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  • Museologia obtém nota 4 na avaliação INEP/MEC

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    O resultado do processo de avaliação do Curso de Bacharelado em Museologia do Instituto de Ciências Humanas foi muito bem recebido pela comunidade da área. A nota 4, de um máximo de 5, reflete o empenho e a dedicação com que os profissionais têm se envolvido na oferta de um curso com qualidade elogiada. O peso negativo, que já era esperado, ficou por conta da infraestrutura, como se depreende do relatório da própria comissão de avaliação.

    A comunidade da Museologia está de parabéns pela muito boa nota alcançada na avaliação. Leia, a seguir, as considerações finais do relatório de avaliação.

    A avaliação in loco levou em consideração a realidade verificada a partir da documentação postada no sistema eMEC
    (PDI, PPC, relatórios de avaliação do CPA e informações prestadas no formulário online) e as informações levantadas durante a visita in loco, a partir das reuniões executadas – com os dirigentes institucionais, com a coordenação do curso, com os
    professores/NDE, com os técnicos administrativos, com os estudantes e com os membros do CPA –, da análise da documentação fornecida (normativas internas institucionais, planejamentos acadêmicos, programas de disciplinas, relatórios da biblioteca, dados dos professores e de pesquisa e extensão), dos documentos educacionais reguladores da área e do
    conhecimento e análise das instalações e biblioteca, além da avaliação do atendimento dos requisitos legais.
    Frente aos procedimentos adotados, foram atribuídos conceitos 3,7 para a dimensão didáticopedagógica, 4,2 para o corpo
    docente e 2,8 para a infraestrutura.
    Na dimensão didáticopedagógica do curso teve desempenho muito bom, justificado pelo conceito 3,7. Tal avaliação deriva da
    verificação in loco do atendimento dos requisitos necessários para uma formação em museologia. O Projeto Pedagógico do
    Curso foi recém atualizado, no final de 2015. Tal atualização foi concentrada no reordenamento da oferta dos componentes
    curriculares e na atualização de conteúdos e bibliografias. Percebe-se uma pequena rigidez curricular, expressa na quantidade
    de disciplinas obrigatórias com pré-requisitos. O corpo docente obteve desempenho muito bom, com o conceito 4,2. Verificase
    para o corpo docente vasta experiência no magistério superior, um quadro composto por profissionais com titulação stricto sensu (maior parte dele doutores) e produção acadêmica de pesquisa e extensão.
    A infraestrutura obteve desempenho suficiente, expressa pelo conceito 2,8 justificado, sobretudo, pela observação, na visita
    in loco, da adequação mínima dos espaços, equipamentos, bibliografia e infraestrutura para o atendimento da demanda que o
    curso recebe. Aqui constata-se a descontinuidade da execução dos planejamentos institucionais da administração central no
    âmbito do curso, em especial no que se refere ao projeto Laneira Casa dos Museus, apresentado à comissão de avaliação
    desde 2012. O atendimento dos laboratórios de TICs e as bibliografias básica e complementar são insuficientes.
    Assim sendo, observados os requisitos avaliados e de acordo com os parâmetros do INEP, o desempenho do curso é
    considerado muito bom, o que possibilita o conceito final 4 para o Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade
    Federal de Pelotas.

  • Reformas no Acervo do Arquivo da Justiça do Trabalho – NDH – UFPel

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    Tendo em vista a autorização, pelo diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), professor Sidney Gonçalves Vieira, de obras nas dependências do Arquivo da Justiça do Trabalho, a coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel (NDH), professora Lorena Almeida Gill, comunica que o acervo está indisponível para consulta por tempo indeterminado.

    Maiores informações podem ser obtidas junto à secretaria do NDH ou na direção da Unidade.

    A reforma em andamento permitirá a ampliação da Reserva Técnica do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Antropologia e Arqueologia (Lepaarq) em cerca de 20 m² com a mudança de acesso ao Acervo da Justiça do Trabalho. A fim de viabilizar o novo acesso, o que implica na troca de divisórias e a abertura de uma porta, parte do acervo está sendo realocado dentro do próprio espaço no qual se encontra.

    Na data de 14/04/2016, quinta-feira, a bolsista do NDH, Amanda Ishizaka, informou que terminou a movimentação da parte do acervo no local onde será aberta a nova porta de acesso. Já foram feitas as solicitações para que a Pró-Reitoria de Infraestrutura troque um interruptor de lugar e proceda a abertura da porta. Tão logo o serviço seja executado, o espaço ficará à disposição exclusiva do NDH a fim de reorganize o acervo e retome o atendimento normal.

