O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo
    Notícias
  • Disciplinas Semestre 2024/2

    O PPGEMAT divulga as disciplinas que serão oferecidas no segundo semestre de 2024.

    As aulas iniciam na semana de 02 de setembro de 2024.

    Em breve, haverá abertura de Edital de Aluno Especial!

     

    • Disciplina Obrigatória 

    Seminário de Pesquisa 

    Dia e horário: Quinta-feira, 08h – 9h40.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir

    Ministrantes: Profª. Drª. Rozane da Silveira Alves e Profª Drª Circe Mary Silva da Silva Dynnikov

    Carga horária/créditos: 34/02

    Ementa: Pesquisa experimental; pesquisa-ação; pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; análise textual discursiva; análise do discurso; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos e metodologia da pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas quantitativas e qualitativas na Educação Matemática.

    • Disciplina da Linha 1: História, Currículo e Cultura em Educação Matemática

    Currículo e Educação Matemática no Brasil

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.

    Local: CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Sala a definir.

    Ministrante: Profª. Drª. Daniela Stevanin Hoffmann

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.

    • Disciplina da Linha 2: Tecnologias e Educação Matemática

    Tecnologias e Educação Matemática II

    Dia e Horário: Quinta-feira, das das 14h às 17h40.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir.

    Ministrante: Prof.ª Dr.ª Carla Denise Ott Felcher

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.

    • Disciplina da Linha 3: Processos de ensino e aprendizagem em Educação Matemática

    Matemática nos Anos Iniciais

    Dia e Horário: Sexta-feira, das 14h às 17h40.

    Local: Campus Anglo – Sala 309 (LAM).

    Ministrantes: Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves e Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.

    • Disciplina eletiva

    Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática

    Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min.

    Local: Campus Anglo – Sala a definir

    Ministrantes: Profª. Drª. Marta Cristina Cezar Pozzobon e Profª Drª Daiane Scopel Boff

    Carga horária/créditos: 68/04

    Ementa: O componente curricular “Formação de professores, docência(s) e Educação Matemática” problematiza a (de)formação de professores que ensinam matemática(s), os modos de produção da(s) docência(s) e dos docentes. Discute alguns conceitos como (de)formação de professores, docências na contemporaneidade, desenvolvimento profissional, estudos de aula, experiências coformativas, teoria e prática e outros.

     

  • PPGEMAT presente no Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática – Portugal

    A professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov do PPGEMAT participou do 37º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática realizado na Academia de Ciências de Lisboa e no Museu Nacional de História Natural e da Ciência nos dias 28 e 29 de junho, em Portugal.

    Profa. Circe apresentou o trabalho “Desafios na construção de uma simbologia para o Cálculo Diferencial e Integral”.

    Participantes do evento na Academia de Ciências de Lisboa.

  • Locais e horários das disciplinas 2024/1

    CEHUS – Rua Coronel Alberto Rosa, 117

    • Laboratório de Produção Científica – sala 29 (Quinta-feira, das 8h às 9h40) Profª Marta Cristina Cezar Pozzobon – Inicia 21/03
    • Tendências em Educação Matemática – sala 28 (sexta-feira, das 8h às 11h20) Profª Denise Nascimento Silveira – Inicia 15/03
    • Estudos Culturais e Educação Matemática – sala 34 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Profª Daniela Stevanin Hoffmann – Inicia 21/03
    • Tecnologias e Educação Matemática I – sala 33 (Quinta-feira, das 14h às 17h40) Prof André Luis Andrejew Ferreira – Inicia 21/03

    ANGLO – Rua Gomes Carneiro, 01

    • Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática – sala 307 (3º andar) (Quinta-feira, das 19h às 22h20) Prof Thaís Philipsen Grützmann – Inicia 13/03

    ONLINE – endereço a divulgar

    • Tópicos Especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos. Prof Diogo Franco Rios – Inicia 28/03
  • PPGEMAT seleciona bolsistas

    A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), torna pública a abertura de Processo Seletivo para Bolsistas.

    Podem inscrever-se para este Processo Seletivo, estudantes regularmente matriculados no PPGEMAT/UFPel, que não possuam outra bolsa no período de vigência deste edital, e que tenham ingressado no Programa nos Editais dos anos de 2023 e 2024. As inscrições serão realizadas, no período de 18 a 21 de março de 2024

    Acesse o EDITAL Nº 1/2024 – SELEÇÃO DE BOLSISTA PPGEMAT na íntegra

    Homologação das inscrições – Lista de inscrições homologadas

    Divulgação do resultado preliminar – Lista em ordem de classificação

    Divulgação do resultado final – Lista em ordem de classificação

  • Seleção de Estudante Especial 2024/1 PPGEMAT

    O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel seleciona estudantes especiais para as disciplinas de:

    Estudos Culturais e Educação Matemática
    Ementa: Estudo e discussão a respeito das diferenças culturais, das concepções de cultura e educação provocando um diálogo entre a educação matemática e a antropologia, a sociologia, a história.
    Total de vagas:  10
    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
    Local: Sala a definir CEHUS.
    Ministrante: Profª. Drª. Daniela S. Hoffmann

    Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática
    Ementa: Análise e discussão de produções na área da Educação Matemática em relação ao ensino, à aprendizagem e à formação de professores, contemplando tendências atuais. O processo investigativo matemático em sala de aula. Dentre as produções a serem analisadas se contemplará: artigos em periódicos nacionais e internacionais, dissertações e teses.
    Total de vagas: 5

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 19h às 22h20.
    Local: Sala a definir ANGLO
    Ministrante: Prof.ª Dr.ª Thais Philipsen Grützmann

    Tecnologias e Educação Matemática I
    Ementa: Analisar semelhanças e diferenças entre a cultura escolar e a cultura digital. Diferenciar cursos presenciais, semi presenciais e virtuais. Identificar as diferenças entre ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem. Legislação em EAD. Apresentar diferentes plataformas de EAD e AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Ferramentas de EAD. Metodologias de trabalho em EAD. Avaliação em cursos de EAD. Moodle.
    Total de vagas: 10

    Dia e Horário: Quinta-feira, das 14h às 17h40.
    Local: Sala a definir CEHUS.
    Ministrante: Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira

    Tópicos Especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos
    Ementa: A disciplina abordará diferentes aspectos do ensino de matemática e suas mudanças a partir de finais do século XIX até o presente momento, em termos de referências dadas pela BNCC. Participarão das temáticas do curso assuntos como: a construção de problemáticas de pesquisa sobre história da educação matemática; o uso de livros didáticos como fontes de pesquisa sobre o ensino de matemática de outros tempos; a pesquisa sobre práticas pedagógicas do ensino de matemática e a História Cultural; a constituição da matemática como um saber profissional do professor que ensina matemática. Trata-se de uma disciplina em rede com pesquisadores de outras universidades brasileiras que distribuem as aulas e avaliam os estudantes matriculados no PPG a que está vinculado.
    Total de vagas: 10

    Dia e horário: Quinta-feira, 19h às 22h 20min, por webconferência, a partir de 28/03/24.
    Local: As aulas ocorrerão a partir do acesso ao e-aula e webconferência da UFPel (para o acesso serão enviadas instruções pelo e-mail do estudante)
    Ministrante: Prof. Dr. Diogo Franco Rios

    Mais informações disponíveis no 2024-1 SEI_UFPel – Edital de Estudante Especial PPGEMAT

    Inscrições para estudante especial HOMOLOGADAS   –  ERRATA

    Inscrições para estudante especial – FINAL

  • Aula inaugural 2024/1 do PPGEMAT/UFPel

    O PPGEMAT/UFPel promove a aula inaugural do primeiro semestre deste ano com a Proª Drª Andreia Dalcin, do PPGEMAT/UFRGS, que trará o debate sobre Educação Matemática em tempos de IA: conexões com a história, as tecnologias e as artes.

    A aula é aberta ao público e acontecerá de forma presencial, dia 14/03/24, às 9h, no Auditório da Reitoria – Rua Gomes Carneiro, nº 1 – 4º andar.

  • Professora do PPGEMAT oferece curso de formação continuada para professores que ensinam matemática

    O Curso trata do ensino exploratório para professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental (Anos Iniciais: 1º ao 5º ano e Anos Finais: 6º ao 9º ano) do município de Pelotas/RS. Discute sobre tarefas matemáticas: seleção, resolução e adaptação para ensinar aos alunos do EF. Também envolve o ensino exploratório e os estudos de aula (lesson study).

    Confira a programação do curso!

    Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon

  • Destaque no XXV ENPÓS

    A mestranda Geiciele Raatz Hartwig, do Programa de Pós-Graduação em Educação
    Matemática (PPGEMAT), orientada pela Profa. Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon,
    foi destaque no XXV ENPÓS – Encontro de Pós-Graduação, da 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão SIIEPE/UFPel/2023 com o trabalho: Estudo de aula e desenvolvimento profissional no ensino da Matemática: Um mapeamento na BDTD.

  • Professora do PPGEMAT palestra na abertura de Seminário Internacional em Portugal

    Seminário Internacional Passado e Presente da Matemática 2023: Currículo do Ensino Secundário

    A primeira edição do Seminário Internacional “Passado e Presente da Matemática 2023”, dedicado ao currículo do Ensino Secundário, terá lugar nos dias 28 de outubro e 11 de novembro. O seminário é dirigido a professores de matemática e investigadores e a inscrição é gratuita, mas obrigatória.

    O programa do dia 28 de outubro centra-se nas tendências curriculares do Ensino Secundário no passado e o do dia 11 de novembro nas tendências curriculares do Ensino Secundário no presente. Em ambos os dias pretende-se proporcionar um momento final de debate e partilha, com o propósito de discutir as apresentações do dia.

    A palestra de abertura será proferida pela profa Dra. Circe Mary Silva da Silva Dynnikov do PPGEMAT.

    Maiores informações e inscrição no site do evento:

    https://eventos.fct.unl.pt/si_passado_presente

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.