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Museologia obtém nota 4 na avaliação INEP/MEC

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O resultado do processo de avaliação do Curso de Bacharelado em Museologia do Instituto de Ciências Humanas foi muito bem recebido pela comunidade da área. A nota 4, de um máximo de 5, reflete o empenho e a dedicação com que os profissionais têm se envolvido na oferta de um curso com qualidade elogiada. O peso negativo, que já era esperado, ficou por conta da infraestrutura, como se depreende do relatório da própria comissão de avaliação.

A comunidade da Museologia está de parabéns pela muito boa nota alcançada na avaliação. Leia, a seguir, as considerações finais do relatório de avaliação.

A avaliação in loco levou em consideração a realidade verificada a partir da documentação postada no sistema eMEC
(PDI, PPC, relatórios de avaliação do CPA e informações prestadas no formulário online) e as informações levantadas durante a visita in loco, a partir das reuniões executadas – com os dirigentes institucionais, com a coordenação do curso, com os
professores/NDE, com os técnicos administrativos, com os estudantes e com os membros do CPA –, da análise da documentação fornecida (normativas internas institucionais, planejamentos acadêmicos, programas de disciplinas, relatórios da biblioteca, dados dos professores e de pesquisa e extensão), dos documentos educacionais reguladores da área e do
conhecimento e análise das instalações e biblioteca, além da avaliação do atendimento dos requisitos legais.
Frente aos procedimentos adotados, foram atribuídos conceitos 3,7 para a dimensão didáticopedagógica, 4,2 para o corpo
docente e 2,8 para a infraestrutura.
Na dimensão didáticopedagógica do curso teve desempenho muito bom, justificado pelo conceito 3,7. Tal avaliação deriva da
verificação in loco do atendimento dos requisitos necessários para uma formação em museologia. O Projeto Pedagógico do
Curso foi recém atualizado, no final de 2015. Tal atualização foi concentrada no reordenamento da oferta dos componentes
curriculares e na atualização de conteúdos e bibliografias. Percebe-se uma pequena rigidez curricular, expressa na quantidade
de disciplinas obrigatórias com pré-requisitos. O corpo docente obteve desempenho muito bom, com o conceito 4,2. Verificase
para o corpo docente vasta experiência no magistério superior, um quadro composto por profissionais com titulação stricto sensu (maior parte dele doutores) e produção acadêmica de pesquisa e extensão.
A infraestrutura obteve desempenho suficiente, expressa pelo conceito 2,8 justificado, sobretudo, pela observação, na visita
in loco, da adequação mínima dos espaços, equipamentos, bibliografia e infraestrutura para o atendimento da demanda que o
curso recebe. Aqui constata-se a descontinuidade da execução dos planejamentos institucionais da administração central no
âmbito do curso, em especial no que se refere ao projeto Laneira Casa dos Museus, apresentado à comissão de avaliação
desde 2012. O atendimento dos laboratórios de TICs e as bibliografias básica e complementar são insuficientes.
Assim sendo, observados os requisitos avaliados e de acordo com os parâmetros do INEP, o desempenho do curso é
considerado muito bom, o que possibilita o conceito final 4 para o Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade
Federal de Pelotas.