  • Reportagem do Diário Popular destaca trabalho de arqueologia do ICH

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    Fonte: Diário Popular, 11/04/2016.

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    Fonte: Diário Popular, 11/04/2016.

    O Pampa Negro em destaque

    Importante trabalho desenvolvido no âmbito do Laboratório de Estudos Interdisciplinares de Cultura Material, sob coordenação do professor Lúcio Ferreira Menezes, denominado “O Pampa Negro: A Arqueologia da Escravidão na Região Meridional do Brasil”, teve destaque especial na edição de domingo, 10/04/2016, no Diário Popular de Pelotas.

    A reportagem mostra o trabalho desenvolvido junto à Charqueda São João, em Pelotas, umas áreas analisadas pelo projeto que integra um estudo em rede sobre os afrodescendentes.

    A matéria completa pode ser acessada no link a seguir:

    Diário_Popular_Fragmentos em busca do Pampa Negro

  • Conselho Departamental se reunirá na segunda, 11/04

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    Seguindo o Calendário de Reuniões do Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas haverá nova reunião ordinária do órgão na segunda-feira, 11/04. A reunião acontecerá no ICH da Rua Alberto Rosa, 154 e está marcada para as 14 H 30 min.

  • Reitor apresenta garantias de espaços para ICH

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    Fonte: CCS

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    Fonte: CCS

    Reunião ampliada foi no Auditório da Reitoria

    A reunião do dia 06/04 (quarta-feira) com o Reitor Mauro Del Pino foi marcada para tratar da questão envolvendo o uso do espaço do ICH na Rua Lobo da Costa 1877, a Canguru e a possível locação de dois imóveis, na Praça Coronel Pedro Osório, 1 e 3 para mudança das áreas envolvidas.

    A Direção do ICH esteve acompanhada pelos demais chefes e coordenadores das áreas de Museologia, Conservação e Restauro e Memória e Patrimônio. Grande parte dos professores do departamento também estavam presentes. Além de técnicos que trabalham no local também se fez presente um grande número de estudantes de graduação e pós-graduação.  Ao todo foram cerca de sessenta pessoas recebidas pelo Reitor e pela Vice-Reitora no Auditório da Reitoria.

    A proposição de que todos fossem recebidos, proposta pela Direção, foi imediatamente aceita pelo Reitor, diante da demonstração de que se tratava de um movimento preocupado com o futuro dos cursos e que não tinha qualquer outra conotação além da justa reivindicação que apoiavam.

    Locação dos prédios 1 e 3 ainda não será encaminhada

    O Reitor disse que aguardará a definição de outra negociação que está em curso com a Universidade antes de retomar a proposta de locação dos prédios 1 e 3 da Praça Pedro Osório. Segundo o Reitor, há o comprometimento dos representantes dos imóveis no sentido de não fazerem outra negociação antes da universidade confirmar seu interesse pelos imóveis. Entretanto, o Reitor afirmou que a proposta que está sendo tentada é muito melhor  para todo o  ICH. De qualquer modo, diante da manifestação da comunidade de que aceita a proposta feita pela Reitoria de mudança pata os citados imóveis esta proposta será mantida pela Reitoria caso não se concretize outra melhor.

    O questionamento posto na reunião foi no sentido de que qualquer solução será intermediária à proposta definitiva para os cursos na Laneira e que, nesse caso seria melhor já definir pelo local conhecido por todos, haja vista que o Reitor não revelou de que imóvel se trata a outra possibilidade. Mas, o Reitor voltou a afirmar que só voltará a esses imóveis caso não se concretize a nova proposta que pretende apresentar.

    Laneira definida como Casa dos Museus

    Apesar da veiculação de notícias que dão conta do uso possível da Laneira para outras atividades o Reitor foi categórico em afirmar que o projeto da Casa dos Museus e a transferência dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro e a Pós-Graduação para a Laneira é certa e inequívoca. Trata-se de um projeto assumido pela Reitoria e que se encontra na fase de elaboração de projetos executivos para que se siga adiante na sua consecução. Desse modo, a comunidade sentiu-se contemplada com a garantia dada pelo Reitor de que a Laneira é um projeto institucional da UFPel e continuará como prioridade.

    Permanência na Canguru enquanto necessário

    Outra tranquilidade decorrente da reunião foi a afirmação do Reitor de que não há a possibilidade de que os usos atuais na Canguru sejam interrompidos de forma imediata, ou seja, não há qualquer ameaça para que se saia do prédio. A intenção da Reitoria é de resolver uma situação instável que trata da locação daquele imóvel.  Dai decorreu a proposta de locação dos imóveis na Praça Pedro Osório, pois então se consolidaria uma locação regular.

