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  • Conselho Departamental se reunirá na segunda, 11/04

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    Seguindo o Calendário de Reuniões do Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas haverá nova reunião ordinária do órgão na segunda-feira, 11/04. A reunião acontecerá no ICH da Rua Alberto Rosa, 154 e está marcada para as 14 H 30 min.

  • Reitor apresenta garantias de espaços para ICH

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    Fonte: CCS

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    Fonte: CCS

    Reunião ampliada foi no Auditório da Reitoria

    A reunião do dia 06/04 (quarta-feira) com o Reitor Mauro Del Pino foi marcada para tratar da questão envolvendo o uso do espaço do ICH na Rua Lobo da Costa 1877, a Canguru e a possível locação de dois imóveis, na Praça Coronel Pedro Osório, 1 e 3 para mudança das áreas envolvidas.

    A Direção do ICH esteve acompanhada pelos demais chefes e coordenadores das áreas de Museologia, Conservação e Restauro e Memória e Patrimônio. Grande parte dos professores do departamento também estavam presentes. Além de técnicos que trabalham no local também se fez presente um grande número de estudantes de graduação e pós-graduação.  Ao todo foram cerca de sessenta pessoas recebidas pelo Reitor e pela Vice-Reitora no Auditório da Reitoria.

    A proposição de que todos fossem recebidos, proposta pela Direção, foi imediatamente aceita pelo Reitor, diante da demonstração de que se tratava de um movimento preocupado com o futuro dos cursos e que não tinha qualquer outra conotação além da justa reivindicação que apoiavam.

    Locação dos prédios 1 e 3 ainda não será encaminhada

    O Reitor disse que aguardará a definição de outra negociação que está em curso com a Universidade antes de retomar a proposta de locação dos prédios 1 e 3 da Praça Pedro Osório. Segundo o Reitor, há o comprometimento dos representantes dos imóveis no sentido de não fazerem outra negociação antes da universidade confirmar seu interesse pelos imóveis. Entretanto, o Reitor afirmou que a proposta que está sendo tentada é muito melhor  para todo o  ICH. De qualquer modo, diante da manifestação da comunidade de que aceita a proposta feita pela Reitoria de mudança pata os citados imóveis esta proposta será mantida pela Reitoria caso não se concretize outra melhor.

    O questionamento posto na reunião foi no sentido de que qualquer solução será intermediária à proposta definitiva para os cursos na Laneira e que, nesse caso seria melhor já definir pelo local conhecido por todos, haja vista que o Reitor não revelou de que imóvel se trata a outra possibilidade. Mas, o Reitor voltou a afirmar que só voltará a esses imóveis caso não se concretize a nova proposta que pretende apresentar.

    Laneira definida como Casa dos Museus

    Apesar da veiculação de notícias que dão conta do uso possível da Laneira para outras atividades o Reitor foi categórico em afirmar que o projeto da Casa dos Museus e a transferência dos cursos de Museologia, Conservação e Restauro e a Pós-Graduação para a Laneira é certa e inequívoca. Trata-se de um projeto assumido pela Reitoria e que se encontra na fase de elaboração de projetos executivos para que se siga adiante na sua consecução. Desse modo, a comunidade sentiu-se contemplada com a garantia dada pelo Reitor de que a Laneira é um projeto institucional da UFPel e continuará como prioridade.

    Permanência na Canguru enquanto necessário

    Outra tranquilidade decorrente da reunião foi a afirmação do Reitor de que não há a possibilidade de que os usos atuais na Canguru sejam interrompidos de forma imediata, ou seja, não há qualquer ameaça para que se saia do prédio. A intenção da Reitoria é de resolver uma situação instável que trata da locação daquele imóvel.  Dai decorreu a proposta de locação dos imóveis na Praça Pedro Osório, pois então se consolidaria uma locação regular.

    ICH Uno e Múltiplo tem plano imediato da Reitoria

    O mais surpreendente na reunião foi a afirmação do Reitor de que o projeto do ICH Uno e Múltiplo, proposto pela Direção do ICH, poderá se efetivar ainda neste semestre. A negociação em Brasília a acerca da possibilidade de compra ou aluguel de uma área capaz de abrigar as atividades previstas para todo o ICH é um dos motivos da viagem do professor Mauro na próxima semana. De acordo com o Reitor, caso isso se concretize, os problemas de espaço do ICH seriam resolvidos, sem interferir no Projeto Casa dos Museus na Laneira. É esperar para ver.

