Início do conteúdo
    Notícias
  • PPGEMAT seleciona bolsistas

    A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), torna pública a abertura de Processo Seletivo para Bolsistas.

    Podem inscrever-se para este Processo Seletivo, estudantes regularmente matriculados no PPGEMAT/UFPel, que não possuam outra bolsa no período de vigência deste edital, e que tenham ingressado no Programa nos Editais dos anos de 2023 e 2024. As inscrições serão realizadas, no período de 18 a 21 de março de 2024

    Acesse o EDITAL Nº 1/2024 – SELEÇÃO DE BOLSISTA PPGEMAT na íntegra

    Homologação das inscrições – Lista de inscrições homologadas

    Divulgação do resultado preliminar – Lista em ordem de classificação

    Divulgação do resultado final – Lista em ordem de classificação

  • Seleção de Estudante Especial 2024/1 PPGEMAT

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais para as disciplinas de:

    Estudos Culturais e Educação Matemática
    Ementa: Estudo e discussão a respeito das diferenças culturais, das concepções de cultura e educação provocando um diálogo entre a educação matemática e a antropologia, a sociologia, a história.
    Total de vagas:  10
    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
    Local: Sala a definir CEHUS.
    Ministrante: Profª. Drª. Daniela S. Hoffmann

    Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática
    Ementa: Análise e discussão de produções na área da Educação Matemática em relação ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores, contemplando tendências atuais. O processo investigativo matemático em sala de aula. Dentre as produções a serem analisadas se contemplará: artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses.
    Total de vagas: 5

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 19h às 22h20.
    Local: Sala a definir ANGLO
    Ministrante: Prof.ª Dr.ª Thais Philipsen Grützmann

    Tecnologias e Educação Matemática I
    Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.
    Total de vagas: 10

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
    Local: Sala a definir CEHUS.
    Ministrante: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira

    Tópicos Especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos
    Ementa: A disciplina abordará diferentes aspectos do ensino de matemática e suas mudanças a partir de finais do século XIX até o presente momento, em termos de referências dadas pela BNCC. Participarão das temáticas do curso assuntos como: a construção de problemáticas de pesquisa sobre história da educação matemática; o uso de livros didáticos como fontes de pesquisa sobre o ensino de matemática de outros tempos; a pesquisa sobre práticas pedagógicas do ensino de matemática e a História Cultural; a constituição da matemática como um saber profissional do professor que ensina matemática. Trata-se de uma disciplina em rede com pesquisadores de outras universidades brasileiras que distribuem as aulas e avaliam os estudantes matriculados no PPG a que está vinculado.
    Total de vagas: 10

    Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min, por webconferência, a partir de 28/03/24.
    Local: As aulas ocorrerão a partir do acesso ao e-aula e webconferência da UFPel (para o acesso serão enviadas instruções pelo e-mail do estudante)
    Ministrante: Prof. Dr. Diogo Franco Rios

    Mais informações disponíveis no 2024-1 SEI_UFPel – Edital de Estudante Especial PPGEMAT

    Inscrições para estudante especial HOMOLOGADAS   –  ERRATA

    Inscrições para estudante especial – FINAL

  • Aula inaugural 2024/1 do PPGEMAT/UFPel

    O PPGEMAT/UFPel promove a aula inaugural do primeiro semestre deste ano com a Proª Drª Andreia Dalcin, do PPGEMAT/UFRGS, que trará o debate sobre Educação Matemática em tempos de IA: conexões com a história, as tecnologias e as artes.

    A aula é aberta ao público e acontecerá de forma presencial, dia 14/03/24, às 9h, no Auditório da Reitoria – Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar.

  • Professora do PPGEMAT oferece curso de formação continuada para professores que ensinam matemática

    O Curso trata do ensino exploratório para professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental (Anos Iniciais: 1º ao 5º ano e Anos Finais: 6º ao 9º ano) do município de Pelotas/RS. Discute sobre tarefas matemáticas: seleção, resolução e adaptação para ensinar aos alunos do EF. Também envolve o ensino exploratório e os estudos de aula (lesson study).

    Confira a programação do curso!

    Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon

  • Destaque no XXV ENPÓS

    A mestranda Geiciele Raatz Hartwig, do Programa de Pós-Graduação em Educação
    Matemática (PPGEMAT), orientada pela Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon,
    foi destaque no XXV ENPÓS – Encontro de Pós-Graduação, da 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão SIIEPE/UFPel/2023 com o trabalho: Estudo de aula e desenvolvimento profissional no ensino da Matemática: Um mapeamento na BDTD.

  • Professora do PPGEMAT palestra na abertura de Seminário Internacional em Portugal

    Seminário Internacional Passado e Presente da Matemática 2023: Currículo do Ensino Secundário

    A primeira edição do Seminário Internacional “Passado e Presente da Matemática 2023”, dedicado ao currículo do Ensino Secundário, terá lugar nos dias 28 de outubro e 11 de novembro. O seminário é dirigido a professores de matemática e investigadores e a inscrição é gratuita, mas obrigatória.

    O programa do dia 28 de outubro centra-se nas tendências curriculares do Ensino Secundário no passado e o do dia 11 de novembro nas tendências curriculares do Ensino Secundário no presente. Em ambos os dias pretende-se proporcionar um momento final de debate e partilha, com o propósito de discutir as apresentações do dia.

    A palestra de abertura será proferida pela profa Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov do PPGEMAT.

    Maiores informações e inscrição no site do evento:

    https://eventos.fct.unl.pt/si_passado_presente

  • Professora do PPGEMAT participa de evento em Aveiro, Portugal

    A profa. Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov participará do 36 Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática na Universidade de Aveiro em Portugal, nos dias 20 e 21 de outubro de 2023, apresentando a palestra: “Infância e maturidade do conceito de função”.

  • PPGEMAT seleciona Estudante Especial – 2023/2

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais para as disciplinas de:

    Educação de Surdos e a Educação Matemática

    Matemática nos Anos Iniciais (horário sofrerá alteração para sextas à tarde – edital de retificação emitido em breve)

    Formação de professores, docências(s) e Educação Matemática

    Educação e pós-modernidade: estudos em Zygmunt Bauman

    – Laboratório de Produção de Vídeos Pedagógicos

     

    Mais informações disponíveis do Edital abaixo:

    Edital estudante especial 2023-2 PPGEMAT

     

    Inscrições Homologadas:

    Lista das Inscrições Homologadas

     

    Resultado Final:

    Lista dos Alunos Especiais selecionados

  • Vídeos produzidos na UFPel integram repositório de materiais em Libras do MEC

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi convidada a integrar o Repositório Huet, do Governo Federal. O convite, feito pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos(INES), ocorreu devido a divulgação de dois vídeos desenvolvidos por dois projetos de acessibilidade para surdos, que fazem parte da Universidade: O Obalibras e MathLibras.

    O Repositório Digital Huet é uma biblioteca digital com materiais em Libras e Português para a educação de surdos. O repositório é gerenciado pelo Núcleo de Educação Online (NEO) do INES, pertencente ao Ministério da Educação (MEC). Dentre os materiais disponíveis estão vídeos, livros, documentos manuscritos, trabalhos apresentados em congressos e animações.

    Na ocasião o projeto Obalibras, coordenado pela professora do Centro de Letras e Comunicação (CLC) Tatiana Lebedeff, enviou um vídeo para compor o Repositório Huet denominado “Consulta Marcada”, no qual são apresentados, em um diálogo, os sinais em libras das vacinas contra a Covid-19. O projeto possui como proposta principal o desenvolvimento de material didático para o ensino de Libras.

    Já o projeto MathLibras, coordenado pela professora do Instituto de Física e Matemática (IFM) Thaís Philipsen Grutzmann, enviou ao Repositório dois vídeos: “Material Dourado” e “Material Dourado II”, que ensina as unidades e dezenas matemáticas em libras para os estudantes. O projeto tem como objetivo principal produzir vídeos em libras para estudantes da educação infantil e ensino fundamental.

    Ambos os projetos contaram com a participação de vários integrantes da Universidade, entre eles: docentes, estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Letras, bolsistas de iniciação científica e extensão, intérpretes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e colaboradores externos.