RESGATE DO MUSEU GRUPELLI

Grupelli_4

Professores e alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração fizeram uma ação de resgate no Museu Grupelli nesta quarta-feira (30/03). Por conta das chuvas do último final de semana na região de Pelotas, o Arroio Quilombo subiu e alagou completamente o Museu, o Posto de Saúde, a casa e o restaurante da família Grupelli.

Desde 2008 o Prof. Diego Ribeiro coordena projetos de extensão no Museu Grupelli, e a coleta diligente de objetos, relatos e memórias realizada por alunos e professores resultou em um espaço de integração e diálogo respeitoso com a comunidade local.

Hoje o grupo de resgate encontrou uma situação desoladora: todo o acervo está molhado e coberto de lama, muitos objetos se perderam, levados pelas águas. A exposição e todo o trabalho de organização do acervo estão comprometidos.

Num primeiro momento a família Grupelli retirou as camadas grossas de lama, abriu e ventilou o Museu. Agora a equipe de resgate, ainda que com poucos recursos, trabalha para reduzir os danos, recuperar o acervo e reativar o Museu.

Para ajudar a secar paredes, pisos, mobiliário e acervo, foram colocados alguns ventiladores. Teve início uma primeira limpeza dos objetos. Documentos e têxteis, materiais que ficaram muito fragilizados, foram trazidos para os Laboratórios do Curso de Conservação e Restauração para realizar com mais segurança procedimentos de secagem e recuperação.

Muito ainda precisa ser feito. O trabalho segue até que o Museu Grupelli retome suas atividades e possa novamente receber a comunidade e os visitantes.

Grupelli_1

Grupelli_2