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  • Reunião com a Reitoria analisa alternativas para Campus ICH da Lobo da Costa

    Reunião na terça, 06/04 11 H

    Nesta quarta-feira (06/04/2016) a Reitoria da Universidade Federal de Pelotas estará reunida com o Instituto de Ciências Humanas, representado pela Direção, Departamento, Colegiado, professores e estudantes das áreas de Museologia, Conservação e Restauro e Memória e Patrimônio, para discutir alternativas de espaço em substituição ao Campus do ICH na Rua Lobo da Costa, 1877, conhecido como Canguru.

    Instabilidade no uso do espaço

    Como é de conhecimento público, o uso daquele local sempre se deu em meio a instabilidade em função da relação jurídica que garante à Universidade a locação. Da parte do ICH, em diversas oportunidades, foram feitas tentativas para que se encontrasse um local em condições para abrigar as atividades alocadas no local. Da parte da Reitoria, sempre houve o comprometimento de que a Unidade não seria desalojada enquanto não houvesse uma alternativa, no mínimo em igualdade de condições. Hoje em dia, além do ICH, a Faculdade de Educação (FaE), também possui atividades alocadas na Canguru.

    A possibilidade de um novo prédio

    Recentemente, foi apresentada a possibilidade de locação dos casarões 1 e 3 da Praça Coronel Pedro Osório, local que foi visitado por profissionais da área e achado em condições de receber grande parte das atividades que estão na Canguru. Na reunião de quarta-feira, se buscará um posicionamento da Reitoria quanto à possibilidade de que tal locação se efetive e alternativas para que se possa pensar de forma mais tranquila nas atividades dos cursos, enquanto aguardamos pela execução do projeto Casa dos Museus, na Laneira, que finalmente deverá abrigar de forma definitiva as áreas envolvidas.

    Falsa notícia gera controvérsia

    Na terça-feira (05/04/2016) foi ventilada a notícia de que a Reitoria estaria interessada em fechar os cursos da área e desocupar o prédio da Canguru. Tal informação não procede. De fato o que existe é o que foi narrado antes. Qualquer especulação no sentido de que possam ser verdadeiras tais notícias não tem fundamento nas negociações em curso entre a Direção do ICH e a Reitoria.

  • Curso de Museologia com avaliação do INEP/MEC

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    Professores Carlos e Heloísa durante reunião na Reitoria

     

    Os professores Carlos Alberto Santos Costa (coordenador) e Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa iniciaram o processo de avaliação do Curso de Museologia, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A extensa agenda da comissão teve início com uma reunião com os dirigentes da Universidade onde foi ratificado o roteiro da visita in loco que se encontra em curso.

    Durante a quinta e a sexta-feira os professores da comissão estarão envolvidos em reuniões e análise de documentos que serão responsáveis pela emissão de uma nota acerca do Curso de Bacharelado em Museologia.

    A comissão foi recebida desde o início pela professora Sarah Maggitti Silva, Coordenadora do Colegiado do Curso, e pelo professor Sidney Gonçalves Vieira, Diretor do ICH, que sempre enfatizaram a importância do trabalho da comissão que propicia um momento importante também de autoavaliação e reflexão sobre o funcionamento do curso.

  • RESGATE DO MUSEU GRUPELLI

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    Professores e alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração fizeram uma ação de resgate no Museu Grupelli nesta quarta-feira (30/03). Por conta das chuvas do último final de semana na região de Pelotas, o Arroio Quilombo subiu e alagou completamente o Museu, o Posto de Saúde, a casa e o restaurante da família Grupelli.

    Desde 2008 o Prof. Diego Ribeiro coordena projetos de extensão no Museu Grupelli, e a coleta diligente de objetos, relatos e memórias realizada por alunos e professores resultou em um espaço de integração e diálogo respeitoso com a comunidade local.

    Hoje o grupo de resgate encontrou uma situação desoladora: todo o acervo está molhado e coberto de lama, muitos objetos se perderam, levados pelas águas. A exposição e todo o trabalho de organização do acervo estão comprometidos.

