especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos Ementa: A disciplina abordará diferentes aspectos do ensino de matemática e suas mudanças a partir de finais do século XIX até o presente momento, em termos de referências dadas pela BNCC. Participarão das temáticas do curso assuntos como: a construção de problemáticas de pesquisa sobre história da educação matemática; o uso de livros didáticos como fontes de pesquisa sobre o ensino de matemática de outros tempos; a pesquisa sobre práticas pedagógicas do ensino de matemática e a História Cultural; a constituição da matemática como um saber profissional do professor que ensina matemática. Trata-se de uma disciplina em rede com pesquisadores de outras universidades brasileiras que distribuem as aulas e avaliam os estudantes matriculados no PPG a que está vinculado. Total de vagas: 10 Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min, por webconferência, a partir de 28/03/24. Local: As aulas ocorrerão a partir do acesso ao e-aula e webconferência da UFPel (para o acesso serão enviadas instruções pelo e-mail do estudante) Ministrante: Prof. Dr. Diogo Franco Rios
O PPGEMAT/UFPel promove a aula inaugural do primeiro semestre deste ano com a Proª Drª Andreia Dalcin, do PPGEMAT/UFRGS, que trará o debate sobre Educação Matemática em tempos de IA: conexões com a história, as tecnologias e as artes.
A aula é aberta ao público e acontecerá de forma presencial, dia 14/03/24, às 9h, no Auditório da Reitoria – Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar.
O Curso trata do ensino exploratório para professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental (Anos Iniciais: 1º ao 5º ano e Anos Finais: 6º ao 9º ano) do município de Pelotas/RS. Discute sobre tarefas matemáticas: seleção, resolução e adaptação para ensinar aos alunos do EF. Também envolve o ensino exploratório e os estudos de aula (lesson study).
A mestranda Geiciele Raatz Hartwig, do Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática (PPGEMAT), orientada pela Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon,
foi destaque no XXV ENPÓS – Encontro de Pós-Graduação, da 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão SIIEPE/UFPel/2023 com o trabalho: Estudo de aula e desenvolvimento profissional no ensino da Matemática: Um mapeamento na BDTD.
Seminário Internacional Passado e Presente da Matemática 2023: Currículo do Ensino Secundário
A primeira edição do Seminário Internacional “Passado e Presente da Matemática 2023”, dedicado ao currículo do Ensino Secundário, terá lugar nos dias 28 de outubro e 11 de novembro. O seminário é dirigido a professores de matemática e investigadores e a inscrição é gratuita, mas obrigatória.
O programa do dia 28 de outubro centra-se nas tendências curriculares do Ensino Secundário no passado e o do dia 11 de novembro nas tendências curriculares do Ensino Secundário no presente. Em ambos os dias pretende-se proporcionar um momento final de debate e partilha, com o propósito de discutir as apresentações do dia.
A palestra de abertura será proferida pela profa Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov do PPGEMAT.
Maiores informações e inscrição no site do evento:
A profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov participará do 36 Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática na Universidade de Aveiro em Portugal, nos dias 20 e 21 de outubro de 2023, apresentando a palestra: “Infância e maturidade do conceito de função”.
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi convidada a integrar oRepositório Huet, do Governo Federal. O convite, feito peloInstituto Nacional de Educação de Surdos(INES), ocorreu devido a divulgação de dois vídeos desenvolvidos por dois projetos de acessibilidade para surdos, que fazem parte da Universidade: OObalibraseMathLibras.
ORepositório Digital Hueté uma biblioteca digital com materiais em Libras e Português para a educação de surdos. O repositório é gerenciado pelo Núcleo de Educação Online (NEO) do INES, pertencente aoMinistério da Educação(MEC). Dentre os materiais disponíveis estão vídeos, livros, documentos manuscritos, trabalhos apresentados em congressos e animações.
Na ocasião o projetoObalibras, coordenado pela professora do Centro de Letras e Comunicação (CLC) Tatiana Lebedeff, enviou um vídeo para compor o Repositório Huet denominado “Consulta Marcada”, no qual são apresentados, em um diálogo, os sinais em libras das vacinas contra a Covid-19. O projeto possui como proposta principal o desenvolvimento de material didático para o ensino de Libras.
Já o projetoMathLibras, coordenado pela professora do Instituto de Física e Matemática (IFM) Thaís Philipsen Grutzmann, enviou ao Repositório dois vídeos: “Material Dourado” e “Material Dourado II”, que ensina as unidades e dezenas matemáticas em libras para os estudantes. O projeto tem como objetivo principal produzir vídeos em libras para estudantes da educação infantil e ensino fundamental.
Ambos os projetos contaram com a participação de vários integrantes da Universidade, entre eles: docentes, estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Letras, bolsistas de iniciação científica e extensão, intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e colaboradores externos.
Exibindo registro(s) 11 a 20 de 250 encontrado(s).