    ICH Uno e Múltiplo tem plano imediato da Reitoria

    O mais surpreendente na reunião foi a afirmação do Reitor de que o projeto do ICH Uno e Múltiplo, proposto pela Direção do ICH, poderá se efetivar ainda neste semestre. A negociação em Brasília a acerca da possibilidade de compra ou aluguel de uma área capaz de abrigar as atividades previstas para todo o ICH é um dos motivos da viagem do professor Mauro na próxima semana. De acordo com o Reitor, caso isso se concretize, os problemas de espaço do ICH seriam resolvidos, sem interferir no Projeto Casa dos Museus na Laneira. É esperar para ver.

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  • Reunião com a Reitoria analisa alternativas para Campus ICH da Lobo da Costa

    Reunião na terça, 06/04 11 H

    Nesta quarta-feira (06/04/2016) a Reitoria da Universidade Federal de Pelotas estará reunida com o Instituto de Ciências Humanas, representado pela Direção, Departamento, Colegiado, professores e estudantes das áreas de Museologia, Conservação e Restauro e Memória e Patrimônio, para discutir alternativas de espaço em substituição ao Campus do ICH na Rua Lobo da Costa, 1877, conhecido como Canguru.

    Instabilidade no uso do espaço

    Como é de conhecimento público, o uso daquele local sempre se deu em meio a instabilidade em função da relação jurídica que garante à Universidade a locação. Da parte do ICH, em diversas oportunidades, foram feitas tentativas para que se encontrasse um local em condições para abrigar as atividades alocadas no local. Da parte da Reitoria, sempre houve o comprometimento de que a Unidade não seria desalojada enquanto não houvesse uma alternativa, no mínimo em igualdade de condições. Hoje em dia, além do ICH, a Faculdade de Educação (FaE), também possui atividades alocadas na Canguru.

    A possibilidade de um novo prédio

    Recentemente, foi apresentada a possibilidade de locação dos casarões 1 e 3 da Praça Coronel Pedro Osório, local que foi visitado por profissionais da área e achado em condições de receber grande parte das atividades que estão na Canguru. Na reunião de quarta-feira, se buscará um posicionamento da Reitoria quanto à possibilidade de que tal locação se efetive e alternativas para que se possa pensar de forma mais tranquila nas atividades dos cursos, enquanto aguardamos pela execução do projeto Casa dos Museus, na Laneira, que finalmente deverá abrigar de forma definitiva as áreas envolvidas.

    Falsa notícia gera controvérsia

    Na terça-feira (05/04/2016) foi ventilada a notícia de que a Reitoria estaria interessada em fechar os cursos da área e desocupar o prédio da Canguru. Tal informação não procede. De fato o que existe é o que foi narrado antes. Qualquer especulação no sentido de que possam ser verdadeiras tais notícias não tem fundamento nas negociações em curso entre a Direção do ICH e a Reitoria.

  • Curso de Museologia com avaliação do INEP/MEC

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    Professores Carlos e Heloísa durante reunião na Reitoria

     

    Os professores Carlos Alberto Santos Costa (coordenador) e Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa iniciaram o processo de avaliação do Curso de Museologia, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A extensa agenda da comissão teve início com uma reunião com os dirigentes da Universidade onde foi ratificado o roteiro da visita in loco que se encontra em curso.

    Durante a quinta e a sexta-feira os professores da comissão estarão envolvidos em reuniões e análise de documentos que serão responsáveis pela emissão de uma nota acerca do Curso de Bacharelado em Museologia.

    A comissão foi recebida desde o início pela professora Sarah Maggitti Silva, Coordenadora do Colegiado do Curso, e pelo professor Sidney Gonçalves Vieira, Diretor do ICH, que sempre enfatizaram a importância do trabalho da comissão que propicia um momento importante também de autoavaliação e reflexão sobre o funcionamento do curso.

  • RESGATE DO MUSEU GRUPELLI

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    Professores e alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração fizeram uma ação de resgate no Museu Grupelli nesta quarta-feira (30/03). Por conta das chuvas do último final de semana na região de Pelotas, o Arroio Quilombo subiu e alagou completamente o Museu, o Posto de Saúde, a casa e o restaurante da família Grupelli.

    Desde 2008 o Prof. Diego Ribeiro coordena projetos de extensão no Museu Grupelli, e a coleta diligente de objetos, relatos e memórias realizada por alunos e professores resultou em um espaço de integração e diálogo respeitoso com a comunidade local.