    Num primeiro momento a família Grupelli retirou as camadas grossas de lama, abriu e ventilou o Museu. Agora a equipe de resgate, ainda que com poucos recursos, trabalha para reduzir os danos, recuperar o acervo e reativar o Museu.

    Para ajudar a secar paredes, pisos, mobiliário e acervo, foram colocados alguns ventiladores. Teve início uma primeira limpeza dos objetos. Documentos e têxteis, materiais que ficaram muito fragilizados, foram trazidos para os Laboratórios do Curso de Conservação e Restauração para realizar com mais segurança procedimentos de secagem e recuperação.

    Muito ainda precisa ser feito. O trabalho segue até que o Museu Grupelli retome suas atividades e possa novamente receber a comunidade e os visitantes.

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  • Geografia promove aula inaugural dia 12/04 com professor Rui Fernandes, de Portugal

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    Os Cursos de Licenciatura, Bacharelado e Pós-Graduação em Geografia da UFPel tem o prazer de convidar para a Aula Inaugural de 2016, que será proferida pelo Prof. Dr. Rui Jorge Gama Fernandes (Universidade de Coimbra, Portugal) e que terá como tema “Dinâmicas Territoriais e a abordagem da Geografia Econômica”.
    A aula ocorrerá no dia 12 de Abril de 2016, às 19h no auditório Centro de Artes, na rua Álvaro Chaves,nº 65, Pelotas.
    O Prof. Dr. Rui Jorge Gama Fernandes é Geógrafo e Doutor em Letras, na área de Geografia, na especialidade de Geografia. É Professor Associado no Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra e Investigador no Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território.
    Em suas atividades de pesquisa, têm privilegiado as áreas de Geografia Econômica e das metodologias de pesquisa em Geografia. Em particular, trabalha com temas relacionados com a atividade industrial, inovação, políticas de desenvolvimento e também com métodos de análise estatística de dados em Geografia.
    Maiores informações disponíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/ppgeo/2016/03/30/aula_inaugural_2016/

     

  • Estacionamento na Canguru seguirá regras

    Informo que a partir de 28 de março de 2016 o uso do Estacionamento no Campus ICH Lobo da Costa (Rua Lobo da Costa, 1877 – Canguru) somente poderá ser realizado mediante AUTORIZAÇÃO em acordo com o Termo de Adesão e com a Identificação do Usuário e do Veículo respectivo.

    A partir da data referida os veículos que não estiverem autorizados não poderão acessar o pátio do estacionamento.

    O preenchimento do Formulário próprio para obtenção da Autorização deverá ser feito na Secretaria do Instituto de Ciência Humanas, na Rua Alberto Rosa, 154, no horário das 14 H às 18 H, com Suzi Braga.

    Solicito seja feita ampla divulgação dessas medidas ao usuários do estacionamento.

    Formulário com Termo de Adesão

    Ficha de Cadastro Estacionamento

     

    Regras Básicas para uso do Estacionamento

    1. Os signatários deste termo concordam explicitamente com as regras aqui estabelecidas e em caso de descumprimento concordam em não fazer uso do estacionamento.
    2. Os veículos (automóveis e motocicletas) estacionados no pátio do Campus ICH LOBO DA COSTA (Rua Lobo da Costa, 1877) não estão cobertos por qualquer tipo de seguro.
    3. O uso do estacionamento é exclusivo para o condutor autorizado e o veículo cadastrado sendo limitado a um veículo por condutor.
    4. Somente poderão utilizar o estacionamento os servidores docentes, técnicos-administrativos e discentes da UFPEL, devidamente cadastrados e durante o tempo em que estiverem no referido Campus exclusivamente durante o horário de expediente.
    5. Somente poderá utilizar o estacionamento o automóvel identificado com a respectiva autorização.
    6. A entrada na área de estacionamento será permitida até o limite de vagas disponíveis, observada a ordem de chegada do usuário. A autorização e a identificação não dão garantia de uso no caso do limite de vagas ser atingido. As vagas para discentes estão limitadas em dez (10), à direita do pátio de entrada, sendo as demais distribuídas entre docentes e técnicos-administrativos.
    7. Os condutores deverão estacionar seus veículos nas vagas desocupadas, preferencialmente de ré.
    8. A autorização para discentes deverá ser renovada semestralmente e as demais anualmente.

