Reunião com a Reitoria analisa alternativas para Campus ICH da Lobo da Costa

Reunião na terça, 06/04 11 H

Nesta quarta-feira (06/04/2016) a Reitoria da Universidade Federal de Pelotas estará reunida com o Instituto de Ciências Humanas, representado pela Direção, Departamento, Colegiado, professores e estudantes das áreas de Museologia, Conservação e Restauro e Memória e Patrimônio, para discutir alternativas de espaço em substituição ao Campus do ICH na Rua Lobo da Costa, 1877, conhecido como Canguru.

Instabilidade no uso do espaço

Como é de conhecimento público, o uso daquele local sempre se deu em meio a instabilidade em função da relação jurídica que garante à Universidade a locação. Da parte do ICH, em diversas oportunidades, foram feitas tentativas para que se encontrasse um local em condições para abrigar as atividades alocadas no local. Da parte da Reitoria, sempre houve o comprometimento de que a Unidade não seria desalojada enquanto não houvesse uma alternativa, no mínimo em igualdade de condições. Hoje em dia, além do ICH, a Faculdade de Educação (FaE), também possui atividades alocadas na Canguru.

A possibilidade de um novo prédio

Recentemente, foi apresentada a possibilidade de locação dos casarões 1 e 3 da Praça Coronel Pedro Osório, local que foi visitado por profissionais da área e achado em condições de receber grande parte das atividades que estão na Canguru. Na reunião de quarta-feira, se buscará um posicionamento da Reitoria quanto à possibilidade de que tal locação se efetive e alternativas para que se possa pensar de forma mais tranquila nas atividades dos cursos, enquanto aguardamos pela execução do projeto Casa dos Museus, na Laneira, que finalmente deverá abrigar de forma definitiva as áreas envolvidas.

Falsa notícia gera controvérsia

Na terça-feira (05/04/2016) foi ventilada a notícia de que a Reitoria estaria interessada em fechar os cursos da área e desocupar o prédio da Canguru. Tal informação não procede. De fato o que existe é o que foi narrado antes. Qualquer especulação no sentido de que possam ser verdadeiras tais notícias não tem fundamento nas negociações em curso entre a Direção do ICH e a Reitoria.