    Hoje o grupo de resgate encontrou uma situação desoladora: todo o acervo está molhado e coberto de lama, muitos objetos se perderam, levados pelas águas. A exposição e todo o trabalho de organização do acervo estão comprometidos.

    Num primeiro momento a família Grupelli retirou as camadas grossas de lama, abriu e ventilou o Museu. Agora a equipe de resgate, ainda que com poucos recursos, trabalha para reduzir os danos, recuperar o acervo e reativar o Museu.

    Para ajudar a secar paredes, pisos, mobiliário e acervo, foram colocados alguns ventiladores. Teve início uma primeira limpeza dos objetos. Documentos e têxteis, materiais que ficaram muito fragilizados, foram trazidos para os Laboratórios do Curso de Conservação e Restauração para realizar com mais segurança procedimentos de secagem e recuperação.

    Muito ainda precisa ser feito. O trabalho segue até que o Museu Grupelli retome suas atividades e possa novamente receber a comunidade e os visitantes.

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  • Geografia promove aula inaugural dia 12/04 com professor Rui Fernandes, de Portugal

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    Os Cursos de Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação em Geografia da UFPel tem o prazer de convidar para a Aula Inaugural de 2016, que será proferida pelo Prof. Dr. Rui Jorge Gama Fernandes (Universidade de Coimbra, Portugal) e que terá como tema “Dinâmicas Territoriais e a abordagem da Geografia Econômica”.
    A aula ocorrerá no dia 12 de Abril de 2016, às 19h no auditório Centro de Artes, na rua Álvaro Chaves,nº 65, Pelotas.
    O Prof. Dr. Rui Jorge Gama Fernandes é Geógrafo e Doutor em Letras, na área de Geografia, na especialidade de Geografia. É Professor Associado no Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra e Investigador no Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território.
    Em suas atividades de pesquisa, têm privilegiado as áreas de Geografia Econômica e das metodologias de pesquisa em Geografia. Em particular, trabalha com temas relacionados com a atividade industrial, inovação, políticas de desenvolvimento e também com métodos de análise estatística de dados em Geografia.
    Maiores informações disponíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/ppgeo/2016/03/30/aula_inaugural_2016/

     

  • Estacionamento na Canguru seguirá regras

    Informo que a partir de 28 de março de 2016 o uso do Estacionamento no Campus ICH Lobo da Costa (Rua Lobo da Costa, 1877 – Canguru) somente poderá ser realizado mediante AUTORIZAÇÃO em acordo com o Termo de Adesão e com a Identificação do Usuário e do Veículo respectivo.

    A partir da data referida os veículos que não estiverem autorizados não poderão acessar o pátio do estacionamento.

    O preenchimento do Formulário próprio para obtenção da Autorização deverá ser feito na Secretaria do Instituto de Ciência Humanas, na Rua Alberto Rosa, 154, no horário das 14 H às 18 H, com Suzi Braga.

    Solicito seja feita ampla divulgação dessas medidas ao usuários do estacionamento.

    Formulário com Termo de Adesão

    Ficha de Cadastro Estacionamento

     

    Regras Básicas para uso do Estacionamento

    1. Os signatários deste termo concordam explicitamente com as regras aqui estabelecidas e em caso de descumprimento concordam em não fazer uso do estacionamento.
    2. Os veículos (automóveis e motocicletas) estacionados no pátio do Campus ICH LOBO DA COSTA (Rua Lobo da Costa, 1877) não estão cobertos por qualquer tipo de seguro.
    3. O uso do estacionamento é exclusivo para o condutor autorizado e o veículo cadastrado sendo limitado a um veículo por condutor.
    4. Somente poderão utilizar o estacionamento os servidores docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFPEL, devidamente cadastrados e durante o tempo em que estiverem no referido Campus exclusivamente durante o horário de expediente.
    5. Somente poderá utilizar o estacionamento o automóvel identificado com a respectiva autorização.
    6. A entrada na área de estacionamento será permitida até o limite de vagas disponíveis, observada a ordem de chegada do usuário. A autorização e a identificação não dão garantia de uso no caso do limite de vagas ser atingido. As vagas para discentes estão limitadas em dez (10), à direita do pátio de entrada, sendo as demais distribuídas entre docentes e técnicos-administrativos.
    7. Os condutores deverão estacionar seus veículos nas vagas desocupadas, preferencialmente de ré.
    8. A autorização para discentes deverá ser renovada semestralmente e as demais anualmente.

    Cada condutor pagará o preço de custo do adesivo de identificação sempre que for necessário.