    Cada condutor pagará o preço de custo do adesivo de identificação sempre que for necessário.

  • Afastamento Docente com DE tem novas regras

    Recentemente o Conselho Coordenador do Ensino, Pesquisa e Extensão (COCEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) regulamentou a previsão contida no Artigo 21 da Lei 12.772, que disciplina as condições em que o docente com Dedicação Exclusiva poderá participar de atividades esporádicas dirigidas a terceiros, remuneradas ou não, em assuntos de sua especialidade.

    Entende-se como esporádica, para este fim, a atividade não periódica, contingencial ou de caráter eventual e duração previsível, com início e fim definidos e ausência de regularidade.

    Desde que esporádicas, poderão ser permitidas: participação em palestras, conferências, atividades artísticas e culturais e colaboração de natureza científica ou tecnológica, entre outras.

    Cabe ressaltar que todas as atividades devem ser autorizadas, devendo o docente encaminhar a solicitação por intermédio do “Protocolo para Autorização de Docente com DE” à Chefia do Departamento para apreciação no Conselho Departamental da Unidade. A Portaria de afastamento será expedida pelo Diretor do ICH.

    Os requisitos para a autorização, contidos no Art. 3º da Resolução 46/2015, estão presentes no citado formulário, sendo o único documento aplicável para tal pedido e necessário para a expedição de Portaria de autorização para participação nas atividades de que trata a citada resolução.

    Em anexo, seguem os formulários

    “Protocolo para Autorização de Docente com DE”

    Relatório de Afastamento de Docente com DE

    Resolução COCEPE 46/2015 

    Estes documentos também estão disponíveis na aba Documentos do sítio do ICH, bem como uma cópia da Resolução 46/2015.

  • Atualização de Cadastro ICH e Plano de Atividades semestral

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas propôs e o Conselho Departamental da Unidade homologou, a solicitação de que sejam atualizados o Plano de Atividades e o Cadastro de Servidor, para arquivamento nas referidas pastas dos servidores docentes e técnicos administrativos.

    Com o objetivo de organizar as informações acerca dos servidores (docentes e técnicos administrativos) lotados no Instituto de Ciências Humanas, foi criada uma pasta para arquivo dos principais dados e documentos de cada um.

    As informações arquivadas são exclusivamente para uso institucional e também visam dar publicidade às atividades dos servidores.

    É importante que cada servidor baixe os formulários AQUI: Cadastro  e Plano de Trabalho ou na aba de Documentos do ICH > Formulários Diversos e, depois de preencher as informações, encaminhe para o e-mail da secretaria (secretariaich@gmail.com). O prazo para encaminhamento é 31 de março de 2016.

  • Conselho Departamental define agenda de Reuniões 2016/1

    O Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas homologou na reunião de 16/03/2016 o Memorando Circular Nº 01/2016 da Direção, que estabelece a agenda de reuniões para 2016/1.

    É extremamente importante levar em conta a agenda das reuniões do CD, tendo em vista que a maior parte dos assuntos aprovados nas instâncias dos departamentos e dos colegiados depende de homologação pelo CD. Assim também, uma outra série de encaminhamentos individuais de docentes, técnicos e discentes acaba tendo seus prazos afetados por este calendário.

    Aqui é possível acessar o Calendário de Reuniões, que também está disponível na aba Documentos do ICH > Conselho Departamental > Cronograma e Convocações.

    Facilite o encaminhamento de projetos de ensino, pesquisa e extensão seguindo os prazos estabelecidos nos respectivos regulamentos.

    Agenda de Reuniões do CD/ICH

    Calendário 2016

    Reuniões do CD/ICH

    Março 2016
      Se Te Qu Qu Se Do
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    Abril 2016
      Se Te Qu Qu Se Do
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      18 19 20 21 22 23 24
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    Maio 2016
      Se Te Qu Qu Se Do
      1
      2 3 4 5 6 7 8
      9 10 11 12 13 14 15
      16 17 18 19 20 21 22
      23 24 25 26 27 28 29
      30 31
    Junho 2016
      Se Te Qu Qu Se Do
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      6 7 8 9 10 11 12
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      20 21 22 23 24 25 26
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    Julho 2016
      Se Te Qu Qu Se Do
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    Agosto 2016
      Se Te Qu Qu Se Do
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